Resultados Concurso Alphaversos 2018 – Avaliações do 17º, 18º e 19º colocados

Foi dada a largada para os resultados do Concurso Alphaversos 2018! Hoje serão revelados o 19º, 18º e 17º colocados. Prepare-se para se aventura numa cidade extraplanar; tomar partido na guerra por um reino fantástico; ou lutar em becos escuros contra ninjas e samurais cyberpunks.


? 19º – Reino do Caos; por Yuri Feltrim. Em um mundo fantástico de golens, magos e druidas, quatro facções guerreiam pelo domínio do reino.

? 18º – Akutoko; por Lucas Conti. Num Japão pós-apocalíptico, escolha o seu lado entre facções de monges, ninjas e samurais, ou lute pela sobrevivência como independente.

? 17º – NEXUS; por Luis Carlos Remus. Uma cidade fantástica construída no cruzamento entre diversos planos, onde diversas guildas travam uma silenciosa guerra.

Os PDFs – contendo os mini-cenários completos (como submetidos) – podem ser acessados e baixados clicando nos títulos de cada cenário.


Concurso Alphaversos 2018 - Reino do Caos

19º. Reino do Caos

Autor: Yuri Feltrim (Piracicaba – SP). Temas: construtos, distopia, disputa de territórios.

Resumo: O cenário propõe uma guerra por um país, entre 4 facções , uma invasora que usou um exército de construtos, os antigos donos do território invadido, que buscam poder da natural para revidar, e 2 núcleos urbanos, um de pessoas comuns revidando e outro de magos, em um mundo onde a magia é sombria e maligna, muita guerra e caos, é o que cerca o cenário, contando com 4 núcleos no mesmo universo, com maneiras de jogar diferente, mas que de certa forma se combinam e se completam.

Avaliação: Reino do Caos se foca na guerra territorial entre quatro facções bem distintas entre si, mas acaba não desenvolvendo tão bem os outros dois temas escolhidos. O texto de regras também não orienta para possíveis problemas no uso de facções com pontuações diferentes, especialmente se jogadores e mestres quiserem misturá-las. Alguns jurados destacaram que, do modo como foram desenvolvidas, as facções tendem a limitar as opções de grupo e jogadores, de modo que a tendência natural seria misturá-las para gerarem grupos mais diversos e divertidos.

? Presença dos Temas: 7,5  “Apenas um dos temas foi usado plenamente (disputa de territórios).” – BURP. “No entanto, o conceito de guerra territorial está muito bem estabelecido e amarrado.” – Lancaster.

? Uso das Regras: 7,25 “Usar pontuações diferentes para personagens de facções diferentes é bacana, mas deve ser trabalhado com cuidado porque gera desequilíbrio se não for bem explicado.” – Armageddon.

? Aspectos Gerais: 6,25 “É preciso pensar no texto como material de apoio para outros mestres e jogadores, e não só como notas de campanha.” – Oriebir. “Ainda assim, é um bom começo para se trabalhar.” – Armageddon.

MÉDIA FINAL: 7,0

A avaliação completa de “Reino do Caos”, com comentários e sugestões de todos os jurados, encontra-se na página 2.


Concurso Alphaversos 2018 - Akutoku

18º Akutoku

Autor: Lucas Conti (Volta Redonda – RJ). Temas: sobrevivência, japão feudal, disputa de território, distopia.

Resumo: O mundo acabou. Bem punk, não acha garoto? Claro, o planeta terra ainda existe, mas tente achar alguém lá fora que não o mataria por um gole de água suja. Veja bem, algumas coisas impedem os homens de enlouquecer; por isso tentamos ao máximo nos apegar as antigas tradições. Se for um covarde pode ir se esconder nas sombras como aqueles ninjas; se for um sonhador que acredita que ainda há alguma paz  pode ir se juntar com os monges. Se for realmente um guerreiro que luta pra sobreviver, pegue uma espada que lhe ensino tudo que há para aprender sobre o bushido.

Avaliação: A escolha por quatro temas foi arriscada, e todos os jurados concordaram que eles estão presentes, mas acabaram sem destaque. As regras e restrições foram bem escolhidas, mas erros nas fichas fizeram perder pontos, assim como o uso de poderes de kit sem citação apropriada de suplementos (como pedido nas regras do concurso). A ideia interessante, mas todos concordam que faltou um desenvolvimento mínimo. Como comentou o Armageddon: talvez na tentativa de mostrar um “pouco de tudo”, o cenário acabou rasteiro demais.

? Presença dos Temas: 7,5  Três temas já são difíceis de trabalhar sem que um diminua a importância do outro. Com quatro então, a dificuldade aumenta muito. – Armageddon.

? Uso das Regras: 7,5 …há vantagens inexistentes e elementos de outros livros que não o Manual Básico, que deveriam estar referenciados.– Oriebir.

? Aspectos Gerais: 7,0 Samurais encontram Gamma World. – Lancaster. Eu achei a premissa interessante, mas faltou explicar melhor o cenário.– BURP.

MÉDIA FINAL: 7,3

A avaliação completa de “Akutoku”, com comentários e sugestões de todos os jurados, encontra-se na página 3.


Concurso Alphaversos 2018 - NEXUS

17º. NEXUS

Autor: Luis Carlos Remus (Curitiba – PR). Temas: distopia, disputa de território, construtos.

Resumo: NEXUS é uma grande metrópole em um bolsão dimensional na “encruzilhada” do Multiverso (no qual Arton também pertence). É uma proposta de cenário parecida com as cidades de Sigil (de Planescape) e de União (do D&D Livro dos Níveis Épicos); com vários elementos dos gêneros Fantasia Urbana, Tecnofantasy e Cyberpunk. Uma cidade extremamente mercantil, sendo uma distopia “corporativista” onde várias guildas competem entre si disputando territórios (e lucros), e com uma quantidade realmente numerosa de construtos. O bastante para iniciar, sediar, e concluir grandes aventuras e campanhas (principalmente aquelas que envolvam viagens dimensionais), cheias de possibilidades virtualmente infinitas.

Avaliação: Ao menos dois jurados não viram o tema distopia no cenário, e todos concordam que os temas poderiam ser melhor trabalhados. Várias cidades de fantasia tem seus problemas e sujeira, mas isso não as torna exatamente distópicas. O cenário carece de elementos que o tornem mais envolvente, o que poderia ser corrigido com um foco maior na história e dia-a-dia da cidade. Por fim, a grande liberdade no uso de regras e opções de personagens é algo positivo para a ambientação, algo que foi bem avaliado.

? Presença dos Temas: 6,5  Estão todos ali, embora faltou fazê-los interagirem mais.” – BURP. Eu não vi a Distopia aqui. – Lancaster. O tema Distopia está ausente.” – Oriebir.

? Uso das Regras: 9,5 “…este é um exemplo perfeito para explorar todas as possibilidades do 3D&T.– Oriebir.

? Aspectos Gerais: 6,25 Faltou trabalhar um pouco mais na cidade em si– Armageddon. É uma boa ambientação de tecnofantasia, mas remete a qualquer grande cidade, no que tem de perigoso e sujo. Nisso, deixou a dever.” – Lancaster.

MÉDIA FINAL: 7,4

A avaliação completa de “NEXUS”, com comentários e sugestões de todos os jurados, encontra-se na página 4.


As imagens usadas neste artigo pertencem a Jambô Editora.

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Lucas disse:

    Sou o cara do cenário akutoku, e agradeço o feedback. Honestamente foi um cenário feito as pressas mesmo “de uma sentada só”, como diria o outro. Honestamente achei que fosse ficar em alguma posição mais baixa. As críticas me deram mais vontade de trabalhar nos defeitos dele. Mas valeu a experiência.

    • Edu Guimarães disse:

      Bom saber que você curtiu a experiência, essa é uma das metas do Concurso. De Akutoku eu gostei bastante do resumo ser a fala de um samurai, que de cara revela a pegada do cenário.

  2. Alexandre José de Carvalho disse:

    Gosto muito do conceito de NEXUS acredito que a ideia deste mini cenário com uma metropole planar situada numa encruzilhada dos planos pode render um excelente tema para futuras campanhas envolvendo ” crossovers ” entre vários diferentes mundos e aventureiros do Multiverso igual por exemplo aos cênarios de RPG de Fantasia Medieval criados aqui no Brasil durante a febre do D20 System como o mundo de fantasia medieval oriental de Lieh de ” Mítica-Os Caminhos do Oriente ” , os mundos de Valaris e Raxx de ” Equinox ” , o mundo de Tagmar com sua fantasia medieval tolkeniana e seu cenário inspirado nos filmes antigos de ” Conan ” e em animes como ” The Record of Lodoss War ” , Tormenta com os já clássicos aventureiros do mundo de Arton se aventurando para outras orbes do Multiverso e mesmo mundos clássicos do D&D como Toril , Krynn , Athas , Oerth , Mystara e os demais Planos do Multiverso como por exemplo ” O Plano Astral ” , ” O Plano das Sombras ” , ” Os 9 Infernos ” , ” O Abismo ” , ” Limbo ” , ” Hades ” , ” Arcádia ” , ” Celestia ” , ” Elísio ” , ” Geena ” , ” Arborea ” , ” Bytopia ” , ” Carceri ” , ” Mechanus ” os ” Planos Elementais da Água , Ar , Fogo , Terra , Luz e Trevas ” os Semiplanos como ” Neth ” , ” Ravenloft ” , o ” Plano Vivo ” , o ” Observatório “, ” O Plano que Tudo Vê ” e ” Consenso ” , onde são negociadas tréguas e outros planos como ” O Reino dos Sonhos ” , ” O Plano de Espelhos ” , ” O Mundo dos Espíritos “, ” O Plano Elemental do Gelo ” , ” O Plano Elemental da Madeira “, ” O Plano da Energia Temporal ” , ” Agrestia das Fadas “, ” O Reino Distante ” , ” Cosmologia das Miríades dos Planos “, ” Cosmologia dos Sósias “, ” Cosmologia do Planetário “, ” Cosmologia da Estrada Tortuosa ” e ” Anomalias Planares ” muito embora praticamente qualquer plano imaginado pelo Mestre possa ser incluído . O autor só necessita fazer uma pequena revisão na parte que cita a ” sujeira ” da cidade de Nexus e incluir elementos de intriga , corrupção , traição , manipulação , violência etc como aqueles encontrados no videogame ” Planescape: Torment ” além de apresentar uma lista de raças de criaturas extraplanares exclusiva da Cidade de Nexus não encontradas em mais nenhum lugar do Multiverso dar uma trabalhada nos tipos de constructos e no nível tecnológico que cada um teria ( desde Golens de Adamantino e de Mithral até Nanomorfos iguais os ” T-3000 ” e ” T-5000 ” de ” Terminator Genisys ” passando por coisas como um ” Drolem-Rei / Golem Dragão-Rei ” e outros adversários de nível épico que somente os mais poderosos aventureiros do universo poderiam ousar enfrentar ) … vejam só fiquei tão entusiasmado que já estou dando ideias absurdas . Mas enfim eu realmente torço para que o autor de Nexus desenvolva este cenário e suas possibilidades . Abraços .

  3. Luis Carlos Remus disse:

    Obrigado pelas críticas construtivas, lamento ter deixado a desejar em alguns aspectos(deve ser por ter sido feito em um dia). Tentei dar o tema de Distopia pelo fato de não haver um governo central(monarquia ou democracia, muito comuns em cenários de fantasia) e sim grupos econômicos rivais e/ou inimigos entre si, as guildas(assim como as corporações em um cenário Cyberpunk). O tema Construtos eu tentei encaixar com premissa do uso maciço de golens como força de trabalho “braçal”. A inclusão de Traição e Sobrevivência, admito seria excelente. Quanto ao uso das regras, agradeço, pretendo trazer elementos narrativos e vantagens únicas(raças) novas para dar mais coesão ao cenário. Realmente me inspirei em Sigil e União, e pela história de NEXUS na época do concurso ainda ser somente uma “semente”, ela pode ser melhorada e ficar mais autêntica e “germinar”. Enfim, concordo que deve ser retrabalhado, uma ou outra coisa deve ser retirada e/ou alterada e muito a acrescentar. Agradeço aos avaliadores Lancaster, BURP, Oriebir, Armageddon e ao Edu Guimarães pela iniciativa. Alexandre José de Carvalho que bom que entendeu a premissa do Nexus, obrigado pelas sugestôes, e sim pretendo desenvolver o cenário.

    • Edu Guimarães disse:

      Valeu Remus ^_^ Espero que possamos trabalhar nessas melhorias para o PDF.
      Quanto a distopia, foi um tema difícil de trabalhar mesmo. Não existe uma fórmula, mas se eu pudesse arriscar, acho que o segredo seria mostrar que “as coisas deram muito errado e você tá lascado”.

    • Alexandre José de Carvalho disse:

      Eu é quem devo lhe agradecer por responder meu comentário . Realmente fico muito feliz e agraciado por poder dar sugestões e ideias que possam ser uteis aos autores de um cenário de RPG . Gostei muito da proposta de NEXUS e acredito que possa se tornar um tema maravilhoso para unir os aventureiros de Arton com os de outros mundos conhecidos e amados dos RPGs de Fantasia Medieval . Eu sugiro a você dar uma trabalhada na parte da corrupção e nas intrigas entre as diversas personalidades e entidades que comandam as guildas existentes em NEXUS e os jogos do poder que existiria na cidade envolvendo raças e personalidades como por exemplo Lorde NEXUS . Por exemplo quem é ele exatamente ? É um ” humano ” ou uma ” entidade ” como um Extraplanar , Semideus , Deus Menor ou uma Divindade Maior Esquecida de algum plano distante do Multiverso ? Qual é o Mapa da Cidade de NEXUS e onde estão localizados os portais para os diferentes mundos do Multiverso igual : Arton , Lieh , Valaris , Raxx , Ereth ( do RPG ” Necropia-A Terra dos Mortos ” de Newton ” Nitro ” Rocha ) , Tagmar , Hi-Brazil , Toril , Krynn , Athas , Oerth , Mystara , Rokugan , Immoren Ocidental ( O mundo do cenário de ” Reinos de Ferro RPG ) , Azeroth ( de ” World of Warcraft RPG ” ) , Spelljammer , Eberron , a Galaxia dominada pelo Império Draconico de Dragonstar RPG e os planetas da Constelação do Sabre de ” Brigada Ligeira Estelar RPG ” ? Além dos locais que citou quais os pontos de maior interesse para aventureiros na Cidade de NEXUS onde potencialmente poderiam iniciar aventuras ? Quem é o Líder mais perigoso do Crime Organizado que existe em NEXUS ? Quem são as autoridades ou a autoridade militar que lideram as forças policiais que buscam manter a lei e a ordem na Cidade ? Quais outras figuras de destaque existem para ser encontradas em NEXUS ? ( Tipo o Líder Religioso mais proeminente – não precisa necessariamente ser de uma das Divindades do Panteão de Arton porque existem outros infinitos Panteões pelo Multiverso ) , qual é o Bardo mais popular da cidade , qual os outros Magos de renome em NEXUS ( tipo o maior Ilusionista , os maiores Magos Elementaristas , o Maior Necromante , o Maior Conjurador , o Maior Mago Abjurador , o Maior Teurgista Mistico etc lembrando que não precisam ser todos ” humanos ” ou ” Elfos ” você pode por exemplo quebrar alguns paradigmas relacionados as escolas de magia que eu citei e tentar inovar com raças que ninguém esperaria ) , qual o Bárbaro ou Guerreiro mais fodão de NEXUS , quem tem a Biblioteca mais completa e repleta de tomos misticos e grimórios de magia da cidade ? Quem é o Assassino mais mortal e procurado de NEXUS com o maior premio em dinheiro pela sua captura vivo ou morto ? Quem é o herói aventureiro veterano mais lendário da cidade etc ? Sobre os construtos você pode usar praticamente qualquer tipo possível ou imaginável de construtos do Multiverso desde : Golens e Meio-Golens a Drolems e Meio-Drolems , Automatóis , Forjados de Guerra , Robôs Positrônicos , Droides , Androides , Mechas , Kishins , Transformers , Veículos Sencientes , Nanomorfos todos incumbidos de trabalhos braçais ou alguma atividade importante em NEXUS . Enfim desejo-lhe muita sorte e sucesso com seu cenário e que ele possa se tornar algo grande e maravilhoso . Abraços .

    • Alexandre José de Carvalho disse:

      Outra sugestão que eu daria seria para tornar as Ratazanas da cidade de NEXUS mais perigosas para os personagens . Uma ideia é que as Ratazanas poderiam ser monstros do tipo ” Ratazanas Gigantes ” tipo neste estilo https://i.pinimg.com/originals/61/70/63/617063c0862cbcf7c9783239d727272e.jpg que como se não bastasse ainda teriam o modelo ” Meio-Demônio ” sendo proles de um Demônio Uridezu http://thecreaturechronicle.tumblr.com/post/113350730014/demon-uridezu ou ” Ratazana Demônio ” que teria se infiltrado na cidade de NEXUS e criado uma verdadeira praga urbana de Ratazanas Meio-Demônios . Mas é só uma ideia maluca . Acredito que você deva ter outros planos . De qualquer forma fica a sugestão . Abraços .

    • Alexandre José de Carvalho disse:

      Uma coisa que eu acharia extremamente interessante de ser vista em Nexus seria se por acaso a Cidade Planar estivesse repleta de tons de cinza e nuances e sutilezas entre o ” Bem ” e o ” Mal ” tipo como se estes dois conceitos dependessem unicamente do lado em que se esta e das decisões morais e éticas tomadas pelos ” assim nomeados Heróis Aventureiros ” tipo mais ou menos do mesmo modo que acontece no videogame ” Fable ” e Nexus apresentasse a todo momento para os jogadores escolhas divergentes para tomarem que determinariam como eles seriam e o ” Bem ” e o ” Mal ” não fossem conceitos rotulados e estereotipados e pudêssemos encontrar coisas como um Lich bondoso e um Dragão de Ouro Grande Ancião perverso . Outra coisa que eu gostaria de ver seria liberdade para se escolher dentre as raças qualquer combinação possível . Tipo quer jogar com um Aggelus Minotauro Bardo que canta como um Plácido Domingo ? Pode . Quer jogar com um Elfo Meio-Gigante Bárbaro Berserker mais Mega Fodonico que Conan O Bárbaro https://i.imgur.com/OozbHxb.jpg ? Pode . Quer jogar com um Sleestak Meio-Dragão Verde Druida Super Bondoso e harmonioso com a natureza https://i.imgur.com/f8uxJra.jpg ? Pode . Quer jogar com um Halfling Sulfure Dançarino das Sombras mais mortífero que um Elfo Negro / Drow mas com um código de honra pessoal igual o de Frank Castle ? Pode . Quer jogar com um Mago Humano que sabe lutar e dar porrada nos inimigos igual Gandalf O Branco tão bem quanto usa magias ? Pode . Quer jogar com uma Vampira Paladina cheia de nobreza , altives e virtude https://i.imgur.com/ZuaSiMP.jpg ? Também Pode . Da maneira como eu imagino Nexus seria um cenário feito para campanhas de nível épico que fugiria do convencional e do lugar comum onde os heróis seriam quem menos se esperaria e os vilões se encontrariam nos lugares mais improváveis . Seria basicamente como se todas as raças não tivessem alinhamentos e fossem tão variadas e diversificadas quanto a raça humana podendo ser aquilo que desejarem e mais importante TERIAM BOAS RAZÕES PARA SEREM DO JEITO QUE SÃO ! Tipo o Chefe da Guarda de Nexus ser um tremendo dum ” Capetão ” Tanar’ri ou Baatezu super foderoso nos combates e no entanto ser o sujeito mais gente boa de bom coração que você já viu tipo um ” Demônio ” igual Hellboy vivido por Ron Perlman nos cinemas . Ou o Sumo Sacerdote de Bahamut em Nexus seria um Dragão de Diamante Negro ( um ” Dragão Psiônico ” único até onde se saberia no Multiverso ) https://i.imgur.com/kXG4zas.jpg Anátema . Isso para citar alguns exemplos mais marcantes . Enfim tenho ótimas expectativas quanto as possibilidades apresentadas aos jogadores em Nexus e realmente torço para ver algo grandioso vir a surgir .

Deixe uma resposta