Resultados Concurso Alphaversos 2018 – Avaliações do 14º, 15º e 16º colocados

Continuamos a revelar as avaliações e resultados do Concurso Alphaversos 2018. Hoje temos diferentes propostas de distopia: sobreviva a fúria de construtos de lava em um mundo em colapso; seja um autômato condenado ao desmanche; ou ainda, conheça o Império dos pinguins de Madagascar (é sério)!


16º – Wank’a; por Nikos Elefthérios. Uma fantasia pós-apocalíptica, onde as raças restantes lutam pela sobrevivência nas grandes fendas que se abrem até o centro da Terra.

15º – 2046 — Contagem Final para Autômatos; por Breno Rocha. Num mundo controlado por grandes corporações, autômatos com I.A. independente se tornaram obsoletos e são caçados.

14º – Animalia; por Edwy Fontes. A humanidade foi extinta após uma guerra nuclear. Os animais sobreviveram e ganharam inteligência, começando a erguer novas civilizações.

Os PDFs – contendo os mini-cenários completos (como submetidos) – podem ser acessados e baixados clicando nos títulos de cada cenário.


Concurso Alphaversos 2018 - Wank'a

16º. Wank’a

Autor: Nikos Elefthérios (Paulo Afonso – BA). Temas: distopia, disputa de território, construtos.

Resumo: Uma grande Tormenta tomou o mundo, um cataclismo mágico que destroçou o continente, deixando uma grande cicatriz onde antes se encontrava uma imensidão única. Os sobreviventes vivem nas encostas dos fragmentos da própria terra, abismos para o centro do mundo. A superfície é assolada por tempestades terríveis, um lugar impossível de se viver. Das tempestades nascem imensas cachoeiras que varrem as encostas de toda a vida. Então os Construtos chegaram. Antigos e poderosos, eles escalam do centro da terra e sobem as encostas, mantendo a civilização entre a pedra e o martelo. Em cidades suspensas as raças se adaptam a uma vida nômade de eterna luta e perigo. Monstros flutuantes, homens-lagarto que planam, construtos conscientes lutam pelo pouco espaço.

Avaliação: Wank’a é uma fantasia pós-apocalíptica brutal, com uma estética distópica marcante. Já os outros dois temas poderiam ter sido melhor explorados. No que tange às regras para 3D&T Alpha, as raças deveriam ter sido expostas como Vantagens Únicas nos padrões do sistema, dentre outras questões. Todos concordam que o cenário “cria uma imagem forte” e tem personalidade, mas acabou prejudicado na cadência de apresentação de ganchos e elementos importantes para auxiliar mestres e jogadores.

? Presença dos Temas: 7,75  Distopia foi um tema bem explorado. Percebe-se a intenção de uso do tema Disputa de Território, mas sua aplicação é fraca.”  – Oriebir.

? Uso das Regras: 7,25 Faltou explicar melhor a dinâmica de raças (tem custo? São vantagens únicas?)” – BURP.3D&T Alpha tem um sistema bastante consolidado e que não é representado nas fichas vistas aqui.” – Armageddon.

? Aspectos Gerais: 7,5 É um universo de Fantasia Distópica, na seara de ambientações como Dark Sun e elementos que lhe dão muita personalidade.– Lancaster. O cenário tem bastante potencial se alguns outros aspectos dele forem melhor trabalhados.” – Armageddon.

MÉDIA FINAL: 7,5

A avaliação completa de “Wank’a”, com comentários e sugestões de todos os jurados, encontra-se na página 2.


Concurso Alphaversos 2018 - 2042 Contagem Final para Autômatos

15º. 2046 — Contagem Final para Autômatos

Autor: Breno Rocha (Petrópolis – RJ). Temas: distopia, construtos, sobrevivência.

Resumo: Ano 2046. O mundo é controlado por mega corporações e a inteligência artificial está por toda parte. Nesse mundo, robôs autômatos são perseguidos por inteligências artificiais de alcance global, enquanto humanos lutam para sobreviver à margem de uma sociedade que cada vez menos lhes pertence. Você é capaz de sobreviver nesse mundo?

Avaliação: Este provavelmente é um dos cenários que melhor faz uso dos temas escolhidos, e a pontuação máxima no critério é justa (somente o 1º colocado conseguiu igual pontuação). A re-escrita de Vantagens Únicas gerou divergência entre os jurados, resultando numa nota mediana no tópico de regras. Já as regras de sobrevivência foram bem elogiadas, embora haja espaço para desenvolvimento. A proposta foi bem elogiada como um todo, mas sentiu-se a falta de personagens e tramas de suporte para auxiliar o mestre a mover a história do jogo.

? Presença dos Temas: 10,0  Os três bem utilizados e aproveitados como elementos centrais do cenário.”  – BURP.

? Uso das Regras: 7,0 Em alguns pontos, a apresentação das novas vantagens únicas é redundante.” –Lancaster.Gostei bastante da mecânica de compra de recursos” – Armageddon.

? Aspectos Gerais: 7,0 Os méritos de originalidade ficam mais por conta do destaque à sobrevivência em si do que pelos demais fatores. Talvez este possa ser um aspecto ainda mais explorado futuramente.– Oriebir.

MÉDIA FINAL: 8,0

A avaliação completa de “2046 — Contagem Final para Autômatos”, com comentários e sugestões de todos os jurados, encontra-se na página 3.


Resultados do Concurso Alphaversos 2018 - Animalia

14º. Animalia

Autor: Edwy Fontes (Rio de Janeiro – RJ). Temas: distopia, disputa de territórios, japão feudal, sobrevivência, traição

Resumo: Terra, anos após o fim da 3ª Guerra Mundial, a principal causa da extinção da humanidade. Sem sua presença, ou talvez devido sua influência ao longo das eras, os animais evoluíram. Tornaram-se capazes de conversarem entre os de diferentes espécies e agora sobrevivem em um mundo parcialmente destruído. A cadeia alimentar não se alterou, mas agora as presas possuem mais capacidades de se defenderem. Alguns animais aprenderam a usar, mesmo que parcialmente, as tecnologias humanas e assim melhorarem suas chances de sobrevivência.

Avaliação: A escolha de cinco temas foi ousada, mas sentiu-se que não foi possível trabalhar adequadamente tantos elementos, o que pesou na avaliação. A adoção de uma Vantagem Única para animais foi certeira, com alguns jurados apontando espaço para simplificação da mesma.  A proposta de um cenário global pós-apocalíptico protagonizado por animais falantes é bem divertida, mas faltou um pouco de foco sobre o que fazer no cenário, em parte devido a necessidade de incluir tantos temas e subplots. Destaque pro Império dos Pinguins!

? Presença dos Temas: 7,0  É muito tema! Apesar de todos estarem pincelados aqui e ali, faltou dar maior profundidade a esses aspectos.”  – Armageddon.

? Uso das Regras: 8,75 Bem utilizadas. Algumas mecânicas da vantagem única poderiam ser mais simples, mas isso não chega a prejudicar.” – Oriebir. Ele foi ao ponto necessário — uma vantagem única para animais.” – Lancaster.

? Aspectos Gerais: 8,5 Zootopia hardcore, só pode dar certo!– Armageddon. A ideia principal é legal, mas faltou dar um foco mais claro para o cenário.” – BURP

MÉDIA FINAL: 8,1

A avaliação completa de “Animalia”, com comentários e sugestões de todos os jurados, encontra-se na página 4.


As imagens do robô e homem-bode usadas neste artigo pertencem a Jambô Editora, enquanto a imagem dos pinguins foi baixada nesse link.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Gosto de ” Animalia ” realmente este cenário me cativou de imediato . Na parte de que os Animais evoluíram ganhando razão e pensamento racional porem continuando ainda assim ” animais ” não tendo mudado fisicamente e continuando criaturas quadrupedes pelo menos em sua maioria e seguindo as leis da seleção natural dos mais aptos e da sobrevivência dos mais fortes embora graças ao meio ambiente alterado pela radiação que decretou o fim da raça humana algumas especies tenham sofrido mutações que lhes deram características físicas superiores que melhoraram suas chances de sobrevivência na luta pela sobrevivência e eles também tenham aprendido a manipular o que resta da tecnologia humana podendo fazer coisas que eu imagino como os exoesqueletos dos três animais da minissérie ” We3 ” da linha Vertigo escrita por Grant Morrison que lhes conferiria capacidades de combate , habilidade de manusear objetos e realizar trabalhos manuais que exijam delicadeza e precisão com ” mãos ” sintéticas ou mesmo armamento tecnológico ultra avançado . Adorei o fato de existir um ” Império dos Pinguins ” na Antártida . Serio . Quando eu li me veio na hora na mente batalhões inteiros de Pinguins evoluídos no estilo dos Pinguins de ” Madagascar ” usando armas super mortais . Eu adoraria se por acaso o autor do cenário de Animalia incluísse outros locais do mundo como o Continente Americano ( tipo America do Norte , México e Canada ) , o Brasil e a America do Sul , a Europa , o Oriente Médio e mesmo os Oceanos com animais marinhos iguais Baleias Jubartes , Baleias-francas-Austrais , Baleias Cachalotes , Orcas e Golfinhos e predadores das profundezas agora diabolicamente inteligentes iguais Tubarões , Polvos Gigantes , Lulas Gigantes tipo uma ” Atlântida ” sem ” humanos respiradores de água ” só criaturas marinhas racionais que formariam um ” Império dos Mares e Oceanos ” totalmente composto de animais marinhos e peixes ( ” Aquaman ” ? ” Namor O Principe Submarino ” ? AHÁ ! Quem precisa deles ? ) . Enfim espero que o autor de Animalia se sinta estimulado a prosseguir e revisar seu cenário incluindo as especies de animais que estariam disponíveis aos jogadores, uma lista de mutações para os Animais da Terra Pós-Raça Humana e a descrição da tecnologia manipulada pelos Animais sapientes . Enfim mesmo não tendo ganho eu adorei . Parabéns .

  2. Alexandre José de Carvalho disse:

    Por exemplo já imaginaram na possibilidade de existir ” Magia ” no mundo de Animalia embora no caso esta magia seria ” poderes mutantes de manipulação das probabilidades da realidade ” no estilo da ” Magia do Caos ” / ” Esferas Hexes ” da Feiticeira Escarlate dos Vingadores ou seja ” poderes mutantes indistinguíveis de magica ” que algumas das raças de Animais Evoluídos seriam capazes de manipular naturalmente realizando gestos de poder tão impressionantes como os de Wanda Maximoff . Inicialmente, esses poderes permitiriam a manipulação limitada de probabilidades, criando eventos surreais que não teriam muitas chances de acontecer sozinhos. Os usuários desta ” magica ” seriam capazes de desviar objetos e ataques, gerar combustão instantânea ou enferrujar metais, além de outros eventos improváveis; com isso, eles poderiam alterar a realidade atual de tudo o que se passasse e que eles pudessem ver. Mais tarde, conforme eles fossem progredindo e ganhando pontos seus poderes evoluíram para níveis colossais, quando demonstrariam-se capazes de controlar a Energia do Caos ( uma das formas mais poderosas de energia ) através da ” Magia do Caos ” / ” Esferas Hexes “, que eles poderiam usar para manipular as leis da física e do espaço-tempo, além de ser uma fonte de poder que eles utilizariam para alterar toda a realidade, como a Feiticeira Escarlate fez na minissérie ” Dinastia M “. Os Animais evoluídos mestres no uso desta forma de ” Magica ” seriam tão poderosos que seriam capazes de ressuscitar os mortos , como Wanda Maximoff fez com seu irmão Pietro e Magnum; poderiam apagar seres da existência ou criar seres a partir do nada. O poder dos Animais Evoluídos mestres na Magia do Caos seria tal que eles seriam capazes de feitos infinitos e inimagináveis . Felizmente assim como ocorre em cenários de fantasia existiriam muito poucos Animais Arquimagos de Magia do Caos com poder tão vasto ou mesmo superior ao da Feiticeira Escarlate cuja magia do caos / esferas hexes poderiam moldar o tecido da própria realidade e assim existiriam contados ” Animais Misticos Supremos ” ( embora obviamente pudessem existir como NPCs controlados pelo Mestre no estilo de Talude de Vectorius de ” 3D&T Alpha – Tormenta Alpha ” e é claro poderiam existir Animais Evoluídos ” Arquimagos de Magia do Caos ” tremendamente malignos que seriam os vilões adversários de nível épico de Animalia ) . Também pensei que poderiam existir Animais Evoluídos usuários de poderes psíquicos igual : Telepatia , Telecinesia , Pirocinesia , Criocinesia , Clarividência , Clariaudiência , Pré-Cognição , Pós-Cognição , Projeção Astral , Empatia , Vitacinesia , etc que poderiam ser mentalistas no mesmo nível do Professor X , Psylocke e Jean Grey . Por outro lado o autor de Animalia poderia ir mais longe e criar Animais usuários de Magia Verdadeira que poderiam ser Magos ou Feiticeiros , Animais usuários de Magia Druídica ou Xamânica que obteriam seus poderes misticos da Natureza e mesmo Clérigos seguidores de Divindades Animais que teriam surgido após o Holocausto Nuclear que exterminou a humanidade como novos poderes supremos do mundo dos Animais Evoluídos . Enfim são mais ideias malucas que eu estou tendo provavelmente o autor tem outros planos mas enfim fica registrada aqui como uma sugestão . Grato por ouvir estas ideias por mais bobinhas que possam ter sido e mesmo que não esteja em seus planos nada parecido . Abraços

  3. Alexandre José de Carvalho disse:

    Uma coisa que eu também gostaria muito de poder ver em Animalia seriam raças de híbridos naturais nascidos da miscigenação natural entre duas diferentes especies de animais do mesmo tipo . Por exemplo híbridos de Grandes Felinos com outros Grandes Felinos . Como por exemplo um Ligre ( Meio-Leão Meio-Tigre ) https://whyevolutionistrue.files.wordpress.com/2012/07/liger.jpg ou um Leopon ( Meio-Leão Meio-Leopardo ) https://i.imgur.com/JTPhAjK.jpg ou ainda um Tigardo ( Meio-Tigre Meio-Leopardo ) https://i.imgur.com/7XOoKKs.jpg ou um Jagleão ( Meio-Jaguar Meio-Leão ) https://i.imgur.com/bxebSF5.jpg . Vale mencionar que estes animais não são ” Quimeras ” … São híbridos que surgem naturalmente da miscigenação entre duas diferentes especies de grandes felinos . Até onde se registrou só existem estes . Você nunca vera um hibrido de um Lince com um Leão , Tigre , Leopardo ou Jaguar da mesma maneira que nunca chegara a ver um hibrido de um Leão , Tigre , Leopardo , Jaguar com um Guepardo . Eu penso que estes híbridos poderiam ser os ” Meio-Elfos ” , ” Meio-Gigantes ” , ” Meio-Orcs ” , ” Meio-Ogres ” do cenário de Animalia . Indivíduos altamente estigmatizados vitimas de imenso preconceito e desprezo por parte dos outros Animais Sapientes devido a sua natureza mestiça que constantemente buscariam um lugar em que se encaixar na natureza mas que não conseguiriam devido a sua natureza dupla porem que como heróis seriam os indivíduos mais nobres possíveis para os jogadores .

  4. Edu Guimarães disse:

    Eu gosto muito desses 3 cenários, até mais que alguns melhor colocados. Com alguns ajustes, eles ficariam excelentes, porque os conceitos são muito bacanas.
    (e ja peço desculpa pelo erro no título do banner de 2046)

Deixe uma resposta