E quando o seu grupo de RPG vira pó?

Saco. Mais uma vez , meu grupo de RPG virou pó.
Digo, não foi o mesmo grupo que virou pó várias vezes. Na verdade, foi mais um grupo que praticamente se desfez.

E quando o seu grupo de RPG vira pó? 1

O que fazer quando isso acontece?
Procurar um novo grupo? Buscar por paliativos (tipo videogame)? Procurar psiquiatra? Escrever um blog?
Sei lá.
De qualquer forma, tenho reparado que grupos de jogo normalmente possuem uma espécie de “prazo de validade”.
Uns dois ou três anos e pronto. Alguém se muda, casa, briga ou tem filhos. O suficiente para parar de jogar e dar uma rasteira na motivação do resto dos jogadores.
O pior é que, na verdade, nem sei o motivo real para isso, já que 2 jogadores (marido e esposa) simplesmente resolveram não jogar mais, sem dar nenhum feedback a respeito.
Agora eu tenho um par de jogadores (não dá pra chamar de grupo) e, se continuarmos jogando, a dinâmica precisará mudar bastante, especialmente na parte de roleplay que exigirá, sem sombra de dúvida, muito mais empenho e preparação por parte do mestre (este que vos escreve).
O que você faria?
Daria um basta no grupo, até encontrar novos jogadores? Ou continuaria jogando com os dois jogadores?
Eu decidi seguir com a campanha até terminá-la, o que falta bem pouco (provavelmente uma sessão, talvez duas se eles se estenderem). Tenho planos para iniciar outra campanha também, com os mesmos personagens que sobraram do grupo. Vamos ver no que vai dar…

Você pode gostar...

15 Resultados

  1. Balthazar disse:

    Na verdade, não foi bem um abandono, mas, como vc mesmo disse, o fim do prazo de validade. Balthazar tinha uma ampulheta escorrendo contra ele desde o início da aventura e seu tempo se esgotou agora. Não sobrou um grão de areia sequer.

  2. Rainer disse:

    Dois ou três anos? eu considero uma campanha de sucesso quando consigo mais de duas ou três sessões hehe.
    O maior problema aqui é que a cidade é pequena, as únicas pessoas que eu conheço que jogam rpg são meus amigos, e não existe um ponto de encontro pra isso. Daí quando os poucos que gostam de jogar não conseguem mais jogar por algum motivo, lá se vai mais uma campanha. Tanto é que cheguei a desistir de jogar rpg de mesa, pra mim play by forum é a solução mesmo.

  3. Parceiro, isso também ocorreu no mu grupo, chegamos a ser 13 na mesa (imagina só) mas cada um foi tomando seu rumo, chegamos a ser três (um mestre e dois jogadores) os três que começaram a jogar juntos e nunca mais pararam, conseguimos conciliar horario com um dos antigos jogadores, uma jogadora foi morar em Sp e quando vem de ferias nos ressuscitamos o pc dela… o mesmo acontece com outro que virou piloto, quando vem ele joga. Do resto não desiste de jogar não.. joga com dois, um… sozinho (rsrs), se parar fica dificil voltar depois…

  4. Continuaria com os jogadores e procuraria por mais pessoas interessadas em jogar para acrescentar ao grupo, talvez um amigo/iniciante dos jogadores já presentes na mesa ou quem sabe até um jogador antigo.
    Eu costumo procurar pela internet mesmo, as vezes frequento um point da cidade/região em busca de rpgistas.

  5. Alexandre disse:

    @ Fernando: Não vou desistir, não. Já passei um bom tempo parado (7 anos) e posso dizer que uma vez rpgista, sempre rpgista.
    @ d.darkangellus: Vou continuar com os 2 até terminarmos a campanha. Vai ser bom porque vai dar pra ver como será esse novo ritmo. Enquanto isso, vamos ver se pinta outro(s) jogador(es), né…

  6. Dan Ramos disse:

    Alexandre, dois jogadores é sim um grupo, e pode ser um grupo muito melhor do que 4, 5. Já narrei pra uma pessoa e pra 19 (é…), e acho que os melhores jogos estão nos menores grupos. Atualmente, meu irmão e minha noiva são o meu grupo fixo, e fora eles costumo aceitar no máximo mais dois. =D

  7. O Goblin disse:

    Eu estou vendo isso acontecer com meu grupo em breve e jogavamos a mais de 6 anos juntos, chegamos até mesmo a nos mudar cada um foi para seu canto mais era sagrado uma vez por semana nos reuniamos para jogar até cansar, mas de uns 3 meses para cá a coisa tem sido bem complicado.
    Estamos jogando atualmente uma campanha de Old Dragon que prometia se extender por mais umas 5 ou 10 sessões, mas visto o que esta acontecendo eu ja estou diminuindo ela para mais 1 ou 2 sessoes e a partir dai se o grupo conseguir se reunir passarei a jogar algumas aventuras One Shot… E se der certo continuamos por um tempo maior.
    Essa vai ser minha solução enquanto o grupo nao vira pó, mas esta com os dias contados.

  8. Acho que se você acabar essa parte da história e não tiver achado mais jogadores, a melhor coisa a se fazer será prolongar o tempo de procura com uma ou duas side quests. Se continuar sem achar ninguém após o intervalo, segue com a campanha só com eles mesmo (talvez coloque um NPC fixo pra ajudar, ou algo asim).

  9. Alexandre disse:

    @ Dan: Vou te usar como inspiração! 🙂
    @ Goblin: Caraca! 6 anos com o mesmo grupo! Nunca tinha ouvido falar de um grupo que jogasse por tanto tempo! Sério mesmo. Iniciei um projeto de tentar reunir meu grupo da adolecência para tentarmos jogar uma ou duas vezes por ano… aí vai ser maneiro.
    @ Túlio: Eles já tem algumas side quests pra resolverem. Estou pensando justamente em estendê-las como a próxima campanha. Como são só dois PCs, focar nos problemas pessoais deles, ao invés de salvar o mundo, derrotar o dragão, etc.

  10. Dan Ramos disse:

    Ué, nunca? Minha campanha mais longa teve 9 anos e ainda tem indícios de voltar, com metade do grupo. Quer dizer, meu grupo de jogo (nas campanhas em que ele está completo) é quase o mesmo desde que saí do ensino médio! Hehehe
    Junte seu grupo antigo mesmo, é bom nem que seja pra 1x por ano!

  11. Alexandre disse:

    O_O
    9 ANOS?! Caceta!!!!
    Eu é que devo ser muito azarado, então… PQP.
    A idéia de juntar a galera seria, além de jogar, claro, usar o RPG para tentar botar o papo em dia. Enfim…acho que seria uma boa desculpa pra se encontrar, né? Tomara que animem! 🙂

  12. Vinícius disse:

    Caramba! Três anos é bacana… se decidir inserir novos jogadores, conte comigo. Moro na asa norte, você tem meu e-mail!
    Abraços!

  13. Theo R. Schuler disse:

    Po eu nao tenho experiencia mas se você for criar outro grupo pode contar comigo. Eu moro na 14 N. Qlqr coisa me manda um email ,[email protected]

  14. caetano disse:

    To querendo jogar. Se puder entrar no seu grupo ou puder me indicar um…
    Comecei a jogar em 2001 (peguei o fim da geração xerox) e tive um grupo que durou 8 anos. Porem, o tempo passou e mudei para cá e já to uns 2 3 anos parado.
    [email protected]

  15. LeoMarques disse:

    Opa! isso é uma consequência, hehehe!
    Grupos Porto Alegre, Viamão e Alvorada
    Aceitamos membros pelo RPG 2ic, mais informações entrar em contato por e-mail [email protected] de até grupos do whatsapp
    Valeu ai Galera!
    R.I.P. Grupos de R.P.G.

Deixe uma resposta