O que são minis de papel?

Com a 4ed de D&D tornando as miniaturas obrigatórias para jogar, as minis de papel tem recebido muito mais atenção. Principalmente aqui no Brasil, onde os jogadores tem muito menos recursos, o dólar se valorizou demais e onde todo mundo é mestre na arte da improvisação!

Minis de papel são qualquer tipo de substituto para uma mini de plástico ou metal, feita de papel, obviamente. Até mesmo um pedaço de papel com o nome do PC ou do monstro pode funcionar. Claro, se tiver uma arte bonita do PC ou do monstro no papel fica muito melhor. Nesse caso estamos falando do primeiro tipo de mini de papel: o Counter.

Counter: uma ficha de papel com uma representação do PC/NPC. Do tamanho que ele ocupa na mesa.

Mas isso não se parece tanto assim com uma mini, não é? É só um desenho afinal de contas. Não deveria pelo menos ficar de pé? É possivel fazer isso, montando a ilustração do PC/NPC com frente e costas de modo que ele fique de pé. Posso fazer isso de pelo menos três modos: Usando uma base, montando um triângulo verticalmente e montando um triângulo horizontalmente. Para os dois primeiros casos, chamamos a miniatura de Stand-up. O últimos caso é diferente por que a miniatura vai precisar de três ilustrações, tendo lado direito, lado esquerdo e costas. Nesse caso chamamos a miniatura de tri-fold. Também podem ser chamadas A-Frame Stand-up e Tri-Fold Stand-up, respectivamente.

Stand-up: Uma ficha de papel montada de forma a permanecer vertical, com uma ilustração do PC/NPC de frente e de costas.


Tri-fold: Uma ficha de papel montada no formato de um prisma triangular para permanecer vertical, com ilustração de três faces do personagem: Direita, esquerda e costas.

Muito melhor! Agora essas miniaturas tem uma presença na mesa. Podem ser facilmente manipuladas e armazenadas também. No entanto ainda estão bem distantes em termos de apresentação das miniaturas de plástico e metal. Não precisa ser assim, com mais trabalho as miniaturas de papel podem ser tão ou mais bonitas que as tradicionais. Fazer uma verdadeira mini de papel parece-se com fazer uma Stand-up, mas requer alguns passos a mais:

A figura deve ter frente e costas, caso não tenha costas, pode-se espelhar a frente ou fazer uma silhueta escura para denotar o outro lado. Depois a figura deve ser alinhada, colada e finalmente ser recortada (em breve apresento um tutorial completo aqui). Pode- deixar uma margem branca ao redor da figura, mas cortando rente e fazendo o edging a figura fica perfeita. Essa seria a verdadeira mini de papel.

Miniatura de papel: Uma ilustração recortada e montada de modo a se parecer o mais possível com o PC/NPC.

Elas tem a vantagem de ser facilmente reconhecidas pela sua silhueta e se integrar em cenarios mais elaborados perfeitamente:

Terra Force Marines and Fauna by floydski

Ogres and Bandits and Caveworks by onemonkeybeau

E não para por aí! As minis podem ficar bem mais sofisticadas do que isso. Em um próximo post eu vou falar sobre minis 2.5d e modelos de papel. Aguardem

Publicado originalmente no Professor Alabarda

Sobre Hackbarth

Tiago Hackbarth é um gaúcho de Porto Alegre, computólogo, rato de biblioteca, rpgista, brony, ateu, furry, linux-user e nerd. Não necessáriamente nessa ordem.
Nas horas vagas escreve para o Roleplayer e monta miniaturas de papel. Quando surge uma oportunidade, mestra Gurps.