Coelhos e Tocas

bunnies & burrowsGurps Bunnies & Burrows parece ser o título mais bizarro que já saiu para o sistema, mas na verdade essa é a versão definitiva de uns dos mais clássicos RPGs da história do Hobby. O Bunnies & Burrows original foi publicado em 1976 (apenas dois anos depois de Dungeons & Dragons, é um dos primeiros RPGs publicados!) e trazia diversas inovações, era o primeiro RPG a ter regras para artes marciais, manobras de combate, um sistema de perícias rudimentar e o primeiro em que se podia jogar com personagens não humanóides. O jogo original era fortemente inspirado no livro Watership Down, de Richard Adams que chegou a ser publicado aqui com o título de A longa Jornada. Foi produzido um filme e uma série em desenho animado, que não foram lançados aqui. E pelo menos o filme definitivamente não é para crianças!
Mas como é o Gurps Bunnies & Burrows? A primeira coisa que salta aos olhos é que, enquanto no Gurps o ser humano é definido como medida base, em B&B o coelho é a medida. Isso significa que o coelho médio tem ST 10, DX 10, IQ 10 e HT 10. E o ser humano? Esse é o verdadeiro monstro do cenário, com ST 50-80,  e IQ maior do que 30, o que significa que os personagens dificilmente podem entender o que um humano faz.
Uma grande vantagem do jogo é ter milhares de raças de NPCs instantâneamente reconhecíveis. Se você encontra um Castor, já espera que seja um carinha com um sotaque meio sibilante e cheio de termos de engenharia na conversa, mais interessado em seu trabalho construindo diques do que conversar com coelhos, um gato provavelmente é um caçador de coelhos malicioso, preguiçoso mas muito perigoso, e assim por diante. Os coelhos dividem o mundo entre espécies neutras aos coelhos, espécies aproveitadoras, que não dão bola para os coelhos, mas se aproveitariam de um coelho ferido ou pego em uma armadilha e espécies predadoras que caçam coelhos. Coelhos não tem aliados.

All the world will be your enemy, Prince with a Thousand Enemies. And whenever they catch you, they will kill you. But first, they must catch you!

Watership Down

Mas os coelhos não são completamente indefesos contra esse mundo hostil, alguns coelhos são mais especiais do que outros, o livro tem várias habilidades especiaisbbtrap disponíveis para coelhos:
 

  • PES: coelhos podem comprar as habilidades Precognição, Psicometria e Detectar (indivíduos ou coisas conhecidas)
  • Telepatia: coelhos podem comprar as habilidades Detectar (indivíduos conhecidos), Terror (custa fadiga para cada indivíduo além do primeiro), Telecomunicação (diapsiquia), Controle da Mente, Detectar (Emoções), Leitura da Mente.
  • Cura Empática: Coelhos que tenham a vantagem Empatia podem comprar o poder Cura Empática, com as habilidades Detectar (Doenças), Cura (Curar Doenças), Cura (Curar Ferimentos), Cura (Anular Venenos, funciona da mesma forma que Curar Doenças). Enquanto o Empata recupera os pontos de fadiga gastos na cura, ele sofre os efeitos do que ele curou. Um Coelho empata que ataque outro coelho com as próprias mãos (patas) também sofre o mesmo dano que causou.
  • Herbalismo: Coelhos que saibam Biologia (Botânica) e Conhecimento de Ervas podem criar preparados herbais potentes, com efeitos semelhantes aos de elixires alquímicos. Botânica serve para reconhecer as ervas na natureza e Conhecimentos das Ervas para fazer os preparados.
  • bbfightBun Fu: Coelhos podem aprender uma arte marcial baseada em chutes, saltos e agarramentos. Bun Fu tem como perícias primarias Acrobacia, Briga, Luta greco Romana, ensina as técnicas Chute; Chute para Trás, Chute Cortante (Difícil) um chute dado em um oponente imobilizado para corta-lo com as garras do pé, pré definido Briga -2, dano GeP+1 cortante; Finta, Luta no Solo, Voadora, Rolar com o Golpe (Difícil) permite diminuir pela metade o dano de um golpe em contusão deixando o impacto do golpe lhe levar para trás, pré-definido Acrobacia -2 e Acrobacia em Grupo (Difícil) Permite que coelhos ralizem feitos acrobáticos, como uma pirâmide para alcançar lugares altos, ou pular sobre as pernas de outro colho para que o impulso do chute desse coelho o arremesse para alturas que um coelho sozinho não alcançaria (Acrobacia em Grupo -2). Os testes de Acrobacia em Grupo devem ser feitos por todos os coelhos envolvidos.
  • bbstoryContador de histórias: Histórias podem cativar coelhos e outras raças sociais, mas são ineficazes contra a maioria dos predadores, que são solitários, os coelhos podem comprar a perícia Deslumbrar e todas suas técnicas.
  • Engenharia e Mecânica: coelhos são extremamente limitados tecnologicamente, com um NT menor do que zero! Esse NT C (Coelho) significa que coelhos só conseguem conceber a ideia de que uma porta abre e fecha, de que uma maçaneta gira, de como uma alavanca funciona ou como um nó pode prender alguma coisa com uma rolagem bem sucedida de Engenharia. E para utilizar na prática qualquer destes conceitos é necessário uma rolagem de Mecânica. Coelhos tem um conhecimento muito vago sobre como funciona o mundo humano, apenas coelhos com a perícia Antropologia podem discernir coisas como em qual das construções da fazenda os humanos provavelmente vivem, que se uma casa é pequena demais provavelmente tem um cachorro dentro ou se é grande demais deve ter cavalos e vacas.

O mais interessante de jogar com coelhos é lidar com essas limitações. Coelhos só contam até quatro, então dificilmente podem saber se estão em desvantagem numérica (mas se eles encontraram MUITOS (mais do que quatro) furões, é melhor correr!) Jogar com coelhos é estar sempre em desvantagem, enquanto um grupo de aventureiros só poderia rir se fosse atacado por um lobo, em B&B um lobo é uma fera com ST 50 que pode morder com 6D de dano cortante! Nenhuma outra campanha de RPG é mais desafiante.

Digger, listener, runner, Prince with the swift warning. Be cunning, and full of tricks, and your people will never be destroyed.

Watership Down

a_bunch_of_bunnies_by_lyosha
 
Publicado Originalmente no GurpsNation em 08/03/2012

Você pode gostar...

Deixe uma resposta