Ícone do site RPGista

Coelhos e Tocas

bunnies & burrowsGurps Bunnies & Burrows parece ser o título mais bizarro que já saiu para o sistema, mas na verdade essa é a versão definitiva de uns dos mais clássicos RPGs da história do Hobby. O Bunnies & Burrows original foi publicado em 1976 (apenas dois anos depois de Dungeons & Dragons, é um dos primeiros RPGs publicados!) e trazia diversas inovações, era o primeiro RPG a ter regras para artes marciais, manobras de combate, um sistema de perícias rudimentar e o primeiro em que se podia jogar com personagens não humanóides. O jogo original era fortemente inspirado no livro Watership Down, de Richard Adams que chegou a ser publicado aqui com o título de A longa Jornada. Foi produzido um filme e uma série em desenho animado, que não foram lançados aqui. E pelo menos o filme definitivamente não é para crianças!
Mas como é o Gurps Bunnies & Burrows? A primeira coisa que salta aos olhos é que, enquanto no Gurps o ser humano é definido como medida base, em B&B o coelho é a medida. Isso significa que o coelho médio tem ST 10, DX 10, IQ 10 e HT 10. E o ser humano? Esse é o verdadeiro monstro do cenário, com ST 50-80,  e IQ maior do que 30, o que significa que os personagens dificilmente podem entender o que um humano faz.
Uma grande vantagem do jogo é ter milhares de raças de NPCs instantâneamente reconhecíveis. Se você encontra um Castor, já espera que seja um carinha com um sotaque meio sibilante e cheio de termos de engenharia na conversa, mais interessado em seu trabalho construindo diques do que conversar com coelhos, um gato provavelmente é um caçador de coelhos malicioso, preguiçoso mas muito perigoso, e assim por diante. Os coelhos dividem o mundo entre espécies neutras aos coelhos, espécies aproveitadoras, que não dão bola para os coelhos, mas se aproveitariam de um coelho ferido ou pego em uma armadilha e espécies predadoras que caçam coelhos. Coelhos não tem aliados.

All the world will be your enemy, Prince with a Thousand Enemies. And whenever they catch you, they will kill you. But first, they must catch you!

Watership Down

Mas os coelhos não são completamente indefesos contra esse mundo hostil, alguns coelhos são mais especiais do que outros, o livro tem várias habilidades especiais disponíveis para coelhos:
 

O mais interessante de jogar com coelhos é lidar com essas limitações. Coelhos só contam até quatro, então dificilmente podem saber se estão em desvantagem numérica (mas se eles encontraram MUITOS (mais do que quatro) furões, é melhor correr!) Jogar com coelhos é estar sempre em desvantagem, enquanto um grupo de aventureiros só poderia rir se fosse atacado por um lobo, em B&B um lobo é uma fera com ST 50 que pode morder com 6D de dano cortante! Nenhuma outra campanha de RPG é mais desafiante.

Digger, listener, runner, Prince with the swift warning. Be cunning, and full of tricks, and your people will never be destroyed.

Watership Down


 
Publicado Originalmente no GurpsNation em 08/03/2012

Sair da versão mobile