Competitividade nos blogs de RPG

Ontem li uma postagem na RPG Sem Compromisso sobre quanto valeria um blog, se todo o dinamismo e complexidade que os blogs de RPG vem apresentando valem o esforço, na verdade um pequeno sinal de desânimo do blogueiro com o que ele identificou como uma competitividade entre os blogs de RPG.

Particularmente amo blogar. Até tenho uma quantia que destino todo mês para os prêmios da promoção .20. Mas também amo resultados práticos. Se for para gastar com domínio, servidor, prêmios e tempo, quero ter retorno em algo palpável: comentários e visitas, enfim, participação da comunidade em geral.

Então sou, sim, competitivo neste aspecto. Mas vale lembrar que a competição de que eu participo tem só dois competidores: eu e minhas metas. Não sou eu contra os outros blogs. Até porque o meu público é o mesmo que o de todos, logo, quanto mais os outros blogs crescerem, melhor para mim.

Minha luta é contra as minhas metas. Eu as traço todo mês, toda semana, todo dia. Às vezes é colocar o site na primeira página da pesquisa do Google em determinada frase-chave; ou então subir um número qualquer de posições no Ranking Cinza; às vezes é simplesmente deixar de mão do blog por um dia e jogar Heroes of Pacific no PS2 até conseguir passar daquela maldita fase com o bombardeiro.

O importante é ter uma meta, algo para correr atrás, para me motivar. Talvez isso não funcione com você. Mas diabos! Quem disse que tem que funcionar? As pessoas são diferentes, se você se sente melhor postando quando quer ou der, então fodasse as pageviews, pageranks e o caralho a quatro. O importante é você amar o que está fazendo. Seja isso competitivo ou não.

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. Adão Pinheiro disse:

    A minha meta continua, uma skol grátis por semana, rsrsrs

  2. Elisa disse:

    Interessante esse lado, nunca tinha pensado sob esse ângulo. Espero que você cumpra suas metas =P

  3. Opiumseed disse:

    É errado afirmar que existe competição entre blogs por uma razão muito simples:
    Haveria competição se houvesse escassez de resultados. Ou seja, para eu ter um leitor novo alguém deveria perder um na mesma proporção. Ou seja, existe uma quantidade LIMITADA de leitores (acessos) e os blogs competem pela maior fatia.
    Porém, a lógica da Internet não diz respeito a economia da escassez e aos jogos de Soma Zero (onde para um ganhar, alguém necessariamente tem que perder). Ou seja, quando eu ganho um leitor não significa necessariamente (ou seja, pode significar, mas não é uma condição mandatória) que alguém perdeu.
    Pelo contrário. Toda vez que eu conto com um novo leitor ou acesso no meu blog, a possibilidade maior é que esse leitor/acesso também visitem algum outro endereço de minha rede. Dessa forma, estamos num jogo de Não Zero, onde todos compartilham os resultados ao invés de disputá-los.
    O jogo da Internet é do mesmo gênero do jogo de RPG. Pensar em competição entre blogs é colocar a carroça em cima dos burros.

  4. Alexandre disse:

    Ver como você está em comparação aos colegas é bacana.
    Mas também não consigo levar o blog “às últimas conseqüências”.
    Para mim, a melhor meta é a quantidade de posts que publico por semana.
    Mínimo de 2, sendo 3 o ideal (não mais que 4, para a galera ter tempo de ler).
    Para mim, acessos são conseqüências, não metas.

  5. Exatamente o que eu acho, Romulo!
    Um leitor de um blog de RPG é um leitor de todos os blogs de RPG. Especialmente depois que surgiram os agregadores, agora há uma interconectividade entre os blogs, ainda maior que antigamente.

  6. Não sei se fico contente ou preocupado por ter um dos meus artigos citados aqui nessa situação.
    É bem verdade que faço o levantamento de algumas questões relacionado a competitividade entre os blogs, mas também admiti que os resultados são importantes. Os agregadores mais ainda, principalmente o Blog.Rpg e a Lista Lúdica (os quais o rpg sem compromisso faz parte e que levaram o blog a outro nível: segunda divisão – D+!).
    Os Rankings possuem um alto valor de importância, mas tento questonar a pressão q isso pode fazer para alguns. Pois no grupo de discussão da google sobre sobre blogs de rpg, foi lenvantado um questionamento sobre a atitude de algumas pessoas (desconfiança pelo menos) de que votavam negativamente sem nem ao menos ler os artigos. Tanto que alguem contou e havia 75 votos contra e 25 positivos num total geral. Acredito que esse é um dos pontos negativos da competição: a falta de imparcialidade em algumas situações, quando o blog pessoal de cada um está envolvido.
    No mais o artigo “Quanto Vale Seu Blog?” foi mais para levantar um questionamento sobre um tema q acho importante. Nada de criticas ou pedradas contra os Rankings, pois estes são importantes por que dão visibilidade a blogs pequenos (principalmente com a 2ª divisão agora), assim como é o Rpg Sem Compromisso. O post foi mais uma questão de avaliar o cenário atual e escrever algo relevante sobre o assunto.
    Nada de desanimo por minha parte, estamos aqui firme forte, mas que tudo isso me deixa um pouco pressionado a me deixa. Mas como o Nume mesmo disse: “As pessoas são diferentes, se você se sente melhor postando quando quer ou der, então fodasse as pageviews, pageranks e o caralho a quatro. O importante é você amar o que está fazendo. Seja isso competitivo ou não.”
    Apoiado companheiro…!
    PS: Espero não ter ofendido ninguém com o meu post, apenas eu quis expor uma de minhas humildes opniões. Caso tenha acontecido isso sinto muito!

  7. Opiumseed disse:

    Emilson, você está certo. Temos que questionar tudo o tempo todo mesmo.
    Não há outra forma de fazer o conhecimento andar para frente que não seja perguntando, criticando e empurrando.
    Conceito parado é conceito morto.

  8. Ana disse:

    Minha meta é conseguir escrever algo legal. Nem que só as vezes.
    Começamos o blog por diversão e continua sendo esse o espírito. E estamos a mais de dois anos por ai, conseguindo publicar pelo menos uma vez por semana.
    Aguenta as pontas que um dia tu chega a ser vovô que nem a gente.

  9. Armageddon disse:

    Onde surgiu isso de competição de blogs que eu não vi?

  10. Phil Souza disse:

    Não tinha comentado ainda por aqui por pura falta de tempo. Mas já que o tempo cabe e a discussão rola vamos aos pontos.
    O romulo falou e disse, certíssimo, não vejo necessidade de competição entre blogs. A rede de contatos é que se benefícia, até por que o público é pequeno. Por isso mesmo que iniciativas reunindo conteúdo sobre RPG sempre serão importantes…
    Pegando outro caminho a ansiedade de ter uma boa colocação, ser bem visitado, ter “resultados”, é um motor para boas matérias e criatividade (ou não…deixa pra lá…). Mas não sei se a palavra certa é competição, já que participar da comunidade também é uma forma de crescer.
    Lembro de comentar com um amigo blogueiro. Eu comecei com 12 visitas diárias ou menos. Ele começa com meu link e meu público. Eu não estou reclamamando, acho muito bom isso!

Deixe uma resposta