Resenha – Crônicas de Lankhmar

True Mignola

Por Bruno BURP

As histórias de Fafhrd e Gatuno (Grey Mouser, no original) na cidade de Lankhmar, criados por Fritz Leiber na década de 1930, estão entre as mais conhecidas e influentes histórias de fantasia. Diferente de outros ícones do gênero espada & feitiçaria, no entanto, como o Conan de Robert E. Howard ou o Elric de Michael Moorcock, nunca foram lançadas no Brasil, onde, de maneira geral, o autor é um pouco mais conhecido por algumas obras de ficção científica. Para o público brasileiro que não domina bem línguas estrangeiras, assim, resta a versão em quadrinhos, Crônicas de Lankhmar, lançada algum tempo atrás pela editora Devir.

Publicada originalmente no in?cio dos anos 1990, a adapta??o tinha como artista um ent?o pouco conhecido Mike Mignola, ainda antes do lan?amento deHellboy, sua s?rie mais famosa. E a arte em si n?o decepciona: ? ?gil e bem feita, j? mostrando sinais do estilo que o consagraria, e ilustra bem o cen?rio e os personagens. O ponto fraco mesmo est? na narrativa ? todas as hist?rias s?o adaptadas diretamente de contos da s?rie, e a convers?o para a linguagem dos quadrinhos ?s vezes deixa a desejar; o desenvolvimento da a??o ? um pouco r?pido demais, e muitas vezes se tem a impress?o de que alguma coisa ficou faltando, como se tivesse sido necess?rio cortar cenas importantes.

O que n?o quer dizer, no entanto, que n?o sejam boas hist?rias por isso. Passando por esse detalhe, pode-se ver bem que o seu conte?do ? bastante interessante, com um cen?rio rico e original, bastante a??o e aventura, do tipo que te deixa com vontade de jogar RPG, e boas doses de humor. Lankhmar ?, ao mesmo tempo, uma bela cidade de fantasia, um ambiente?noir repleto de sujeira e intrigas, e uma ?tima par?dia de ambas as coisas; e os personagens, sobretudo os dois protagonistas, s?o divertidos e cativantes. Destaque para as hist?rias?O Bazar do Bizarro, onde um grupo de mercadores extra-planares usa de feiti?aria para vender itens sem valor, e?Tempos Dif?ceis em Lankhmar, que tem como cen?rio a Rua dos Deuses, onde acontece uma esp?cie de feira livre de divindades e religi?es.

Cr?nicas de Lankhmar, enfim, tem o m?rito de trazer a um p?blico maior estes personagens cl?ssicos, que de outra forma seguiriam desconhecidos de muita gente, al?m de apresentar um pouco do trabalho do Mike Mignola antes da sua obra mais c?lebre. E, passando por cima dos problemas de narrativa, ? poss?vel sim se divertir bastante com as hist?rias, que s?o interessantes e criativas. S? ? dif?cil n?o ficar com a impress?o, ao fim da leitura, de que as vers?es originais devem ser muito melhores?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta