Wizards of the Coast mostra as garras e fecha fansite

De acordo com notícia do site gringo EN World, a empresa Wizards of the Coast, subsidiária da gigante de brinquedos Hasbro, enviou para o proprietário da página Ema’s Character Sheets uma carta de Cease & Desist (“cessar e desistir”), que resultou no fechamento do site. Segue a mensagem traduzida do proprietário:
“Sinto-lhes informar que o site não mais existe. A Wizards of the Coast me pediu que fechasse o site, e eu assenti.
Peço desculpa a todos os fãs que sentirão falta do site — assim como eu sentirei –, mas era a coisa certa a fazer.
Hora de seguir em frente…
Ema.”
Há uma discussão em progresso no fórum do EN World sobre o assunto. Além da tônica de antipatia em relação à Wizards of the Coast — cujas últimas manobras desde a GSL têm contribuído para o aumento deste sentimento — e alusões aos tempos da TSR — durante o qual, segundo relatos, fechar fansites era uma conduta padrão da empresa –, há também especulações sobre os motivos do fechamento do site. Há quem afirme ser por causa do fato de que o site aceitava doações para o pagamento da hospedagem; outros dizem se tratar do fato de o site ter disponibilizado, além de fichas de personagem e até escudos, um programa para o preenchimento de fichas, o que poderia, de alguma forma, prejudicar a arrecadação de grana com o D&D Insider, que conta com uma ferramenta de geração de fichas como um de seus atrativos.

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Shin disse:

    Bem,
    Novamente eu tenho uma opnião forte a respeito.
    Acho que atual atitude da Wizards (e da Hasbro) é mais voltada para “proteção” de seu material intelectual.
    Durante muitos anos, não tivemos tanto apoio de um empresa no ramo do RPG, antigamente a empresa era apenas, fazer regras e imprimir livros.
    A atual proposta da Wizards é dar total apoio para os jogadores e mestres com ferramentas feitas por profissionais.
    Não estou dizendo que esse material é perfeito, e sem erros. Mas sua primeira versão e versão Beta tiveram menos erros que outros softwares feito por fãn.
    Ps.: Eu sou um dos Fãn que fazia software em C++ para auxiliar o mestre, e não senti essa necessidade com a nova edição, afinal todo o trabalho que teria (cerca de 3 a 4 meses programando) me foi entregue (por meio de uma versão beta) em menos de 2 meses. E a versão completa em menos de 1 anos após o lançamento dos livros.
    Abraços.

  2. Gun_Hazard disse:

    HUAHUAHAUAH!
    Eu me divirto!
    Precisava de alguém com a cara de pau do Piratebay neste ramo.
    Eu entendo muito bem o lado que o Shin comentou de “proteção com o que é Meu”, mas em alguns pontos este fechamento cheira a facismo… Ou seja, não precisava de tanto por tão pouco.
    Por estas e outras que eu apoio outras iniciativas, mais abertas, mesmo que como um colega alegava “Pathfinder é ‘Gozar com pau da Wizards'”.
    Sinceramente burrice da Wizards e sorte nossa!
    Como o Leonel disse uns tempos atrás de não ficar preso a OGL e arriscar fazer coisas diferentes.
    Eu acho isso legal também, como também acho totalmente válido pegar o OGL e fazer o que voce bem quiser, desde que bem feito.
    Este pensamento de:
    “Mas era o trabalho da ‘coitadinha’ da Wizards, é muita injustiça querer lucrar em cima do trabalho dos outros”
    Eu julgo ou de falso moralismo ou de ingenuidade.

  3. phil souza disse:

    Precisa fechar um site? FECHAR. Entendo a parte dos direitos, mas não justifica fechar. Para com isso…

  4. Shin disse:

    Gun_Hazard,
    Acho que não iremos bater as ideias tão cedo.
    Mas bem,
    Tantas ideias boas vão e vem, tantas ideias cheia de originalidade vão e vem, e porque não fazer isso um sistema novo?
    É querer tanto assim ganhar em cima da Wizards?
    “Mas essas iniciativas (Pathfinder) tem que ganhar dinheiro né?”
    E o pessoal da Wizards também não tem família? São robos?
    Novamente irei falar o que foi dito no forum da Spell:
    “Não existe “concorrencia” ai. OGL tem uma fanbase bem definida, a de ex jogadores da 3.X. Ela não vai trazer sangue novo.”

  5. Daniel Anand disse:

    Olha, eu acompanhava o site da Emma desde o começo, e ele era fantástico. Mas ela tinha um serviço pago de fichas de personagens no servidor, com um banco de dados com os feats e poderes do D&D 4e. Basicamente, o que eles querem fazer com o DnD Insider. Não era só um fã-site.
    Ela nem precisava tirar tudo do ar, mas medrou, eu entendo. Qualquer um pode continuar usando a OGL o quanto quiser.
    A galera não conhece os detalhes e já começam na paranóia.

  6. rsemente disse:

    Se para usar tinha que fazer doação, mereceu fechar. Se apenas disponibilizava a parada sem pagar já era motivo de infrigir a GSL, e lá deve ter as punições, que en tese seria tirar todo o material não regulamentado, que é quase tudo 😛
    No mais a GSL não é livre como a OGL, mas programas alternativos continuarão existindo 😛

  7. Alexandre disse:

    Se o site cobrava (ou aceitava doações…que seja) devia ser punido. Bem ou mal, o D&D é de propriedade da Wizards.
    No entanto, concordo com o Phil quando ele diz que não precisavam fechar o site todo.
    Talvez eles estivessem nessa para ganhar dinheiro mesmo, ué…

  8. Daniel Anand disse:

    Duas correções: Ema é homem, italiano. E ninguém sabe se ele foi obrigado a tirar o site inteiro do ar, mas pode ter feito isso para cumprir a C&D o mais rápido possível.

  9. valberto disse:

    Prefiro não tecer comentários, a não sero seguinte: cuidado, INICIATIVA 4 E….

  10. Gun_Hazard disse:

    @ Shin
    Eu entendo que por um lado o Pathfinder não vai “Atrair” novos jogadores, pois é óbvio que o papel dele é dar suporte para quem gostou da OGL.
    E Aproveitar para continuar evolundo em cima de algo que deu certo e ainda tem muito potencial pela frente…
    O que eu considero “Ingenuidade” é o pensamento “Não podemos mais usar o OGL pois isso é falta de criatividade e é lucrar em cima do trabalho dos outros”, “Temos que parar de usar o OGL para sermos criativos…”.
    Este tipo de campanha a qual voce defende é como se fosse uma campanha de desmoralização.
    Pois ela foca nos pontos:
    – Usar OGL é falta de criatividade.
    – Coitadinha das familias dos funcionários da Wizards.
    Sinceramente prá ela não vai fazer diferença nenhuma a menos que ela tenha medo de passar a produzir produtos ruins e ser superada pelo que deixou para trás (OGL).
    Ai sim a intenção de desmoralizar quem usa OGL, mas isso é o joguinho cretino que o Cassamuran utiliza por exemplo para desmerecer o trabalho dos outros e enaltecer o dele…
    Como ele fez recentemente tentando desmoralizar o D&D4 por aquí…

  11. Vinicius Zóio disse:

    Huahuahuahuahua, ao Valberto tocando o terror! ^^
    Nyah, quanto à Iniciativa 4E e os demais blogs que costumam postar estatísticas de monstros, skill challenges, etc, acho que não é pra tanto.
    Acho que o motivo do site do Emma ter sido fechado foi muito caro – [b]ele estava cobrando para prestar um serviço utilizando uma marca que não pertencia a ele.[/b] Claro, há alguns anos, a coisa talvez até pudesse ter rolado, mas em era de “D&DInsider”, “D&D virtual” também é propriedade clara da Wizards, uma que ela tem tentando justamente firmar com diversos programas.
    E, apesar do estado da GSL ainda estar incerto (ainda não foi lançada a prometida “revisão”, foi?), acredito que a Wizards não vai tentar “banir” o costume que a galera da época da OGL tinha – criar estatísticas para D&D 3.5. A quantidade de raça e classe criadas por usuários (como na Iniciativa 4e) que tem no próprio fórum da Wizards atesta quanto a política deles em relação a criação de [b]fãs sem fins lucrativos.[/b] E que eu saiba, o Monster Maker do Armor.com continua on-line, mesmo após a Wizards ter criado uma versão pro D&Di…
    Agora, cá entre nós Shido, [i]”Wizards of the Coast mostra as garras e fecha fansite”[/i], eita titulozinho neutro heim??? Ainda bem que li a matéria no Área Cinza e li os comentários por aqui pq pela matéria eu entenderia que a empresa tava de “sacanagem” com os usuários…
    Bem galera, como o Daniel diz… Rolem 20! ^^

  12. Daniel Anand disse:

    Bom, meus planos de fazer um Rolando 20 Insider foi pro saco agora… 🙂

Deixe uma resposta