Diário de campanha: Ravenloft
A última aventura de um dos meus grupos se passou em Ravenloft.
Mestrei uma aventura pronta, clássica, chamada “Ship of Horror” (o Navio do Horror).
Acho a aventura muito boa, além de ser facilmente adaptável para ocorrer em qualquer cenário. A única coisa necessária é que os PCs peguem um navio para ir a algum lugar.
Precisei fazer apenas alguns ajustes na aventura, especialmente no que se refere aos combates.
Como jogamos GURPS, não pude utilizar as centenas de esqueletos e mortos-vivos sugeridos como oponentes…
Pensando melhor, não o faria nem se jogasse D&D (Pombas! Em um dos encontros os inimigos são esqueletos de cachorros, esquilos e furões!!! Para mim, esse é o tipo de encontro que não agrega nada à sessão. Nem terror, nem desafio, nem XP, nem nada. É apenas ridículo.)
A idéia original não era levá-los para Ravenloft, mas usar a aventura como algo independente.
Só que enquanto as coisas iam transcorrendo, resolvi levá-los ao semi-plano de vez.
Resolvi fazer isso porque esse grupo joga de forma mais esculachada e brincalhona, e alguns dos PCs cometem atos “moralmente discutíveis” (coisas de baixo nível mesmo) de forma constante.
Achei que Ravenloft recompensaria de forma muito, digamos, ”generosa” o comportamento desses personagens.
E acertei.
Não demorou para que os dedos da Terra das Brumas começassem a envolver Balthazar, o pederasta aborrendo (*).
Ele sofrerá as conseqüências por seus atos vis.
Em Ravenloft pretendo:
– Fazer com que os PCs atuem de forma mais coesa, como grupo;
– Introduzir elementos mais investigativos nas aventuras;
– ACHO que o grupo se voltará contra Balthazar. Acho isso bom, pois estimulará o roleplaying dos jogadores (coisa que já está acontecendo);
– Levar os PC´s de volta para Krynn no meio da Guerra da Lança (pois iniciamos o jogo alguns meses antes dela)
(*) PQP! Esse cara fez cada coisa nas duas últimas sessões que tenho vergonha de escrever no blog. E olha que eu já escrevi coisas baixas…
Wow, Ravenloft com Gurps!
eu to mestrando em D&D 4ed mesmo, mas fica meio ruim, o terror vai pro saco. Eles chutam a bunda de todo mundo.
último post de Tsu:Nostalgia Animada> Jogo de lembrar a música
Muito bom! Eu já mestrei Dark Sun usando Gurps, ficou muito legal!
Hum… saudade de GURPS…
último post de Daniel Anand:Reporte de Campanha: Escamas Púrpuras Sessão 4
Está ficando muito bom.
Ainda vou pesquisar o funcionamento de “maldições” de Ravenloft e aplicá-las. Além disso, dá pra fazer tranquilamente o esquema de “transformação” dos PCs em lordes de algum domínio, bastando ir equilibrando os pontos de personagem.
Vou começar dando “presentes”…
Uma garra aqui, uma visão noturna alí… só depois virá o equilíbrio dos pontos.
To mestrando em Ravenloft com GURPS também, mas é um negócio bem caseiro, aí tenho total liberdade para criar qualquer coisa do jeito que eu quiser.
último post de Havoc:Backgrounds dos PJ’s
pois é, eu não peguei a mecanica do D&D antigo em Ravenloft pra usar na 4ed.
to jogando soh com as regras q tem da 4ed.
último post de Tsu:Jabá da semana