Tormenta em Cinco Níveis (TeCN): O Bárbaro!

NOTAS DE DESIGN DO BÁRBARO

Bom, aqui começamos a discutir as notas de design da classe do Bárbaro. O Bárbaro foi pensado como uma classe feita para ser simples de jogar, a “classe para novatos”, muito o que os guerreiros eram antes dentro do Tormenta, e outros jogos como D&D 3.5 e tudo mais: um cara simples, rápido de jogar, e efetivo. É difícil fazer cagada com uma ficha de bárbaro. Mas ao mesmo tempo, eu quis dar… algumas coisas bem divertidas para ele. O caminho que eu quis seguir para o bárbaro é pra ele ser o combatente ofensivo do TeCN: o cara que vai bater forte, bater rápido, sem se preocupar com as suas defesas. Claro, você pode até tentar fazer um bárbaro defensivo (até um dos caminhos são assim, inclusive), mas mesmo o bárbaro mais defensivo é mais parecido com um tanque: você bate forte, e força os inimigos a te atacar porque se não você vai moer os caras, ao invés de ser simplesmente ter habilidades defensivas que forcem eles por outros motivos.
Pelas características de classe, o bárbaro continua idêntico a versão de TRPG. O que não está quebrado não precisa ser consertado, não é mesmo? A primeira modificação drástica é na própria fúria. Duas, na verdade. A primeira modificação é que a Fúria funciona com ataques a distância (então se quiser um bárbaro que quer arremessar facas, ou soltar flechas, você pode).
Mas a modificação mais drástica da fúria é o fato que você recebe a condição furioso. Como eu estou assumindo a filosofia de design que “tudo é condição”, essa é a classe que vai começar a tocar mais nesse ponto. Quando entra em fúria, você recebe a condição furioso. Mas em compensação, você pode se beneficiar dela, ganhando bônus de ataque e dano. Isso parece bizarro, mas leve em consideração que tem magias que podem te dar a condição furioso (como fúria de Keenn), que pode te ajudar a entrar em fúria sem gastar pontos de magia. É um buff escondido mas bem divertido.
Atropelar Armadilhas é na moral a minha habilidade favorita de todas as habilidades daqui do bárbaro. Disparado. Eu me inspirei numa habilidade do livro Dungeonscape, do D&D 3.5 para ela: eu sempre achei muito hilária essa habilidade, de você poder desarmar armadilhas com uma jogada de ataque. E isso dá um brinquedo a mais para o bárbaro, de avançar sem medo de nada, destruindo o mundo e tudo o que há nele. Perfeito para novatos, e perfeito pro grupo!
Esquiva Sobrenatural e sua versão Aprimorada não precisam de muitas coisas descritas, são a mesma habilidade, e todos sabem como elas são úteis. Fúria Imprudente eu me inspirei no Reckless Attack de D&D 5e, também do bárbaro. Como eu não fiz mecânica de vantagem e desvantagem nos moldes de D&D 5e, um simples +2 no ataque e -2 na defesa é perfeitamente aceitável. É por isso aqui que eu falo que o bárbaro é um combatente ofensivo: você pode diminuir sua CA no mínimo, sabendo que vai destruir o oponente no processo. Perfeito para usuários de Ataque Poderoso.
De resto, o bárbaro não é muito interessante. Sua fúria fica mais forte, você para de ficar fatigado, e tudo mais, coisas que o bárbaro já fazia antes desde o TRPG padrão.
Mas você pode estar pensando: caraca, como o bárbaro é focado em fúria! Não vai ficar meio overpower fazer caminhos que só bombem mais a fúria? E sim, é verdade! Mas eu consegui driblar isso. Note que nenhum caminho do bárbaro foi feito com conceito de ser um “berseker”, ou alguém que se bombe demais com a fúria, por motivos de equilíbrio: dar habilidades muito focados em fúria daria uma vantagem desleal em comparação aos outros caminhos. É claro, você ainda pode ser um berseker com seu bárbaro (a classe básica, sem considerar o caminho, é um berseker, mas nenhum caminho específico é berseker).
O Mago da Fúria é inspirado um tanto em três classes bem específicas: o rage mage do completo do guerreiro do D&D 3.5, rage prophet do Pathfinder e o renegado tribal do TRPG. A ideia que eu quis fazer, era um tipo de bárbaro que lançasse magias usando sua fúria ancestral, quer seja um maluco que explode tudo, ou um xamã contemplativo. Em resumo, o gish (combatente mágico) do bárbaro. O legal dele, though, é que ele não é só um “bárbaro explosivo” como o renegado tribal era, e sim uma coisa mais arredondada. Estou bastante satisfeito com ele. A única coisa que eu não gostei, though, é que o nome dele é um nome composto, e ele faz menção a uma classe básica (o mago). Se tiverem alguma sugestão de nome para esse caminho que seja curto e bem “barbáro”, eu sou todo ouvidos.

Tormenta em Cinco Níveis (TeCN): O Bárbaro! 1

Porque afinal de contas, se eu não por um “Conan” vão me xingar! :v


O Saqueador foi inspirado obviamente num bárbaro meio Conan: menos um selvagem e mais um, bom, saqueador. A ideia do bárbaro saqueador é ser a versão mais “ofensiva” do bárbaro, embora não apenas ofensiva. A ideia é ser um “ofensivo versátil”, ganhando algumas coisas menores voltadas para combate, mas ser também útil com tesouros (afinal de contas, não é a toa que o Conan era um pirata, ladrão e saqueador viajado, além de ser uma pilha de músculos), movimentação e tudo mais. No fim das contas, eu estou bem satisfeito com o Saqueador.
O Totêmico sem dúvida é o meu favorito. Ele é o mais “arredondado” de todos, com um foco em ser defensivo e mais de suporte. Tendo acesso a magias de cura, reduzir dano pela metade, e como surto heróico uma habilidade parecida com o bear warrior do Completo do Guerreiro do D&D 3.5, ele está bastante divertido de jogar. E também é um dos que mais gastam PM de todos os caminhos, o que significa que pegar Poder Mágico pode valer a pena…
Em resumo, é isso. O bárbaro é direto, simples, e divertido de jogar, mas sem perder a força que o bárbaro poderia te proporcionar. O que acharam dele? E que outra classe vocês gostariam de dar uma olhada? Talvez um pouco de batedor (o nome que eu dei pro Ranger)? Ou sei lá… um duelista tá bom pra vocês? Deixem nos comentários o que vocês estiverem mais interessados! E nos vemos no próximo post! Valeu, falou! Fuiiiiiiii!!!
 

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Kleber disse:

    Ola
    Parabens barbaro ficou muito show
    Nao gostei do nobre e acho que ele
    Nao tem espaço nesse projeto
    Mas o barbaro ta otimo.
    Faltou o berserker pq deixou de fora?
    No mais parabens

  2. Tá tão redondinho que não tenho nem o que encher o saco! Perfeito!
    (mentira, tem um “rolagem de ataque” ali no atropelar armadilhas que meu editor interior tá aqui coçando pra reclamar)

  3. What is a bárbaro? A miserable little pile of bônus.
    Salve Vriko! Bacana teu projeto de fazer um E5 no Tormenta! Venho acompanhando aqui, e apesar de ter muitas coisas boas, te confesso que não curti essa última classe.
    Uma das ideias básicas por trás do E6 (e do teu E5, por tabela), é acabar com a pilha de +1s e +2 que vc acumula no D&D 3.PF tradicional. Nesse sentido, todas as classes vão por ae… até achar o Bárbaro. O Bárbaro não ganha absolutamente nada (o base, fora as limitadas magias que os caminhos ganham) ativo, somente uma pilha de bônus passivos que fazem com que suas ações se limitem a basicamente “eu ando”, “eu ataco”.
    Pathfinder teve uma ideia mto boa dando uma serie de habilidades ao bárbaro (Rage Powers), coisa parecida com o que tu fez com o Guerreiro e com o Ladino. Não seria uma boa em vez de focar em só bônus numéricos (+2 aqui, +2 ali) trazer umas opções dessas pra dar mais variedade à classe?

  4. Kleber disse:

    Olá
    O que houve com o projeto, nunca mais teve postagens.
    Ainda tá de pé?

    • Vrikolaka disse:

      Oi! Eu peço desculpas pelo hiato que eu tive. Eu precisei de um tempo pra descansar a cabeça, pensar novas coisas, mas não foi bem por isso que eu parei de postar. Meu motivo principal foi: eu comecei a fazer as MAGIAS do TeCN. Porque tipo: eu não queria postar as classes conjuradoras, como clérigo, mago, e tal, sem as magias. Atualmente, estou montando as magias Avançadas, e logo estará tudo pronto. Eu vou disponibilizar em PDF, quando estiver. Mas peço mil desculpas!

  5. Luiz Dias Junior disse:

    Muito bom esse projeto!! Você ainda vai continuar?

  6. Luiz Edmundo Novaes Alves Dias Junior disse:

    Conseguiu terminar o PDF?

  7. Renan Becker disse:

    Será que rolou o pdf?

  8. artenio disse:

    é lua cheia! e eu descubri um ótimo combo para licantropos!não sei se vai caber tudo nos caracteres…
    criar a ficha de um humano licantropo classe barbaro, ao chegar no nivel 5 compre o talento acuidade com arma natural: guarras (sobe uma categoria o dano das garras) ao alcançar o 5 nivel procure focar em aprender pericias de sobrevivência para ter todos os pré-requisitos para ser um predador primal depois de upar mais uns niveis de predador compre o talento acuidade com arma natural mordida (o mesmo que as guarras) assim na forma humana causará garras: 1d6 de dano e mordida 1d8, na forma hybrida causará mordida 2d6 de dano e garras 1d8 de dano…o proximo talento que precisa ser comprado é o ataque com armas naturais aprimorado(diminui pra -2 quando voce ataca com garras e mordida ao mesmo tempo, o normal é somar -4) assim sera mais facil acertar quando voce tentar a classica combinação: dois ataques de garra e uma mordida por rodada…foque em subir os niveis de predador primal assim quando alcançar o 10 nivel do predador voce ganhará o famosa/infame (depende de quem vê) FISICO DE DINOSSAURO (voce sobe uma categoria de tamanho e etc…)mas no momento o principal é essa nova categoria de tamanho pois agora sua mordida causa na forma humana: 3d6 de dano e suas garras causam: 2d6, quer saber quanto causa na forma hybrida? “apenas” mordida: 4d6 e garras: 2d8! no meio do caminho até o 15° nivel (5 niveis de barbaro e 10 de predador primal) tem muito chão e durante essa evolução eu recomendo que compre o talento Liderança (para parceiro/companheiro) ai voce tera seu próprio NPC de alinhamento apenas uma casa distante da sua então o transforme em licantropo tambem! neste ponto tem dois caminhos possiveis: se voce criar um npc ranger ao ser transformado em licantropo basta fase-lo focar no corpo-a-corpo tambem pode fase-lo comprar os talento com acuidade natural para as garras e mordida e quando ele puder ter um familiar vai ser melhor ainda….ou voce pode fazer um npc ladino capanga, esse ladino é muito mais porradeiro que o ladino convencional e alem do ataque furtivo ele tem outro bonos de dano para somar quando for flanquear e/ou cercar um inimigo de todo modo faria um belo estrago! ainda não esta satisfeito? compre o talento liderança mais uma ves e assim terá seguidores você tem uma quantidade de níveis de seguidores igual a seu nível multiplicado por seu modifi cador de Carisma (mínimo 1) Por exemplo, um paladino de 10° nível e Carisma 16 (+3) tem 30 níveis de seguidores. Você pode distribuir os níveis como quiser para construir os personagens, mas o nível máximo que eles podem ter é igual a metade do seu. Então, o mesmo paladino poderia ter seguidores de até 5° nível. Essa diferença de poder torna os seguidores ineficazes em combate. Em geral eles atuam apenas contra adversários fracos, ou então como ajudantes, guardas, mensageiros, carregadores e etc(recomendo faser deles ladinos capangas pois quando eles cercarem um inimigo terão um ótimo bonus de dano) ai é só transformar todo mundo para todos terem a redução de dano que todo licantropo tem (segundo o manual dos monstros) 10/prata ou seja todo dano fisico deve-se somar -10 no resultado dos dados se for acertado por uma arma de prata some +10 no resultado dos dados pro ultimo compre o talento lei do mais forte Pré-requisito: For 15, Liderança (seguidores).Benefício: você soma seu modificador de FORÇA ao seu modificador de Carisma para determinar quantos níveis de seguidores você tem. Por exemplo um bárbaro de 8º nível com For21(+5)eCar13(+1)tem 48 níveis de seguidores…talves eu não precise mansionar mas…a arma exótica de Galrasia: guarras ageis tambem podem ser extremamente uteis! se não me falha a memoria podem almentar o dano e a chance de acerto das garras e por isso vale apena compra-las para o nosso “alfa primal” e para seu “seguidores/capangas” ufa! então alguem conceguil ler issu tudo? muito obrigado pela atanção e me contem se alguem conseguir derrotar um bando desses sem a ajuda de clérigo, paladino caçador de horrores ou arquimagos

Deixe uma resposta