Eberron chega para o D&D 5e

Hoje de tarde a Wizards of the Coast anunciou o lançamento do Wayfinder’s Guide to Eberron, um livro básico introdutório para o cenário pulp criado por Keith Baker.

Eberron chega para o D&D 5e 1

Capa do Wayfinder’s Guide to Eberron, já disponível para venda na DM’s Guild.


Um fato curioso deste lançamento é ele ser um protótipo lançado na DM’s Guild. O que isso significa? Significa que o livro está sendo lançado basicamente como um artigo da série Unearthed Arcana (ou seja: é produto para playtest) e estará sujeito a atualizações e aprimoramentos de acordo com o feedback recebido por quem usa diretamente o livro, bem como pelas regras dele que forem apresentadas com artigos da coluna de playtests da Wizards of the Coast — que já lançou a parte das raças do livro hoje, gratuitamente, para quem quiser dar uma olhada, usar e opinar.
Eis os trechos traduzidos livremente da nota de lançamento que a Wizards of the Coast soltou hoje a respeito do Wayfinder’s Guide to Eberron:

Os fãs mais por dentro do D&D podem saber que Keith Baker criou o cenário de Eberron como parte do concurso Fantasy Setting Search organizado em 2002, e que a equipe do D&D tem trabalhado com ele para atualizar o cenário. O primeiro passo é o Wayfinder’s Guide to Eberron, um lançamento digital na loja da Dungeon Master’s Guild, que servirá para coletar opiniões sobre os ajustes das raças, dracomarcas, novos antecedentes e mais. Os fãs ainda podem usar esse documento como um ponto de partida para criarem seus próprios monstros, aventuras prontas e outros materiais de apoio para o cenário de Eberron, e colocá-los à venda na Dungeon Master’s Guild (dmsguild.com)
“Fazem dezesseis anos desde que eu plantei as primeiras sementes daquilo que se tornaria Eberron. E assistir elas crescerem tem sido uma jornada incrível” diz Keith Baker, criador de Eberron. “Muitas pessoas boas têm se envolvido na criação do mundo que conhecemos hoje, e tem sido maravilhoso vê-lo ganhar vida. Eu mal posso esperar para ver o que as pessoas farão com ele!”
Desde a concepção do Dungeons & Dragons 5ª Edição com o playtest público envolvendo mais de 175.000 fãs e agora com o atual sucesso recorde da marca, o foco tem se tornado dar ouvido aos fãs. O D&D está empolgado de visitar […] Eberron em 2018 e outros planos além em 2019!

Além disso, o próprio Keith Baker soltou uma postagem bem legal em seu blog falando a respeito desse lançamento e seu impacto sobre o desenvolvimento do cenário.
Inclusive, ele responde algumas dúvidas que tendem a surgir ao ler a nota de lançamento da Wizards of the Coast acima:

The Wayfinder’s Guide to Eberron está disponível na DM’s Guild. É um produto em PDF e será tratado como material do Unearthed Arcana. Ele mostra Eberron tal qual estou jogando em minha mesa. O objetivo deste livro é te dar tudo o que você precisa para começar a mestrar Eberron na sua mesa… e também testar as ideias presentes e pegar a sua opinião sobre eles. É um livro de 170 páginas, e a maior parte explica o mundo. Mas ele também é um documento vivo, e a parte das regras — raças, dracomarcas — devem evoluir com o tempo. Esta é a principal razão por ele não estar disponível ainda como print on demand; o PDF será atualizado de acordo com as opiniões que coletarmos.

Na postagem, Keith continua falando sobre o livro não ser uma adaptação dos outros livros básicos de cenário para a 5e — porque esses livros estão disponíveis para a compra online — ou ser uma enciclopédia do cenário, mas sim ser um documento mais concentrado em abordar a temática do cenário e as coisas que o definem.

Eberron chega para o D&D 5e 2

Print do índice do Wayfinder’s Guide to Eberron

E daqui pra frente?

O lançamento do Wayfinder’s Guide to Eberron marca ainda a liberação do cenário para ser abordado pelos criadores de conteúdo da DM’s Guild. O que significa que em breve veremos aventuras prontas feitas exatamente para o cenário sendo vendidas (ou disponibilizadas gratuitamente) por lá.
Além disso, Keith Baker disse estar trabalhando em pelo menos um suplementos de Eberron, que possivelmente será vendido também pela DM’s Guild: Morgrave’s Miscellany, um suplemento que abordará muito material que foi cortado do Wayfinder’s Guide to Eberron, como as Dracomarcas de Siberys e alguns arquétipos clássicos do cenário.
Além disso, ele disse querer abordar vários outros assuntos relacionados ao cenário, como a interação com os planos, Droaam, Darguun, o que existe abaixo dos mares do cenário.
Enfim. Com o lançamento do Wayfinder’s Guide to Eberron, o cenário deverá passar a ter muito material de apoio na loja de material de D&D, vindo especialmente do autor. É um momento de grande esperança para quem curte o cenário, bem como um ótimo momento para aprender mais a respeito dele, para quem ainda não conhece Eberron.

CF

Advogado de regras de dia. Combate o crime vestido de alce à noite.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta