Fazemos Qualquer Negócio!

Um “negócio” é toda atividade ou ocupação que tem fins lucrativos. Uma taverna, uma enfermaria, um mercado, uma madeireira… tudo são negócios! O suplemento Valkaria: Cidade Sob a Deusa trouxe […]

Um “negócio” é toda atividade ou ocupação que tem fins lucrativos. Uma taverna, uma enfermaria, um mercado, uma madeireira… tudo são negócios!

O suplemento Valkaria: Cidade Sob a Deusa trouxe regras para que PJ estabelecessem negócios dentro da cidade. Tais regras, porém, não precisam se restringir somente à maior metrópole de Arton: negócios existem em praticamente qualquer local, de uma vila minúscula até uma grande metrópole. Na Beholder Cego # 15 eu até apresentei algumas regras alternativa para o uso de negócios em comunidades menores, limitando o crescimento do negócio.

Além de ser financeiramente rentável, um negócio também oferece outros benefícios a seu proprietário e seus aliados. O benefício se aplica enquanto o proprietário e os aliados tiverem acesso ao negócio e por até um mês depois e variam de acordo com seus ativos. Valkaria: Cidade Sob a Deusa apresenta, a partir da pg. 82, uma série de ativos para um negócio e os benefícios que eles oferecem. A seguir, apresento alguns novos ativos que podem ser incorporados àqueles vistos no suplemento. Seu uso deve ser aprovado pelo mestre, que também pode impor outros pré-requisitos além daqueles já listados.

Academia de Luta

A academia possui instrutores especializados que permitem aprimorar o uso de técnicas especiais de combate.

Benefício: recebe 3 pontos de energia adicionais para executar golpes marciais (Manual do Combate, pg. 37).

Afiação

Você não sabe forjar armas, mas sabe como mantê-las extremamente afiadas.

Pré-requisito: Oficina.

Benefício: dobra a margem de ameaça de armas do tipo corte durante 30 dias.

Bazar Arcano

Você tem contatos e fornecedores que lhe permitem obter matéria-prima para produção de itens mágicos por um custo menor.

Pré-requisito: Bazar, Círculo de Poder e Oficina.

Benefício: quando cria itens mágicos (Manual do Arcano pg. 64), paga apenas 1/3 do valor total em TO como matéria-prima, ao invés de metade. Os custos em XP e o tempo de produção ficam inalterados. Por exemplo, para produzir um item mágico com custo de 12.000 TO são necessárias 12 semanas de trabalho, gasto de 480 XP e 4.000 TO em matéria-prima (ao invés de 6.000 TO). O proprietário ainda precisa satisfazer os pré-requisitos e ter os talentos necessários.

Biblioteca Mística

O dono do negócio tem contatos importantes que lhe permitem acesso a matéria-prima para produção de pergaminhos por preço menor.

Pré-requisito: Biblioteca.

Benefício: paga apenas 75% do preço normal em TO e em XP para produção de pergaminhos (mínimo 1 XP). Os custos de produção de pergaminhos são descritos no Manual do Arcano (pg. 65). O proprietário ainda precisa do talento Escrever Pergaminho.

Forja Arcana

Sua ferraria não produz apenas armas de boa qualidade: ela produz armas mágicas!

Pré-requisito: Oficina, Forja, Círculo de Poder.

Benefício: quando produz armas e armaduras mágicas (Manual do Arcano, pg. 64) você é considerado dois níveis a cima para efeitos de satisfazer os pré-requisitos. O proprietário ainda deve ter o talento Criar Armas e Armaduras Mágicas e paga os custos normais para produzir itens mágicos.

Laboratório Místico

O negócio tem uma sala especialmente preparada para produzir poções mágicas.

Pré-requisito: Oficina, Laboratório Alquímico.

Benefício: o dono do negócio pode criar poções (o que ainda exige o talento Preparar Poções), mesmo de magias que não conheça. Para criar poções de magias que não conheça, o custo em TO aumenta em 25%; para criar poções de magias que conheça, o custo em TO reduz em 25%. O custo em XP permanece inalterado.

Chaveiro

A loja tem todo tipo de equipamento necessário para reproduzir chaves, destravar cadeados e abrir fechaduras.

Pré-requisito: Oficina.

Benefício: +8 em testes de Ladinagem para abrir trancas.

Herbáreo

Um herbáreo possui uma grande quantidade de plantas catalogadas e identificadas para consulta.

Benefício: pode fazer testes de Conhecimento (Natureza) e Sobrevivência como se fosse treinado e recebe bônus de +8, mas apenas envolvendo plantas de qualquer tipo (incluindo criaturas plantas, como trolls e feras-cactus).

Oficina de Carpintaria

A oficina tem serras, limas, grosas, talhadeiras e tantos outros itens necessários para trabalhar com madeira.

Pré-requisito: Oficina.

Benefício: +8 em testes de Ofício e de Conhecimento (Natureza) envolvendo madeira e árvores.

Oficina de Cartografia

A oficina é equipada com medidores, compassos, bússolas e mapas de vários tipos, formas e tamanhos.

Pré-requisito: Oficina.

Benefício: +8 em testes de Sobrevivência e Conhecimento (Geografia).

Tribunal

Neste negócio o trato com vigaristas, criminosos e falastrões é tão comum que o proprietário já consegue quase sentir o cheiro de suas mentiras.

Benefício: +4 em testes de Intuição.

 

Créditos da imagem de destaque: https://www.pinterest.com/pin/395261304766250522/

About Maury Abreu

Biólogo, consultor ambiental e RPGista desde os anos 90, Maury é criador e atual editor da revista Beholder Cego, uma revista de RPG distribuída gratuitamente em pdf. Também é autor dos livros A Libertação de Valkaria e Guia dos Dragões. Andou afastado do círculo RPGístico nos últimos anos, mas está lentamente se inteirando das novidades e produzindo material de suporte.