Os Cavaleiros Radiantes de Roshar

The Stormlight Archive é uma série do escritor norte-americano Brandon Sanderson, conhecido pela trilogia Mistborn e também por ter sido escolhido para terminar a série The Wheel of Time após a morte do autor original, Robert Jordan. Ela descreve o mundo de Roshar, que eu chamei na minha resenha do primeiro livro, The Way of Kings, de “o Monte Everest da fantasia:” é um cenário de fantasia altíssima, no jargão popular, daqueles com nomes repletos de Ks e Hs, onde fortalezas de pedra são erguidas em instantes em acampamentos militares e vale mais a pena criar alimentos magicamente do que praticar agricultura. Talvez a característica mais marcante deste mundo seja a presença de tempestades violentíssimas, que, além de causar destruição, também o imbuem de uma energia especial: a stormlight, ou luz das tempestades, que pode ser recolhida em jóias e esferas especiais e usadas para conceder poderes incríveis a pessoas comuns.
Neste texto estou adaptando um pouco destes elementos para 3D&T, principalmente por que são o que o livro tem de mais legal, e que combinam muito com o sistema. Eles podem ser usados em uma campanha passada no próprio mundo de Roshar, se você o conhecer (dica: já existe uma wiki oficial), ou mesmo em outros cenários. Não é difícil incluir um conceito como as Lascas, por exemplo, em um mundo como Arton – talvez elas sejam armaduras e armas concedidas pelos deuses aos seus campeões; os Cavaleiros Radiantes tem todo jeito de uma ordem de cavalaria caída, por exemplo, então quem sabe que segredos obscuros podem estar escondidos uma ordem reclusa como os Cavaleiros de Khalmyr das montanhas Lannestull? Mesmo em um cenário de ficção científica como Brigada Ligeira Estelar elas podem ser usadas – ao invés de serem concedidas por seres divinos, poderiam ser apenas armaduras de batalha experimentais que permitam uma pessoa comum bater de frente com um hussardo.
Enfim, qualquer que seja o cenário e forma como você pretende utilizá-las, vamos adiante.

Roshar

Os Cavaleiros Radiantes
Os Cavaleiros Radiantes são uma organização militar organizada em dez ordens sagradas, que tinham a função de proteger a humanidade contra os Voidbringers, seres monstruosos que supostamente tentaram destruir a humanidade no passado. Eles cumpriram a sua função por vários séculos, até que o peso da sua luta os fez abandonar o seu dever em uma traição que ainda hoje é lembrada nos mitos e lendas de Roshar. Por causa disso, eles hoje são conhecidos como os Radiantes Perdidos (Lost Radiants).
A fonte dos poderes dos Cavaleiros eram equipamentos especiais conhecidos como Lascas. Estes equipamentos foram concedidos a eles pelos próprios Apóstolos, e são hoje o único vestígio concreto que resta da sua existência. Além deles, muitas lendas e histórias falam de outras habilidades impressionantes que eles possuíam, como a capacidade de fechar ferimentos com o uso de luz das tempestades, além de outros poderes sobrenaturais únicos.
As Lascas
As Lascas (Shards) são equipamentos especiais concedidos aos Cavaleiros Radiantes, com os quais eles podem realizar feitos impressionantes muito acima das capacidades humanas normais. Elas se alimentam da luz das tempestades para conceder poderes quase sobrenaturais aos seus usuários.
Existem dois tipos de Lascas: as armaduras de Lascas (Shardplates) e as lâminas de Lascas (Shardblades). Elas são adquiridas como objetos mágicos comuns, seguindo seus custos e regras, com um custo em PEs extra devido às suas habilidades únicas. Um personagem que possua ambas é chamado de portador de Lascas (Shardbearer).
The Way of Kings UKArmadura de Lascas (40 PEs)
Uma armadura de Lascas, além de conceder um bônus de característica como uma armadura mágica normal, também aumenta a escala do personagem em duas delas: Força e Armadura. Uma vez que a esteja vestindo, o personagem passa a ser considerado Sugoi em ambas, tendo-as multiplicadas por dez quando enfrenta personagens Ningen.
A contraparte é que as Lascas precisam de energia para funcionar, e esta energia é conferida por esferas carregadas de luz das tempestades implantadas nas suas juntas. Os golpes que ela recebe podem fazer estas esferas quebrarem, vazando a luz e aos poucos fazendo com que ela deixe de funcionar.
Assim, uma armadura de Lascas possui uma versão especial de Munição Limitada: ela pode receber uma quantidade de golpes igual a três vezes o seu bônus de Armadura antes de desmontar. Uma armadura que conceda um bônus de A+2, por exemplo, poderia receber até seis golpes, permitindo ao dono realizar seis jogadas de FD com ela. Caso este valor seja ultrapassado, a armadura deixa de conceder os seus bônus, e o personagem fica imóvel devido ao seu peso descomunal, que não pode ser suportado por uma pessoa comum sem o uso de Lascas para aumentar a escala da sua Força.
Esta quantidade de usos, no entanto, também é considerada Sugoi. Assim, para golpes recebidos de oponentes Ningen, ela é considerada dez vezes maior: as suas seis jogadas de FD para uma armadura +2 passarão a ser sessenta se os golpes que você está recebendo forem da escala menor. Isso significa que contra inimigos menores isso dificilmente será um problema; mas a situação será outra caso você venha a enfrentar inimigos que também ataquem em escala Sugoi, como outros usuários de Lascas.
As esferas quebradas podem ser repostas normalmente fora de combate.
Lâmina de Lascas (30 PEs)
Uma lâmina de Lascas é uma espada bastarda mágica especial. Ela é ligada espiritualmente ao seu dono, de forma que não pode ser tomada dele a menos que ele seja morto ou a renuncie de alguma forma. Ao invés de ser embainhada fisicamente, a arma na verdade é conjurada cada vez que o seu usuário deseja utilizá-la, aparecendo após o tempo de dez batidas do coração (independente da sua pulsação atual). Caso o usuário a largue por algum momento, ela se desfaz em névoa. Se um usuário de uma lâmina de Lascas for morto, ela irá se materializar próxima a ele, podendo ser tomada por outra pessoa.
Em regras, a lâmina de Lascas é um objeto mágico que concede bônus em Força, normalmente. Além desse bônus, no entanto, ela também faz com que os golpes do personagem passem a ser considerados da escala Sugoi. Esse aumento de escala não é cumulativo com o da armadura de Lascas – o máximo a que um personagem pode chegar com o uso das Lascas é à Sugoi.
Invocar uma lâmina de Lascas requer o uso de um movimento e o gasto de 5 PMs. Ela não irá aparecer instantaneamente, no entanto, mas apenas no começo da próxima rodada do personagem. Em situações especiais, a critério do mestre – por exemplo, caso um personagem esteja calmo demais, de forma que os seus batimentos cardíacos estão mais vagarosos -, o tempo de espera pode ser dobrado.
A lâmina também segue as regras de um Fetiche: caso o personagem sofra mais do que 1 ponto de dano, ele deve passar em um teste de Habilidade. Se falhar, deixará a arma cair, fazendo-a desaparecer em névoa. Ele pode conjurá-la novamente, mas deverá gastar mais 5 PMs e um movimento, além de esperar as dez batidas do seu coração.
SzethJunção de Ondas
Outra técnica especial usada pelos Cavaleiros Radiantes é a chamada junção de ondas (Surgebiding), que consiste em “inspirar” a luz das tempestades para dentro do seu corpo e então usá-la para aumentar as suas capacidades e realizar outros feitos impressionantes, como unir objetos como se eles estivessem colados ou mudar a direção da força da gravidade sobre um corpo. Seu uso é ainda mais raro do que o de Lascas, já que requer um certo talento especial que pode ter desaparecido após o fim das dez ordens.
Diversas vantagens podem simular o uso da junção de ondas. Dentre os poderes que aparecem no livro, estão alguns que podem ser equivalentes a Aceleração, Deflexão, Energia Extra, Paralisia e Voo, por exemplo. O seu uso básico, no entanto, de melhorar as capacidades físicas do usuário, é equivalente a uma vantagem nova, descrita a seguir.
Poder Oculto Sugoi (4 pontos)
Esta vantagem funciona exatamente como o Poder Oculto normal do Manual 3D&T Alpha, exceto por duas diferenças: o seu custo é aumentado para 5 PMs por ponto de bônus de característica; e todos os bônus concedidos são considerados como pertencentes à escala Sugoi.
Isso quer dizer, por exemplo, que um simples bônus de F+1 concedido pela vantagem a um personagem Ningen seria como se fosse um bônus de F+10! Da mesma forma, um bônus de R+1 o dará 50 novos PVs, e não apenas 5. As suas características normais continuam pertencendo à escala Ningen, no entanto; é apenas os bônus concedidos pela vantagem que estão na escala superior. É um poder e tanto contra inimigos Ningen, mas para enfrentar personagens Sugoi você ainda precisará de um bocado de técnica e habilidade além dele.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta