Cenários de Papel com Material Reciclado

Já ensinei como faço cenários de papel usando meu material de reforço favorito: caixas de sucrilhos. Como sou um ecochato, volta e meia me pego pensando em novos usos para as embalagens que preciso jogar fora (no lixo reciclável, claro). E a forma de algumas delas as vezes dá novas ideias para itens de cenário.
Por exemplo, já disse que meu método favorito para colar frente e verso de miniaturas de papel é usar fita adesiva dupla face. Como consequência de fazer algumas centenas de minis de papel, acabei acumulando alguns rolos de fita dupla face e reservei eles em uma gaveta para usar mais tarde. Então me ocorreu que eu poderia usa-los junto com a Swamp Village da World Works Games para fazer algumas cabanas de selvagens ou de goblins.
Imagem com o material: rolo de fita, tesoura, cola, rolinho de prensar, impressão da imagem.
Material:

  • Centro de Rolo de Fita Dupla Face
  • Impressão da parede e teto da cabana.
  • Caixa de Sucrilhos
  • Cola Branca
  • Tesoura

Opcional:

  • Régua de Metal
  • Estilete
  • Rolinho de prensar
  • Rolinho de espuma
  • Superfície de Corte

Primeiro recorte a textura que você quer por no rolo. Descobri que em uma folha A4 pode-se imprimir texturas suficientes para dar a volta completa em 4 centros de rolos de fita. Meça, recorte e separe para usar mais tarde.
Começamos com o centro do rolo de fita adesiva a ser reciclado. Remova qualquer fita que tenha ficado no rolo, então espalhe cola branca ao redor do rolo com os dedos (ou pincel, ou com um rolinho de espuma, igual aos de pintar paredes, mas bem pequeno), até pintar todo o rolo de cola. Se for um rolo de fita dupla face, nem precisa de cola, já que a última camada de fita dupla face fica colada no rolo. Então pegue a textura que já foi recortada no tamanho do rolo e pressione em toda a extensão para grudar bem, dando a volta no rolo. Reserve.
Essas peças em formato de Pac-Man são os telhados. Cole em cartolina de caixa de sucrilhos, usando a mesma técnica usada para os rolinhos. Eu uso um rolinho de prensar para garantir que a cola fique bem espalhada e eliminar ondulações no papel causadas pelo excesso de água na composição da cola. Dá para comprar o rolinho em lojas de arte.
Deixe secar. Recorte o telhado e cole a aba para ele adquirir um formato de cone. Se desejar faça o edging das peças com uma canetinha preta ou marrom. Então é só colocar o telhado em cima do rolo para termos a primeira casinha da sua vilazinha de goblins.
Modelos depois de montados, cabaninha, casinha e miniaturas de goblins e humanos para dar senso de escala.
Você pode usar outras texturas e outras peças para obter resultados diferentes. Com latas de batatinhas eu já fiz tanques de água / petróleo para cenários industriais e quero fazer umas torres de pedra e madeira. Você não precisa comprar a Swamp village para ter essas texturas, no OneMonk você encontra cabaninhas prontas para baixar de graça, e outras texturas estão disponíveis na galeria do Tommygun.
 

Você pode gostar...

15 Resultados

  1. Armageddon disse:

    Pra variar, muito legal mesmo. Essa casinha ficou na medida.

  2. Éder disse:

    que legal cara
    eu fiz um forte nesse estilo tb
    as torres são caixas de pringles

    • Armageddon disse:

      quer mandar as fotos pra gente, Eder? Ai nós publicamos também pra mostrar outros exemplos de trabalhos desse tipo. Eu queria ter todo esse empenho! =D

      • Éder disse:

        cara, ja tive todo esse empenho anos atrás, agora só tenho tempo p a minha hq e outros projetos de ilustra e animação. O forte que eu fiz não esta tão bem trabalhado como esse, e deve ta todo amassado pq faz anos que não pego nele. Depois vejo se esta em boas condições e mando. ^^

  3. bob nerd disse:

    Excelente! Estava procurando algo do tipo. E obrigado pelos links também de onde conseguir modelos também.

  4. Caco disse:

    muito bom o artigo Tiago!

  5. Cara muito legal mesmo, Muito boa essa sua ideia de utilizar o durex. Nós dos Dragões temos uma proposta semelhante. Mas acho que você já viu nós conversamos no Rpg World Fest.
    Mas é isso aí.
    Tanto no Papel de Papel:
    http://www.dragoesdosolnegro.com/search/label/Papel%20de%20papel
    Quando no Build IT:
    http://www.dragoesdosolnegro.com/search/label/Build%20it
    E estamos preparando uma surpresa para o mês que vem que acho que irá gostar muito!

  6. Danielfo disse:

    Quem tem talento é outra coisa, nem se eu comprasse o “kit Hackbarth de faça tudo sem esforço” na minha mão isso ia sair com essa perfeição.

  7. Éder disse:

    Iae galera, atendendo ao pedido (com um mês de atraso) do Armageddon, segue algumas fotos do cenário que montei.
    http://dl.dropbox.com/u/9112228/rpg.rar
    Gente, isso tava guardado as uns 5 anos, ta bem amassado e manchado!
    Materiais: 1 caixa de sapato; 4 caixas de pringles; textura de tijolos impressa em sulfite, obtida no site da editora Daemon; tesoura; cola; durex; e o mais importante, tempo livre (esse ultimo tem sido o mais difícil de arrumar).

    Visitem tb o blog da minha HQ-jogo
    http://seuturno.blogspot.com/
    abraços

  8. alexandre bartel disse:

    Meu amigo, parabens pelos cenários ! vê se vc consegue me ajudar…
    Por acaso vc sabe ou saberia montar um cenário em papel, de um portal espacial ??? tipo do filme Stargate…
    para colocr no meu jogo de miniaturas
    abs,

Deixe uma resposta