Montando Miniaturas de Papel

Já expliquei o que são miniaturas de papel, agora vou mostrar como monta-las de forma que fiquem tão boas ou melhores do que as de metal/plástico. Estou usando os monstros grátis do One-Monk (Monsters-1) como exemplo.
Embora eu imprima as miniaturas em papel ofício mesmo (75g/m2), o ideal é imprimir em um papel mais durável como papel fotográfico, de preferência 180g/m2 a 220g/m2. Essa medida é a gramatura do papel, que corresponde mais ou menos a sua espessura e resistência. Eu prefiro impressora laser, mas há quem diga que nas inkjets as gradações e cores ficam mais suaves e naturais.
Figuras impressas
O próximo passo é dobrar a folha para alinhar as duas faces da figura. Essa folha tem uma borda preta mais espessa na parte de trás para dar uma margem de tolerância no alinhamento, mas não dá para contar com isso sempre. Confira o alinhamento contra a luz. Vinque bem a dobra para não deslocar o alinhamento depois de conferido.
Marque e dobre na linha vermelha Usando cola Bastão
A maior parte dos modelistas utiliza cola branca ou bastão, se forem por esta rota, vão ter que esperar a cola secar. Para não ocorrer ondulações, usem bem pouca cola, bem espalhada. Eu tenho um truque para resolver esses problemas: no lugar de cola, uso fita adesiva dupla face. Gruda instantaneamente, não cria ondulações e não precisa esperar secar para cortar. Pressione bem as figuras para não criar bolhas de ar. A película que separa as partes da fita serve para pressionar as figuras sem danificar a impressão.
Usando fita adesiva dupla face Pressionando para ficar bem colado
Cortando as figuras: embora seja possível cortar as figuras usando tesoura, é muito trabalhoso e não se consegue um nível de detalhamento tão bom. Quando eu comecei, usava um estilete em cima de uma superfície de vidro. Já é bom e preciso o suficiente. Quando entrei de cabeça nesse hobby investi em x-acto knifes e uma superfície de corte. Não é muito caro e rende na produtividade.
Recortando com uma X-acto Recortado com um estilete
Para cortar as figuras, se começa o corte nas reentrâncias e se vai seguindo o contorno da figura. A melhor explicação que eu já vi é esse gráfico que Floyd postou no Fórum do One-monk, as setas vermelhas denotam a direção de corte inicial e as azuis o trajeto da lâmina:
https://i0.wp.com/i269.photobucket.com/albums/jj59/Fl0ydski/Fantasy/rocky-1.gif
Depois de recortadas, mais um truque para deixar as minis de papel com um acabamento perfeito: passe uma canetinha preta na borda da figura, para eliminar o branco do papel na borda, o ‘flashing’, essa técnica é chamada de ‘edging’. Claro que se a figura tiver bordas brancas isso é desnecessário, mas figuras com bordas pretas tem uma presença bem melhor na mesa, como se fossem miniaturas mesmo, e não peças de jogo.
"Edging" Pintar a borda de preto
Para fazer as bases das figuras, eu recomendo de novo o site do One-monk, que tem dezenas de texturas diferentes de bases para baixar. E eis aqui o resultado final, já que meu tutorial foi com aranhas gigantes, nada melhor do que um halfling para enfrentá-las:
Figuras terminadas
Veja como as aranhas parecem realmente miniaturas, enquanto a borda branca ao redor do halfling atrapalha um pouco o visual da cena. Ainda assim são miniaturas que os seus jogadores vão gostar muito de usar. Com algumas alterações, dá para modifica-las para ter o equipamento e vestimenta iguais aos PCs, se você tiver um pouco de perícia no uso do GIMP ou assemelhados. De repente desenhar miniaturas de papel rende um próximo post.
Publicado Originalmente no Professor Alabarda

Você pode gostar...

20 Resultados

  1. Lourival Dias disse:

    Muito bom mesmo esse tutorial!! Estou esperando ficar com algum tempo de folga para por em prática… Seria muito bom fazer as miniaturas dos próprios monstros que apareceriam na próxima sessão de jogo pra dar mais realismo no mesmo… Bem, espero que continuem essas dicas pois valem muito!
    Abraços!

  2. Antônio disse:

    Parabéns muito bom o tutorial!
    Na sexta feira comprei a o material e estou me divertindo muito.
    Fiz algumas miniaturas usando imagens das miniaturas oficiais do D&D, gostei do resultado.
    Agora quero encontrar uma boa solução para a base, eu não queria fazer de papel, vamos ver o que resolvo por aqui
    Segue o link das miniaturas que montei: http://farm3.static.flickr.com/2755/4375910915_c88828ea6e_b.jpg
    depois coloco o link com a foto do resultado final.
    Abraço e continuem com essas matérias fantásticas.

  3. Antônio disse:

    Bom pessoal como comentei no post acima segue o link com as imagens do resultado final das miniaturas, me agradou bastante principalmente pelo fato de ser meu primeiro trabalho com miniaturas de papel, o que não me agradou muito foi a base, se alguém tiver alguma dica ou solução para uma base com outros materiais posta ai a dica.
    Segue os links (por favor comentem) abraços e obrigado mais uma vez
    Front: http://farm5.static.flickr.com/4056/4380032053_ec6532fc66_b.jpg
    Back: http://www.flickr.com/photos/[email protected]/4380787194/sizes/l/

  4. hackbarth disse:

    Antônio as suas minis ficaram fantásticas! De onde são essas imagens? São bem mais detalhadas que as que eu costumo ver no site das D&D minis.
    Quanto a base, eu estou usando EVA de 5mm de espessura, com uma fenda no meio. Não é a solução mais atrativa, mas é bem rápido de montar as minis. Pretendo experimentar com alguns materiais (estou particulamente interessado em usar imãs em folha) e escrever um artigo só sobre bases, mas vai demorar um pouco. Por enquanto, veja essas dicussões no fórum do One-monk, sobre bases tranparentes, magnéticas, e mais discretas:
    http://onemonk.proboards.com/index.cgi?board=hobby&action=display&thread=1376
    http://onemonk.proboards.com/index.cgi?board=hobby&action=display&thread=1387
    http://onemonk.proboards.com/index.cgi?board=hobby&action=display&thread=1375
    São em inglês, claro, mas mesmo só pelas fotos dá para pegar a ideia.

  5. Antônio disse:

    hackbarth Valeu a dica!
    você sabe o nome desse material?
    Eu tenho um parecido aqui que usava na faculdade de arquitetura mas é branco!
    Valeu, abraço!

  6. hackbarth disse:

    O material usado no último link é Foamboard. Muito popular em modelos de terreno e battlemaps. Aqui no Brasil me disseram que se chama cartão pluma. Se encontra em lojas especializadas em suplementos de arte, se você fez arquitetura, sabe onde procurar.

  7. hackbarth disse:

    O foamboard É branco, mas um marcador permanente de ponta de feltro dá um jeito nisso.

  8. Antônio disse:

    Valeu hackbarth comprei o material hoje à tarde!
    Assim que tiver o resultado coloco aqui! Abraço

  9. Antônio disse:

    hackbarth tudo bem?
    Consegui um resultado que me agradou muito com o material que você indicou, comprei com o nome de Papel DeyFoam preto, usei um compasso estilete para cortar a base redonda e colei uma textura de grama. Dê uma olhada nos resultados e comente ai. Abraço e obrigado!
    http://farm5.static.flickr.com/4017/4394521787_f1ac729b46_o.jpg
    http://farm5.static.flickr.com/4069/4395290800_6a4e06edeb_b.jpg
    http://farm3.static.flickr.com/2705/4395291262_ba42559a92_b.jpg
    http://farm3.static.flickr.com/2691/4394523349_fb95464fe2_o.jpg

  10. Alexandre disse:

    As bases ficaram excelentes!
    Também queria saber onde você conseguiu as imagens das minis do D&D.

  11. Rainer disse:

    Alexandre, no próprio site da wizards tem, ou pelo menos tinha, eu já cheguei a usá-las uma vez, mas não desse jeito. Eu pensei até em tentar jogar o wargame D&D miniatures de pobre com elas, não deu certo aqui mas fica aí uma dica (pra quem conseguir o livro de regras e amigos pra jogar, no caso hehe).

  12. Antônio disse:

    Pessoal tudo bem? Obrigado pelos comentários, sobre as imagens desculpe não ter respondido antes mas por algum motivo acabei não lendo isso no tópico acima do hackbarth. As imagens retirei do site da wizards mesmo, ai tratei no photoshop, procurei na net em muitos lugares sobre imagens com uma resolução maior, mas não encontrei nada então faço o seguinte, baixo essas imagens da wizards nesse link http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/mix/gallery depois retiro o fundo com a varinha mágica no photoshop, uso um retângulo preto para a base com o tamanho exato para a miniatura, tento manter a escala certa do monstro ou herói, ai espelho a imagem e preencho com uma cor para a sombra já que não temos a imagem das costas da miniatura. Tem algumas imagens, principalmente as mais novas que estão numa resolução um pouco melhor, mas as miniaturas mais antigas estão muito ruins, então fica muito difícil montar alguma coisa com elas. Bom pessoal para terminar uma coisa que eu esqueci de falar é sobre o acabamento da base, eu usei fita isolante para dar acabamento na borda da base. É isso ai pessoal, conforme vou fazendo mais minis posto as imagens aqui abraço e obrigado!

  13. Antônio disse:

    Mais algumas fotos das minis
    http://farm3.static.flickr.com/2797/4401170780_cd80a7fa48_b.jpg
    http://farm3.static.flickr.com/2768/4401173214_8287fd6179_b.jpg
    http://farm5.static.flickr.com/4068/4400410913_6aaaae9e2d_b.jpg
    E essa última que foi uma experiência, peguei várias imagens de minis e outras (no caso do escudo) e montei essa miniatura, ficou até legauzinha!
    http://farm3.static.flickr.com/2732/4401175306_faf05c9b45_b.jpg
    Comentem ai!
    Abraços

  14. Dan Ramos disse:

    Aqui no Brasil o nome é papel pluma mesmo, dependendo da região. E tem uns que são pretos também, aqui na agência mesmo usamos direto pra apresentar trabalhos mais elaborados.
    Essa série é foda, pessoal do Roleplayer de parabéns. Estou começando a fazer as minhas minis personalidades, pegando as ilustrações de… Ah não, eu posso desenhar os personagens. XD

  15. hackbarth disse:

    Quando fizer as tuas minis publica para nós também. Fico imaginando como é que ficariam as minis com o teu estilo!

  16. Antônio disse:

    Olá pessoal, tudo bem?
    Depois de um bom tempo volto aqui para postar as miniaturas que criei do meu grupo de RPG.
    Os jogadores escolheram suas imagens e criei as miniaturas com elas editando e recortando no Photoshop.
    Deem uma olhada, o resultádo foi muito satisfatório!
    Imagens dos personagens editadas: http://rpgdosertao.blogspot.com/search/label/Imagens
    Fotos das miniaturas: http://rpgdosertao.blogspot.com/search/label/miniaturas
    Caso queiram ver mais visitem o blogo do nosso grupo http://rpgdosertao.blogspot.com

  17. Eu curti muito essas dicas, tanto dos artigos como nos comentários e também conheci materiais que precisava a tempos mas não sabia o nome.
    =)
    Por favor você tem um logo ou banner para eu colocar nos meus blog? Fica mais facil visitar e indicar.

    • hackbarth disse:

      Olha, até semana passada ainda não tínhamos um logo para colocar no topo da página. Conforme as coisas vão se ajeitando com a fusão dos blogs, nós vamos cuidando desses detalhes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: