A Batalha do Apocalipse 3D&T Parte IV – O Céu e o Inferno

Enfim chegamos ao fim da adaptação deste livro que muito me interessou. E chegou em bom tempo: recentemente foi lançado Filhos do Éden, novo livro de Eduardo Spohr, spin-off contando um dos eventos em particular na grande batalha descrita no primeiro livro. Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas pela sinopse apresentada e os detalhes até então divulgados, funciona perfeitamente como porta de entrada para o universo criado por Sphor, mostrando a grandiosidade do cenário (e muitos ganchos excelentes de aventuras xD). Mas sem enrolação, vamos à última parte desta adaptação. Hoje vou detalhar um pouco mais o céu e o inferno, os dois principais planos descritos no primeiro romance. Maiores detalhes sobre outros lugares, bem como criação dos seus próprios mundos, você pode conferir na primeira parte desta adaptação. Mais adiante, seguem as fichas de alguns personagens apresentados no primeiro romance.

A Morada dos Anjos

O Céu é a habitação dos anjos. Divididos em sete camadas, a dimensão celeste é guarnecida pelas castas angelicais, que habitam com maior intensidade nos primeiros níveis. Antes da revolta de Lúcifer, as dimensões do céu eram organizadas de acordo com a função das castas e, a partir do Quinto Céu, o acesso era restrito para alguns anjos e os poderosos arcanjos. Após a revolta do Arcanjo Sombrio, o tirânico Miguel tentou dominar todas os céus, ainda temendo uma nova revolta de anjos como a de Ablon e a Irmandade dos Renegados. A origem do Céu nos leva a milhões de anos atrás: após a vitória do Altíssimo sobre Tehom, Deus ofereceu uma morada para os Arcanjos, e logo após para os Anjos habitarem e guiarem a sua futura raça humana. Enquanto Deus continuava a dar continuidade à sua criação, sobretudo a celeste, os anjos construíam as bases das 7 camadas, e no início do sétimo dia, quando Yahweh adormeceu, os Arcanjos tomaram posse, dando início aos eventos narrados em ABdA. Vamos conhecer as sete camadas com mais profundidade:

Tártaro. É o lar dos Ishins, e assim como as características que fazem os anjos desta casta tão únicos e intensos, suas paisagens são desafiadoras e extremas: celeiros de neve e granizo, reservatórios de orvalhos e chuvas, câmaras de tempestades, cavernas de nevoeiro e vulcões em atividade eterna são apenas alguns exemplos de paisagens inóspitas na primeira camada. A camada guarda, em si, quatro reinos, cada um controlados por anjos poderosos. Cada reino é regido por uma província elemental, e em seu centro, com uma imponente capital, encontram-se construções magnânimas – a Cidadela do Fogo, capital da Província do Fogo; o Templo do Trovão, capital da Província do Ar; o Castelo das Ondas, na Província da Água; e o Palácio de Areia, núcleo da Província da Terra. Foi do Tártaro que partiram as hecatombes de antigamente, como o Dilúvio e a Grande Tempestade de Gelo, que marcou o início da última Era Glacial;

Gehenna. No Segundo Céu, reina a completa escuridão sobre os criminosos acorrentados à espera do Juízo Final. Nesse local, os maus são punidos e os anjos da casta dos Hashmallim os torturam. Por milhares de gerações, antes da Queda de Lúcifer, a Gehenna fora governada pelo próprio Arcanjo Sombrio. Nesta época remota, era para lá que seguiam as almas dos homens perversos, daqueles que viveram na corrupção e precisavam pagar por seus pecados. Após a guerra contra Miguel, e a condenação da Estrela da Manhã e de seus servidores, a camada deixou de ser um calabouço de mortos, e tornou-se um purgatório, um lugar de julgamento. Se forem julgadas inocentes, essas almas podem seguir viagem rumo ao Terceiro Céu, e gozarem da eterna paz do Éden, mas se forem declaradas culpadas são atiradas ao Poço Profundo, os domínios do Diabo no Inferno. Assim, o Céu fica livre dos espíritos corrompidos, e o Sheol recebe com prazer os novos visitantes. No segundo céu também está fixado o Cárcere do Medo, uma prisão destinada aos anjos foras-da-lei e aos demônios mais perigosos. Três dos anjos renegados na revolta de Ablon, capturados com vida pelo Anjo Negro, foram trazidos para cá, para serem posteriormente assassinados sob tortura;

Éden. O Terceiro Céu é uma terra cheia de maravilhosas árvores frutíferas, colinas, montanhas, vales, planícies e florestas de magnífica beleza, onde reina a completa harmonia. Esse é o destino final dos justos que viveram em nome da honra e da bondade. Inúmeras colônias espirituais – verdadeiras cidades onde impera a lei da caridade – estão espalhadas por todo o Éden. Elas são guiadas por almas evoluídas, como os espíritos dos santos, mártires e profetas. O Jardim do Éden terreno recebeu este nome devido à sua incrível semelhança com o seu equivalente celestial. O Éden é a última camada permitida aos desencarnados, aos humanos já mortos;

Acheron. O Quarto Céu, Zebul, ou Acheron, é o Céu intermediário, a camada que divide as três camadas anteriores com as três superiores. Dali para cima habitam os anjos mais sábios e os arcanjos, e por isso Zebul é defendida por dezenas de fortalezas, patrulhadas pelos Querubins. Os anjos guerreiros têm por objetivo bloquear qualquer invasão, garantir a integridade da morada dos alados, e salvaguardar o trono de Deus, e aqui é sua principal base. Foi no quarto céu que ocorreu a grande cisão entre Miguel e Lúficer, levando o Arcanjo Sombrio e seus asseclas para o Sheol;

Ma’on. Logo acima de Acheron está Ma’on, o Quinto Céu. A camada abriga o Palácio Celestial, onde o Conselho dos Arcanjos toma suas decisões, assistido pela Assembléia dos Arautos – poderosos anjos que representam suas castas junto aos Arcanjos. Atualmente, contudo, Miguel isolou-se de tal forma que a solidez do conselho se tornou uma farsa, havendo tantas intrigas quanto na Haled dos humanos;

A Casa da Glória. O Sexto Céu é conhecido como a Casa da Glória, por estar localizada a grande biblioteca onde os Malakim observam e estudam os feitos da humanidade. É um lugar grandioso, de luz e sabedoria, onde o príncipe da ordem, Raziel, comandou por milênios os seus discípulos. Na casa da glória havia ainda a Bancada da Paz, onde 300 anjos cantavam louvores ao Altíssimo. Agora, todavia, a biblioteca está vazia, e a bancada em silêncio;

Aravot. Por fim, no intransponível Sétimo Céu, o próprio Yahweh descansa no topo de Tsafon, o Monte da Congregação. Apenas aos arcanjos é concedida a dádiva de visitar essa camada de luz, e nos tempos de hoje, apenas Miguel tem aparecido, uma vez que Uziel foi morto pelo mesmo, Gabriel se escondeu com outros anjos renegados, e Rafael se isolou das batalhas incessante no céu.

O Esconderijo dos Demônios

O Sheol, chamado pelos mortais milhares de anos depois de Inferno, também possui suas origens na batalha do Deus da Luz Yahweh e a Deusa das Trevas Tehom. Após a vitória do Deus da Luz, os restos mortais de Tehom e seus deuses-monstros foram jogados em uma dimensão própria, conhecida como Sheol, imerso na profunda escuridão. Milhares de anos depois, quando Lúcifer iniciou a revolta pela liderança do Céu e sofreu sua derrota nas mãos de Miguel e seus milhares de anjos, os servos fiéis da Estrela da Manhã seguiram com o arcanjo para esses territórios profanos da antiga Deusa das Trevas, e sobre estas terras eles decretaram sua posse.

Não há grandes informações sobre a dimensão demoníaca de Lúcifer. Mesmo os humanos corrompidos que venderam suas almas aos beliais em troca de poder não possuem informações precisas sobre como é o inferno em sua realidade. O que se sabe é que são habitadas por toda sorte de demônios, divididos em ordens assim como os anjos são divididos em castas. Aqui impera a lei do mais forte sobre o mais fraco, e todas as malicias, corrupções e sofrimentos que os mortais praticam na Haled são realizadas em dobro pelos perversos servos de do Arcanjo Sombrio.

As áreas delimitadas pelos Duques do Inferno, os asseclas de Lúcifer no mundo inferior, não são bem mapeadas, perdendo-se nas fronteiras e causando problemas rotineiros. No geral, a paisagem lembra a Haled, mas sempre na escuridão eterna, com sua natureza pervetida pelos caprichos do senhor negro. Poucos lugares são conhecidos (PS: apenas as áreas mencionadas no livro. Maiores detalhes no Filhos do Éden o/), dentre os quais podemos detalhar três:

Campos da Morte. Comandados por vários baals e guerreiros esqueléticos, neste lugar arenoso e vazio as almas dos suicidas, dos inúteis e dos desistentes da vida. No centro do lugar existe um imenso fosso, no qual as almas covardes jogam-se para o sofrimento eterno. Mesmo as que tentam mudar de alguma forma acabam caindo vítima dos baals, quando não são negociadas como mercadoria pelos beliais;

Vale dos Condenados. Talvez o lugar mais perigoso de toda Sheol, pois é aqui onde está não só existe um afluente do Rio Styx, como também a caverna do diabo, onde o líder do inferno realiza seus próximos passos e faz reuniões de rotinas com seus duques. Aqui também condenam-se almas, além de ser um bom ponto de troca por estar próximo do rio interdimensional;

Zandrak. Este é um lugar secreto, ainda mais escuro do que a paisagem infernal, situado exatamente abaixo do Vale dos Condenados. É guardado principalmente por baals, sendo usado como uma prisão para os inimigos especiais do Arcanjo Sombrio. Aqui, os opositores do senhor do sheol são duramente torturados e violentados, mas mantidos vivos (ou “mais mortos”, se é que isto existe) para terem certeza de que irão sofrer eternamente por desobedecerem ou agirem contra o senhor do inferno.

Fichas de Personagem

Considerem isto um apêndice xD. Segue as fichas de alguns personagens de A Batalha do Apocalipse. Caso queira incluir os Arcanjos como NPCs, leve em conta de que eles são personagens do mestre do tipo Ninguém Pode Conosco, logo o mestre pode adequar às características que acharem necessárias. Dicas importantes a serem levadas em conta é de que os arcanjos não pertencem a nenhuma casta, e são livres para possuir quaisquer Divindades sem restrição de pontos, embora demonstrem possuir apenas algumas em particular (como Lúcifer, que parece possuir poderes dos Hashmalins e Ishins, Rafael que possuiria divindades de Ofanins e Serafins, e Gabriel que combinaria poderes de ishins e querubins). Por fim, todos os personagens celestiais e abissais seguem as regras apresentadas na primeira parte desta adaptação.

Ablon, O Primeiro General

Ablon é o protagonista de A Batalha do Apocalipse. Num passado muito remoto, ele era um dos generais da casta dos Querubins, um respeitado e querido líder, de caráter forte e moral irrefutável. Contudo, mesmo toda esta honra da casta não foi suficiente para ser banido dos sete céus junto com outros anjos que estavam ao seu lado, quando tentaram causar uma revolta contra a tirania e violência excessiva de Miguel. Exilado para a Terra, Ablon se separou de seus grandes aliados tentando encontrar uma maneira de enfrentar o líder dos anjos novamente, enquanto fugia das investidas tanto de Miguel como de Lúcifer, que além de tê-lo traído, buscava de toda forma a aliança do renegado. É inimigo ferrenho de Apollyon, que após o exílio de Lúficer, entregou-se às forças do Sheol, e apaixonado pela Feiticeira de En-Dor, a quem salvou da Babilônia de Nimrod, e tem o auxiliado desde então. Como um anjo da casta dos querubins, Ablon é um exímio lutador, tanto armado com sua antiga espada, a Vingadora Sagrada, como de mãos nuas, onde desenvolveu suas divindades ao extremo ao longo dos séculos de existência.

F3, H3, R3, A2, PdF1; 15 PVs, 25 PM; Vantagens: Anjo (Querubim), Poder Oculto, Pontos de Magia Extras X1; Desvantagens: Código de Honra (dos heróis), Protegido Indefeso (Shamira), Ponto Fraco (coração); Divindades: Armadura Celestial, Controle Gravitacional, Detectar Presença, Ira de Deus, Sentidos Aguçados.

Shamira, A Feiticeira de En-Dor

Shamira é talvez a maior e melhor aliada de Ablon. Filha de um grego com uma cananeia, a jovem demonstrou desde cedo grande conhecimento para a magia, sendo uma das poucas remanescentes usuárias de feitiçaria como nos tempos das nações antediluvianas. Sabendo dos poderes latentes da moça, Nimrod ordenou que ela fosse levada para a Babilônia, para que trouxesse o espírito de Cush, o pai do ambicioso tirano, de volta. Salva por Ablon, e trazendo um pouco de paz para o renegado, Shamira decidiu procurar uma maneira de continuar vivendo perto do seu melhor amigo, depois revelado como grande amor. Aprendendo técnicas de necromancia no egito, a feiticeira de En-Dor conseguiu viver até os dias de hoje jovem e aparentemente imortal, usando como energia motriz as almas de pessoas corruptas que fora encontrando ao longo de sua existência no caminho da magia. Desde seu primeiro encontro na babilônia, Shamira tem auxiliado Ablon desde então, embora não o acompanhe sempre em suas jornadas, o que chega ser uma tristeza para ela. Apesar deste detalhe, a bela morena de pele castigada pelo sol é uma mulher culta e centrada, sempre olhando a humanidade (e o que está além dela) com curiosidade e interesse único, buscando uma maneira de ajudá-la.

F1, H2, R2, A2; PdF2; 10 PVs/30 PMs; Vantagens: Aparência Inofensiva, Magia Elemental, Magia Negra, Xamã, Pontos de Magia Extras X2; Perícias: Ciências, Manipulação; Desvantagens: Dependência (precisa de almas corruptas para sobreviver)

Apollyon, O Caído

O eterno inimigo de Ablon, Apollyon também era um poderoso general nos tempos antes da queda de Lúcifer. Amante da guerra, foi totalmente leal aos ideais fascistas de Miguel, e depois aliando-se ao profano Arcanjo Sombrio nos seus ideais de destruição e perversão da humanidade. Apollyon guarda um ódio mortal por Ablon e suas ideias de liberdade e proteção dos humanos, e teve seu duelo com o primeiro general paralisado pelo antigo príncipe da casta dos querubins, Balberith. Desde que seu rival foi exilado para a Haled, Apollyon vem criado um rastro de sangue contra a irmandade dos renegados, os primeiros anjos que se rebelaram contra Miguel, assassinando todos os remanescentes a fim de que pudesse chegar próximo de Ablon. Também é um dos nove Duques do Inferno, realizando com frequência várias visitas à Terra para cometer seus atos malignos. Agora como um Maliki, o anjo caído atua como general dos exércitos do diabo, e agente pessoal do grande plano do arcanjo sombrio…

F4, H2, R4, A2, PdF1; 30 PVs, 30 PMs; Vantagens: Demônio (Maliki), Pontos de Vida Extras X1, Pontos de Magia Extras X1, Patrono (Sheol), Deflexão; Desvantagens: Insano (homicida, incluso na vantagem única demônio), Devoção (destruir Ablon e a irmandade dos renegados); Divindades: Armadura Celestial, Controlar o Tecido, Detectar Presença, Ira de Deus.

Aziel, A Chama Sagrada

Aziel é um antigo amigo de Ablon, e um dos mais poderosos Ishins existentes. É aliado do Arcanjo Gabriel e dos novos rebeldes, o grupo de anjos que decidiu ir contra Miguel. Inspirado pela figura que o renegado deixou, Aziel decidiu seguir seus ideais ao ponto em que pudesse encontrar com seu amigo de longos séculos novamente, descobrindo sua presença após uma série de eventos ocorridos no Rio de Janeiro. Como um ishin da província do fogo, Aziel é um celestial fortíssimo, embora sua estamina não seja tão forte como a do querubim que decidiu seguir. Mas seus poderes flamejantes provaram-se fundamentais nas fileiras de Gabriel. É reservado, e tende a ouvir mais do que falar.

F1, H3, R2, A1, PdF3; 10 PVs, 20 PMs; Vantagens: Anjo (Ishin do fogo), patrono (Novos Rebeldes), Resistência à Magia, Ataque Especial (PdF, amplo), Magia Elemental; Desvantagens: Código de Honra (dos Heróis e da Honestidade), Vulnerabilidade (Químico/água); Divindades: Afinidade com o Elemento, Controlar Elementos, Fúria da Natureza.

Sieme, A mestre da Mente 

Sieme é uma serafim aliada ao coro de Gabriel, os novos rebeldes. Afastada totalmente da raça humana, uma característica comum dos membros de sua casta, a mestre da mente via os seres da Haled com inferioridade e relutância, ao ponto de se questionar porque estava lutando por eles e pela causa começada por Ablon. Ao conhecer o Primeiro General, e ter um contato direto com os humanos em sua missão na Haled, sieme entendeu o motivo de sua luta… a anja de cabelos e olhos prateados, e de caráter sério e meticuloso (outro traço comum dos serafins), Sieme possui capacidades físicas um pouco acima da média de outros anjos de mesma origem, e é grande entusiasta da causa rebelde de Gabriel.

F0, H3, R2, A2, PdF2; 10 PVs/10 PMs; Vantagens: Anjo (serafim), Genialidade, Memória Expandida, Ataque Especial (PdF; Paralisante); Desvantagens: nenhuma; Divindades: Controlar a Mente, Controlar o Tecido, Ler Emoções, Ler a Mente, Voz de Comando.

Bem Pessoal, é isto. Espero que tenham gostado da extensa adaptação ao longo destes meses. Será que rola um .pdf? Vamos ver ^^. Até mais pessoal, e esperem por Novo Aeon!

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1 Resultado

  1. Ola amigo, em primeiro lugar gostaria de dizer que a adaptação ficou muito boa e fidedigna ao livro, porém em minha mesa fiz uma adaptação nas regras e gostaria de compartilha-la. Ao invés de considerar cada divindade como uma vantagem, utilizei um sistema de KITs: exemplo: Querubim (pre-requisito: vantagem Anjo): Beneficio do KIT, Ira de Deus. Ou seja, a vantagem mais característica de de cada “casta angelical” fica a disposição as demais divindades únicas, vão seguindo o esquema basico dos KIT’s.
    Já as divindades comuns ficam como ventagens.

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