Medalhas

Um elemento comum de muitos jogos eletrônicos recentes são os chamados achievements (para os possuidores de um XBox 360) ou troféus (para quem tem bom gosto e, como eu, possui um PS3). Eles funcionam como espécies de medalhas especiais que você recebe por cumprir certos requisitos em alguns jogos – alcançar uma determinada pontuação, vencer um certo tipo de inimigo um determinado número de vezes, completar certas missões especiais, etc. Uma vez que os ganhe, eles ficam gravados no seu perfil on-line, para você exibir para os seus amigos e contatos.

É uma idéia bacana, que dá aos jogadores um objetivo a mais para continuar jogando mesmo depois de terminá-los a primeira vez. E é também uma idéia interessante de se experimentar em partidas de RPG.

As medalhas descritas a seguir funcionam exatamente desta forma: são concedidas aos personagens após eles cumprirem um determinado requisito durante a campanha, de forma semelhante a medalhas militares. Usá-las em jogo pode trazer algumas complicações – se a medalha do leão requer que um personagem consiga dez acertos críticos em rolagens de FA, afinal, você precisará anotar cada acerto crítico conseguido por cada personagem -, mas pode ser uma forma divertida também de recompensar os jogadores, e de marcar os seus feitos durante as partidas. Como sempre, cabe a cada grupo ponderar sobre os seus benefícios e complicações, e decidir se irão usá-las ou não.

Adquirindo Medalhas, e os seus BenefíciosMedalhas 1
Medalhas não custam pontos e não precisam ser compradas pelos personagens – basta cumprir os seus requisitos e elas serão ganhas automaticamente. Elas não podem ser adquiridas na criação de personagem, mas apenas durante as partidas. Também não são considerados itens de qualquer tipo, que podem ser perdidos ou roubados; são um elemento de meta-jogo mesmo, que servem apenas para marcar os feitos de um determinado personagem durante a campanha.

Isso dito, existem dois benefícios que cada medalha concede a um personagem.

O primeiro é igual para todas as medalhas, e consiste apenas em um bônus de +1 PE ao fim da aventura em que ela foi adquirida. Esse bônus é especial, e não conta no limite normal de 5 PEs por aventura.

O segundo benefício é um pequeno bônus de jogo, diferente para cada medalha de acordo com o seu requisito. Os bônus recebidos desta forma são cumulativos entre si – um atacante exemplar que também seja um flagelo dos orcs, por exemplo, receberá +2 na sua FA sempre que enfrentar um orc -, mas você não pode ganhá-los mais de uma vez – por exemplo, se você já é um mestre da magia, não irá aumentar o seu limite de gasto de PMs novamente se vier a aprender 20 feitiços além dos iniciais.

A maioria dos benefícios são pequenos, para não desequilibrar com o fato de serem gratuitos, e provavelmente não irá fazer uma diferença muito grande no longo prazo. A graça maior das medalhas em jogo está menos em recebê-los do que merecê-los, cumprindo os requisitos de cada uma durante a campanha.

As Medalhas
A seguir estão alguns exemplos de medalhas genéricas que podem ser usadas em qualquer campanha de 3D&T. Além delas, você também pode inventar as suas próprias medalhas para a sua mesa – vencer um vilão poderoso, por exemplo, poderia render aos personagens uma, ou então passar por um desafio perigoso, ou cumprir algum outro objetivo específico dentro do enredo da campanha (salvar a filha do rei, ganhar posições na guilda de ladrões, entrar e sair com vida de uma área de Tormenta, etc). Ter idéias criativas e, principalmente, divertidas em jogo também podem render medalhas especiais.

Agilidade Felina
Requisito: ter sucesso em 20 jogadas de esquiva.
Benefício: você receberá um bônus de H+1 para realizar esquivas.

Atacante Exemplar
Requisito: ter dado o golpe final em 20 inimigos.
Benefício: você receberá um bônus de +1 em todas as suas jogadas de FA.

Arquimago
Requisito: ter 50 PMs ou mais.
Benefício: você passará a ter 1 PM a mais por ponto de Resistência – ou seja, terá Rx6 PMs, ao invés de Rx5.

Artefato Lendário
Requisito: adquirir uma arma ou armadura mágica +5.
Benefício: você receberá 10 PEs de bônus apenas para adquirir poderes adicionais para a sua arma ou armadura mágica.

Baluarte Exemplar
Requisito: ter concedido benefícios diversos aos seus aliados 20 vezes durante a campanha.
Benefício: você gastará 1 PM a menos ao utilizar qualquer feitiço ou habilidade que conceda benefícios aos seus aliados. Diferente do que ocorre normalmente, esse benefício é cumulativo com Alquimista, Elementarista e outras formas de reduzir o custo das magias, mas deve ser aplicado depois da primeira redução – um baluarte exemplar com Alquimista usando um feitiço de 20 PMs que conceda benefícios a um de seus aliados, por exemplo, gastaria apenas 9 PMs (20 : 2 – 1).

Cardeal
Requisito: ter aprendido 5 feitiços que possuam Clericato como exigência.
Benefício: todas as suas magias com Clericato entre as exigências passarão a custar 1 PM a menos. Diferente do que ocorre normalmente, esse benefício é cumulativo com Alquimista, Elementarista e outras formas de reduzir o custo das magias, mas deve ser aplicado depois da primeira redução – um cardeal com Alquimista usando um feitiço de 20 PMs, por exemplo, gastaria apenas 9 PMs (20 : 2 – 1).

Contra a Estatística
Requisito: vencer um combate em que o seu lado estava em desvantagem numérica.
Benefício: você receberá um bônus de +1 na FD sempre que o seu lado no combate estiver em desvantagem numérica.

Dominante Exemplar
Requisito: ter causado penalidades diversas aos seus inimigos 20 vezes durante a campanha.
Benefício: os seus oponentes terão um redutor de -1 em testes de Resistência para evitar receberem penalidades dos seus feitiços ou habilidades especiais.

Dragão
Requisito: ter 50 PVs ou mais.
Benefício: você passará a ter 1 PV a mais por ponto de Resistência – ou seja,  terá Rx6 PVs, ao invés de Rx5.

Especialista em [nome da especialização]
Requisito: ter tido sucesso em 10 testes de uma determinada especialização.
Benefício: sempre que utilizar aquela especialização, você receberá um bônus de H+1.

[nome do kit] Exemplar
Requisito:
adquirir todas as habilidades especiais de um determinado kit.
Benefício: sempre que usar uma das habilidades do kit, você receberá um bônus de +1 em algum atributo relacionado ao efeito dela.

Flagelo dos [tipo de inimigo]
Requisito:
ter vencido 10 indivíduos de um determinado tipo de inimigo.
Benefício: sempre que você enfrentar aquele tipo de inimigo novamente, receberá um bônus de +1 nas jogadas de FA.

Leão
Requisito: ter conseguido 10 acertos críticos em jogadas de FA.
Benefício: sempre que conseguir um acerto crítico em uma jogada de FA, além de ter a Força ou Poder de Fogo dobrados, você também receberá um bônus de +2 na FA final.

Mestre das Emboscadas
Requisito: ter tido sucesso em emboscar os inimigos, deixando-os Indefesos na primeira rodada de combate, 5 vezes.
Benefício: sempre que deixar um inimigo Indefeso devido a uma emboscada, ele receberá ainda um redutor de A-1 no seu primeiro ataque.

Mestre do Elemento [nome do elemento]
Requisito:
ter aprendido 5 feitiços de um determinado subtipo de Magia Elemental.
Benefício: todas as suas magias daquele elemento gastarão 1 PM a menos. Diferente do que ocorre normalmente, esse benefício é cumulativo com Alquimista, Elementarista e outras formas de reduzir o custo das magias, mas deve ser aplicado depois da primeira redução – um Mestre do Elemento com Elementarista usando um feitiço de 20 PMs, por exemplo, gastaria apenas 9 PMs (20 : 2 – 1).

Mestre da Magia
Requisito: ter aprendido 10 feitiços além dos feitiços iniciais.
Benefício: você poderá realizar feitiços que gastem até Hx6 PMs, ao invés de Hx5 como ocorre normalmente.

Poder Supremo
Requisito: ter valor 5 em todos os atributos básicos (Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo).
Benefício: você passará a ter 1 PV e 1 PM a mais por ponto de Resistência – ou seja, passará a possuir Rx6 PVs e PMs, ao invés de Rx5.

Pombo
Requisito: ter curado um total de 50 PVs com magias de cura.
Benefício: voce receberá um bônus de +1 por dado rolado em magias de cura. Uma magia que cure 4d PVs, por exemplo, passará a curar 4d+4.

Quebrador de Limites
Requisito: causar mais de 10 pontos de dano em um único ataque, depois de descontar a FD do adversário.
Benefício: seus ataques sempre causam 1 ponto de dano extra, depois de vencerem a FD do adversário.

Sempre Alerta
Requisito: ter a Iniciativa mais alta em 10 combates.
Benefício: você receberá um bônus de H+1 em todas as jogadas de Iniciativa.

Tanque Exemplar
Requisito: ter recebido 20 ataques sem sofrer dano pela sua FD ser maior que a FA adversária.
Benefício: você receberá um bônus de +1 em todas as suas jogadas de FD.

Tartaruga
Requisito:
conseguir 10 acertos críticos em jogadas de FD.
Benefício: sempre que rolar um acerto crítico em jogadas de FD, além de ter a Armadura dobrada, você também receberá um bônus de +2 na FD final.

Treinador Mestre
Requisito:
vencer 10 combates através dos seus Aliados.
Benefício: você receberá um bônus de H+1 sempre que utilizar a manobra Comando de Aliado.

Vontade de Ferro
Requisito: vencer um adversário de uma escala superior à sua.
Benefício: uma vez por aventura, em uma única rolagem de FA ou FD, você pode aumentar a sua escala em um nível, indo de Ningen para SugoiSugoi para Kiodai, etc.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. DaMRoX disse:

    Wow! Muito legal! Já fiz a copia e imprimir. Amanhã apresentarei esse material para o pessoal da minha mesa. Vlw por mais uma! ^^

  2. Mazoku Mael disse:

    Eu já acompanhava seus materiais e adaptações a muito tempo, e tenho que dizer que essa idéia foi simplesmente genial. Olhei para algumas delas e me lembrei do jogo Bayonetta que sempre jogo com minha namorada, e vi muita coisa parecida de um com outro. Fantástico. Valeu por mais um grande adicional as mesas de 3D&T.
    3D&T, sempre provando que pode ser genérico e ter conteúdo novo, sem alterar sua identidade.

  3. Armageddon disse:

    Eu achei a idéia muito foda meeesmo. Pena que é ruim de controlar normalmente…
    (to imaginando uma ficha com um campo personalizado pra incluir esse tipo de coisa)

  4. vekariel disse:

    Como dizem…
    BURP.. o Mont Cook do defensores de tóquio…
    Muito bom, um dia preparo um pdf do 3d&T basico com um apendice chamado BURP… aoehaeo muito bom muito bom

  5. Kuro disse:

    “…ou troféus (para quem tem bom gosto e, como eu, possui um PS3)”
    approved lol

  6. Muito bom, caro BURP.
    Sinceramente, me surpreendo cada vez mais com seus artigos.
    Parabéns.

Deixe uma resposta