Yu Yu Hakusho para RPG
Olá, Joes e Sues. Trago uma dica para quem gosta do anime Yu Yu Hakusho, exibido na finada e saudosa Manchete: três excelentes adaptações para o sistemas Daemon, Storytelling e ReOps (novo OPERA). A qualidade do trabalho dos autores me chamou a atenção pelo capricho e cuidado com os detalhes nas regras. Acredito que tanto os fãs quanto os que não conhecem a série vão se divertir com essas obras.
Você é um dos que nunca ouviu falar de Yusuke e companhia? Só assistiu Bleach e Naruto? Segue um resumo (da Wikipédia, claro!) para sua alegria.
“A série conta a história de Yusuke Urameshi, um bad boy que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos, principalmente pelo Mundo Espiritual, Yusuke teve a chance de voltar a viver quando decidiu salvar uma amiga de infância em troca de seu retorno ao Ningenkai. Ao retornar à vida na Terra, descobre que uma condição para o seu retorno era a de se tornar um Detetive Espiritual. Devendo se dedicar a combater os demônios do Mundo das Trevas que por um acaso venham a se infiltrar no Mundo dos Homens.”
É muito mais que isso mas já deu uma ideia. Vamos às adaptações.
Começando com a versão para Daemon, criada por Marcelo “Guaxinim”, Ajota e Grupo de RPG PVH. Foi a primeira boa adaptação que encontrei pro anime, não era só um punhado de fichas de personagens. Necessita do módulo básico do Daemon, que pode ser baixado em www.daemon.com.br. Baixe a adaptação aqui (350 KB).
Quando comecei no Roleplayer, meu primeiro texto discutiu a qualidade gráfica do RPG nacional. A versão para Storytelling, criada por Daniel de Sant’anna Martins, me surpreendeu por ter qualidade gráfica espetacular, além do ótimo conteúdo. E com a peculiaridade de ser lido da direita para a esquerda (como um mangá; “quadrinhos” no Japão). Esse tipo de leitura pode confundir um pouco mas basta atenção e a coisa flui. Necessita do módulo básico do Novo Mundo das Trevas. Saiba mais em devir.com.br/mundodastrevas. Baixe a adaptação Yu Yu Hakusho RPG NWoD + Ficha (25 MB!).
Durante algum tempo, acompanhei o progresso da versão para ReOps, sendo criada por Vitor “Bartolomeu” e Rodrigo de Franco. O resultado me deixou muito contente, ainda mais porque o OPERA é um dos meus sistemas favoritos. Necessita do módulo básico do ReOps, que pode ser baixado em www.rpgopera.tk. Baixe a adaptação aqui (2.3 MB). Esta é a que mais recomendo pois são usados apenas dados comuns (d6). Para as outras, precisará de d10.
Estranho lembrar que o primeiro RPG que narrei foi uma versão improvisada do anime, que agradou tanto que chegou a ter 8 jogadores…
Caso você conheça (ou tenha feito) uma adaptação para outro sistema, deixe o link para análise e poderei incluir neste texto ou numa continuação. Dê uma olhada no que apresentei e compartilhe sua opinião com a galera. Divirta-se!
Até.
P.S.: Lembro de uma época em que se podia assistir anime na TV aberta e não ser considerado maluco, retardado ou adorador do mal. Bons tempos.
Cara Yuyu Hakusho É foda demais… cansei as wezes que ja joguei uma campanha baseada nesse anime
Salve, o pessoal do blog Crônicas do bardo acorde fez uma adaptação do anime para 3d&t, confiram aí.
http://bardoacorde.blogspot.com/2011/03/adaptacoes-do-bardo-yuyu-hakusho-3d.html
Concordo completamente com a excelente qualidade para a versão para ReOps.
O histórico ficou bem abrangente.
Olá, Joes.
Fico feliz com as visitas. E obrigado ao Hiago pelo link. Quando tiver um tempo, darei uma olhada. Só espero que não seja aquela adaptação que saiu na Dragão Brasil…
Até.
Eu to revendo o anime agora (um raro caso em que este que é bem melhor que o mangá) e continuo achando um dos melhores animes já feitos. A dublagem nacional também é sensacional.
Putz, a versão para Storytelling foi minha primeira campanha não-3D&T. Me lembro que demoramos um tempão para acostumar com o sistema dos sucessos, o d10. Sem contar o cenário, que é inesquecível. Mandou ver na nostalgia!
Obrigado pelo elogio Felipe. Esse livro eu fiz baseado numa versão antiga que tinha pela internet no final dos anos 90. Infelizmente eu não lembro o nome do criador.
O esmero quanto a qualidade gráfica veio não só de uma característica pessoal minha (não querendo ser prepotente de maneira alguma) mas esse livro foi o meu projeto final da faculdade de Desenho Industrial… se ficasse ruim eu não me formava, rs…
Adaptei as regras e fiz o livro todo sozinho… toda a pesquisa (idioma, imagens, etc.), a elaboração do projeto gráfico e os textos. Hoje em dia eu mestro uma campanha com esse livro, e já tenho planos de produzir uma segunda edição, também para storyteller com a revisão de todo o conteúdo! Assim que ficar pronto (deve demorar) eu coloco denovo para todos.
Abraços.
Alias, o elogio foi do autor do post, JJ Rangel e não do Felipe como disse anteriormente. Desculpe a confusão.
Oras, também é válido para o criador da adaptação. Parabéns também!
Grande Daniel!
Eu fui o criador do YuYu Hakusho para Storyteller da década de 90, huahau, e achei MUITO foda que ele tenha auxiliado de alguma forma esse seu excelente trabalho! Sou fã incondicional da série e volta e meia penso em refazer a adaptação. Felizmente, você já o fez, de forma magistral!
Parabéns pelo livro!!! 🙂
Olá, Joe. Que bom que apareceu. Sempre quis conhecer quem fez a versão original. E voltarei a assistir o anime, com a dublagem brasileira, claro.
Até.
Caramba, joguei muito a adaptação que você criou!! Muito Obrigado, cara!
Olá, Joes. Um pouco de confusão não mata ninguém, Daniel.
Eu já sabia que o livro era um projeto de faculdade e, estranhamente, preferi omitir algumas informações, esperando que os autores falassem um pouco. Tento incentivar a curiosidade de quem lê, sem dar as informações mastigadas. Talvez seja só preguiça.
Quando sair outra versão, avise!
Até.
Agradeço muito o apoio do Roj Ventura (que soube ser também fã de Yu Yu Hakusho) e pessoal do OPERA RPG. Eles são feras! Gostei muito também das adaptações para Daemon e Storytelling, tanto que as usei como fonte bibliográfica para meu trabalho, juntamente com uma feita pelo Igor “Red Dragon” Tavares para d20 system (D&D 3.0 ou 3.5). Acho que cada um desses trabalhos teve algo de bom e de inovador. As inovações da minha versão permitem a criação de Espíritos e Yokais de todos os tipos, inclui regras para artes marciais, bebidas, novos territótios, todos os itens que apareceram no anime, mangá, filme e ova além de regras para projetar implantes, tudo isso graças a potência do sistema OPERA RPG (Brasil!). Planejamos lançar uma segunda edição mais fiel e arrasadora que a primeira. Arte não é bem nosso forte, mas nos esforçaremos para deixar o manual mais bonito mantendo a qualidade RPGística, nosso foco principal. Agradecemos sinceramente ao criador desta coluna por divulgar e valorizar nosso trabalho. Valeus a todos!
Duas coisas que esqueci de mencionar:
1) divulguei nas primeiras páginas da minha obra a bibliografia utilizada, pois acho fundamental reconhecer o trabalho e esforço dos outros.
2) pouco tempo depois de lançar minha obra eu criei uma versão “Módulo Básico” em que fundi minha adaptação ao manual básico do ReOps (versão grátis), dispensando a necessidade de baixar do site do OPERA RPG (mesmo assim aconselho a visita, pois tem muita coisa legal lá!). A segunda edição que planejamos já sairá como Módulo Básico. O link direto é esse: http://www.4shared.com/document/Bk7QZclL/Yu_Yu_Hakusho_ReOps_10_Mdulo_B.html
Valeus!
Olá, Joe. Bela aparição de autor nos comentários. É disso que falo! Qualquer coisa, apareça.
Até.
Pessoal, o LINK para Storyteller não está ativo. alguém ainda tem?? Quero ressucita Yu Yu, deu uma saudade enorme. Voltei a jogar RPG nos últimos meses com dois amigos e seria uma boa.
Abraço.
Olá. Acabei de subir o livro com ficha. Desculpe a falha e divirta-se.
Até.