Illithid, o 'Esfolador' de Mentes [Mind Flayer]

Sexta-feira é dia de monstros no Defensores. E nesta sexta-feira de FA 10, acrescente +3 de bônus, porque o negócio vai ficar aterrorizante para os jogadores. Mind Flayer (ou Esfolador de Mentes, em puro português) é mais uma as criaturas clássicas do D&D, que hoje em dia são incorporadas em diversos RPGs. A ficha base, por exemplo, eu fiz a conversão através do sistema GURPS, da SJ Games (lá perde ponto na ficha até se você for mau-humorado). Recomendamos que, por mais que eles pareçam fracos, suas habilidades estão aquém de jogadores iniciantes. É necessário um bom trabalho de equipe para derrotá-lo. Isso, contando UM.

Descrição

Illithid, como também é conhecido, é uma criatura de corpo humanóide, mas com a cabeça semelhante a de um polvo. Tem quatro tentáculos ao redor de sua boca, como uma lampréia, e tem como parte de sua dieta os cerébros de suas vítimas. Um Illithid que consegue prender sua vítima com seus quatro tentáculos pode extrair e devorar seu cerébro ainda vivo. Daí o apelido “Esfolador de Mentes”.
Seus olhos são de um branco pálido, e permitem que vejam perfeitamente bem tanto na luz quanto na escuridão total. Já o seu sentido de audição é um pouco mais pobre com relação ao dos humanos, já que têm dificuldade em distinguir vários sons misturados ao mesmo tempo.
Sua pele varia de azul escuro a verde cinzento, e é muito sensível a luz solar. E embora a luz solar não possa prejudicá-los, detestam-a com uma grande ferocidade.
Um dos poderes mais temidos de um Illithid é a sua Mind Blast (Explosão Mental), onde emite uma onda de choque psiônica é disparada com o poder de sua mente, e neutraliza qualquer criatura por um curto período de tempo. Illithids também dispõem de outros poderes psiônicos (poderes da mente), normalmente por meio de Telepatia. Outras técnicas são Escudo Defensivo e uma espécie de dominação mental para controlar outras pessoas.

Mind Flayer, esfolador de mentes

F1, H3-4, R4, A2, PdF2
Vantagens: Infravisão (de Sentidos Especiais), Membros Extras (quatro tentáculos), Armadura Extra (corte/contusão); Telepatia.
Desvantagens: Insanidade (Megalomania), Monstruoso.
Habilidades:

  • Controle Mental: Semelhante à magia Dominação Total, mas não tão poderosa. Pelo custo de 10 PMs, a vítima realiza um teste de Resistência -1. Em caso de falha, se encontra sob o domínio mental de Illithid. Entretanto, qualquer ação que possa tirar a vida da vitíma, ou que fira Devoções, Códigos de Honra ou Protegido Indefeso, ela automaticamente sai do controle da criatura.
  • Comer Mentes: Golpe com os tentáculos com FA=1d+F. Se o alvo falhar, no próximo turno da criatura, a vítima estará sem cérebro (teste de morte = 6, automaticamente), a menos que alguém venha ajudá-lo ou que o alvo se liberte com um teste de Resistência -1.
  • Explosão Mental: Gastando 4 PMs, o Illithid pode emitir uma grande explosão que atinge os alvos com FA=1d+7 em toda a área, sem direito a esquivas. Caso a FA ultrapasse a FD do alvo, estará completamente paralisado pelo próximo turno. Normalmente é aplicado a técnica de Comer Mentes após isso.
  • Barreira Psiônica: Similar a magia Barreira Mística, mas oferece proteção contra ataques não mágicos.

GANCHOS!

| Atualmente, os Illithid estão em estão em um período intenso de estudo e experimentação, reunindo todo tipo de conhecimento que lhes permitam e, eventualmente conquistar o universo e segurá-lo para o bem. Eles freqüentemente se intrometem nas políticas de outras raças através da manipulação psíquica sutil de grandes representantes, não para causar o caos, mas para melhor compreender a dinâmica da civilização.
| Illithids regularmente realizar incursões em todos os assentamentos sensíveis para adquirir escravos novos, porque o seu estoque existente de escravos não tem capacidade de procriação rápida o suficiente para satisfazer as suas necessidades alimentares e de trabalho.
| Uma cidade Illithid é controlado por uma criatura chamada Elder Brain, que vive em uma piscina de fluído cerebral (urgh!) no centro da cidade. Reza a lenda que, quando um Illithid morre, ele é incorporado ao Elder Brain, junto com todo seu conhecimento e sabedoria adquirida. Funciona como uma grande e vasta biblioteca. Seus poderes são grandes a ponto de se poder comunicar com quaisquer Mind Flayer em qualquer ponto.
| Existem também os Alhoons, aqueles que ao morrerem, não desejaram adquirir a imortalidade se unindo ao Elder Brain, e sim como mortos-vivos.
É isso aí galera. Como disse semana passada, é a vez de vocês sugerirem que tipo de monstro veremos na semana que vem. Monstro do mar? Voador? Habitante dos mais profundos subterrâneos? É com vocês!
A imagem deste post é de Gerren J. Rabideau. Fonte: Rolando 3d6 e Fórum SJ Games.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. BURP disse:

    Esse é um dos meus monstros clássicos do D&D favoritos. Mas podia incluir um pouco sobre a história e ecologia deles também, sobre a civilização escravagista que eles possuíam no passado e tudo mais, que é bacana e dá várias idéias de aventuras… =P

    • Lipe Soares disse:

      Juro que pensei em incluir essa parte também. Mas achei que poderia deixar o texto mais pesado pra quem quer somente inseri-lo em uma aventura. Vou atualizar com alguns ganchos mais tarde, como fiz com os outros monstros.
      Valeu a dica!

  2. Poderia rolar o Abolete hein. Aquele bicho é assombroso.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: