Funções de adversários de D&D4E: uma análise para 3D&T Alpha (Republicação)

(Artigo originalmente publicado no Portal Defensores.)

Assim como os papéis de combate para personagens jogadores, apresentados em MMORPGs e mais tarde em D&D 4E e 3D&T Alpha, um conceito importante que pode ser visto na 4ª edição de Dungeons & Dragons é o de funções de combate para monstros e adversários — e que são bem explicados no Guia do Mestre, páginas 54 e 55. São, ao total, sete papéis plenos (artilheiro, bruto, controlador, espreitador, guerrilheiro, lacaio, soldado), dois subpapéis (elite, líder) e um superpapel (solitário). O objetivo dessa divisão do que os monstros fazem em batalha é facilitar o uso e planejamento dos encontros e combates.

Aproveito aqui para analisar como esses papéis funcionariam em 3D&T Alpha, sempre que possível relacionando-os com os papéis de combate para personagens apresentado no Manual Alpha (páginas 1d+19 a 1d+21). Outra referência para esse post é a série de artigos dos Cavaleiros das Noites Insones, com uma análise própria de cada um desses papéis (links ao longo do artigo).

Se os PJs têm funções definidas em combate, porque não seus adversários?

Artilheiro: adversários com o papel de Artilheiros exercem com excelência a função de atacar à distância, muitas vezes contando com ataques de área para atingir uma maior quantidade de oponentes com um único ataque; costumam ser pouco resistentes e contam com outros adversários entre eles e os oponentes, de modo a estarem protegidos durante o combate. Em 3D&T, esse papel encaixa-se muito bem sob o papel de Atacante, baseado em Poder de Fogo. Notem que alta mobilidade — traduzido como alta Habilidade e/ou Vantagens pertinentes como Aceleração ou Teleporte — não é, necessariamente, um fator relevante para a função, mas sua importância aumenta para grupos de poucos adversários.

Bruto: um Bruto é um típico adversário “grande, forte e desajeitado”; luta corpo-a-corpo, acertando poucos ataques mas causando muito dano com eles, com poucas defesas mas que precisa levar muito dano para cair, não costuma se movimentar muito no combate. É, em 3D&T, basicamente um Tanque, com mais Pontos de Vida do que Armadura, com Força alta e Habilidade baixa; fica na linha de frente, levando dano, protegendo os colegas fisicamente ais fracos e ocasionalmente levando um oponente a nocaute.

Controlador: esse adversário destaca-se alterando o campo de batalha e, principalmente, atacando seus oponentes com táticas que não causam dano direto, como paralisia, manipulação da mente e outros tipos de problemas e restrições. O Controlador é um típico Dominante em 3D&T, procurando ficar na retaguarda ou, se tiver muitos PVs, quem sabe até na linha de frente, auxiliando os combatentes corpo-a-corpo.

Espreitador: o conceito do Espreitador é aliar ataques de efeito mortal com excelentes defesas (seja invulnerabilidade ou alta mobilidade). Seus ataques podem não ser tão precisos, mas quando acertam são preocupantes — muitas vezes nem tanto pelo dano, mas pelos efeitos secundários associados ao mesmo. Espreitadores podem ser encarados como um tipo de Dominante em 3D&T, embora: ou com a boa defesa de um Tanque, especialmente uma alta Armadura e Vantagens relacionadas à mesma; ou com boa mobilidade, típica de Atacantes, para evadir dos ataques de seus oponentes.

Guerrilheiro: a principal característica de um Guerrilheiro é a mobilidade — deslocar-se entre seus aliados para alcançar e atingir os oponentes, especialmente os mais vulneráveis. Assim como o Artilheiro, o Guerrilheiro também é um Atacante em 3D&T, centrando-se principalmente em movimentação — expresso em vantagens como Aceleração (muitas vezes sua marca registrada), Teleporte e Vôo. Em termos de Características, entretanto, o Guerrilheiro costuma ficar na média, não se concentrando tanto em Poder de Fogo, embora Habilidade seja vital.

Soldado: não apenas uma versão mais sofisticada do Bruto, o Soldado é um adversário especializado em atrair ataques, impedir o avanço de seus oponentes e trabalhar em equipe. Em 3D&T seu papel de combate é o de Tanque, atuando em conjunto com Brutos, ou com outros de mesma função, para defender seus aliados das investidas dos inimigos. Concentram-se em alta Habilidade e uma boa Armadura, para possuírem excelente defesa e ataques precisos — ainda que causem pouco dano individualmente, juntos e com o passar do tempo vão minando seus oponenntes mais e mais.

Lacaio: o Lacaio é uma categoria especial, que em 3D&T pode ser tratada com a seguinte regra: todo lacaio tem apenas 1 PV, independente de seu valor de Resistência. Isso mesmo, qualquer ataque bem-sucedido destrói um Lacaio. Por quê? Porque a função de Lacaio representa aqueles adversários “bucha-de-canhão” ou infantaria básica, facilmente abatidos pelos oponentes; por exemplo, em uma série clássica de tokusatsu (ou uma campanha clássica de Defensores de Tóquio), aqueles Soldados Capengas que aparecem aos montes seriam Lacaios; em Star Wars, aqueles montes de droids, clones e stormtroopers que vão lutar (e perder) contra aquele bando de Jedi “encrenqueiros” serão Lacaios. Para um oponente de X pontos, um pequeno punhado* de Lacaios com a mesma pontuação é um desafio adequado; entretanto, variando a pontuação e a quantidade, é possível fazer encontros mais ou menos poderosos. Note que a quantidade de PMs dos Lacaios é normal, cinco vezes a Resistência — em conjunto com a igualdade de pontuação, e obviamente com a superioridade numérica, isso faz com que não seja necessário um grupo realmente grande deles para que sejam um desafio interessante.

* Especulo que a quantidade ideal esteja entre três e cinco, variando a depender do poder dos mesmos em comparação com o dos PJs; em D&D 4E, a proporção ideal é de quatro Lacaios por PJ, e de mesmo nível que eles, em um encontro balanceado.

Líder: um Líder não é uma função isolada; em adversário deve pertencer a uma das funções discutidas anteriormente (exceto Lacaio, é claro) e ser também um Líder. O principal papel de um Líder num grupo de adversários é coordená-los em batalha, e auxiliá-los de modos diversos, através de cura dos feridos e exaustos, melhoria em ataque e defesa e melhor aproveitamento de suas habilidades. Em 3D&T, como Líder ele é o típico Baluarte, sem hesitação — além de acumular o papel de combate de sua respectiva função principal, sem no entanto ser muito mais poderoso que os demais adversários regulares.

Elite: um adversário Elite, assim como um Líder, também não é uma função isolada, mas é bem mais poderoso que os regulares (ver funções plenas acima, exceto Lacaio). Ele costuma contar como mais de um adversário em campo, mas com algumas limitações: ele ainda precisa de um papel pleno para si, sendo apenas mais poderoso que os demais adversários de mesma função e relacionados à mesma pontuação de oponentes — mas o adversário de Elite pode sim ter pontuação maior que a de seus oponentes; e ele não pode ser o único adversário em um grupo, tal papel pertence aos Solitários, discutidos abaixo. Um adversário de Elite costuma sair-se bem como um sub-chefe de aventura ou um vilão menor e duradouro de campanha, geralmente acompanhado de uns poucos bons capangas.

Solitário: o Solitário, como o Líder e o Elite, também não é uma função isolada. Um Solitário é muito mais poderoso que qualquer um de seus oponentes individuais, mas constitui um desafio adequado ao grupo; ou seja, apenas ele é necessário para enfretntar seus oponentes, como pode ser deduzido pelo nome de sua categoria. Um adversário Solitário tipicamente é o chefão final da aventura ou um vilão de campanha. Detalhe: as funções de adversários dizem respeito ao papel de um deles em um grupo, logo não faria sentido falar em função regular para um Solitário; contudo, a função regular atribuída a um Solitário determina qual a sua tendência de comportamento em combate, mesmo que sozinho; além disso, um Solitário pode deixar de sê-lo se unir-se a outros adversários para enfrentar um grupo mais poderoso, logo sua função regular serve para tais situações;

Algo que sempre vale a pena lembrar: a lista de funções apresentada não pretende categorizar rigidamente os oponentes a serem enfrentados pelos personagens jogadores, apenas servir de guia na construção de encontros para os mesmos; tanto que um um mesmo adversário pode apresentar funções distintas em situações distintas. Por exemplo, um adversário de Elite ou Solitário em um primeiro encontro, pode ser enquadrado como um adversário regular num encontro ulterior; e mesmo funções regulares podem mudar, a depender das táticas adotadas pelo grupo de adversários.

Para encerrar, uma sugestão de guia de encontros para um grupo de quatro ou cinco personagens com papéis de combate distribuídos de forma balanceada (ou seja, pelo menos um Atacante, um Baluarte, um Dominante e um Tanque): um punhado de Lacaios (uns três a cinco por PJ), um ou dois Tanques (Brutos e/ou Soldados), um Dominante (Controlador ou Espreitador), um Atacante (Artilheiro ou Guerrilheiro) e um Baluarte (o Líder, que pode ser um dos antes citados, ou outro adversário).

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Bryan G. C. disse:

    Gostei! Como nunca leio material de D&D, desconhecia as funções de combate. Agora conheço e ainda aprendi a adaptá-las ao 3D&T. Muito, muito interessante, valeu 😀

  2. Zacksun disse:

    DEUSES EU ESPEREI MUITO TEMPO PARA VER ESSA MATÉRIA DE NOVO, OBRIGADO GALERA!

Deixe uma resposta