Dia de Treinamento

Os personagens caminham para o tão esperado confronto. O vilão, a tanto procurado, está lá, somente esperando pelos heróis. O combate é inevitável, é isto que ambas as partes estavam por esperar. E o combate se inicia, e […], só restavam o clérigo e o bravo guerreiro, seus amigos, o bárbaro, o mago e a ladina, caídos ao chão. O vilão se aproxima. O guerreiro, líder do grupo, e tecnicamente responsável por todos, resolve bater em retirada. O vilão ri alto perante a fuga dos heróis…

Quem nunca passou por uma situação como essa com seu grupo de jogadores? Ou mesmo estava interpretando um dos personagens que caíram, ou ainda teve a sábia decisão de ser “covarde” e fugir agora, para lutar novamente depois. Aí vão algumas dicas de como se reerguer, reestruturar, para tentar a revanche.

1. Curai os feridos, e ressuscitai os mortos…

O primeiro passo é lógico, após esses combates é preciso reerguer seus membros, já que muitos saem feridos, ou até mesmo mortos do combate. É somente uma questão de pensar, “se com cinco não conseguimos, com menos um a derrota é certa“, veremos que é realmente preciso.

2. Treinai, treinai e não descansai!

Após o descanso, é a hora da ralação. Aí entra o papel do mestre. Como funciona um treinamento? Ou como aplica-lo às regras que costumamos usar? Temos duas alternativas, ou os aventureiros vão pelo método “aventureiro” de ser, que consiste em se enfiar numa dungeon, descer e baixar a pancada em tudo o que tiver lá embaixo em troca de XP e de quebra levar uns tesouros de grátis, ou, realizar o Dia de Treinamento!

O tempo que têm é curto, pois o vilão poderia estar também arrumando outras encrencas e se fortalecendo com isso, então, o negócio é ficar forte mais rápido que o normal. Então, ordenemos umas subdicas de como fazer isso:

Observação: Todas as formas funcionariam de uma forma um tanto peculiar. Algumas vezes vemos em alguns MMORPGs, o modo 2x, que é na verdade a seguinte conta: 2*XP ganho. Assim, o personagem evoluí de forma mais rápida do que normalmente faria. Para tal feito, é necessário passar por um esquema de sucessos, representado na seguinte fórmula. O número de sucessos que deverá ser alcançado para cada avanço de característica é o nível daquela característica +1. Já os testes, é  um teste da característica que quer ser aumentada, aplicado um redutor do nível da segunda característica mais elevada -1. Exemplo: Marcus, um gladiador, precisa aumentar sua força física para um duelo na próxima semana, ele deve ter êxito completo para isto, já que sua vida, tanto pessoal, como pública, estará em jogo. Seu nível de Força é 4, e sua segunda maior característica é a Armadura, no valor de 3. Serão feitos 04 testes de Força, com dificuldade de -2 (3-1). Vale lembrar que, somente são permitidos 2 erros consecutivos, o 3° erro zera a contagem de sucessos. Um teste equivale a um dia de treinamento. Ao fim do treinamento, é dado um ponto de característica na mesma treinada.

  • Força. O treinamento da força é simples, e não é muito diferente do que vemos hoje em dia nas academias. Claro que, dependendo do cenário, não terão disponíveis a tecnologia dos pilates, podendo ser substituído por pedras, barras de aço, ou qualquer outra coisa que vier em mente.
  • Habilidade. Duas ramificações: Para combatentes, o treino atlético seria o mais indicado. Corridas, saltos, elasticidade, e etc. Para os arcanos ou clérigos, representa respectivamente o estudo (conhecimento) e a fé.
  • Resistência. Treinamento de fôlego. Longas corridas e grandes percursos traçados a nado podem ser bons testes para esta característica.
  • Armadura. Dureza. Acredito que o ideal seria fazer do personagem um saco de bater. Testes como são feitos em algumas artes marciais.
  • Poder de Fogo. Tiro ao alvo, especificamente. Filmes de Robin Hood e Guilherme Tell podem servir de inspiração.

UPDATE!

Com a dica do Tuxo, freqüente comentarista do Defensor3. Vai aí o treinamento de Vantagens:

Treinamento para adquirir Vantagens: Uma vez por dia o jogador pode fazer um teste de caracteristica relacionado a vantagem que deseja adquirir (Um Ataque Especial pode ser Força, Tiro Multiplo pode ser PdF) com um negativo igual ao custo da vantagem. Se obtiver sucesso você recebe 1 PE pelo treinamento que só pode ser gasto para comprar a vantagem. O teste pode ser repetido uma vez ao dia para 1 PE extra. Caso o jogador venha a falhar, perde o PE que já tinha adquirido.

Exemplo.: Mark deseja obter a vantagem Tiro Carregado, esta é uma vantagem de 2 Pontos, o mestre determina que esta vantagem esta ligada a caracteristica “Poder de fogo”, portanto Mark que possui PdF 4 deve fazer um teste de -2 e obter um resultado 1 ou 2 para obter sucesso (Pdf 4 – 2 Tiro Carregado). Se obtiver sucesso Mark ganha 1 PE neste dia pelo seu treinamento e quando completar 20 PEs irá adquirir a vantagem Tiro Carregado.

3. Tática é essencial.

Adquirir uma nova tática pensada para o próximo combate com o vilão é essencial. Pode ajudar e muito na hora do “vamô vê”. Claro que na hora do jogo, tudo é meio que definido pela sorte, mas algumas jogadas podem ser pensadas sem o uso de dados. Hora também de estocar as poções, preparar as magias de dano, e partir pra dentro!

Bom pessoal, tentei reunir umas dicas legais, que muitas vezes já apliquei em minhas mesas de jogo, para solucionar essa pequena necessidade. Estamos muito envolvidos com um projeto paralelo, como informei via twitter, e isto pode vir a causar uma perda na frequência de postagens, mas não se assustem, nada está perdido. Pelo contrário, aguardem novidades.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Tuxo disse:

    Modo interessante de treinar os Pjs e aumentar as caracteristicas dos mesmos. Já que normalmente treinar em 3d&t nunca lhe confere nada demais, é que diferente de um treino na vida real no rpg você apenas escreve que esta se esforçando e pronto, não parece merecedor de recompensa (Motivo de muitos treinos passarem batido nesse aspecto xD)
    Achei que faltou alguma coisa relacionada as vantagens, se um personagem pode treinar para aumentar sua força um outro não poderia treinar para conseguir voar? o.o (Videl em Dragon Ball Z por exemplo)
    Uma idéia seria fazer com que o pj ganhasse PEs temporarios enquanto ia treinando para adquirir a vantagem e que estes PEs só poderiam ser gastos para comprar a vantagem…
    Treinamento para adquirir Vantagens.: Uma vez por dia o jogador pode fazer um teste de caracteristica relacionado a vantagem que deseja adquirir (Um Ataque Especial pode ser força, Tiro Multiplo pode ser Pdf) com um negativo igual ao custo da vantagem. Se obtiver sucesso você recebe 1 PE pelo treinamento que só pode ser gasto para comprar a vantagem. O teste pode ser repetido uma vez ao dia para 1 PE extra mas em caso de falha o jogador perde o PE que já tinha adquirido.
    Exemplo.: Mark deseja obter a vantagem Tiro Carregado, esta é uma vantagem de 2 Pontos, o mestre determina que esta vantagem esta ligada a caracteristica “Poder de fogo”, portanto Mark que possui Pdf 4 deve fazer um teste de -2 e obter um resultado 1 ou 2 para obter sucesso (Pdf 4 – 2 Tiro Multiplo). Se obtiver sucesso Mark ganha 1 PE neste dia pelo seu treinamento e quando completar 20 PEs irá adquirir a vantagem Tiro Multiplo.
    Normalmente uso dessa forma, o jogador pode treinar durante um tempo, adquirir alguns PEs para depois comprar a vantagem e ainda continuar as aventurar com outros jogadores =3

  2. Tuxo disse:

    Ah, Desculpa. Confundi ali no meio, troque Tiro multiplo por Tiro Carregado xD
    Até o/

  3. Hey Man, atualizado! Valeu a dica!

Deixe uma resposta