A Fênix!
Esse é um post da INICIATIVA GURPS! Esses posts são sempre conjuntos, temáticos e periódicos. Assim, de 15 em 15 dias, você pode conferir a visão de vários autores sobre um mesmo assunto.
O tema desta edição da INICIATIVA GURPS é Criaturas Míticas!
A Fênix é um pássaro sagrado de fogo da antiga mitologia Fenícia.
Uma ave bonita e de plumagem avermelhada-dourada. Sua expectativa de vida varia de 500 a 1400 anos. Apesar da variação, ela conhece de antemão a hora de sua morte e, no final do seu ciclo de vida, a Fênix constrói um ninho com galhos de canela e folhas de palmeira.
Em meio a essas folhas do seu ninho, a Fênix entoa tristes melodias, e cada nota lamentosa que emite é uma evidência de sua alma imaculada. Enquanto canta, a amarga dor da morte penetra seu íntimo e ela treme como uma folha.
Todos os pássaros e animais são atraídos por seu canto, que soa agora como as trombetas do Último Dia.
Todos aproximam-se para assistir o espetáculo de sua morte, e, por seu exemplo, cada um deles determina-se a deixar o mundo para trás e resigna-se a morrer. De fato, nesse dia um grande número de animais morre com o coração ensanguentado diante da Fênix, por causa da tristeza de que a veem presa.
É um dia extraordinário: alguns soluçam em simpatia, outros perdem os sentidos, outros ainda morrem ao ouvir seu lamento apaixonado. Quando lhe resta apenas um sopro de vida, a Fênix bate suas asas e agita suas plumas, e deste movimento produz-se um fogo que transforma seu estado. Este fogo espalha-se rapidamente para folhagens e madeira, que ardem agradavelmente. Em breve, ninho e pássaro tornam-se brasas vivas, e então cinzas.
No entanto, quando a pira foi consumida e a última centelha se extingue, uma pequena Fênix desperta do leito de cinzas.
Em algumas histórias, a nova Fênix embalsama as cinzas da antiga Fênix em um ovo feito de mirra e deposita na cidade egípcia de Heliópolis ( “a cidade do sol” em grego). A ave é também conhecida por se regenerar quando ferida por um inimigo, sendo quase imortal e invencível – um símbolo do fogo e da divindade.
A Fênix tem o poder de convocar conflagração em torno dela, além de sua capacidade milagrosa para curar por meio das lágrimas. É um símbolo de destruição feroz pelo fogo, seguido de renascimento glorioso.
Outra característica da Fênix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar até elefantes.
Apesar da imensa força, o seu tamanho é aproximadamente o de uma águia.
A encantadora fênix tem um bico extraordinariamente longo e muito duro, perfurado com uma centena de orifícios, como uma flauta. Não tem fêmea, vive isolada e seu reinado é absoluto.
Cada abertura em seu bico produz um som diferente, e cada um desses sons revela um segredo particular, sutil e profundo. Quando ela faz ouvir essas notas plangentes, os pássaros e os peixes agitam-se, as bestas mais ferozes entram em êxtase; depois todos silenciam.
Foi desse canto que um sábio aprendeu a ciência da música.
História
Embora as descrições (e tempo de vida) variem, o Fênix se tornou popular na arte cristã primitiva, literatura e simbolismo cristão, como um símbolo de Cristo, representando sua ressurreição, imortalidade e vida após a morte.
Originalmente, o Fênix foi identificada pelos egípcios como uma cegonha ou um tipo de garça chamado “benu”, conhecido desde o Livro dos Mortos e outros textos egípcios como um dos símbolos sagrados de culto em Heliópolis, intimamente associado com o sol nascendo e a Rá, o deus-sol egípcio.
Origens do mito
Os gregos adaptaram o benu (e também assumiu o seu significado mais egípcio), e o identificaram com sua própria palavra Fênix, significando a cor vermelho-púrpura ou carmesim. Eles e os romanos posteriormente retrataram a ave mais como um pavão ou uma águia. De acordo com os gregos, a Fênix vivia na Arábia ao lado de uma fonte. Durante as madrugadas, ela tomava banho na água da fonte, e o deus-sol Apolo parava o seu carro (o sol) para que pudesse ouvir a sua música.
Uma inspiração que tem sido sugerida para a Fênix egípcia seria o flamingo da África Oriental. Os ninhos dessas aves ficariam muito quentes sobre o solo, e seria muito difícil que seus filhotes sobrevivessem, assim, elas criam um monte com vários centímetros de altura e grande o suficiente para apoiar o seu ovo, em uma altura relativamente mais fresca. As correntes de convecção em torno destes montes se assemelham a turbulência de uma chama.
No folclore judaico, diz-se que a Fênix foi o único animal a não se juntar a Adão em sua expulsão do Jardim do Éden.
Estatísticas
ST 21 (Lifting ST+20)
DX 14
IQ 5
HT 16
Dano: 2D-1 (bico ou garras, cortantes),
Vontade 12
Percepção 12
Velocidade 24 (no ar), 2 (no chão)
Esquiva 9
Briga 16
Regeneração 10HP/Segundo
Hard to Kill + 5
Corpo flamejante – causa dano de 2D em combate corpo-a-corpo, 1D se o oponente estiver em um hexágono adjacente
Imune a doenças e gases venenosos
Além disso, suas lágrimas tem o poder da cura. Cada gota pode regenerar 1D de dano, além de neutralizar venenos no organismo do efermo. Além disso, dá um bônus de +5 nos testes de recuperação de doenças (esse último bônus não se acumula no caso de uso de uma maior quantidade de lágrimas).
Po… roubou minha ideia….rsrsr
Gostei… muita coisa que vc escreveu q eu nao sabia…
porém achei suas estatisticas ligeiramente fracas… eu colocaria recuperação a 10hp/se… e talvez aumentasse um pouco seus atributos… usaria uma fenix mais bombada
abração alexandre
😯 Tu tava escrevendo sobre a fênix?!
Caceta!!! Desculpa, cara!
sem erro, nao tinha nada escrito… so ideias no ar…
mas sinceramente… eu achava q uma fenix ganharia de um grifo na porrada… a fenix devia tomar umas bombas… rsrs
Ela é menorzinha…
Aceitei a idéia de regeneração mais rápida. Realmente faz sentido.
Apesar dela ter um pouco menos de força que o grifo, agora ela dá mais trabalho (lembrando que só de atacá-la, já se recebe 2D de dano pelo fogo).
pois é….tens razão… com a regeneração a 10hp ela fica apelona demais…é quase o wolverine…rsrs
é exatamente o contrario, a fenix deveria perder hp/tempo, poderia ser por dia ou por semana na razao de 1/dia, ate chegar a -HT e morrer virando cinzas de depois de um tempo retornando a Fenix com HP cheio
Fala, Bruno!
O problema dessa mecânica é que a Fênix vive séculos!
Um vampiro pode funcionar assim porque perde HP/dia. Além de forçar o PC a sair atrás de presas.
No caso da fênix, esse seria apenas um controle a mais para o mestre se preocupar, com pouca relevância no jogo.