Jogo rápido: layout x diagramação

Não é de hoje que eu percebo uma certa confusão acerca destes dois termos, próximos, mas diferentes. Resolvi, então, publicar um artigo sobre as diferenças de um e outro.

Layout?

Layout é um termo utilizado em muitas empresas de forma genérica, para se referir a criação de elementos gráficos e sua diagramação, o que não está exatamente correto.
A ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) assume que designers gráficos são diagramadores. No entanto, essa convenção é “recente” e muitos profissionais não concordam, de ambos os lados.
O layout engloba a apresentação de conteúdo, portanto a diagramação faz parte do processo de composição de um layout, bem como escolha de tipografia, estilos, tratamento de imagens e etc.
O que acontece é que, por questões de praticidade, as pessoam englobam todas as etapas de um processo dentro de uma única terminologia.
Isso é errado? Não, mas não também não é certo. É prático.

Diagramação?

Diagramação, paginação ou editoração eletrônica, são sinônimos que indicam trabalhar o design tipográfico, dando forma estrutural à forma de comunicação no meio utilizado.
Na diagramação, geralmente trabalhamos com elementos pré-construídos pelo designer, que pode ser o diagramador, também.

Conclusão

A elaboração de um layout não se resume à disposição de elementos, mas sim a sua criação.
Aí está a grande diferença.

Você pode gostar...

17 Resultados

  1. Oriebir disse:

    Sempre é bom ajudar a esclarecer estas terminologias. Eu mesmo (estudante de design gráfico), cometo estas gafes eventualmente, pra simplificar as conversas do dia-a-dia. Vai tentar explicar isso cada vez que você ver alguém empregar errado…
    Curiosidade inútil: inicialmente, se tentou instituir, ao invés do termo "design", o termo "projética".
    Agora, difícil de engolir é o – infelizmente – 'crássico':
    "- Faz um design aí…"

  2. Fernando Augusto disse:

    Tá, e o RPG tá onde?

    • Tiago Lobo disse:

      Nesse post? Em lugar nenhum.
      Assim como não está presente em resenhas de HQ's, filmes e jogos de videogame publicados aqui no blog.

    • Oriebir disse:

      Layout e diagramação estão no RPG. Em qualquer livro, revista, site… enfim, qualquer mídia onde se comunique algo visualmente.

  3. Tiago Lobo disse:

    Projética não estaria errado. Isso foi uma proposta do Antônio Houaiss, se não me engano.
    Ainda sobre o termo:Quem projeta faz um projeto. A palavra design é traduzida, neste sentido como substantivo/verbo "Projeto ou Projetar". Cabe perfeitamente.
    Lá fora também confundem Design com Drawing…

  4. Tiago Lobo disse:

    "Vai tentar explicar isso cada vez que você ver alguém empregar errado… "
    Ah, eu explico. É o mesmo que deixar passar os leigos que dizem que voz não é música. Só letra é que não é música, pois não produz melodia.
    Assim como layout não é diagramação e vice-versa.

  5. Se serve de consolo, isso é uma confusão nos Estados Unidos também. Lá, eles simplesmente não tem uma palavra para diagramador!

  6. danramos disse:

    Mais uma confusão que eu não sabia que rolava. É igual a designer – volta e meia vem gente me perguntar se eu faço móveis neste ou naquele material. Pandorgas!

  7. Michel disse:

    Ah… mas leigo mesmo ainda solta a clássica:
    – Você que é o responsável pelo "designer" do nosso projeto?
    Eu entendo que diagramador trabalha com elementos pré-concebidos, seguindo um projeto gráfico. O leiaute é parte (ou por vezes até mesmo o todo) desse projeto gráfico. A criação de elementos gráficos não faz parte do leiaute, é uma tarefa do designer, que cumpre uma necessidade de um projeto gráfico.

  8. Oriebir disse:

    Sim. O trabalho do diagramador é reunir os elementos gráficos. O próprio guilherme me disse, em uma conversa, que você pode ter uma imagem muito fodona, e um texto do Caldela, que se não souber como juntá-los (se possível <aprimorando-os>), não adianta nada. Esta é a competência do diagramador.

  9. Tiago Lobo disse:

    "(…) A criação de elementos gráficos não faz parte do leiaute, é uma tarefa do designer, que cumpre uma necessidade de um projeto gráfico.
    Michel, você está equivocado. A criação de elementos gráficos (trabalho de um designer) faz parte, sim, da composição de um Layout. Na verdade a criação desses elementos é essencial, uma vez que sem eles o layout não existe. É nessa fase que o designer define como será a apresentação (layout) da peça, projeto, livro, revista. O Layout, então, é criado pelo designer, enquanto o diagramador trabalha adequando o texto à página.

  10. Michel disse:

    Bom, talvez sejam perspectivas diferentes que venham de desempenhar atividades distintas dentro de um processo gráfico. Processo esse que pode alterar drasticamente devido a sua natureza, proporção (tamanho, complexidade, abrangência) e propósito.____Eu sempre trabalhei com o termo leiaute (tanto em editoras, como com webdesign) mais como um esboço (algo palpável, definindo onde vai estar cada coisa) do que um processo ou resultado final. Então, dentro desta perspectiva, é possível sim definir o leiaute, de um site por exemplo, sem que todos os elementos gráficos tenham sido criados, sem que a tipologia tenha sido definida precisamente (apenas por alto, como a família ou se com ou sem serifa). Assim, um designer responsável pelo leiaute teria que ter um conhecimento muito maior de aspectos ergonômicos e de usabilidade, do que um designer responsável pelo desenvolvimento dos elementos gráficos. ____Para dar um exemplo prático. Em uma das editoras em que trabalhei tinhamos um designer responsável pela definição do projeto gráfico do livro (definição do leiaute, escolha de tipos, instruções para execução da capa e criação de elementos gráficos)

  11. Caroline Viana disse:

    Caroline Viana e Guilherme Barreto

  12. Inglês Rodrigues disse:

    Olá cordiais saudações a todos, meu nome é Inglês Rodrigues sou de ANGOLA e estou a escrever uma monografia cujo tema é o contributo da paginação na elaboração do jornal impresso.
    -Estou a ter muitas dificuldades para conseguir o material. Por favor me ajudem no que poderem com livros e dicas, uma vez que pelos comentários que li, todos vocês parecem profissionais em DESIGN, Paginação, Diagramação e áreas similares.
    eis um pedaço do índice e dos conteúdos que preciso e com livros recomendados (se possível):
    Capítulo II – Paginação e artes gráficas
    – Conceito de paginação
    – Surgimento da arte gráfica
    – Evolução da arte gráfica
    – Técnicas de paginação
    Meu e-mail: [email protected]

Deixe uma resposta