Ícone do site RPGista

Jogo rápido: layout x diagramação

Não é de hoje que eu percebo uma certa confusão acerca destes dois termos, próximos, mas diferentes. Resolvi, então, publicar um artigo sobre as diferenças de um e outro.

Layout?

Layout é um termo utilizado em muitas empresas de forma genérica, para se referir a criação de elementos gráficos e sua diagramação, o que não está exatamente correto.
A ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) assume que designers gráficos são diagramadores. No entanto, essa convenção é “recente” e muitos profissionais não concordam, de ambos os lados.
O layout engloba a apresentação de conteúdo, portanto a diagramação faz parte do processo de composição de um layout, bem como escolha de tipografia, estilos, tratamento de imagens e etc.
O que acontece é que, por questões de praticidade, as pessoam englobam todas as etapas de um processo dentro de uma única terminologia.
Isso é errado? Não, mas não também não é certo. É prático.

Diagramação?

Diagramação, paginação ou editoração eletrônica, são sinônimos que indicam trabalhar o design tipográfico, dando forma estrutural à forma de comunicação no meio utilizado.
Na diagramação, geralmente trabalhamos com elementos pré-construídos pelo designer, que pode ser o diagramador, também.

Conclusão

A elaboração de um layout não se resume à disposição de elementos, mas sim a sua criação.
Aí está a grande diferença.

Sair da versão mobile