Bastidores do Tormenta RPG: Ilustrações das Raças

Em seus comentários no primeiro post desta série, o usuário Taegos perguntou sobre o tratamento visual do livro básico.
Não se enganem, haverá muitas ilustrações repetidas. O custo para ilustrar um livro por completo é alto demais, e Tormenta tem um acervo muito grande de boas imagens para ignorar.
Mas isso não quer dizer que tudo precise ser reciclado. E a Jambô, viva, autorizou orçamento para bastante material novo.
Todas as ilustrações foram encomendadas a Erica Horita. Para quem não conhece, ela é desenhista da HQ de fantasia Ethora e ilustrou muitos livros Tormenta D20, como o Guia do Jogador (todas as raças e classes de prestígio), Guia do Mestre e Área de Tormenta (aberturas de capítulo de classes de prestígio).
Ela vai desenhar todas as raças e classes do novo livro básico.
Se nada sair errado (é chato, mas as coisas às vezes saem erradas…), ela deve enviar os primeiros rascunhos neste final de semana. Então, como não tenho ainda nada para mostrar, vou postar aqui as instruções que ela recebeu.
Como a Horita desenha fantasia medieval, e já trabalhou com Tormenta, não precisei mandar instruções detalhadas e quase nenhuma referência. E conhecendo seu traço, também prefiro que ela tenha alguma liberdade para inventar.

Ilustrações

Estou mandando aqui as descrições dos desenhos que eu falei outro dia.
Este primeiro grupo tem oito desenhos. Cada um representa uma raça de Tormenta. No novo livro as raças principais vão mudar, por isso desta vez não tem centauro, elfo-do-mar, mulher-cobra…
Todos precisam estar de pé, como que posando pra foto. Elas vão sair separadas e grandes, mas depois também vamos montar todas juntas para mostrar a altura relativa. Estou mandando uma referência de como deve ficar essa versão conjunta. (Mandei uma página do Pathfinder Beta, onde aparecem as raças lado a lado.)
Neste grupo todos os personagens precisam estar com trajes sumários, para que se consiga ver bem a anatomia. Não precisa ser necessariamente roupa de baixo como está na referência, veja se consegue pensar em “traje de banho” de fantasia medieval, ou então algo bárbaro ou indígena.
São eles:
Anão: De todos, ele será o mais coberto. Mesmo de roupa sumária ele usa alguma coisa metálica, como placas de metal pendendo da cintura (ou uma daquelas armaduras de Cavaleiros, que praticamente mostram tudo). Ele mede 1,20m.
Elfo: Nada muito estranho aqui, só precisa ser um elfo bishonen de olhar afetado.
Goblin: É aquele que você fez como baloeiro nas outras vezes. Mede 1m. Eles são encardidos, veja se pode dar um toque engraçado – como ele ter uma barata na cabeça, ou estar prestes a comer uma barata…
Halfling: Mede 1m. Faça menina, pra variar. Ela pode estar comendo alguma coisa ou fumando cachimbo.
Humano: Mulher humana bonitona.
Lefou: São os meio-demônios da Tormenta, você já fez uma ilustração deles. Parecem gente, mas com baixo carisma e alguma deformação. Aqui pode ser um carinha com olhar sinistro e, como estará seminu, pequenos pedaços de carapaça nos ombros, peito e/ou antebraços.
Meio-Gênio: É uma raça nova. Só apareceram uma vez, estou mandando a ilustração em anexo. São iguais aos humanos, mas têm uma grande tatuagem mística em algum lugar do corpo. Faça uma mulher vestida de odalisca (então o problema dos trajes sumários está resolvido). Eles também são prestativos, então ela estará sorrindo bem-humorada.
Minotauro: Veja se pode fazê-lo não muito peludo, com um ar orgulhoso, nobre, superior. Os minos de Tormenta têm cultura greco-romana, então ele pode estar usando uma toga curta, ou tanga de gladiador. Ele mede 1,90m.
Ela também recebeu instruções para as classes, claro. Mas isso fica para outro post.
Torçam como estou torcendo.

Você pode gostar...

97 Resultados

  1. Talude disse:

    Humano tem que ser mulher bonitona, só faltou falar que é peituda 😉

    • Cassaro disse:

      Crap!
      Talvez ainda dê tempo de mandar um email…

      • Griffith disse:

        Se é bonitona provavelmente é peituda….hehe!!!isso é logica…

        • Shido disse:

          Lógica de que universo?
          Gisele, Naomi e Kate — Bündchen, Campbell e Moss, respectivamente — são mulheres lindíssimas, com tudo em cima e sem a necessidade de ter duas melancias de silicone ferrando com o centro de gravidade.
          Mulher com peitos enormes sempre remetem a sacos de gordura feito aquela morena do último Big Brother, que chegava a ser cômica — baixinha e gorda, tinha umas pernas que lembravam as de um elefante. (Ou também a Dolly Parton, que nem precisa de comentários…)

          • Nume, na rodoviária disse:

            Eu dava tudo pra dar uns carco nas carnes dessa morena… 😀

          • Shido disse:

            Quando conseguir, me liga antes — se tu demorar demais, eu posso telefonar para a emergência te resgatar do meio de alguma das dobras adiposas, caso fique preso em alguma…

          • Griffith disse:

            Peitudas não significam que são melancias, até pq essas costumam ter celulite…..
            no mais a peituda de uma ilustração de rpg, poderia ter a aparencia de uma mulher com peitões e ser magra, não chega a ser um caso que se deva seguir a realidade em sua totalidade…

  2. Leonardo T. disse:

    Caraca meu! A Erica Horita desenha muito! Só pelas ilustrações dela o Tormenta RPG já ta mandando bem!

  3. Carine disse:

    Humano tem que ser mulher bonitona, só faltou falar que é peituda
    Daí a ser uma amazona… É um pulo… E estariam resolvidos os trajes sumários…
    (As amazonas Artonianas não amputam os seios como as mitológicas faziam não, né?)
    E o pobre elfo sofrido… >.< É triste… Mas… Bishonen?!?! Ai, q cruel!! Qual é o motivo do preconceito de todos contra os elfos?

  4. Snake disse:

    Também achei uma ótima escolha, a Erica Horita. E faltava mesmo uma imagem das raças, lado a lado e tal. O que ainda me mata é esse bendito "meio-gênio" (ou maldito mesmo…). Espero que esse treco mude mesmo de nome (rsolver isso ai Saladino huahuah), e se possível de exemplar da raça também! 😉

  5. Griffith disse:

    Muito bom a Erica manda excelentemente bem, me sinto um fã satisfeito até determinado momento, mas uma observação, bem q poderia ter uma ilustração masculina e feminina de cada raça, uma Lefou: Mulher Gostosona com deformidade sexy !?! (vontades a parte) vcs estão de Parabens (Também) pelas escolhas…mas se desse pra uma ilustração macho e outra femea de cada raça seria otimo….

    • Cassaro disse:

      Não haveria lugar para ambos os sexos de cada raça. Por isso ficaram 5 masculinas e 3 femininas.
      Mas pode ficar sossegado, membros do sexo oposto aparecem nas ilustrações das classes. Incluindo, sim, uma lefou feminina (acho que ela é a ranger).

      • Griffith disse:

        Ehh…realmente este é o melhor de todos os trabalhos de tormenta q ja ouvi e vi planejar e falar…mas minha maior curiosidade ainda é por conta dos talentos, aqles da adaptação de berserk entrão neh? ficaram uteis e não lentos. e equipamentos as armas e armaduras algo de novo, revolucionário ou especial?
        Parabens ae abraços….

  6. Cassaro disse:

    "Humano tem que ser mulher bonitona, só faltou falar que é peituda"
    Se eu soubesse que haveria tanta insistência, teria destacado esse detalhe nas instruções.
    "Daí a ser uma amazona… É um pulo… E estariam resolvidos os trajes sumários…"
    Sim, por isso eu pedi trajes indígenas ou bárbaros.
    "(As amazonas Artonianas não amputam os seios como as mitológicas faziam não, né?)"
    Não. Uma vez, na DragonSlayer, apareceu uma classe de prestígio para amazonas de Arton. Não lembro qual edição, preciso checar.
    "E o pobre elfo sofrido… >.< É triste… Mas… Bishonen?!?! Ai, q cruel!! Qual é o motivo do preconceito de todos contra os elfos?"
    Preconceito nenhum. "Bishonen" é modelo de beleza masculina em anime e mangá. A palavra significa literalmente "menino bonito".
    Só aqui no Ocidente "bishonen" tem conotação pejorativa, e a Erica entende de mangá o bastante para não cair no erro.

  7. kendi disse:

    Não consegui mentalizar a ilustração de quase nenhum… só da mulher peituda. 😀
    É muita sorte nossa a Erica Horita poder desenhar tanto para os suplementos de Tormenta. O estilo dela me lembra um pouco o desehista do jogo seikendensetsu 4 (acho que era esse o nome) que me lembrava anime com um pouco de fabulas européias. A diferença é que a Erica é mais realista e dark.
    Queria saber se ela vai fazer a capa, ou se será a outra Erica.

  8. Ásbel disse:

    Poxa, Cassaro, quando tiver alguns rabiscos, mesmo que rascunhos, mostre pra gente!
    Aliás, muito legal ver você postando aqui no dot20! Continue nos presenteando com novidades e notícias, por favor! xD

    • Cassaro disse:

      Não sei postar imagens aqui, mas vamos ver quando chegarem os rascunhos.
      Vou continuar postando previews enquanto puder.

  9. volz disse:

    uma duvida sobre os minos. os pés deles serão humanos ou tauricos? o corpo possui pelo bovino por toda estrutura????

  10. Lobo disse:

    Ah, não gostei de nada disso! A Erica Horita manda muito bem, mas, Cassaro, chama o Brauner pra ilustrar o Tormenta RPG hehehe.
    Sério, o cara é fera, olha só a arte final que ele fez pro Manual do Aventureiro Alpha:
    http://www./2009/05/09/exclusivo-nova
    Vai dizer que o Senhor do Fogo não ficou perfeito? Isso é que é Concept Art 😀

    • Cassaro disse:

      Esse é um talento que não pode ser ignorado….
      Mentira. Pode sim.

      • É por isso que eu insisto tanto que o Gustavo escreva e traduza, em vez de fazer outras coisas…

        • Shido disse:

          Não desmereça a emergente Ars Gauderis, da qual o Gustavo é o principal expoente! A Ars Gauderis será a nova febre artística comparável ao rebuliço do Surrealismo, e o Brauner vai fazer o Dalí parecer um mocorongo obscuro. Espere e verá! =D

      • Leonel disse:

        O Cassaro não está dando oportunidade para o Brauner, e está denegrindo o trabalho dele, porque tem medo da concorrência. Isso é uma atitude anti-ética. O Brauner seria um artista de renome internacional, expondo no MoMA e desenhando todos os principais gibis da Marvel e da DC, se não fosse o Cassaro.
        Sou comprador da DS e da DB desde 1963, mas agora parei. Era um fã ardoroso de Tormenta, tenho até as miniaturas de chumbo do maior mago do cenário, Arlam Metálico, mas agora vou abandonar o mundo de Yrton, porque não posso compactuar com essa postura arrogante e preconceituosa.
        E tem mais: fazer um post como este e não botar ilustrações é propagando enganosa. Sabiam que vocês podem ser processados pela justiça internacional?

        • Cassaro disse:

          Eu queria muito pensar em uma resposta inteligente para isto, mas…
          BRLBRLBRLBRL!!!

        • Carine disse:

          Isso foi sarcasmo, certo?

          • Cassaro disse:

            Foi.
            O Leonel é autor da Trilogia Tormenta e atualmente parte do Quinteto, e está fazendo uma imitação espetacular de resmungão-frustrado-padrão de Tormenta.
            Exceto que um resmungão-frustrado-padrão já teria voltado aqui mais rápido, para ter mais atenção minha.

          • Só faltou o Leonel dizer que esperava Tormenta (no mundo de Yrton!) para 4E…

          • Leonel disse:

            Peraí que faltou mais uma coisa:
            É por essa atitude arrogante que Tormenta vem perdendo 1.000 fãs por mês desde 1987. Eu fiz uma pesquisa com mais de 2 milhões de jogadores brasileiros, e nenhum gosta dos rumos que o cenário está tomando.
            Se vocês continuarem não aceitando críticas construtivas como esta, não vão conseguir sair deste buraco em que Tormenta se encontra.

          • Taegos disse:

            Puts, eu dou muita risda. O pior é que esses resmungoes são assim mesmo.
            Você esqueceu de dizer que é um cenário fora dos padrões comunso de cenários de fantasia e que está indo contra a onda da 4ª Edição do D&D por isso é a escória Rpgistica…
            (sim eu já ouvi comentários do tipo… u_u )
            HUAHUAHUAHUHAUHUAHUHAUHAUAH

        • Talude disse:

          Eu apoio o Brauner como ilustrador!
          De rodapé 😛

          • Tiago Lobo disse:

            Viram? O Brauner já tem uma legião de fãs!
            Cassaro, dá uma chance pra ele! Quem sabe tu pede uma versão gaudéria da Holy Avenger?
            E Leonel, eu também queria dar uma resposta inteligente, mas sou ignorante a ponto de te perguntar: MoMA é a esposa do Rei Momo?
            Tá, sério, MoMA é um museu? O Google não me contou nada sobre isso ainda…
            Seria o Google um artefato parente do Helladarion?

          • Leonel disse:

            Museum of Modern Art.

  11. Moreau do Bode disse:

    Eu vim com sede ao pote achando que encontraria ilustrações aqui… t..t

    • Moreau do Bode disse:

      "Humano: Mulher humana bonitona."
      para um bom entendedor…
      achei curioso o fato dos anoes voltarem a ter 1,20m. Se não em engano no Tormenta: Guia do Jogador eles media 1,40m (fica melhor assm, não consigo imaginar o Ingram tão baixinho)

      • Cassaro disse:

        Eu não lembrava desse 1,40m, pra mim sempre foram 1,20m…

        • Moreau do Bode disse:

          "Os anões de Arton não diferem muito do tipo tradicional. Sao uma raça semi-humana cujos indivíduos não ultrapassam 1,40m de altura, mas são mais robustos que os humanos e podem usar qualquer arma, equipamentp ou veículo projetado para eles"
          Tormenta: Guia do Jogador, pág. 20

    • volz disse:

      não foi o unico

  12. volz disse:

    e qnto ao corpo?
    joelhos normais (humanoides) ou invertidos (boninos?
    cores de pekagem…
    Teremos minos malhados?
    Joias? pircings de ouro do tipo argolas no nariz?

  13. Griffith disse:

    Por favor não faça um minotauro vermelho e depilado igual aquele da capa do guia do jogador 3.5, ele é estranho parece mais um diabão do q um minotauro, minha imagem de minotauro predileta até hj é o minotauro Legionário do manual do aventureiro de 3D&T, aqle sim é um minotauro brutão….

  14. André disse:

    Pow, vim todo seco abrir o post crente que ia apreciar os desenhos da Érica!
    Cassaro, posta os esboços que vc mandou pra Érica pra matar a curiosidade da galera
    Um abraço!

  15. Fintroll disse:

    Pq sempre precisa ser uma mulher magra de cabelos compridos e seios gigantes? podia ter seios normais (já que não tem cilicone)) e mais, mulher magra geralmente não tem super-seios.

  16. volz disse:

    verdade as mais gordinhas sao mais turbinadas…

  17. volz disse:

    aew cassaro respomde o que eu perguntei

    • Cassaro disse:

      Responder o quê, criatura?

      • volz disse:

        e qnto ao corpo dos minotauros?
        joelhos normais (humanoides) ou invertidos (bovinos)?
        E os pes dos minotauros? Humaoides ou bovinos ou terão ambos os tipos?
        cores de pelagem…
        Teremos minos malhados?
        Joias? pircings de ouro do tipo argolas no nariz?

  18. Heitor disse:

    Bom, no campo das ilustrações repetidas, pelo incluam as do Vazzios…

  19. Taegos disse:

    As ilustrações do Vazzios eram realmente muito boas. Quando nos tempos aureos meu Manual do Aventureiro (3D&T) não parava na minha estante, meu melhor amigo e eu ficavamos "babando" naquelas ilustrações.
    Aprecio muito os traços da Horita. Inclusive, um de seus desenhos eram Wallpaper do meu PC (até o momento que minha irmã se cansou de ficar olhando para elfas bonitas *-* (sim, eu uso o eufemismo).
    Cassaro, muito obrigado pelo post, ja consigo imaginar como será o resultado final e posso dizer com certeza que parece agradar. Já vou reservando uma verba para a aquisição do material. XD.
    Acho que seria pedir demais que as páginas fossem mais claras e não tão "fechadas" como foram os suplementos de Tormenta para D20.
    Não seria?

    • danramos disse:

      Isso é importantíssimo – um dos poucos méritos que dou pra 4E é a leitura limpinha e páginas brancas, com fonte serifada que dá leitura. É uma ótima pedida o material ter páginas limpas e fonte suave… =D

  20. Liz disse:

    gosto das ilustrações dela mas ainda sou a favor de um traço mais realista em Tormenta

  21. Del disse:

    Ótima escolha^^ Gosto especialmente das ilustrações de Erica Horita no livro Área de Tormenta.
    Perguntas:
    1- Existe uma estimativa de páginas para o livro? E com relação à capa e ao miolo?
    2- Vocês poderiam usar as ilustrações recicladas de Eduardo Francisco em Tormenta 3d&t (a versão mais antiga da época do suplemento Panteão)? São excelentes as ilustrações dele de Taskan Skylander, da capa (que tb foi usada em um escudo do mestre e até hoje ilustra o fundo de diversas publicações de Tormenta e 3d&t), da princesa Rhana (uma "humana bonitona"), entre outras.
    3- O logo d20 não pode mais ser usado não é? Vcs já criaram algum logo para o Tormenta RPG?

    • Griffith disse:

      O selo eu creio que deva-se usar o novo selo 3rd age, o msmo encontrado na linha pathfinder….bom é o que eu imagino…

      • Griffith disse:

        Ah já ia me esquecendo, vcs lembram do livro de Shadowrun (naum eu naum gosto do jogo, prefiro cyberpunk pro genero) mas enfim este livro possuia uma parte colorida, e o resto normal p&b, não seria um formato legal a se seguir?e quanto as armas armaduras e equips?ilustrações em que estilo mais realista mais estilizada? e terá algo diferente nesta pagina talvez habilidades de armas como na 4ed(uma das pocas coisas que prestaram na quarta, bem q podia ser aproveitado)….

      • Griffith disse:

        3rd Era…perdão…

    • Cassaro disse:

      "1- Existe uma estimativa de páginas para o livro? E com relação à capa e ao miolo? "
      Não conseguimos estimar ainda o número de páginas, mas com certeza será acima de 200. Por enquanto estamos pensando em capa dura, com páginas iniciais em cores e o restante em PB. Se tudo der certo, será parecido com o livro básico do cenário Midnight — que achamos muito bom.
      "2- Vocês poderiam usar as ilustrações recicladas de Eduardo Francisco em Tormenta 3d&t (a versão mais antiga da época do suplemento Panteão)? São excelentes as ilustrações dele de Taskan Skylander, da capa (que tb foi usada em um escudo do mestre e até hoje ilustra o fundo de diversas publicações de Tormenta e 3d&t), da princesa Rhana (uma "humana bonitona"), entre outras."
      Não dá pra dizer ainda quais imagens serão recicladas, mas vamos dar prioridade para os desenhos da própria Erica Horita, para manter uniformidade de estilo.
      "3- O logo d20 não pode mais ser usado não é? Vcs já criaram algum logo para o Tormenta RPG?"
      Não, o logo d20 não vai aparecer — ele já está ausente em Contra Arsenal. Vamos, sim, preparar outro logo para o título Tormenta. Mas ainda não está pronto.

  22. Rom_Machado disse:

    Eu particularmente não sou muito fã de Tormenta, mas espero que tudo dê certo.
    Vai ser bom para o RPG nacional.

  23. Olaf disse:

    E se…
    O que aconteceria se segunda-feira fosse liberado um OGL da 4ª Edição nos mesmos moldes do OGL 3.5? Vcs pensariam com carinho na ideia de adaptar o cenário? (oh bem isso REALMENTE não vai acontecer mas fica a dúvida)

  24. volz disse:

    e nem nos

  25. Pablo Urpia disse:

    Muito boa a escolha de Erica Horita.
    No Tormenta 3.5 as ilustrações dela deram um tom mais maduro tanto as raças, quanto as classes. O anão dela ficou muito bem feito.
    Sobre a qualidade do papel, capa e diagramção? Como fica Cassaro? Por favor (e que ele acompanhe o .20 também), chama o Fabio Fugikawa para fazer mapas das principais cidades do vindouro Tormenta RPG (não sei se as descrições das principais cidades compreende este primeiro título).
    Esse livro pode custar R$ 100,00 que eu compro antecipado!

  26. volz disse:

    o corpo dos minotauros o corpo possui pelo bovino por toda estrutura????

    • Álvaro "Jamil" disse:

      É algum tipo de obsessão com os pêlos dos minotauros?
      Use como preferir. Que eu me lembre, as partes humanas não tem pêlos bovinos.

  27. Tiago Lobo disse:

    Não, alguns se depilam.

  28. Lord Balrog disse:

    Erica Horita é a melhor sem sombra de dúvidas. Perfeita escolha!
    Capa dura para o manual POR FAVOR! T_T
    Tem que ser aquela capa com imagem bem fodona… imagem de impacto… pra mostrar que tem presença! ^^

  29. Griffith disse:

    Aqui q diabos é um finntroll (só conheço a banda de rock) alguem posta uma imagem o link pra eu ver do q se trata, por favor…

  30. Penelope disse:

    sem capa dura por favor

  31. penelope disse:

    E os minauros? fintrolls? E os kobolds? O katabrock vai aparecer?

  32. Felipe disse:

    “Elfo: Nada muito estranho aqui, só precisa ser um elfo bishonen de olhar afetado.”
    Traduzindo: aquele ser que tu não consegues dizer com certeza se é um menininho ou uma menininha (vide Vaarsuvius do Order of the Stick)
    e obrigado por não pedir que fizessem uma fêmea minotauro ( ia ficar “meio” shemale )
    hehehehehe

Deixe uma resposta