Palestra das Editoras no RPG Con

A palestra das editoras de ontem trouxe poucas novidades da Jambô e Daemon, e uma promessa da Devir que parece difícil de cumprir, proferida pelo novo editor de D&D no Brasil ? Otávio C. Gonçalves: nove livros de D&D 4E no Brasil nos próximos seis meses.
Vamos por partes, então, começando pela Jambô ? representada no evento por Marcelo Cassaro. Em vez de uma apresentação tradicional, Cassaro optou por abrir a palestra para perguntas do público. Apesar das novidades, quase nada de novo além do já divulgado no cronograma da empresa. Reinos de Moreania está pronto, mas sem previsão para sair ainda.
A Daemon prometeu alguns novos títulos como Egito, para Trevas, Shudras (Maytréia), Som e Fúria (Rebelião) e também foi prometida uma Enciclopédia de Tarô. O Norson justificou a longa ausência de lançamentos ? dois anos sem livros de RPG e um ano sem lançamentos de qualquer tipo, dizendo que era necessário reimprimir os títulos esgotados da editora para que eles não saírem de catálogo. Pergunte-se: eles não tinham dinheiro para reimprimir livros e lançar novos livros ao mesmo tempo? Como anda a saúde financeira da editora?
A Devir trouxe a Maria do Carmo Zanini (Mundo das Trevas), Douglas Quintas Reis (GURPS) e Otávio C. Gonçalves (D&D 4E). Foi divulgado o resultado da promoção Eu, criatura, justificado os atrasos nos lançamentos de MdT (causados pela gravidez da Maria) e anunciados os próximos lançamentos: Mago: o Despertar, Cidade dos Amaldiçoados: Nova Orleans, Livro do Clã Toreador, Caçador: a Revanche e World of Darkness: Second Sight. Nestes, você pode confiar, no entanto os próximos lançamentos anunciados para D&D 4E me deixaram com uma pulga atrás da orelha se a Devir realmente pode cumprir seus prazos.
Segundo o Otávio estão sendo preparados para os próximos meses os seguintes títulos: Livro dos Monstros de D&D (previsto para julho), Livro do Mestre de D&D (agosto), Escudo do Mestre de D&D (agosto), Poder Marcial (outubro), Adventure’s Vault (outubro), Thunderspire Labyrinth (setembro), Pyramid of Shadows (dezembro), Forgotten Realms Campaign Guide e Forgotten Realms Player’s Guide (ambos prometidos para até janeiro de 2010).
Sim, nove livros. Em seis meses. Bastante difícil de acreditar, né? Então vale o velho metódo de se encarar qualquer promessa da Devir: não espere nada e na melhor das hipotéses você sempre pode se surpreender positivamente.
O Douglas Reis disse que um MiniGURPS: Regras Básicas da 4ª Edição sai este ano. Eu só acredito vendo. Sério.

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

22 Resultados

  1. Ziderich disse:

    A Jambô chegou a mencionar Ultimate Power e dar uma data pra Tormenta OGL?

  2. Pergunte-se: eles não tinham dinheiro para reimprimir livros e lançar novos livros ao mesmo tempo? Como anda a saúde financeira da editora?
    Não, e a questão não nem relativa a saude financeira. O portfolio da Daemon é gigante, então eles optaram por não fazer todas as impressões de uma vez, para que não gerasse encalhe e o valor investido não fosse recuperado com uma diferença de tempo tão grande.
    Acho que o problema é: Falta de Foco. A empresa não deve saber qual dos seus titulos tem prioridades de impressão, pois aí não teria que imprimir TODOS que esgotassem, apenas os principais. A menos que todos os livros da Daemon sejam sucessos de vendas e precisem rapidamente de reimpressão, o que geraria um problema dificil de resolver.

  3. Daniel Anand disse:

    Como Mulder, eu até queria acreditar nos lançamentos da Devir, mas a história não ajuda. Se sairem o DMG e o MM até o fim do ano, já acho lucro! 😀

  4. Paulo Segundo disse:

    "I want to believe"!!!
    hauhauahuahua
    Se eles conseguirem lançar 9 livros em 6 meses só pra D&D, vai ser necessária uma investigação aos moldes do Arquivo X mesmo pra averiguar suspeitas de dobra temporal nas forjas da Devir.

  5. Rom_Machado disse:

    Conhecendo a Devir eu acredito mais em 9 livros em 6 anos…
    Quanto ao GURPS, foi a piada do ano…mas facil o Barueri ganhar o brasileiro.

  6. MiniGURPS: Regras Básicas da 4ª Edição não é o Lite 4a edição? Se for, já existe há anos.
    Desisti do sistema Gurps por culpa da Devir, culpa no sentido de não dar nenhuma satisfação e passar anos prometendo. Se tivessem explicado os motivos do atraso seria diferente. Uso apenas para referência agora.
    Gilson

  7. Metal_Sonic disse:

    HAHAHAHAHA! 9 Livros em 6 Meses! HAHAHAHAHAHAHAHA! Mais fácil sair Tormenta Quarta Edição antes…

  8. Taegos disse:

    Devir, para mim, morreu com a 3ª Edição(D&D). Eles já atrasavam naquela época, vão atrasar mais ainda com a 4ª edição (pensamento negativista para me surpreender quando eles lançarem algo nos próximos meses e ficar um pouco mais feliz com isso).
    Porém, não é tão importante assim. Não para mim.
    Estou esperando o Tormenta RPG. Esse eu espero de verdade. (Ele e o Manual do Aventureiro Alpha para 3D&T)
    PS: Sim, eu consigo gostar de "D20 3.x" e 3D&T Alpha ao mesmo tempo.

    • Eu também, Taegos. E põe na conta o Storyteller também, sou fã de Mago (a Ascensão, ainda não o Despertar).
      Só os trolls que não acham assim… e eles preferem a 4E*, diga-se de passagem, basta visitar o covil deles.
      * Embora eu não tenha nada pessoal contra a 4E.

  9. WPN disse:

    Acredito que teriam convencido mais se algum dos representantes da Devir tivesse comentado que o livro de regras básicas do Call of Cthulhu sairia ainda esse ano do que esse cronograma do D&D 4E…
    Mas foi bom saber que o World of Darkness: Second Sight está entre as traduções futuras deles (só não espero precisar virar algum ser imortal para poder lê-lo em nosso idioma…)

  10. Del disse:

    Um dono de loja de RPG me disse que o lançado do GURPS foi comprometido no Brasil devido a incapacidade da Devir reproduzir as fontes (letras e símbolos) utilizadas no Módulo Básico…

  11. Moreau do Bode disse:

    Sobre Morenia:
    sabe o que seria bom? se lançarem a bagaça pra 3D&T. Daí o cenário teria um sistema de peso, e o sistema teria um ótimo cenário

  12. Filipi disse:

    Mais engraçado do que 9 lançamentos em 6 meses para D&D 4E foi o MiniGURPS 4E saindo esse ano!!
    hahahahahahahahahaha
    Muito engraçado mesmo!!

  13. godØ disse:

    Ué… Porque vocês não colocaram o que a Jambô anunciou? Como o pdf gratuito para download.

  14. Taegos disse:

    PDF ????
    PDF do que?

  15. godØ disse:

    No .20? Massa, vocês vão dizer quando ou vão mandar pra pegar todos de surpresa?

  16. Engraçado disse:

    eu achei um link no forum da jambo dos dois… só falta a campanha

Deixe uma resposta