Classe Básica: O Nobre

Há dois anos eu criei esta classe nova para uma campanha de Eberron. Desde então eu vim aperfeiçoando um pouco e enrolando bastante para soltar ela.
Existem por aí diversas classes que buscam representar um nobre. Entretanto, eu nunca gostei inteiramente de nenhuma delas. Então criei esta versão. Vão notar que tem muita coisa de outras classes, mas a minha idéia foi criar algo abrangente o bastante para ser uma classe básica, mas sem pisar nos calos das outras classes.
A minha idéia ao modelar o nobre é fazer dele um especialista social que pudesse se aproveitar de seu Carisma e capacidade de manipulação para conseguir favores “do cenário” (mobilizando NPCs e recursos). Algo que não vejo muito em habilidades de classe ou talentos do D&D – talvez por variar muito de mesa em mesa e não ser parte do enfoque proposto pelo jogo – mas que estava fazendo falta não só na minha, mas também nas mesas de alguns amigos meus.

O Nobre

Sejam nascidos em berço de ouro ou nos becos imundos de um centro urbano, os nobres são indivíduos dotados de uma grande capacidade de influenciar aqueles à sua volta. Apesar do nome, esta classe está muito mais relacionada à forma de agir do que propriamente ao status na hierarquia social ocupado pela pessoa. Nobres normalmente criam rapidamente redes de contatos e aliados dispostos a auxiliá-los nas mais diversas situações. Isso acontece onde quer que ele esteja. Um nobre que vá preso pode rapidamente ficar amigo de um carcereiro e conseguir que este lhe faça pequenos favores de tempos em tempos.
Diletantes por natureza, os nobres comumente são dotados de um certo savoir faire e um grande impulso para aprenderem coisas novas sempre. O nobre típico tem muito prazer em conhecer os mais diversos campos de técnicas e conhecimentos.
Tendência: Qualquer.
Dado de Vida: d6.

Perícias de Classe

As perícias de classe do Nobre (e a habilidade-chave de cara uma delas) são Atuação (Car), Blefar (Car), Conhecimento (Local) (Int), Conhecimento (Nobreza e Realeza) (Int), Diplomacia (Car) e Sentir Motivação (Sab).
Pontos de Perícia no 1º Nível: (4 + Mod. Int.) x?4.
Pontos de Perícia em Níveis Subseqüentes: 4 + Mod. Int.

NívelBônus BaseResistênciasEspecial
de AtaqueFortRefVont
1+0+0+2+2Influência +1, perícias extras +2, talento bônus
2+1+0+3+3Contato (1º nível)
3+2+1+3+3
4+3+1+4+4Influência +2
5+3+1+4+4Contato (3º nível), talento bônus
6+4+2+5+5Liderança, perícias extras +4
7+5+2+5+5Influência +3
8+6/+1+2+6+6Contato (5º nível)
9+6/+1+3+6+6
10+7/+2+3+7+7Influência +4, talento bônus
11+8/+3+3+7+7Contato (7º nível), perícias extras +6
12+9/+4+4+8+8
13+9/+4+4+8+8Influência +5
14+10/+5+4+9+9Contato (9º nível)
15+11/+6/+1+5+9+9Talento bônus
16+12/+7/+2+5+10+10Influência +6, perícias extras +8
17+12/+7/+2+5+10+10Contato (11º nível)
18+13/+8/+3+6+11+11
19+14/+9/+4+6+11+11Influência +7
20+15/+10/+5+6+12+12Contato (13º nível), talento bônus

Características da Classe

Todas as seguintes são características da classe Nobre.
Uso de Armas e Armaduras: Nobres sabem usar todas as armas simples, além da espada longa, sabre, espada curta, arco curto e chicote. Eles sabem usar armaduras leves e médias e todos os tipos de escudo (exceto o de corpo).
Influência (Ext): O Nobre possui uma extensa rede de contatos. Uma vez por semana ele pode pedir um favor (veja abaixo), para conseguir equipamentos, informações, serviços.
Para pedir um favor, o jogador deve informar o mestre que vai usar sua influência e deixar seu personagem indisponível por 1d4+1 horas – este é o tempo que ele gasta mexendo os pauzinhos. O teste é feito rolando 1d20 e somando o bônus de influência e o modificador de Carisma do Nobre. A CD do teste é determinada de acordo com a tabela abaixo:

CDTipo de Favor
10Menor. Algo que não trará problema ou esforço algum ao benfeitor.
15Pequeno. Algo que trará um pouco de problema ou esforço ao benfeitor.
20Maior. Algo que trará um pouco de problemas e esforço ao benfeitor.
25Enorme. Algo que trará muitos problemas ou esforço ao benfeitor.
30Incrível. Algo que trará muitos problemas e esforço ao benfeitor.

O mestre pode aplicar alguns modificadores para o teste de acordo com a situação e favor pedidos.
Não é possível escolher 10 ou 20 neste teste. Em caso de falha, não é possível pedir o mesmo favor à mesma pessoa de novo até o nobre passar de nível.
No 7º nível o nobre pode fazer até dois favores em uma mesma semana. Além disso, ele pode gastar os dois ao mesmo tempo para diminuir o tempo necessário para conseguir o favor pela metade (arredondado para cima).
No 13º nível ele ganha a capacidade de pedir três favores por semana e pode diminuir o tempo para apenas 1/4 (arredondado para cima) gastando os três favores semanais.
No 19º nível o nobre pode fazer quatro favores por semana e ainda por cima demora apenas metade do tempo (arredondado para cima) para conseguí-los.
Perícias Extras: No primeiro nível, o Nobre pode escolher duas perícias que não sejam de classe e passar a tratá-las como de classe. No 6º nível e a cada cinco níveis subseqüentes, o nobre pode escolher mais duas perícias que não sejam de classe e torná-las de classe.
Talento Bônus: No primeiro, no quinto e a cada cinco níveis em seguida o nobre ganha um talento extra. Este talento deve ser selecionado da lista abaixo:
Diligente, Foco em Perícia, Fraudulento, Mãos Leves, Negociador e Persuasivo.
Note que o nobre ainda precisa preencher todos os requisitos necessários para ser capaz de selecionar o talento em questão.
Contato: No segundo nível o nobre ganha um contato, um NPC disposto a auxiliar o personagem passando informações, pedindo favores e auxiliando ele a exercer sua influência de longe. O mestre deve criar a ficha e histórico deste personagem (embora possa permitir que o jogador participe do processo), que será um membro de uma das classes de NPC e estará sob controle direto do mestre.
Não é aconselhado que o jogador possa levar seus contatos consigo nas aventuras. O contato é essencialmente alguém que possa fazer testes de Obter Informações – ou qualquer outra ação social – no lugar do nobre. Normalmente um mesmo contato não pode ser usado mais de uma vez na mesma semana, e alguns favores podem exigir alguma espécie de pagamento. Entretanto, o mestre pode escolher permitir que o contato aja mais vezes por semana ou faça favores grandes de graça.
No 2º nível o contato do nobre é um NPC de 1º nível. A cada três níveis subseqüentes o nobre ganha um contato extra cujo nível é indicado na tabela O Nobre.
Liderança: O Nobre ganha o talento Liderança assim que atinge o sexto nível.
Classe Básica: O Nobre 1

CF

Advogado de regras de dia. Combate o crime vestido de alce à noite.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Erick disse:

    Achei a classe interessante… embora talvez um pouco fraca. Mas com certeza muito melhor que o courtier de Rokugan xD

  2. Renata disse:

    Mais em fim o que é um nobre?

  3. achei interresante
    vc tem uma criatividade em tanto

Deixe uma resposta