Veneno
Mike Mearls tem colocado algumas estatísticas de monstros da 3.5 em seu blog. Dentre eles está o Drider, que tem uma mecânica bastante interessante para seu veneno paralisante:
Veneno Drow de Paralisia: teste de Fortitude CD 18, 1 ponto de paralisia. Cada ponto significa -1 quadrado de movimentação, cada 2 pontos são -1 para ataques e CA. Se a soma dos pontos for maior que o bônus de Constituição +2, teste de resistência no início do turno ou será paralisado por 1 rodada. Teste toda rodada. Sem efeitos secundários, some em 5 minutos.
A parte interessante é o “1 ponto de paralisia” – será isso uma dica sobre funcionamento dos efeitos de condições na 4ª Edição?
Fonte: EnWorld.org
Interessante. Mas, será que um drider precisa acertar um humano com constituição 10 dez vezes para que ele fique paralisado (não, ele vai morrer antes, é claro)? e os venenos de dano, como funcionarão. Acho que as respostas ficam para quando sairem os livros.
Er… Ele só precisa acertar um humano com Constituição 10 (modificador + 0) 2 vezes (0 + 2 = 2) para que ocorra o risco de paralisia.
Não sei… ficou legal, mas acho que essa mecânica, invés de acelerar e tornar ainda mais dinâmico o combate vai torná-lo mais lento… e mais democrático na hora de anotar as estatísticas de dano e estados de combate.
Só jogando mesmo pra saber.
Uma coisa interessante é que parece que então eles desistiram de unir as perícias Esconder e Furtividade como haviam especulado há meses atrás.
E na verdade uma Drider teria de atingir um humano de constituição 10, 3 vezes com seu veneno para que ele possa sofrer os efeitos da paralisia. Veja o Descrito abaixo retirado do link da criatura: If points are greater than Constitution bonus + 2, save at start of turn or be paralyzed for 1 round, save every round.
Ops. Verdade. Verdade.
Mas dá um desconto. Eram 4 da madrugada quando mandei o comentário. =P
Ops…
é verdade…
desculpem, mas eu achei que o lance era superar o valor de habilidade do sujeito…
Tudo tranquilo CF…
Bom segundo as novas citadas no Covil… algumas informações não batem com as estatísticas da Drider… a não ser que a mecânica dos bônus e penalidades das Habilidades de monstros seja diferente que as de personagem, assim como outras. Veja algumas observações:
– A especulação de fim do ataque total fica em dúvida já que a Drider possui Bônus de Base de Ataque +9 (Mesma mecânica de cálculo para a 3ª edição para Aberrações) e faz dois ataques com o Falcione.
– O Bônus de FOR da Drider ainda é de +4, refutando a citação do kra que os bônus de habilidade seriam calculado por (Habilidade/2) -2, conferindo assim um bônus de FOR de +7 para os 18 de FOR da Drider (18/2)-2 = 7.
– Outra informação que é refutada nas estatísticas dessa Drider, são os valores para a Classe de Armadura de Toque e Surpresa, já que foram ditos que esses não existiriam mais.
Numa boa… ou a coisa essa drider tá num processo de transição entre 3.5 e 4.0; ou a mecânica para monstros difere da mecânica para cálculos dos players.