Encontros Emocionantes

No mais recente artigo da coluna Design & Development do site da Wizards of the Coast, que você pode conferir na íntegra e comentado na Área Cinza, Mike Mearls fala a respeito da criação de encontros na 4ª Edição. E como ela se diferencia da forma empregada na 3ª Edição.

Ele cobre alguns poucos pontos básicos, tais como a precisão superior do sistema de aferição de desafios da 4ª Edição; bem como as progressões de estatísticas mais robustas para criaturas, que são mais fáceis e equilibradas de usar que o sistema de níveis de desafio da 3ª Edição.

[A 3ª Edição]… assumia que o grupo combatia apenas um monstro. Na 4ª Edição fazemos as coisas um pouco diferente. Estamos mudando para um sistema que assume um número de monstros igual ao número de personagens.

Ele também discute como encontros podem ser criados usando o conceito de papéis monstruosos, e como monstros podem ser selecionados para complementarem uns aos outros. São relacionados os seguintes papéis: “bruto”, “arqueiro” e possivelmente o “guerrilheiro”. Este artigo também menciona o “espreitador” (a menos que esteja referindo-se à criatura de mesmo nome). O trecho mais interessante, entretanto, é como perigos e ambiente encaixam-se no encontro. Um perigo simplesmente encaixa-se da mesma maneira que um monstro:

Isso torna muito mais fácil colocar juntos um limo verde, alçapões, lâminas voadoras, fontes que espirram ácido e paredes de pedra que fecham-se. Um destes perigos pode simplesmente tomar o lugar de um monstro, deixando você com três u quatro monstros no encontro. Uma vez que o nível do monstro é uma medida mais rigorosa de poder, nós podemos tornar essas medidas e escala de poder e usá-las para criar perigos ambientais, armadilhas, quebra-cabeças e outros pontos táticos interessantes.

Mike Mearls dá mais alguns exemplos de perigos:

Uma ponte de corda atacada por elementais do ar uivantes encaixa-se no sistema de criação de encontros. Um prédio em chamas que cai ao redor dos PCs enquanto eles combatem hobgoblins malignos preenche um papel similar, bem como um altar bizarro de Vecna que teletransporta personagens aleatoriamente ao redor da sala. Perigos, armadilhas e outros riscos simplesmente ocupam o lugar de uma ou mais criaturas numa briga.

Fonte: EnWorld.org
—————-
Ouvindo: Foo Fighters – Learn To Fly
via FoxyTunes

CF

Advogado de regras de dia. Combate o crime vestido de alce à noite.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta