OMAC de Jack Kirby, resenha e adaptação

O.M.A.C. (One Man Army Corp, ou, numa das versões do Brasil, Operativo Máximo para Ações de Combate) criado por Jack Kirby na década de 70, que consiste num humano que ganha poderes de uma entidade tecnológica chamada Irmão-Olho, um satélite artificial inteligente criado pelo professor Myron Forest. As aventuras do personagem se passam no planeta terra no futuro chamado de Porvir.  Meu primeiro contato com o personagem foi na sua versão dos Novos 52, quando ganhou uma revista própria.

O.M.A.C. dos novos 52, uma versão que lembra um Hulk azul com um moicano.

O.M.A.C. dos novos 52, lembra mais uma versão do Hulk com um moicano.

 

O personagem ganhou também outras versões com outros autores e até apareceu na série animada, Batman – O Bravo e o Destemido, mas hoje vamos nos concentrar na versão do seu criador original. Que estreou nos anos 70, num universo separado dos personagens clássicos da DC.

Resumo: Em um de seus últimos trabalhos para a DC, Jack Kirby (Novos Deuses, Senhor Milagre) criou uma distopia inspirada em 1984 estrelada por Buddy Blank, um homem comum que foi alterado pelo satélite Irmão-Olho e se tornou O.M.A.C., o Exército de Um Homem Só. Com seus novos poderes, OMAC é alistado na Agência Global da Paz, que policia o mundo usando meios pacifistas, levando-o a enfrentar milionários com sede de poder que se aproveitam dos mais fracos.

Capa da revista do OMAC publicado no Brasil pela Panini, em que o herói está arremessado uma caixa com uma androide desmontada dentro.

Capa da coletânea publicada pela Panini recentemente.

Resenha: uma das coisas que achei mais legal na revista é a visão de futuro que o Kirby já tinha na década de 70 e que acabou sendo o padrão para o gênero do cyberpunk na década seguinte. Basicamente você tem um mundo em que os ricaços podem fazer qualquer coisa, como alugar uma cidade para uma festa, até comprar um ser humano contrabandeado para trocar de corpo e rejuvenescer. O mundo futurista criado por Kirby também é cínico, é definido na história que o mundo vive numa paz armada (todos tem ogivas nucleares e ninguém se bate diretamente para não provocar uma guerra nuclear) e que os países não possuem exércitos, porém contratam mercenários por baixo dos panos para tretar com quem quiserem na garantia do “anonimato”. A AGP usa o OMAC para pegar os ricaços que saem da linha, e desmantelar os mercenários sem ir atrás dos países contratantes. As críticas do Kirby são bem óbvias e apesar do OMAC ser um herói, veja que a própria AGP é cínica, ela não resolve nada definitivamente e mesmo proibida de ter um exército tem na folha de pagamento um ser equivalente. Há outras críticas quanto as tecnologias que poderiam ser usadas para salvar vidas e são usadas para alimentar ego de ricaço, ou que computadores estarem tomando decisões mais e mais importantes, etc. Então, é um herói que tem sua complexidade apesar de ser simples e em um mundo vanguardista que teve elementos que foram base para distopias futuristas que temos atualmente. Adorei as histórias e se encontrar por aí acho que vale, o único problema é que a última história é incompleta (uma vez que foi cancelada abruptamente) apesar de ter um fechamento ali.  

 

Adaptação 

Splash page de uma das edições inicias de OMAC.

Uma das primeiras aventuras de OMAC.

 

O legal é que a DC fez um favor de adaptar vários heróis do seu universo para o DC Adventures RPG, e no seu suplemento o DC Heroes & Villains Vol.2 tem uma ficha do OMAC por lá. Mas acho que seria trapacear demais só colar a ficha por aqui, então vou adaptar o OMAC original para o 3DeT-Victory, usando o Taca Ficha. Para construir a ficha usei a escala padrão de pontos de personagem em 3DeT Victory, 10 pontos. E considerei que o Irmão-Olho já concedeu ao OMAC alguma experiência de combate, mesmo sendo uma ficha inicial.

 

Ficha do OMAC para o RPG 3DeT Victory no formato de card game.

 

O.M.A.C.  

ARQUÉTIPO: Humano

PODER 4 

HABILIDADE 2

RESISTÊNCIA 3

PERÍCIAS 

Luta.

VANTAGENS

Mais Além, Ajudante (Curandeiro), Forte

DESVANTAGENS

Bateria, Fraqueza (Incomum)

PONTOS DE AÇÃO: 4

PONTOS DE MANA: 10

PONTOS DE VIDA: 15

OMAC é um personagem que está conectado ao Irmão-Olho, que lhe concedeu poderes, e pode ser curado por ele ( Ajudante – Curandeiro) ou receber uma força extra quando necessário (Forte), mas pode perder seus poderes caso essa entidade seja destruída (Fraqueza) ou ficar sem energia caso o esforço necessário para resolver o problema vá além de suas capacidades (Bateria). O Irmão-Olho também passou conhecimentos de combate (LUTA) e uma série de técnicas (Golpes) para o OMAC quando o transformou. Apesar de tudo isso, Buddy Blank ainda é um humano comum.

Escolhi 3DeT Victory porque ainda não li o Mutantes & Malfeitores 3ed. e iria demorar mais para essa postagem ser publicada se eu fosse ler o livro (tive a ideia de fazer essa adaptação depois que assisti o filme do Besouro Azul no cinema, um OMAC aparece no filme). De qualquer forma você pode ver a ficha do personagem da Terra-51 no suplemento DC Adventures – Heroes and Villains Vol. 2.

Ficha de personagem OMAC para o sistema Mutantes & Malfeirores 3ª Edição, oficial.

Ficha oficial da versão do personagem da Terra-51.

Acho que é isso, óbvio que outras pessoas vão adaptar o personagem de outras formas, ou achar que ele poderia estar numa escala de poder maior e etc, e tudo bem, se você tem outras ideias para adaptar é só comentar abaixo. Até a próxima adaptação. 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta