Dúvidas da Academia #03

Opa, tudo certo?

Espero que estejam bem durante a quarentena. Fiquem em casa até onde der, por favor. E aproveitem para jogar RPG e tirar o pó do material acumulado!

Eu já expliquei a ideia toda da coluna aqui, e pretendo seguir com ela conforme novas dúvidas surgirem. Sei que já estou devendo algumas respostas dos outros posts, mas se tiverem alguma pergunta, podem deixar aqui nos comentários que vou responder em breve. Vamos lá:

A vantagem Item de Poder (Manual da Magia, pág. 18) acumula com Elementalista e Alquimista? É o único efeito de redução que não cita isso desde o Manual do Aventureiro, nem pra confirmar ou negar se acumula.

Dúvidas da Academia #03 1

A resposta rápida é sim, é cumulativo. Mas vamos explanar um pouco mais:

Alquimista é uma vantagem que está na pág. 29 do Manual Básico. Ela diz que se você gastar um turno, na próxima qualquer efeito que realizar irá gastar metade dos PMs. Elementalista (pág. 32) tem um efeito mecânico idêntico (reduzir o custo em PMs pela metade). Ela é melhor por não ter restrição de tempo para usar, mas é limitada a uma única escola de magia e não afeta vantagens.

E o Item de Poder, por fim, reduz em 2 PMs o custo de todas as suas magias, respeitando o custo mínimo de 1 PM por utilização. É uma vantagem bem forte! Combinando com Elementalista, por apenas dois pontos um mago consegue lançar qualquer magia que conheça e que custe até 6 PMs por apenas 1 PM (reduzindo pela metade e diminuindo 2 do valor total).

Vale lembrar: para todos os efeitos, o Item de Poder é um Fetiche (pág. 42 do Básico). Se sofrer dano, o mago precisa ser bem sucedido em um teste de Habilidade para não deixar esse objeto milagreiro cair. Caso contrário, não é capaz de fazer magia alguma, e vai ter que perder um turno para recuperar o item que caiu.

Tenham bons jogos! Se divirtam! E mandem mais perguntas! ;D

A arte incrível dessa matéria é da Érica Awano, publicada no Manual da Magia.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Shion Sinx disse:

    Olá, mais uma dúvida do Manual da Magia: um Aliado com a VU Item Mágico (MdM pg75) pode gastar seus próprios pontos para comprar efeitos mágicos, como faria um personagem ao comprar um item mágico durante a criação do personagem (manual básico, pg122), só que pra si mesmo?

    Por exemplo, um Aliado Lutador (7pts) Item Mágico gasta os 10PEs do poder Magia Inerente e mais 2pts para ser feito de Aço-Rubi (30PEs), e dos seus 5pts restantes ele compra Bônus Mágico F+2 (30PEs), Equilibrada (5PEs) e Maciça (15PEs). Ele teria só 1PV, mas nesse caso seria para ser usado apenas como item mágico mesmo, se aproveitando do poder Letargia da VU.

  2. Eric Ellison disse:

    Marlon, e a maldição Antimagia? Como lidar com ela em mesa de jogo? Um personagem com essa maldição ao ser atingido por uma Rocha Cadente de Vectorius, ele não sofreria nenhum dano? E se ele for alvo de uma Magia de Cura de Maldição?

Deixe uma resposta