Ranking RPGista de Blogs – Junho de 2018

96 blogs, um só hobbie! Confiram o Ranking RPGista de junho! Depois de um maio de quedas, tivemos alguma recuperação, subidas e retornos! #RankingRPGista Salve irmãos de armas! Finalmente achei […]

96 blogs, um só hobbie! Confiram o Ranking RPGista de junho! Depois de um maio de quedas, tivemos alguma recuperação, subidas e retornos! #RankingRPGista


Salve irmãos de armas! Finalmente achei uma brecha pra escrever sobre o Ranking RPGista de junho. Neste mês damos as boas vindas a seis blogs: A Toca, Crítico 6, Dia D RPG, Donjon Master, Blog do Dungeonist, e Rage Across Brasil. Tivemos também a saída do Narrando RPG, que encontra-se fora do ar há pelo menos 2 meses.

Lembrando que se o seu blog não está listado aqui e cumpre as regras para participar do Ranking, basta pedir para adicioná-lo nos comentários e ele será incluído na listagem mês que vem (veja as regras no artigo de janeiro, e como funciona a metodologia de traffic ranking de sites no artigo de fevereiro).

Após um mês onde a maioria dos blogs sofreu queda nos seus traffic rankings, junho parece mostrar alguma recuperação. Vamos aos Ranking!

Top 20

1. Rede RPG: Se mantém na liderança desde fevereiro, chegando em junho com um estável traffic ranking nacional de 18.025 (+927 posições em relação a maio). A Rede tem publicado ~3 artigos por semana, com foco em notícias, e mantém certa distância de seu concorrente direto (o RPG Notícias, que está em 4º). Ranking anterior: 1º. Categoria: miscelânea.

2. Jambô Editora: A maior editora de RPG do país retorna com seu site, loja virtual e blog, saindo da 6ª para a 2ª colocação, com um traffic ranking nacional de 20.533 (+19.607 posições). Esperamos que o arquivo do antigo blog esteja de volta o quanto antes, pois era muito bom. Ranking anterior: 6º. Categoria:  editora, fórum, loja, 3D&T, Tormenta.

3. RedBox: Outra editora que disparou foi a RedBox, com um traffic ranking nacional de 25.885 (+51.086 posições) que a fez subir 11 posições! A editora só teve apenas um post lançado antes da captura do Ranking (feita no 1º domingo de junho), que foi uma atualização do “Quando Sai”, então acredito que a subida não se deve tanto ao blog, mas as novidades de lançamentos dos últimos 3 meses. Ranking anterior: 14º. Categoria: editora, loja, Old Dragon.

4. RPG Notícias: Shinken e companhia estão se recuperando do tropeço do mês passado, obtendo em junho um traffic ranking nacional de 29.539 (+6.609 posições) e subindo uma posição. Após um marasmo em abril, o blog esteve ativo todo mês de maio (~4 artigos por semana), e continua assim neste mês. Ranking anterior: 5º. Categoria: miscelânea.

5. RPGista: Esse mês trocamos de posição com o RPG Notícias e tivemos uma pequena queda no traffic ranking nacional para 38.188 (-3.163 posições). Como amamos o Shinken, estamos felizes ^_^ O site tem estado bem produtivo com novos e velhos colaboradores, e continuamos estáveis no Top 10. Ranking anterior: 4º. Categoria: miscelânea.

6. Mundo Tentacular: A casa dos horrores cósmicos foi o blog do top 10 que teve a maior queda no traffic ranking nacional, ficando com a 41.433ª posição (-18.235 em relação a maio). Esta queda de 2º para 6º pode ser ressaca após o hype gerado pelo FC do Chamado de Cthulhu, com o blog retornando a suas posições normais. Algo para conferir nos próximos meses. Ranking anterior: 2º. Categoria: Cthulhu.

7. Confraria de Arton: O blog segue firme, forte e muito produtivo, mas teve uma queda no traffic ranking nacional para 43.366 (-12.052 posições), que junto com a ascensão das editoras, resultou em sua queda de posições. A Confraria é referência em Mutantes & Malfeitores, e imagino que estejam bem felizes com o lançamento da 3ª edição do sistema em português. Ranking anterior: 3º. Categoria: miscelânea, Mutantes & Malfeitores.

8. Moostache: A grande novidade do Top 10 vai para a subida meteórica do Moostache, fansite dos RPGs da RedBox. Após subir 10 posições mês passado, estreando no Top 20, o blog este mês conseguiu seu primeiro traffic ranking nacional (47.054) subindo oito posições e invadindo o Top 10! Ranking anterior: 16º. Categoria: Old Dragon, Space Dragon.

9. RPG Vale: Voltaram a integrar o Top 10 após a queda no mês passado, alcançando um traffic ranking nacional de 47.179 (+29.171 posições). O blog continua voltado para outros assuntos que não RPG de mesa (seu último post sobre foi em janeiro), de modo que mês que vem irei avaliar se eles ainda cumprem os requisitos do Ranking. Ranking anterior: 13º. Categoria: miscelânea.

10. Nitro Dungeon: Tio Nitro se mantém na 10ª posição, obtendo um traffic ranking de 48.513 (+10.416 posições). Em termos RPGístico nosso matusalém segue com a série de vídeos tutorias sobre Old Dragon, e eu gostei bastante da resenha do romance “A Vingança do Drácula”. Ranking anterior: 10º. Categoria: pessoal, Old Dragon.

11. Epic Kingdom: Mais um blog a se manter na mesma posição, alcançando um traffic ranking nacional de 53.683 (+7.845 posições). Edu Trevisan continua basicamente publicando seus diários de campanha e uma notícia ou outra de D&D 5E. Ranking anterior: 11º. Categoria: D&D, Old Dragon.

12. Retropunk: A editora paranaense teve um pequeno tropeço e caiu algumas posições, obtendo um  traffic ranking nacional de 56.075 (-3.652 posições, praticamente nada nessa faixa de 40-80 mil). Os caras iniciaram o FC para trazerem mais um cenário para Savage Worlds: Winter Eternal, confiram lá!  Ranking anterior: 9º. Categoria: editora, loja, Savage Worlds.

13. Livro dos Espelhos: Eva e companhia caem algumas posições, obtendo um traffic ranking nacional de 57.371 (-16.617 posições). O site está parado desde setembro e conta com seu enorme acervo sobre Mundo das Trevas para se manter no Top 20, de modo que oscila de acordo com o interesse da comunidade em relação ao cenário. Ranking anterior: 7º. Categoria: miscelânea, WoD, CoD, Sombras Urbanas.

14. Rage Across Brasil: Falando em Mundo das Trevas, os estreantes do Rage Across Brasil já chegaram chutando a porta e entrando no Top 20, com um traffic ranking nacional de 59.582. Isso só demonstra a força que WoD possui no país, mesmo sem lançamento recentes ou suporte de editoras. Ranking anterior: não possui. Categoria: WoD.

15. Mundos Colidem: Nossos queridos papa-jerimum reconquistaram o TR nacional, tornando-se o 62.150º site mais visitado do país (em fevereiro, ocupavam a 74.674ª posição), mantendo-se como o blog de coletivo de RPG mais visitado do país. O site continua cheio de adaptações e material autoral, com destaque para as adaptações de Naruto para 3D&T e D&D 5E. Ranking anterior: 15º. Categoria: miscelânea, coletivo de RPG, regional, Fate.

16. O Velhinho do RPG: Após a subida para o Top 10 provavelmente por conta da série de artigos sobre Metamorfos nas Crônicas das Trevas que terminou em abril, o blog do Velhinho ficou parado e sofreu a ressaca, obtendo um traffic ranking nacional de 63.021 (-17.520 posições). Ranking anterior: 8º. Categoria: pessoal, ensino.

17. Rolando 20: Anand e sua turma caíram algumas posições, obtendo um traffic ranking de 68.867 (+2.827 posições, uma tênue subida) e se mantendo estável no Top 20, em teoria graças ao seu enorme acervo sobre D&D (situação semelhante ao Livro dos Espelhos). Ranking anterior: 12º. Categoria: D&D.

18. Pontos de Experiência: Vários blogs reconquistaram TR nacional em junho, e o blog do Diogo Nogueira foi um deles, tornando-se o 75.934º site mais visitado do país (em fevereiro ocupava a 53.916ª posição) e voltando ao nosso Top 20. Nogueira continua focado em seu próximo lançamento em terras gringas: Solar Blades & Cosmic Spells. Ranking anterior: 22º. Categoria: pessoal, old school, EA&FS.

19. Guilda do Mestre: Blog que já mostrava um ganho expressivo de posições em maio, o Guilda do Mestre finalmente colhe os frutos de seu trabalho e publicações regulares, conquistando um traffic ranking nacional de 86.135 e entrando pro Top 20 pela 1ª vez! Sabemos que esta faixa é bem instável, mas vamos comemorar! Destaque para a coluna Power House, com material de suporte para Icons. Ranking anterior: 31º. Categoria: micelânea, old school, Icons.

20. Crônicas RPG: Sempre na boca do Top 20, Pedro Borges e seu sistema finalmente conquistam um TR nacional e entram pro clube como o 86.938º site mais visitado do país, mostrando que um dos livros mais bonito do RPG nacional possui um público fiel e estável. Ranking anterior: 26º. Categoria: Crônicas RPG.

21. RPG News: Desculpem, mas não poderia deixar de citar aqui que o tradicional RPG News também conquistou um traffic ranking nacional (98.376) e por pouco não retornou ao Top 20. Sim, esse mês tivemos 21 blogs com TR nacional! O blog do Talude continua focado em notícias e divulgação de projetos. Ranking anterior: 24º. Categoria: notícias.

Ranking RPGista - junho 2018 - Top5

Análise geral do Top 20

Esse mês tivemos uma recuperação no traffic ranking de 13 dos 20 blogs, e muitos ganharam traffic ranking nacional (que tende a ser uma estimativa um pouco mais confiável que a internacional), realizando meu sonho de que todos os blogs do Top 20 o tivessem!!! 😀

Tivemos quatro páginas saindo do Top 20: Grupo D30 RPG (17º para 31º), Universo RPG (18º para 25º), Roleplayers (19º para 29º) e Pensamento Coletivo (20º para 23º). Os dois primeiros eram estreantes no Top 20 de maio, enquanto os dois últimos se mantiveram no Top 20 desde o Ranking de fevereiro.

Vou fazer uma breve divagação aqui: é interessante notar como as principais editoras e sistemas de RPG do país se posicionam junto com os blogs, e como isso conversa com meu artigo sobre Os Quatro Pilares do RPG Nacional. Por exemplo, no Top 10, Jambô (lar de Tormenta RPG, 3D&T e Mutantes & Malfeitores) e RedBox  (lar de Old Dragon) possuem cada uma — além de si próprios — outros dois blogs que são referência em RPGs publicados pelas editoras (RPGista e Confraria de Arton do lado da Jambô; e Moostache e Nitro Dungeon do lado da RedBox).

Logo abaixo do Top10, temos D&D 5E e Mundo das Trevas (WoD) bem representado por dois blogs de referência cada (Epic Kingdom e Rolando 20 do lado de D&D; Livro dos Espelhos e Rage Across Brasil do lado do WoD). Assim como os RPGs da Jambô e RedBox, eles também estão presentes, em maior ou menor grau , em outros blogs do Top 20.

Temos também a Retropunk se auto-representando, e Crônicas RPG (e talvez Mundo Tentacular) representando a New Order (cujo site só não está neste Ranking por não ter blog atualizado). Fechando o quadro temos o sistema FATE, que tem no Mundos Colidem um blog de referência. Estas são apenas algumas divagações, e eu provavelmente deixei umas petecas caírem. Se encontrá-las, diga nos comentários 😀

Série B

Diferente do Top 20, a maioria dos blogs acima da 20ª posição não seguiu a tendência de recuperação do traffic ranking. 22 blogs tiveram queda de TR internacional, contra 12 que tiveram aumento.

Três blogs (re)adquiriram TR, são eles: RPG Games Brasil, 3D&T à Bordo (ambos tinham perdido o TR em maio), e Papo de RPGista (tinha perdido TR em fevereiro). Parabéns pelo retorno!!!

No outro lado, quatro blogs perderam TR, esperamos que possam recuperá-lo o quanto antes! Em especial os dois primeiros, que se encontram bem ativos.

  • Um Encontro Aleatório é um site relativamente conhecido de 3D&T com postagens constantes e diversas adaptações. Destaque para a série “Encantados”, sobre criaturas do folclore brasileiro. Ranking anterior: 45º.
  • Mais de Mil Dados é outro “famosinho” por suas adaptações de Tormenta RPG e 3D&T, eles não publicaram nada em maio, mas voltaram com tudo em junho. Destaque para Polveroti, o Plano dos Demônios da Pólvora. Ranking anterior: 49º.
  • Jornada RPG é um blog sobre o sistema homônimo, que promete entregar um combate mais realista e regras que auxiliem a interpretação do Combate e das Magias em jogo. Tem muitos artigos lá sobre o sistema, mas não publica desde fevereiro. Ranking anterior: 46º.
  • Aster é a editora responsável pelo projeto Sombras Urbanas e outros livros indies. Seu blog está quieto desde outubro, mas estão trabalhando em seus projetos e espero que retornem em breve. Ranking anterior: 47º.

No balanço final, ficamos com 52 blogs com traffic ranking, um aumento em relação a maio (50 blogs), mas isso só ocorreu por conta da estréia de 3 blogs com TR. Espero que eventualmente possamos recuperar a marca de 63 blogs com TR que tínhamos em fevereiro. Muito blog sem ranking está ativo e produzindo coisa legal, não deixem de conferir!

# Blog Palavras-Chave Traffic Ranking
21 ? +3 RPG News notícias 98376 (ganhou RN)
22 Dungeonist loja, indie 2914115 (estreante)
23 ? -3 Pensamento Coletivo editora, Fate 3142178 (+40809)
24 ? -3 Halls of Valhalla RPG miscelânea 3284131 (-57917)
25 ? -7 Universo RPG miscelânea 3324641 (-243337)
26 ? +1 Joga o D20 D&D, Old Dragon 3793913 (+613006)
27 ? -4 Tagmar Tagmar 3827731 (-381335)
28 ? +5 GURPSzine GURPS 4146931 (+1626328)
29 ? -10 Roleplayers mestres profissionais, dicas 4197212 (-1098124)
30 ? -1 Dragões do Sol Negro miscelânea, contos 4437172 (+589972)
31 ? -14 Grupo D30 RPG coletivo de RPG, regional 4492758 (-1505029)
32 ? -2 Falando de RPG miscelânea 4676150 (+428490)
33 ? -8 Cronistas das Trevas CoD 4759510 (-864692)
34 ? +1 Dobradinha Comics tirinhas, artista 5035520 (+1910059)
35 ? -3 Saia da Masmorra miscelânea, jogos indie 5371444 (+87097)
36 ? -2 Ao Sugo miscelânea 6074971 (-86404)
37 ? -9 Dragon Age Brasil Dragon Age 6198063 (-1538256)
38 Dungeon Compendium Old Dragon, D&D, old school 7027700 (+1711394)
39 ? -3 Dimensão Nerd editora, loja, InNomine 8529966 (-125597)
40 ? -3 Teatro de Mesa miscelânea 8696969 (-128200)
41 ? -1 Mestre das Antigas miscelânea 9674461 (-155664)
42 ? -1 Geração Alpha 3D&T 11442907 (-40703)
43 Non Plus RPG 3D&T 11584465 (-48910)
44 Orbis Ciriji Terras Imperiais grupo de RPG 12248489 (-139974)
45 ? TR! RPGames Brasil miscelânea 12367406 (ganhou TR)
46 ? -4 Covil GURPS GURPS 3E 12384238 (-918614)
47 A Toca regional, Tormenta, dicas 13763301 (estreante)
48 RPG Simples ensino, iniciantes, sistemas simples 14920669 (-36111)
49 ? -10 Birosca Nerd pessoal, artista 14991400 (-5696482)
50 ? TR! Papo de RPGista pessoal 15080463 (ganhou TR)
51 ? -1 Casa do Alquimista pessoal 15184784 (-13958)
52 ? TR! 3D&T À Bordo 3D&T 15432320 (ganhou TR)
53 Filhos da Gehenna miscelânea (continua sem TR)
Planeta Mhanan sistema próprio, cenário (continua sem TR)
Tomos de Sabedoria miscelânea (continua sem TR)
Nereus RPG miscelânea, sistemas próprios, Fate (continua sem TR)
? (45) Um Encontro Aleatório 3D&T (perdeu TR)
Covil do RPG coletivo de RPG, regional (continua sem TR)
Donjon Master miscelânea (estreante)
Toca do Juban Albino Mighty Blade (continua sem TR)
Aventuras Inacabadas miscelânea (continua sem TR)
Crítico 6 miscelânea, Tormenta, Mighty Blade, 3D&T (estreante)
Dia D RPG resenhas, ideias (estreante)
Pirâmide RPG Tormenta RPG (continua sem TR)
Beholder Cego fanzine (continua sem TR)
Retalhos pessoal (continua sem TR)
Zeo Kang Studio estúdio, UED (continua sem TR)
Blog do Mestre Walla grupo de RPG, cenário (continua sem TR)
Gentle Ogre editora (continua sem TR)
Novva Tokyo 4D&T (continua sem TR)
Tragos Games editora, estúdio (continua sem TR)
NH uns 30 GURPS (continua sem TR)
Módulos RPG Old School, Old Dragon (continua sem TR)
Aventurando-se grupo de RPG, dicas (continua sem TR)
RPG World Apocalypse (continua sem TR)
Ceifador RPGista 3D&T (continua sem TR)
Estúdio-Laboratório de RPG pessoal (continua sem TR)
Conexão Fate Fate (continua sem TR)
? (49) Mais de Mil Dados grupo de RPG, 3D&T, Tormenta (perdeu TR)
Cavaleiros das Noites Insones miscelânea (continua sem TR)
O Velho Crânio coletivo de RPG, regional (continua sem TR)
As Crônicas Aleatórias pessoal (continua sem TR)
? (46) Jornada RPG sistema próprio, cenário (perdeu TR)
RPG com Nozes Old Dragon (continua sem TR)
Escama de Wyvern WoD, Old Dragon (continua sem TR)
Forja Lúdica miscelânea (continua sem TR)
As Tralhas RPGísticas da Graci pessoal (continua sem TR)
Pergaminhos Dourados miscelânea (continua sem TR)
The Truth’s For Sale pessoal (continua sem TR)
Pergaminhos de Pedra miscelânea (continua sem TR)
Carcere dos Pensamentos pessoal, WoD, contos (continua sem TR)
? (47) Aster Editora editora, Sombras Urbanas (perdeu TR)
Masmorras e Maluquices pessoal, GURPS, Pathfinder, D&D (continua sem TR)
Área de Tormenta Tormenta (continua sem TR)
Goblin’s Loot Old Dragon (continua sem TR)
Calabouço de Mímicos D&D, iniciantes (continua sem TR)

**RN = (traffic) ranking nacional. TR = traffic ranking (internacional). Blogs sem TR ordenados pela data da última publicação.


Os dados foram coletados domingo, dia 3 de junho de 2018.

O GIF animado usado neste artigo foi feito com ajuda do character generator do RPG Maker MV e com as partes extras feitas por Jack e por Rhino , além de partes extras feitas por mim.

Agradecimentos a todo mundo que segue e apoia o Ranking, e ao Leishmaniose que me ajudou com parte do texto.

About Edu Guimarães

Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. É nerd, biólogo, Leal e Bom.