Concurso Alphaversos 2018 #10º – Yousei

E foi dada a largada para o Top10 do Concurso Alphaversos 2018! Venham e aventurar na Floresta Hinoki e ajudar seus habitantes – os valentes e pequeninos yousei – a […]

E foi dada a largada para o Top10 do Concurso Alphaversos 2018! Venham e aventurar na Floresta Hinoki e ajudar seus habitantes os valentes e pequeninos yousei a lutarem contra gananciosos alquimistas que querem transformá-los em farinha mágica!  


FICHA TÉCNICA

Autor: Cristiano “Leishmaniose” DeLira (Natal – RN). Temas: construtos, japão feudal, sobrevivência.

Resumo: A Floresta Hinoki é o lar dos Yousei, criaturas mágicas com nove centímetros de altura, forma humanoide com traços de animais e que podem se metamorfosear em pequenos roedores ou pássaros. Eles viviam tranquilamente no vale até a chegada da Amico, uma companhia alquimista, que passou secretamente a caçá-los e matá-los para produção de ingredientes para itens mágicos. Publicamente, ela alega estar fazendo pesquisas com o solo do vale, enquanto tentam obter o direito de explorar a floresta. Sem auxílio externo, os Yousei se organizaram para se opor às ações predatórias da empresa, realizando missões de resgate, sabotagem e confrontos contra os golens e funcionários, enquanto procuram dar um fim nela e proteger definitivamente a Floresta e o seu povo.


Yousei

Diz uma antiga lenda que quando o mundo ainda era novo, com a melodia de sua criação ainda nas últimas notas, uma estrela singrou os céus até as terras do leste, dando origem a um extenso vale que rapidamente foi coberto por uma frondosa e mística floresta. E esta teria sido a origem da Floresta Hinoki. Devido à grande quantidade de árvores hinoki, o vale passou a ser considerado sagrado, posteriormente tornando-se uma área de conservação da natureza e recebendo o nome de Vale Seichi.

O Vale se encontra em meio a uma Cordilheira, tendo um terreno repleto de colinas, coberta por uma imensa floresta formada por árvores grandes, além de arbustos e gramíneas no solo. A luminosidade é fraca devido às densas copas das árvores, mas não é totalmente bloqueada. O vale é atravessado por um rio, chamado de Momijigari por causa das folhas laranjas que caem no outono em suas águas.

Há cerca de cinco anos, a Alchemist Mining Company (Amico), um grupo de alquimistas estrangeiros, se estabeleceu próximo à entrada do Vale, realizando pesquisas com o solo, alegando conter propriedades que auxiliem na produção de um sintético que seria capaz de reproduzir os efeitos do raríssimo Oricalcum, utilizado na criação de itens mágicos. Obtendo resultados positivos, o grupo recebeu autorização do Concílio Mahou para operar na região, desde que não interferisse com a floresta e seus habitantes, por ser uma Área de Conservação da Natureza.

O que a Amico esconde em seus relatórios é que o ingrediente principal para a criação do sintético, o Orimalcum, é um pó mágico obtido ao se matar Yosei, uma criatura mágica do vale. Subornando as autoridades certas e eliminando possíveis opositores, a Amico tem secretamente caçado e capturado espécimes de Yousei para seus experimentos e produção do Orimalcum enquanto busca obter os direitos de explorar a floresta, com apoio de guildas de Itens Mágicos.

Em paralelo, os Yousei realizam uma luta secreta para manter protegida a floresta e seus habitantes, bem como resgatar os Yousei capturados e sabotar as atividades da Amico.

A Vila Oculta de Hiba

Hiba se encontra na parte central da Floresta, construída no tronco de hinokis às margens do rio Momijigari. As edificações estão construídas dentro dos troncos e ao redor deles, sustentadas por tablados de madeira e por magia. Existem escadarias ao redor dos troncos e entre os troncos, bem como passarelas de madeira. No solo é possível encontrar construções entre as raízes e debaixo delas, com o interior escavado na terra. Ela tem um nível cultural predominantemente medieval em tecnologia, mas com traços de avanços culturais graças ao uso da magia. As casas possuem um projeto arquitetônico utilizando-se de armações de madeira, com portas deslizantes. O arco Daikyu e a espada Katana dominam o campo bélico. A cidade conta com um sistema de iluminação pública, bem como um sistema de encanamento, à base de água da chuva, e uma rede de saneamento. Há alguns anos, após os primeiros sequestros, os Yousei mais antigos da cidade de Hiba entraram em contato com a Amico para uma reunião diplomática, em que apenas uma Yousei conseguiu escapar viva da armadilha da companhia.

Mapa do Vale Seichi

O Outono e a Primavera

A Aki é a organização responsável pela proteção e segurança do vale e de seus habitantes. Ela foi fundada após os primeiros ataques da Amico aos vilarejos Yousei que se localizam na margem da floresta – mais precisamente após o sequestro dos anciões. A sede da Ordem se localiza em Hiba, em uma árvore cujas folhas mantêm o tom dourado do outono ao longo de todo o ano. Além da sede, eles possuem postos avançados distribuídos ao longo do vale e até mesmo fora dele, em locais estratégicos na Cordilheira e próximo da sede da Amico. Os membros da Aki realizam as mais diversificadas missões, indo desde simples patrulha a infiltração na sede da Amico. Seus membros são conhecidos como samurais.

A Haru é a organização responsável pela educação e desenvolvimento dos Yousei que se dedicam à magia, aprofundando-se no uso das artes mágicas. A ordem possuía uma sede ao sul da cidade de Hiba, onde podem realizar seus experimentos e pesquisas sem prejudicar ou incomodar alguém. Ela também é a responsável pela educação e saúde na cidade, com seus membros atuando como professores e médicos. Em sua sede também ocorrem pesquisas e experimentos mágicos, além da criação de itens mágicos para membros da Aki, pois atualmente a magia é uma das maiores ferramentas que fazem frente à Amico. Seus membros são conhecidos como onmyoujis.

NPCs Importantes

Momo Kitsune. Fundadora da Haru, Momo tornou-se a líder da cidade após o desaparecimento dos anciões do Conselho em uma tentativa de negociação com a Amico. Apesar de ser a mais velha na cidade, aparenta ter a idade de uma criança – e fazendo questão de usar roupas mais infantis.

Neji Ookami. Fundadora da Aki e única sobrevivente da tentativa de negociação com a Amico, Neji tem auxiliado na administração de Hiba. Ela pessoalmente tem recrutado e treinado os novos membros da Aki enquanto procura encontrar formas de pôr um fim a essa situação. É conhecida pelo uso de um chapéu com listras verdes e brancas, além do uso de uma bengala.

Samson Mark. Líder da Amico. Ambicioso, tem permanecido mais tempo na capital procurando uma forma de conseguir a autorização para explorar a Floresta. Ele acredita que algo muito maior pode ser encontrado no âmago da Floresta.

Regras

Yousei é um cenário de fantasia de bolso, em que os personagens são criaturas de tamanho Minúsculo, começando com 7 pontos (Lutadores) de personagem. Todos os personagens pertencem à raça Yousei (hengeyousei), criaturas humanoides de nove centímetros de altura que possuem habilidades mágicas e têm traços animais em sua aparência – lembrando uma versão miniatura dos Kemonos. Assim como as fadas, os Yousei têm forte ligação com a natureza, não envelhecendo e quando são mortos não podem ser ressuscitados por meio normal, pois seus corpos se transformam em pó mágico. Apenas uma magia Desejo pode trazê-los de volta à vida.

Um Yousei recebe +1 em Habilidade e as vantagens Aceleração, Magia Elemental, Sentidos Aguçados (Audição Aguçada, Faro Aguçado e Visão na Penumbra) e Forma Alternativa, podendo transformar-se num pássaro pequeno (F0, H3, R1, A1, PdF0, Vôo) ou num roedor pequeno (F0, H3, R1, A1, PdF0, Aceleração, Sentidos Especiais – Audição Aguçada, Faro Aguçado, Visão na Penumbra) – escolha um, pode comprar a outra por 1 ponto. Ele pode comprar as seguintes vantagens por 1 ponto, cada: Invisibilidade, Magia Branca, Magia Negra e Vôo.

Um Yousei possui Modelo Especial, podendo utilizar apenas objetos feitos pra sua raça. Devido à sua ligação com a natureza, ele enfraquece se permanecer em grandes centros urbanos ou locais áridos, sem vida, sofrendo o efeito de Ambiente Especial e Restrição de Poder. Pela cultura do seu povo, eles seguem os Códigos de Honra do Caçador, da Gratidão e da Redenção, mas podem recomprar essas desvantagens por 1 ponto cada.

Humanos e criaturas com mais de trinta centímetros de altura pertencem à escala Sugoi no cenário. Em jogos que humanos sejam escala Ningen, os Yousei estarão na Chibi.

Sugestão de Personagens

? Uma samurai cuja família foi sequestrada pela Amico e que está procurando ingressar em uma missão de resgate para tentar salvá-los.

? Um pacifista que acredita que nem todos os humanos são como os da Amico e que é possível conseguir a ajuda deles se conseguirem chegar a algum lar de humanos.

? Uma onmyouji que deseja ter acesso a algumas das pesquisas na Amico para entender o que está acontecendo e talvez impedi-los de continuarem com os sequestros.

Ganchos de Aventuras

? Momo, a líder da cidade deseja enviar uma exploração para a parte mais profunda e inexplorada da Floresta, para descobrir o que há por lá – e porque os anciões nunca fizeram essa exploração antes.

? Um grupo de Yousei foi sequestrado enquanto estavam fazendo uma colheita de frutas, Neji está formando um esquadrão de resgate para interceptar os captores antes que cheguem à Amico.

? Um tipo diferente e menor de golem surgiu nas imediações da floresta, aparentemente ignorando a presença de Yousei, como se estivesse obtendo informações do lugar. É importante que ele seja destruído antes que chegue a Hiba e revele a posição da cidade para a Amico.

Antagonistas

Golem (9 pontos)

Medindo cerca de um metro, são enviados à Floresta para se evitar o risco de algum membro da Amico ser pego na área. Possuem a aparência de ursos.

F2, H0, R2, A1, PdF0.

Vantagens e Desvantagens: Golem, Ataque Especial (Força), Membros Elásticos e Paralisia; Devoção, Inculto, Interferência Mágica.

Funcionário (5 pontos)

Um funcionário de baixo escalão, geralmente responsável por atividades operacionais como patrulha e limpeza da sede.

F0, H2, R1, A0, PdF0.

Vantagens: Magia Elemental.

Para Inspirar

Animes/Desenhos/Séries: Fievel; Hakumei to Mikochi; Os Pequeninos; Sonic SatAM; Terra de Gigantes; Tico e Teco – Defensores da Lei; Smurfs.

Animações/Filmes: Epic; Ferngully; O Mundo dos Pequeninos; Fievel, Um Conto Americano. Livros/HQs/Mangás: Os pequenos homens livres; Pequenos Guardiões.

Boardgames /RPGs: Golden Sky Stories; Mice Mistics; Mouse Guard.


Avaliação

Yousei conta as desventuras de pequeninos hengeyoukais contra alquimistas gananciosos que estão a caçá-los. Todos os jurados concordaram que o tema construtos, representados pelos golens dos alquimistas, foi pouco desenvolvido, e isso o fez perder pontos consideráveis. O autor escolheu bem as regras, criando uma boa vantagem única e adotando a regra de escalas. É um cenário divertido, leve e com muito potencial, especialmente por seu apelo para com o público infantil e/ou com jogadores novatos.

? Presença dos Temas: 7,0  “Dois temas tem uso bem presente (Japão Feudal e Sobrevivência), mas o de construtos aparece apenas em um antagonista.” – BURP.

? Uso das Regras: 9,5 “O autor foca no que é necessário para fazer a campanha acontecer, que são a vantagem única e a regra de escalas, o que é muito bom” – Oriebir.

? Aspectos Gerais: 9,25 “É uma boa opção se pensarmos em campanhas introdutórias para jogadores crianças, e isso não é pouca coisa.” – Lancaster. “…esse aqui me deu uma comichão pra jogar.” – Armageddon.

# MÉDIA FINAL: 8,6 (10º colocado) #

A avaliação completa de “Yousei”, com comentários e sugestões de todos os jurados, encontra-se na página 2.


Confiram também a “versão extendida” do minicenário, publicada no blog do autor (Mundos Colidem).

O texto do minicenário passou por uma revisão rasteira e padronização no formato para ser publicado no blog. Você pode ler o texto como foi submetido e avaliado neste link.

A imagem usada neste artigo foi obtida na Wikimedia Commons. O mapa foi fornecido pelo autor.

Pages: 1 2

About Edu Guimarães

Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. É nerd, biólogo, Leal e Bom.