Ranking RPGista de Blogs – Janeiro de 2018

86 blogs de RPG, um só hobbie! Confiram o Ranking RPGista de Blogs. Quais são as páginas mais visitadas da blogosfera brasileira?


O Ranking Cinza era um ranking com os blogs e sites de RPG mais visitados do país, tendo sido muito popular entre 2008-2010. Como leitor, eu sempre curti acompanhar o sobe e desce das páginas, era divertido…

“A pegada não é uma disputa, medir quem é mais foda ou o que seja, mas apenas ver onde você se encaixa no microcosmo dos sites de RPG nacionais,  acompanhar as mudanças, enfim, isso aqui tem que ser divertido.”

Rocha, criador do Ranking Cinza, Julho de 2010

Pois bem, estamos lançando aqui o Ranking RPGista de Blogs!!! Diferente da iniciativa original (que listava diferentes tipos de sites), o Ranking RPGista listará somente os blogs de RPG. A ideia é promover a blogosfera e estimular a produção de conteúdo e trocas.

A maioria dos endereços dos 86 blogs aqui listados foram obtidos na RPG Network, e todos tiveram ao menos uma publicação nos últimos 12 meses. Demais critérios são detalhados no fim do artigo. Caso seu blog cumpra os requisitos e não esteja listado, comente solicitando a inclusão dele para o próximo mês!

Este é um projeto piloto. Discussões e sugestões de como tornar o Ranking mais preciso e justo sempre são bem vindas nos comentários. Eu também tentei dar categorias aos blogs, mas conto com as sugestões de vocês para torná-las mais precisas.

Sem mais delongas, vamos ao Top 20 Ranking RPGista*!

1. RPG Notícias: Liderando com um traffic ranking nacional de 15.824 (e subindo) temos o RPG Notícias, que apesar do nome, publica os mais variados conteúdos relacionados ao hobbie, contando com boas resenhas, dicas e material de jogo. O povo de lá também é responsável pela seção de notícias da Dragão Brasil. Categoria: Miscelânea.

2. Rede RPG: Com um traffic ranking nacional de 16.905, a Rede RPG trava uma luta acirrada com o RPG Notícias pela primeira posição. Ambos os blogs estão subindo no traffic ranking. Embora o RPG Notícias esteja subindo mais rápido no momento, uma ultrapassagem da Rede não me surpreenderia. Categoria: Miscelânea.

3. Jambô Editora: O blog da editora gaúcha obteve um traffic ranking nacional de 21.899, e vem caindo de posições, provavelmente por conta do site ter sido retirado do ar para reformas. Os autores mantém publicações constantes no blog, especialmente para 3D&T, visto que boa parte do material para Tormenta RPG tem sido publicado na Dragão Brasil. Categoria: Editora, Loja, Fórum, Tormenta, 3D&T, Dragon Age.

4. Red Box: A queridinha da galera mantém seu blog na 4ª posição mesmo com sua equipe de férias. Mr. Pop e sua turma tiveram um traffic ranking nacional de 22.412 (e caindo). Menos de 1.000 posições separam a Red Box da Jambô, estando ambas as editoras competindo pela 3ª posição (junto do Epic Kingdom RPG). Categoria: Editora, Loja, Old Dragon.

5. Epic Kingdom RPG: Este blog – dedicado a D&D 5ª edição e ao Old Dragon – obteve a 5ª colocação com um traffic ranking nacional de 22.765 estando tecnicamente empatado com a Red Box. Por enquanto o blog parece se manter estável em seu traffic ranking, mesmo com sua última postagem tendo sido em novembro. Categoria: Old Dragon, D&D.

6. Mundo Tentacular: Todos louvemos Cthulhu! Combinando postagens constantes de RPG com artigos sobre a obra de H.P. Lovecraft e bizarrices afins, o Mundo Tentacular toma a 6ª posição para si com um traffic ranking nacional de 24.696.  Categoria: Mythos de Cthulhu, Horror.

7. Confraria de Arton: Blogs nascem e morrem, mas a Confraria permanece como um dos mais tradicionais e visitados blogs de RPG do país, com traffic ranking nacional de 27.445 (e subindo). O blog fala de tudo um pouco, mas vem dando um enfoque em fichas de super-heróis para Mutantes & Malfeitores e novidades sobre Starfinder RPG. Categoria: Miscelânea.

8. RPGista: Mamãe olha eu aqui! Fruto da fusão de diversos blogs de RPG (incluindo .20 e Roleplayers, que figuravam no antigo Top 20), o RPGista pode estar oscilando bastante na constância das postagens, mas permanece como um dos maiores blogs do RPG brasileiro. Nosso traffic ranking nacional é de 29.255 (e estável). Categoria: Miscelânea.

9. RPG Vale: Tendo publicado alguns artigos… ahn… polêmicos… em 2017, a RPG Vale segue na nona posição, com um traffic ranking nacional de 33.219 (e subindo). Além de RPG, o blog se foca em outros conteúdos, como videogames, MMOs e gamificação. Categoria: Miscelânea.

10. Rolando Dados: Um blog diverso e bacana, o Rolando Dados conquista a 10ª colocação com um traffic ranking nacional de 39.581 (e subindo), mesmo que andem postando apenas uma vez ao mês! Destaque para o artigo de novembro, com a adaptação das bruxas de Abracadabra para Tormenta RPG. Categoria: Miscelânea.

11. O Velhinho do RPG: Um projeto pessoal tocado pelo André Cruz (que nem parece tão velhinho assim), e que possui material para vários sistemas de RPG. O Velhinho obteve traffic ranking nacional de 45.238 (e estável). Se você curte cenários modernos, aconselho o artigo com “ideias para jogar RPG no Halloween”. Categoria: Pessoal, Miscelânea.

12. Livro dos Espelhos: Tradicional blog de RPG focado em “cenários trevosos”, mas também falando de outros assuntos. Em setembro de 2017, o blog anunciou que juntou-se à Dark Pack, a rede de produtores de conteúdo feito por fãs sancionada pela White Wolf. Eva e sua matilha obtiveram a 46.513ª posição no traffic ranking nacional (e estável). Categoria: WoD, CoD, Sombras Urbanas.

13. Nitro Dungeon: Outro tradicional baluarte do RPG Nacional, o blog pessoal do Tio Nitro permanece entre os mais visitados do país, obtendo a 59.763ª posição no traffic ranking nacional (e estável). Confiram a nova série doidimais de vídeos ensinando a jogar Old Dragon! Categoria: Pessoal, Miscelânea, Old Dragon.

14. Pontos de Experiência: Blog pessoal tocado pelo Diogo Nogueira, autor de alguns RPGs old-school como Bárbaros & Bruxos e Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros. O blog também traz dicas, além de resenhas de outros livros (como Savage Worlds). Nogueira obteve um traffic ranking nacional de 77.873 (e subindo). Categoria: Pessoal, Old-School, B&B, EA&FS.

15. GURPzine: Mesmo sem suporte de editoras nacionais, GURPS 4ª edição se mantém firme com o suporte de sua comunidade de jogadores. Seu traffic ranking nacional foi de 81.915 (e estável). Conheço pouco o sistema para além de uma anedota sobre cavar buracos, mas me lembro que havia um boato que jogadores de GURPS gostavam de quiche de queijo. Que raio de sentido tem essa história? Categoria: GURPS.

16. Falando de RPG: Outro blog das antigas. Atualmente se foca no próprio sistema rápido de fantasia medieval: Espadas & Punhais. O blog também conta com outros sistemas próprios (como o Hexa, uma adaptação do D6 System), todos gratuitos. Botelho obteve a 94.784ª posição no traffic ranking nacional (e estável). Categoria: Pessoal, Miscelânea, Espadas & Punhais, Sistemas Gratuitos.

17. RPG News: Blog que se concentra na divulgação de lançamentos, financiamentos coletivos e notícias relacionadas ao RPG, mas também possui seções com resenhas e materiais próprios. Por seus serviços a comunidade, Talude obteve um lugar no Top 20 com a 98.435ª posição no traffic ranking nacional (estável). Categoria: Notícias.

18. Retropunk Editora: Primeiro blog do Top 20 que não obteve uma posição no traffic ranking nacional, sendo classificado por sua posição no traffic ranking internacional de 1.939.006 (e subindo). A editora tem feito vários lançamentos nos últimos tempos, com destaque para Hora de Aventura RPG e Lankhmar (para Savage Worlds). Categoria: Editora, Loja, Savage Worlds.

19. Rolando 20: Outro blog de RPG antigo. Já figurou entre os maiores do Brasil, quando foi um dos primeiros blogs a dar suporte ao D&D 4ª edição. Daniel Anand e cia seguem fielmente rolando dados de 20 lados, agora para D&D 5ª edição, obtendo a posição 2.224.086 no traffic ranking internacional (e subindo vagarosamente). Confiram o podcast deles! Categoria: D&D.

20. Dragões do Sol Negro: Fechando o Top 20 (ufa!), temos mais um blog que parece estar focando no D&D 5ª edição, obtendo a posição 2.336.628 no traffic ranking internacional. Confiram o artigo de dezembro com a raça de ratinhos que podem ser jogados como um enxame ou solitários. Ficou bem legal. O blog também possui um bom acervo de contos. Categoria: D&D, Contos.

RPG Notícias - 1º lugar no Ranking RPGista - Janeiro de 2018.

RPG Notícias ocupa o trono da blogosfera!

 

Comparando o Ranking RPGista 01/2018 com o Ranking Cinza 07/2010.

O Ranking Cinza de julho de 2010 foi o último antes deste ser transferido para o Paragons (e virar Pop Ranking). Como não temos mais acesso as informações do Pop Ranking, este artigo tornou-se também o registro mais recente que temos sobre traffic rankings.

Eis a comparação entre os blogs de 07/2010 que se mantiveram no Top 20 de 01/2018.

BlogTraffic Ranking  07/2010Traffic Ranking 01/2018
Jambô Editora6.33121.899
RPGista (antes .20)6.56529.255
Rede RPG8.94216.905
Confraria de Arton15.05027.445
RPG Vale21.05933.219

 

Como se pode observar, todas as páginas caíram no traffic ranking (TR) nacional nestes últimos 8 anos. A internet brasileira cresceu muito neste período, sendo possível que a queda no TR não esteja relacionada com uma queda no número de visitantes /views. No entanto, parece existir um sentimento entre os blogueiros de que tal decréscimo possa ser real, e que o público esteja migrando para outras mídias, como o Facebook, Youtube e canais de stream.

Embora eu compartilhe desse sentimento, duvido que a Jambô tenha tido queda nas visitações, pois hoje em dia eles publicam e produzem mais conteúdo! Quanto ao RPGista, eu não tenho dados de 2010 (quando éramos outros blogs), mas comparando os dados de 2017 com 2012 (os mais antigos e completos que disponho), vejo que os número de visualizações e visitações até aumentou.

Série B

Este mês tivemos 61 blogs ranqueados com traffic ranking na Alexa. Segue abaixo o Ranking dos demais blogs, da 21ª a 62ª posição (esta última referente aos blogs sem traffic ranking).

PosiçãoBlogCategoriaTraffic Ranking
21Crônicas RPGCrônicas RPG2.467.045
22Ao SugoMiscelânea2.542.565
23Grupo D30 RPGMiscelânea, Grupo de RPG, Regional2.724.040
24Universo RPGMiscelânea3.070.534
25Halls of Valhalla RPGMiscelânea3.554.829
26RoleplayersMestres Profissionais, Dicas3.598.675
27MoostacheOld Dragon3.998.122
28TagmarTagmar4.130.130
29Non Plus RPG3D&T5.222.124
30Mestre das AntigasMiscelânea5.241.242
31Covil GURPSGURPS5.377.169
32Birosca NerdPessoal, Artista5.896.995
33Pensamento ColetivoEditora6.231.172
34Cronistas das TrevasCoD6.469.045
35Guilda do MestreMiscelânea6.783.838
36Geração Alpha3D&T6.861.261
37As Tralhas RPGísticas da GraciPessoal, Miscelânea6.894.601
38Dimensão NerdEditora, Loja, InNomine6.995.310
39Teatro de MesaMiscelânea7.285.410
40Área de TormentaTormenta7.745.868
41Saia da MasmorraMiscelânea, Jogos Indie7.822.525
42Aventurando-seGrupo de RPG, Dicas8.162.144
43Dungeon CompendiumOld Dragon, D&D, Old School8.250.219
44RPG SimplesEnsino, Iniciantes, Sistemas Simples8.537.840
45Zeo Kang StudioEstúdio, UED8.613.470
46Aster EditoraEditora, Sombras Urbanas8.858.239
47Mais de Mil DadosGrupo, 3D&T, Tormenta9.680.751
48RPGames BrasilMiscelânea9.988.565
49Dobradinha ComicsTirinhas, Artista10.395.767
50Joga o D20D&D10.476.869
51Filhos da GehennaMiscelânea11.847.792
52Conexão FateFate13.384.071
53Cavaleiros das Noites InsonesMiscelânea13.747.778
54RPGista VeteranoPessoal, Miscelânea15.404.839
55Tomos de SabedoriaMiscelânea15.620.785
56Pergaminhos DouradosMiscelânea15.781.031
57Nereus RPGMiscelânea, Sistemas próprios, Fate16.094.918
58Aventuras InacabadasMiscelânea16.493.054
59Papo de RPGistaPessoal16.623.632
603D&T À Bordo3D&T16.802.727
61Casa do AlquimistaPessoal17.067.809
62Beholder CegoFanzine
RetalhosPessoal
Tragos GamesEditora
Forja LúdicaMiscelânea
Módulos RPGOld School, Old Dragon
Blog do Mestre WallaGrupo, Cenário
Orbis Ciriji Terras ImperiaisGrupo de RPG
Gentle OgreEditora
Novva Tokyo4D&T
The Truth’s For SalePessoal
Pergaminhos de PedraGrupo de RPG
Dragon Age BrasilDragon Age
As Crônicas AleatóriasPessoal
Carcere dos PensamentosPessoal, WoD, Contos
Masmorras e MaluquicesPessoal, GURPS, Pathfinder, D&D
Goblin’s LootOld Dragon
Estúdio-Laboratório de RPGPessoal
NH uns 30GURPS
Calabouço de MímicosD&D, Iniciantes
Toca do Juban AlbinoMighty Blade
Narrando RPGDicas, Iniciantes
Escama de WyvernWoD, Old Dragon
RPG WorldApocalypse
Canal QuimeraMiscelânea
Grimório del BrujoPessoal

Critérios usados:

Participam do Ranking RPGista:

  • Quaisquer blogs que possuam ao menos 25% de seu conteúdo dos últimos 12 meses relacionado a RPG de mesa. Por “conteúdo” entende-se notícias, resenhas, opiniões, dicas, material para jogo, etc. (verificado via RSS). Este critério evita a entrada de páginas onde RPG é (ou se tornou) um assunto secundário (como o Jovem Nerd, ou o blog da Devir).
  • Blogs de editoras, estúdios e lojas podem participar do ranking, desde que cumpram com os demais requisitos aqui listados.

Estão excluídos do Ranking RPGista:

  • Blogs considerados inativos por não publicar nenhum artigo nos últimos 12 meses (verificado via RSS).
  • Blogs que sistematicamente compartilhem pirataria.
  • Blogs que sistematicamente copiem conteúdo de outros blogs, sites e livros (exceto por releases e por traduções feitas pelo blog). Entende-se que muitos blogs fazem isso com objetivo de compilação de regras e materiais, mas este é um ranking para geradores de conteúdo.

Ranqueamento:

  • O ranqueamento será feito com base no traffic ranking (TR) da Alexa (uma ferramenta de estimativa de tráfego de sites) no dia escolhido para análise (normalmente o 1º sábado ou domingo do mês).
  • O ranqueamento é feito primeiro usando o TR Nacional, por ser mais preciso.
  • Blogs que não possuem TR Nacional (que só vai até 100.000) serão então classificados pelo TR Internacional.
  • Blogs sem TR Internacional serão listados no final do Ranking, ordenados pela data de sua última postagem.

* Os dados de traffic ranking da Alexa foram coletados domingo, dia 07 de janeiro de 2018.

Agradecimentos especiais para o povo do RPGista, que deram todo apoio para essa ideia, com diversas dicas, críticas e sugestões. Isso que é time! O Fellipe Soares me ajudou a automatizar o levantamento dos traffic ranking da Alexa. O Teske criou o banner de abertura e ajudou na revisão do texto junto com o Tek e o Bode.

Você pode gostar...

24 Resultados

  1. Leishmaniose disse:

    Olá,
    Edu, como faz pra cadastrar um site no Alexa pra aparecerem os dados quando se consulta? o.o Porque quando consulto aqui o Mundos Colidem, não aparece nem que ele é brasileiro, só aparece o rank mundial. https://www.alexa.com/siteinfo/mundoscolidem.com.br Tu sabe como proceder?
    Bonanças.
    Atenciosamente,
    Leishmaniose

    • Edu Guimarães disse:

      Pelo que entendi, o Ranking Nacional da Alexa só lista as 100.000 páginas mais visitadas do país. Se seu blog não tem rank nacional é porque está numa posição acima de 100.000.
      Vixe! O Mundos Colidem não entrou no Ranking desse mês porque o endereço que estava listado aqui era o da página do wordpress (inativa desde 2016). Vou corrigir isso no Ranking de Fevereiro. Obrigado por comentar!

  2. Leishmaniose disse:

    Olá,
    Ah, entendi. o.o Valeu pela explicação!
    A gente migrou do wordpress porque é muito limitado, precisavamos de um pouco mais de recursos.
    Ah, que legal que tu vai fazer como na época do Área Cinza. Tenho saudosismo de velho de muitas coisas da época da blogosfera de 2008.
    Bonanças.
    Atenciosamente,
    Leishmaniose

  3. Mike Wevanne disse:

    Surpresa ver meu blog listado. 😀

  4. Saudações aventureiros!
    Que surpresa está no top100! Estamos mais ativos no Facebook, mas pelo visto ainda estamos fazendo diferença nas procuras nacionais!
    Que 2018 seja um ano produtivo para o RPG nacional! Sucesso para todos!

    • Edu Guimarães disse:

      Valeu Fernando! Se puder, divulgue o Ranking na página de vocês no Facebook, junto com a posição dos Cavaleiros. Assim, a galera pode conhecer outros blogs também. 😉 Sucesso!

  5. Pedro disse:

    Feliz que o MMD apareceu nessa lista ai! Conhecendo vários blogs bons aagora já, hoje eu não durmo ahaha

  6. Também fiquei muito surpreso com o meu COVIL GURPS constar na lista, ainda que na “série B”. Mais um motivo pra não abandonar um sistema já meio que relegado ao ostracismo.
    Congratulações a todos!
    Que sejam muitos os Sucessos Decisivos.

  7. Opa, não sei se quanto ao número de visitas nosso site entra, de toda forma peço que consulte nosso site:
    http://www.covildorpg.com.br

  8. Olha, também não sei sobre nosso número de visitas, mas seria legal constar o nosso site aqui tb:
    http://www.d30rpg.com.br/

  9. Saudações, Jogador!
    Eu escrevo um blog sobre um sistema que estou desenvolvendo, baseado no brasileiro RPGQuest. Gostaria de saber como coloco meu blog para ser avaliado por vocês.
    Grande Abraço!

  10. André "Oneiros" disse:

    Fiquei feliz e triste de ver o Rolando Dados no Top10. Feliz pelo reconhecimento do meu trabalho, triste pq ele saiu do ar poucos dias depois da avaliação. Infelizmente, o Rolando Dados morreu.

  11. Matheus (Tia Rose) disse:

    Muito obrigado pelo reconhecimento pelo meu trabalho na Rolando Dados
    O artigo sobre as Bruxas do Abracadabra foi algo extremamente divertido de se fazer, eu eu agradeço do fundo do coração o reconhecimento…. Espero que possam usar o artigo para colocar um feitiço em seus jogadores

  12. Bem legal ver os Tomos de Sabedoria na lista pela primeira vez. Valeu pelo levantamento.

  13. Ricardo de Andrade disse:

    Acho que não chego no Top 100, mais aqui vai meu blog (que não tá morto só anda como uma tartaruga): https://piramiderpg.wordpress.com

  14. Augusto disse:

    Boa noite.
    Favor inserir os Aventureiros dos Reinos nessa!
    Gostamos de Tavernas, poços de luta, dardos, dados, hidromel, cervejas e um flerte com qualquer raça bípede (alada ou não).
    http://www.aventureirosdosreinos.com

Deixe uma resposta