Ícone do site RPGista

Ranking RPGista de Blogs – Janeiro de 2018

Ranking RPGista de Blogs - Janeiro de 2018 1

86 blogs de RPG, um só hobbie! Confiram o Ranking RPGista de Blogs. Quais são as páginas mais visitadas da blogosfera brasileira?


O Ranking Cinza era um ranking com os blogs e sites de RPG mais visitados do país, tendo sido muito popular entre 2008-2010. Como leitor, eu sempre curti acompanhar o sobe e desce das páginas, era divertido…

“A pegada não é uma disputa, medir quem é mais foda ou o que seja, mas apenas ver onde você se encaixa no microcosmo dos sites de RPG nacionais,  acompanhar as mudanças, enfim, isso aqui tem que ser divertido.”

Rocha, criador do Ranking Cinza, Julho de 2010

Pois bem, estamos lançando aqui o Ranking RPGista de Blogs!!! Diferente da iniciativa original (que listava diferentes tipos de sites), o Ranking RPGista listará somente os blogs de RPG. A ideia é promover a blogosfera e estimular a produção de conteúdo e trocas.

A maioria dos endereços dos 86 blogs aqui listados foram obtidos na RPG Network, e todos tiveram ao menos uma publicação nos últimos 12 meses. Demais critérios são detalhados no fim do artigo. Caso seu blog cumpra os requisitos e não esteja listado, comente solicitando a inclusão dele para o próximo mês!

Este é um projeto piloto. Discussões e sugestões de como tornar o Ranking mais preciso e justo sempre são bem vindas nos comentários. Eu também tentei dar categorias aos blogs, mas conto com as sugestões de vocês para torná-las mais precisas.

Sem mais delongas, vamos ao Top 20 Ranking RPGista*!

1. RPG Notícias: Liderando com um traffic ranking nacional de 15.824 (e subindo) temos o RPG Notícias, que apesar do nome, publica os mais variados conteúdos relacionados ao hobbie, contando com boas resenhas, dicas e material de jogo. O povo de lá também é responsável pela seção de notícias da Dragão Brasil. Categoria: Miscelânea.

2. Rede RPG: Com um traffic ranking nacional de 16.905, a Rede RPG trava uma luta acirrada com o RPG Notícias pela primeira posição. Ambos os blogs estão subindo no traffic ranking. Embora o RPG Notícias esteja subindo mais rápido no momento, uma ultrapassagem da Rede não me surpreenderia. Categoria: Miscelânea.

3. Jambô Editora: O blog da editora gaúcha obteve um traffic ranking nacional de 21.899, e vem caindo de posições, provavelmente por conta do site ter sido retirado do ar para reformas. Os autores mantém publicações constantes no blog, especialmente para 3D&T, visto que boa parte do material para Tormenta RPG tem sido publicado na Dragão Brasil. Categoria: Editora, Loja, Fórum, Tormenta, 3D&T, Dragon Age.

4. Red Box: A queridinha da galera mantém seu blog na 4ª posição mesmo com sua equipe de férias. Mr. Pop e sua turma tiveram um traffic ranking nacional de 22.412 (e caindo). Menos de 1.000 posições separam a Red Box da Jambô, estando ambas as editoras competindo pela 3ª posição (junto do Epic Kingdom RPG). Categoria: Editora, Loja, Old Dragon.

5. Epic Kingdom RPG: Este blog – dedicado a D&D 5ª edição e ao Old Dragon – obteve a 5ª colocação com um traffic ranking nacional de 22.765 estando tecnicamente empatado com a Red Box. Por enquanto o blog parece se manter estável em seu traffic ranking, mesmo com sua última postagem tendo sido em novembro. Categoria: Old Dragon, D&D.

6. Mundo Tentacular: Todos louvemos Cthulhu! Combinando postagens constantes de RPG com artigos sobre a obra de H.P. Lovecraft e bizarrices afins, o Mundo Tentacular toma a 6ª posição para si com um traffic ranking nacional de 24.696.  Categoria: Mythos de Cthulhu, Horror.

7. Confraria de Arton: Blogs nascem e morrem, mas a Confraria permanece como um dos mais tradicionais e visitados blogs de RPG do país, com traffic ranking nacional de 27.445 (e subindo). O blog fala de tudo um pouco, mas vem dando um enfoque em fichas de super-heróis para Mutantes & Malfeitores e novidades sobre Starfinder RPG. Categoria: Miscelânea.

8. RPGista: Mamãe olha eu aqui! Fruto da fusão de diversos blogs de RPG (incluindo .20 e Roleplayers, que figuravam no antigo Top 20), o RPGista pode estar oscilando bastante na constância das postagens, mas permanece como um dos maiores blogs do RPG brasileiro. Nosso traffic ranking nacional é de 29.255 (e estável). Categoria: Miscelânea.

9. RPG Vale: Tendo publicado alguns artigos… ahn… polêmicos… em 2017, a RPG Vale segue na nona posição, com um traffic ranking nacional de 33.219 (e subindo). Além de RPG, o blog se foca em outros conteúdos, como videogames, MMOs e gamificação. Categoria: Miscelânea.

10. Rolando Dados: Um blog diverso e bacana, o Rolando Dados conquista a 10ª colocação com um traffic ranking nacional de 39.581 (e subindo), mesmo que andem postando apenas uma vez ao mês! Destaque para o artigo de novembro, com a adaptação das bruxas de Abracadabra para Tormenta RPG. Categoria: Miscelânea.

11. O Velhinho do RPG: Um projeto pessoal tocado pelo André Cruz (que nem parece tão velhinho assim), e que possui material para vários sistemas de RPG. O Velhinho obteve traffic ranking nacional de 45.238 (e estável). Se você curte cenários modernos, aconselho o artigo com “ideias para jogar RPG no Halloween”. Categoria: Pessoal, Miscelânea.

12. Livro dos Espelhos: Tradicional blog de RPG focado em “cenários trevosos”, mas também falando de outros assuntos. Em setembro de 2017, o blog anunciou que juntou-se à Dark Pack, a rede de produtores de conteúdo feito por fãs sancionada pela White Wolf. Eva e sua matilha obtiveram a 46.513ª posição no traffic ranking nacional (e estável). Categoria: WoD, CoD, Sombras Urbanas.

13. Nitro Dungeon: Outro tradicional baluarte do RPG Nacional, o blog pessoal do Tio Nitro permanece entre os mais visitados do país, obtendo a 59.763ª posição no traffic ranking nacional (e estável). Confiram a nova série doidimais de vídeos ensinando a jogar Old Dragon! Categoria: Pessoal, Miscelânea, Old Dragon.

14. Pontos de Experiência: Blog pessoal tocado pelo Diogo Nogueira, autor de alguns RPGs old-school como Bárbaros & Bruxos e Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros. O blog também traz dicas, além de resenhas de outros livros (como Savage Worlds). Nogueira obteve um traffic ranking nacional de 77.873 (e subindo). Categoria: Pessoal, Old-School, B&B, EA&FS.

15. GURPzine: Mesmo sem suporte de editoras nacionais, GURPS 4ª edição se mantém firme com o suporte de sua comunidade de jogadores. Seu traffic ranking nacional foi de 81.915 (e estável). Conheço pouco o sistema para além de uma anedota sobre cavar buracos, mas me lembro que havia um boato que jogadores de GURPS gostavam de quiche de queijo. Que raio de sentido tem essa história? Categoria: GURPS.

16. Falando de RPG: Outro blog das antigas. Atualmente se foca no próprio sistema rápido de fantasia medieval: Espadas & Punhais. O blog também conta com outros sistemas próprios (como o Hexa, uma adaptação do D6 System), todos gratuitos. Botelho obteve a 94.784ª posição no traffic ranking nacional (e estável). Categoria: Pessoal, Miscelânea, Espadas & Punhais, Sistemas Gratuitos.

17. RPG News: Blog que se concentra na divulgação de lançamentos, financiamentos coletivos e notícias relacionadas ao RPG, mas também possui seções com resenhas e materiais próprios. Por seus serviços a comunidade, Talude obteve um lugar no Top 20 com a 98.435ª posição no traffic ranking nacional (estável). Categoria: Notícias.

18. Retropunk Editora: Primeiro blog do Top 20 que não obteve uma posição no traffic ranking nacional, sendo classificado por sua posição no traffic ranking internacional de 1.939.006 (e subindo). A editora tem feito vários lançamentos nos últimos tempos, com destaque para Hora de Aventura RPG e Lankhmar (para Savage Worlds). Categoria: Editora, Loja, Savage Worlds.

19. Rolando 20: Outro blog de RPG antigo. Já figurou entre os maiores do Brasil, quando foi um dos primeiros blogs a dar suporte ao D&D 4ª edição. Daniel Anand e cia seguem fielmente rolando dados de 20 lados, agora para D&D 5ª edição, obtendo a posição 2.224.086 no traffic ranking internacional (e subindo vagarosamente). Confiram o podcast deles! Categoria: D&D.

20. Dragões do Sol Negro: Fechando o Top 20 (ufa!), temos mais um blog que parece estar focando no D&D 5ª edição, obtendo a posição 2.336.628 no traffic ranking internacional. Confiram o artigo de dezembro com a raça de ratinhos que podem ser jogados como um enxame ou solitários. Ficou bem legal. O blog também possui um bom acervo de contos. Categoria: D&D, Contos.

RPG Notícias ocupa o trono da blogosfera!

 

Comparando o Ranking RPGista 01/2018 com o Ranking Cinza 07/2010.

O Ranking Cinza de julho de 2010 foi o último antes deste ser transferido para o Paragons (e virar Pop Ranking). Como não temos mais acesso as informações do Pop Ranking, este artigo tornou-se também o registro mais recente que temos sobre traffic rankings.

Eis a comparação entre os blogs de 07/2010 que se mantiveram no Top 20 de 01/2018.

Blog Traffic Ranking  07/2010 Traffic Ranking 01/2018
Jambô Editora 6.331 21.899
RPGista (antes .20) 6.565 29.255
Rede RPG 8.942 16.905
Confraria de Arton 15.050 27.445
RPG Vale 21.059 33.219

 

Como se pode observar, todas as páginas caíram no traffic ranking (TR) nacional nestes últimos 8 anos. A internet brasileira cresceu muito neste período, sendo possível que a queda no TR não esteja relacionada com uma queda no número de visitantes /views. No entanto, parece existir um sentimento entre os blogueiros de que tal decréscimo possa ser real, e que o público esteja migrando para outras mídias, como o Facebook, Youtube e canais de stream.

Embora eu compartilhe desse sentimento, duvido que a Jambô tenha tido queda nas visitações, pois hoje em dia eles publicam e produzem mais conteúdo! Quanto ao RPGista, eu não tenho dados de 2010 (quando éramos outros blogs), mas comparando os dados de 2017 com 2012 (os mais antigos e completos que disponho), vejo que os número de visualizações e visitações até aumentou.

Série B

Este mês tivemos 61 blogs ranqueados com traffic ranking na Alexa. Segue abaixo o Ranking dos demais blogs, da 21ª a 62ª posição (esta última referente aos blogs sem traffic ranking).

Posição Blog Categoria Traffic Ranking
21 Crônicas RPG Crônicas RPG 2.467.045
22 Ao Sugo Miscelânea 2.542.565
23 Grupo D30 RPG Miscelânea, Grupo de RPG, Regional 2.724.040
24 Universo RPG Miscelânea 3.070.534
25 Halls of Valhalla RPG Miscelânea 3.554.829
26 Roleplayers Mestres Profissionais, Dicas 3.598.675
27 Moostache Old Dragon 3.998.122
28 Tagmar Tagmar 4.130.130
29 Non Plus RPG 3D&T 5.222.124
30 Mestre das Antigas Miscelânea 5.241.242
31 Covil GURPS GURPS 5.377.169
32 Birosca Nerd Pessoal, Artista 5.896.995
33 Pensamento Coletivo Editora 6.231.172
34 Cronistas das Trevas CoD 6.469.045
35 Guilda do Mestre Miscelânea 6.783.838
36 Geração Alpha 3D&T 6.861.261
37 As Tralhas RPGísticas da Graci Pessoal, Miscelânea 6.894.601
38 Dimensão Nerd Editora, Loja, InNomine 6.995.310
39 Teatro de Mesa Miscelânea 7.285.410
40 Área de Tormenta Tormenta 7.745.868
41 Saia da Masmorra Miscelânea, Jogos Indie 7.822.525
42 Aventurando-se Grupo de RPG, Dicas 8.162.144
43 Dungeon Compendium Old Dragon, D&D, Old School 8.250.219
44 RPG Simples Ensino, Iniciantes, Sistemas Simples 8.537.840
45 Zeo Kang Studio Estúdio, UED 8.613.470
46 Aster Editora Editora, Sombras Urbanas 8.858.239
47 Mais de Mil Dados Grupo, 3D&T, Tormenta 9.680.751
48 RPGames Brasil Miscelânea 9.988.565
49 Dobradinha Comics Tirinhas, Artista 10.395.767
50 Joga o D20 D&D 10.476.869
51 Filhos da Gehenna Miscelânea 11.847.792
52 Conexão Fate Fate 13.384.071
53 Cavaleiros das Noites Insones Miscelânea 13.747.778
54 RPGista Veterano Pessoal, Miscelânea 15.404.839
55 Tomos de Sabedoria Miscelânea 15.620.785
56 Pergaminhos Dourados Miscelânea 15.781.031
57 Nereus RPG Miscelânea, Sistemas próprios, Fate 16.094.918
58 Aventuras Inacabadas Miscelânea 16.493.054
59 Papo de RPGista Pessoal 16.623.632
60 3D&T À Bordo 3D&T 16.802.727
61 Casa do Alquimista Pessoal 17.067.809
62 Beholder Cego Fanzine
Retalhos Pessoal
Tragos Games Editora
Forja Lúdica Miscelânea
Módulos RPG Old School, Old Dragon
Blog do Mestre Walla Grupo, Cenário
Orbis Ciriji Terras Imperiais Grupo de RPG
Gentle Ogre Editora
Novva Tokyo 4D&T
The Truth’s For Sale Pessoal
Pergaminhos de Pedra Grupo de RPG
Dragon Age Brasil Dragon Age
As Crônicas Aleatórias Pessoal
Carcere dos Pensamentos Pessoal, WoD, Contos
Masmorras e Maluquices Pessoal, GURPS, Pathfinder, D&D
Goblin’s Loot Old Dragon
Estúdio-Laboratório de RPG Pessoal
NH uns 30 GURPS
Calabouço de Mímicos D&D, Iniciantes
Toca do Juban Albino Mighty Blade
Narrando RPG Dicas, Iniciantes
Escama de Wyvern WoD, Old Dragon
RPG World Apocalypse
Canal Quimera Miscelânea
Grimório del Brujo Pessoal

Critérios usados:

Participam do Ranking RPGista:

Estão excluídos do Ranking RPGista:

Ranqueamento:


* Os dados de traffic ranking da Alexa foram coletados domingo, dia 07 de janeiro de 2018.

Agradecimentos especiais para o povo do RPGista, que deram todo apoio para essa ideia, com diversas dicas, críticas e sugestões. Isso que é time! O Fellipe Soares me ajudou a automatizar o levantamento dos traffic ranking da Alexa. O Teske criou o banner de abertura e ajudou na revisão do texto junto com o Tek e o Bode.

Sair da versão mobile