Concurso Alphaversos 2018 #10º – Yousei
Avaliação Completa – Yousei
Presença dos Temas: 7,0
Lancaster: Os temas são construto, sobrevivência e guerra territorial — deles, só peca o construto, representado em um único oponente. Isso o fez perder pontos.
BURP: Dois temas tem uso bem presente (Japão feudal e sobrevivência), mas o de construtos aparece apenas em um antagonista.
Oriebir: Sobrevivência é o tema mais presente no cenário. O uso do tema Japão Feudal me pareceu muito estético. Acho que alguns trechos (a descrição de Hiba, principalmente) poderiam ser reescritos para passar melhor a impressão de que a é uma sociedade que se organiza aos moldes de um feudo oriental antigo. A impressão que tive é de apenas foram usados nomes japoneses. O tema Construtos é praticamente inexistente. Sugiro uma reescrita no sentido de incluí-los com mais força no cenário ou a adoção de outro tema.
Armageddon: Criar uma micro comunidade feudal é uma ideia muito legal, e para uma comunidade dessas, qualquer bicho pode ser um desafio épico. Como sugestão, em vez de itens mágicos genéricos, o Oricalcum poderia ser o ingrediente essencial para a criação de construtos mágicos, e a própria Amico poderia ser formada por golens. Isso colocaria o tema mais em evidência e garantiria a presença dos três no cenário.
Uso das Regras: 9,5
Lancaster: Não há o que reclamar. Há domínio das regras e os Yousei como vantagem única são funcionais, acrescentando algo novo ao conjunto, incluindo um bom uso do sistema de escalas (e trazendo a escala Chibi do Manual do Defensor).
BURP: Não há muitas adições, e a vantagem única funciona adequadamente. É um cenário claro e funcional.
Oriebir: O autor foca no que é necessário para fazer a campanha acontecer, que são a vantagem única e a regra de escalas, o que é muito bom. Contudo, faltou incluir o custo da vantagem única.
Armageddon: Gostei muito dos yousei como uma nova opção de youkai, e a apresentação no formato da vantagem única do 3D&T vermelho foi nostálgico. Algo a ser observado é que vantagens únicas não devem (se possível) trazer tantas vantagens atreladas a elas, para não ficarem engessadas e caras demais. E faltou o custo dela.
Aspectos Gerais: 9.25
Lancaster: É monotemática mas coesa, levando em conta que para compensar a não-abertura de tipos de personagens e oponentes, os personagens tem um adversário de muito longo prazo. É uma boa opção também se pensarmos em campanhas introdutórias para jogadores crianças, e isso não é pouca coisa.
BURP: Gostei bastante da premissa do cenário, há uma linha narrativa clara, e daria pra pegar e sair jogando.
Oriebir: É um mini cenário interessante, com um bom potencial para jogadores iniciantes, o que garante muitos pontos. Como sugestão, acho que poderia focar mais na vila de Hiba em si — a floresta, a AMICO e todos os demais elementos existem da mesma forma, mas o foco das aventuras poderia ser na defesa e modo de vida da vila em si.
Armageddon: Confesso que eu tinha certo preconceito em cenários em que os heróis são pequeninos, mas esse aqui me deu uma comichão pra jogar.
Olá,
AEEEEEEEEEE! Pelas análises anteriores, eu imaginei que teria problemas justamente na parte dos temas, já que Japão Feudal acabou ficando no estético (como bem apontado pelo Oriebir – a cultura nipônica é complexa e diferente da ocidental ao nível de detalhes) e o Construtos ficou mal aprofundado (todos os agentes da Amico que entram na Floresta são golens pra evitar ligação com a corporação).
Mas gostei bastante de perceber que minha intenção ficou clara: algo para iniciantes, principalmente da faixa infantil. 😀 Algo que possa ser pego e encaixado em qualquer mundo ou simplesmente jogando mantendo aquela esfera regional – por isso o monotema e até a ausência dos pontos da vantagem única porque a idéia é se jogar de Yousei. Um cenário de bolso.
Por fim, agradeço bastante as análises e aos analisadores! Pessoas cujo trabalho admiro bastante, sendo alguns colegas e amigos de longa data!
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Que cenário bacana.
Eu tenho um interesse particular em cenários e sistemas que possam ser usados para introduzir a molecada no RPG, e essa combinação aqui foi muito boa.
Parabéns Leish, pelo trampo e pela colocação!
Olá,
Grande Kender! Putz, bateu saudades agora da Lista-Tormenta! Altos RCs!
Obrigado! E eu estou nesse time de cenários infantis, tanto que um dos meus xodós é o Golden Sky Stories que serviu de inspiração pro Yousei – embora ele seja realmente voltado pro público infantil e trabalho de elementos daquela faixa etária, como desenvolvimento de empatia e trabalho em equipe, o que o Yousei só chega perto na temática.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Eu também sou doido pelo Golden Sky Stories — até “me inspirei” numa mecânica de lá pra minha adaptação de Steven Universe que saiu na DB uns anos atrás!