Tormenta: história militar de Arton, Revolta dos Minotauros

Revolta dos Minotauros
896 c.e. ? 900 c.e.
No final do século IX artoniano, os minotauros do Vale de Naria haviam sido escravizados por um rei orc, cujo nome foi intencionalmente apagado dos registros históricos, até que um minotauro chamado Goratikis liderou uma revolta de minotauros contra o reino conhecido como Liga dos Orcs.
Inicialmente operando de uma base secreta a partir da Floresta de Naria, Goratikis empregou táticas de insurgência e guerrilha contra os orcs até dominar completamente a região, então iniciando uma campanha regular contra as vilas e cidades orcs e libertando mais e mais minotauros escravizados.
Em 900 c.e. a cidade-fortaleza que servia de capital para a Liga dos Orcs caiu e Goratikis em pessoa matou o Rei Orc, marcando o fim da revolta e a fundação da cidade que viria a ser a capital de Tapista, Tiberus.¹
Beligerantes: Rebeldes Minotauros vs Liga dos Orcs.
Alianças de Destaque: nenhuma.
Rolando uma campanha durante o conflito
Apesar de ser parte da história dos minotauros, não seria difícil incluir alguns membros de outras raças em uma campanha durante a revolta. A raça dos minotauros não possui fêmeas e portanto eles precisam de mulheres de outras espécies para procriar, principalmente humanas, elfas, meio-elfas e qarren. Portanto, membros destas raças deveriam viver próximas o bastante ao Vale de Naria para manter relações, amigáveis ou não, com os minotauros. Além disto, dificilmente os minotauros eram os únicos escravos mantidos pela Liga dos Orcs. A história tapistana não cita a participação de heróis de outras raças no conflito, mas Tapista é um estado que prega a superioridade racial dos minotauros. E que tipo de raça superior precisa de heróis de outras raças para se libertar da escravidão, não é mesmo?
Fora isto, podemos dividir a revolta em duas fases, a de insurgência e guerrilha, com Goratikis e seus seguidores operando a partir da Floresta de Naria, e a de guerra regular, quando é reunido um exército e começa a destruição das cidades da Liga dos Orcs e a liberação dos minotauros escravos nestas cidades.
Durante a fase de insurgência as missões são típicas de grupos de aventureiros: resgatar escravos e prisioneiros, emboscar orcs, obter suprimentos, derrotar pequenos acampamentos e obter inteligência sobre as tropas inimigas. Na fase seguinte temos uma guerra convencional, com grupos de aventureiros fazendo o papel de forças especiais, derrotando líderes inimigos ou destruindo máquinas de guerra em meio às muitas batalhas campais, infiltrando as cidades inimigas para libertar escravos ou abrir os portões e agindo como batedores.
A revolta dos minotauros é o mito de origem de Tapista, e portanto é importante que as principais passagens permaneçam as mesmas se você quiser uma versão mais histórica, Goratikis é o líder da rebelião e quem mata o Rei Orc. Uma versão menos histórica, mas ainda mantendo a ideia geral do mito de origem de Tapista, é a de um minotauro interpretado por um dos jogadores como o líder da rebelião. Ou você pode chutar o pau da barraca e colocar Goratikis como sendo, na verdade, um herói de outra raça que foi transformado em minotauro na história Tapistana para justificar a política de superioridade racial dos minotauros.
¹ Uma história extremamente completa desta guerra de fundação de Tapista pode ser encontrada no suplemento Guerras Táuricas, cuja resenha do RPGista você pode conferir aqui.

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Danilo Coêlho disse:

    Eu me arrepiei com a possibilidade do Goratikis como um herói enaltecido pelo tempo e com as possibilidades de construção do Goratikis histórico. Excelente série!

  2. Guilherme D. Vilela disse:

    Minotauros não têm fêmeas, não haviam muitas humanas naquela região. Os minotauros se reproduziam com orcs fêmeas?
    Isso me leva a pensar se minotauros são raça ou mutação genética dos humanos.

Deixe uma resposta