Cosa Nostra: a máfia na fantasia medieval
A máfia que conhecemos hoje é um produto da Era Contemporânea, com as raízes da Cosa Nostra indo até o movimento de resistência aos franceses durante as guerras napoleônicas, mas ela não é a primeira organização criminal da história, e dificilmente será a última. Enquanto o tipo de crime organizado a que estamos acostumados desde o século XIX é de uma natureza essencialmente urbana, pela maior parte da história humana o crime organizado acontecia, normalmente, em regiões rurais. Nestes tempos, o crime na área das vilas e pequenas cidades era mantido num patamar mínimo, mas fora delas bandidos e piratas atacavam rotas comerciais e estradas em busca de lucro. Além disso, contrabando e tráfico de drogas são tão antigos quanto o mundo.
Nas grandes cidades da antiguidade, o crime organizado assumia uma roupagem mais parecida com a que estamos acostumados, um exemplo são os tempos da república romana, quando criminosos se reuniam em Collegia (singular Collegium, significando “unidos pela lei”, ironicamente), normalmente organizados como espelhos de corpos de governo romano, com o Senado sendo o modelo preferido. Estes collegia fazem uma aparição na série de TV Roma, da HBO, quando o protagonista Lucius Vorenus temporariamente se torna o líder de uma organização assim a mando de Augusto César na segunda temporada. Estes criminosos urbanos antigos lidavam com contrabando, extorsão e tráfico de drogas, mas na época romana uma das suas principais atividades era o assassinato político em troca de dinheiro, imunidade e outras vantagens políticas e econômicas.
Dito isto, vamos ao que interessa: como usar Cosa Nostra para jogar com uma organização criminosa de fantasia medieval? A opção mais lógica é a utilização das famosas guildas de ladrões, que são largamente baseadas nos collegia romanos. A menos lógica é usando hordas de bárbaros invasores. Calma, não estou louco, já explico. Apesar de não serem usualmente associados com organizações criminosas, conquistadores bárbaros como vândalos, góticos, nórdicos, turcos e mongóis compartilham muitos traços de organizações criminosas bem sucedidas. Eles são na maior parte não-ideológicos, predominantemente étnicos, usam de violência e intimidação e aderem a um código de lei próprio. Além disso, os mais bem sucedidos entre eles alcançaram exatamente o que toda Família eventualmente deseja: tornarem-se legítimos perante a lei e a sociedade onde estão inseridos.
Para ambos os casos, não são necessária grandes alterações ao sistema de Cosa Nostra para jogar em mundo de fantasia medieval, o trabalho principal fica sendo mudar as descrições dos acontecimento do baralho da lei para melhor se adequarem a cada realidade. Confiram as tabelas a seguir.
O que é Cosa Nostra?
Cosa Nostra é um jogo narrativo sobre a Máfia onde os jogadores, juntos, controlam uma organização criminosa e criam uma memorável história de ambição, violência e glamour nos anos 20 e 30 dos Estados Unidos.
Você pode adquirir o livro básico na loja da Redbox por preços que variam entre R$ 5,00 (apenas o PDF) até R$ 22,90 (combo livro físico + PDF).
Modelo 1 ? Collegium
Espadas | Ouros | Copas | Paus | |
Ás | Um dos capitães da guilda é encontrado morto em um beco escuro | Um dos membros rouba o cofre da guilda! | Um nobre humilha o líder da guilda em público | Um grupo de heróis aventureiros destrói toda uma operação da guilda! |
2 | Uma gangue de novatos tem mais coragem que juízo e tenta tomar uma operação da guilda | Um ladrão aventureiro consegue passar a perna na guilda e roubar muito dinheiro | Um herói do povo desafia a guilda | Um dos filhos do líder da guilda se torna um herói aventureiro! |
3 | Um dos assassinos da guilda é possuído por um demônio e entra num frenesi psicótico no hall da guilda | Um nobre é convertido à fé por um clérigo aventureiro e resolve agir contra a rede de prostituição da guilda | O líder da guilda é capturado por um grupo de aventureiros | Um clérigo aventureiro coloca a comunidade contra a guilda através de discursos inflamados |
4 | Um dos capangas vira a casaca e passa a trabalhar para um grupo de aventureiros | Um aventureiro decide lutar na arena, bagunçando as apostas armadas da guilda com os lutadores | O clérigo foi morto, mas seus companheiros aventureiros não gostaram nada disso | Um dos ladrões da guilda é surrado por um herói do povo |
5 | Um grupo de capangas são encontrados mortos | O depósito de itens mágicos roubados é encontrado e pilhado por aventureiros | Alguém está atacando a guilda, membros vem desaparecendo sucessivamente | Um ladrão novato humilha a guilda ao roubar um objeto de dentro do hall da guilda… durante uma reunião |
6 | Um dos grupos de assassinos da guilda é preso por aventureiros | Cansados de assaltos, os comerciantes contratam aventureiros para proteger as estradas | Os milicianos a serviço da guilda são expostos e executados pelo nobre local | Os filhos do líder da guilda, desajustados, causam problemas ao bom nome da organização |
7 | Uma rixa interna termina num banho de sangue | A nobreza se cansa e decide agir contra a guilda | Um dos membros da guilda se envolve com demônios e é pego por aventureiros | Uma nova cortesã provoca a luxúria de vários capitães da guilda, dividindo-os através dos ciúmes |
8 | Os malditos heróis continuam a causar problemas! | Com seu filho capturado por um necromante para ser sacrificado, o líder da guilda se vê obrigado a depender de heróis aventureiros | Após sobreviver a eventos traumáticos na torre do necromante, o filho do líder enlouquece e causa vergonha à ele | O Rei cria uma organização de aventureiros dedicada a lutar contra o crime na cidade |
9 | Um dos capitães da guilda é encontrado morto | O líder da guilda se envolve romanticamente com uma mulher que planeja a derrocada da guilda | O nobre local que provinha proteção à guilda é preso por agentes da coroa | Um líder incompetente toma o controle da guilda |
10 | Vários dos capangas se alistam no exército para lutar contra a horda de monstros que ameaçam o reino | A abertura dos portos a uma nação inimiga causa um baque nos negócios de contrabando da guilda | Um herói do povo enfrenta a guilda e consegue vencer | Uma rixa com um mendigo louco termina em massacre quando ele mostra-se como um antigo deus caído há séculos |
Valete | O filho do líder da guilda é assassinado! | O navio pirata da guilda explode em pedaços no porto! | Um dos membros da guilda é um clérigo do deus da traição | O filho do líder não apenas se torna um herói aventureiro, como usa seu conhecimento para prejudicar a guilda! |
Dama | A esposa do líder da guilda é sacrificada por cultistas malignos | A esposa do líder da guilda se revela como uma antiga vítima buscando vingança, fugindo com todo o tesouro da guilda | A esposa do líder da guilda é seduzida por um bardo aventureiro! | Para se vingar por uma traição, a esposa do líder da guilda ajuda um grupo de heróis aventureiros a prejudicar a guilda |
Rei | O líder da guilda é assassinado! | O líder da guilda é preso pela milícia! | A relação da guilda com cultistas demoníacos é exposta! | O líder da guilda é preso pela milícia em meio a uma cerimônia profana |
Modelo 2 ? Invasão Bárbara
Espadas | Ouros | Copas | Paus | |
Às | Um dos generais morre durante uma batalha | Parte do tesouro desaparece na noite e vários homens desertaram! | A horda sofre uma derrota humilhante, mas não fatal | Toda uma ala do exército da horda é destruída em uma batalha |
2 | Um chefe tribal resolve os domínios na retaguarda do avanço da horda | Um dos generais da horda declara independência e está de posse de boa parte do tesouro | A horda é desafiada por um grupo de heróis lendários | Uma antiga profecia sobre a derrota da horda é revelada |
3 | Um dos dragões aliados da horda se volta contra ela | Um comandante capaz surge nas fileiras das nações civilizadas | O comandante é ferido durante um combate com heróis aventureiros | Um clérigo de alto posto na fé da horda faz um sermão pela paz |
4 | Um dos capitães da horda é influenciado por magia e vaza planos de batalha | Uma praga se espalha pelo acampamento, matando milhares de guerreiros | Há um conflito de interesses entre os objetivos do comandante e da fé vigente na horda | Cobradores de impostos estão sendo mortos por membros da Resistência |
5 | Todo um batalhão é encontrado massacrado em uma fortaleza no coração das terras da horda | Milhares de escravos da horda conseguem escapar graças as ações de heróis aventureiros | Um assassino está rondando os principais generais e oficiais da horda | Um importante artefato mágico é roubado de dentro do acampamento do comandante! |
6 | Todo um batalhão é capturado por tropas dos reinos civilizados | Um embargo das nações civilizadas esvazia os cofres da horda | Nobres corruptos aliados da horda são expostos e executados | Os herdeiros do comandante são indignos de liderar a horda |
7 | Uma rixa interna faz a horda se separar em vários reinos bárbaros diferentes | Uma mina de ouro se esgota no pior momento possível para a horda | Cultistas do deus da justiça conseguem converter centenas de guerreiros da horda | Os herdeiros do comandante brigam pelo comando, dividindo e enfraquecendo a horda |
8 | Os batalhões da horda vem perdendo a maioria das escaramuças | O herdeiro do comandante é capturado e uma enorme quantia é fixada como resgate | O herdeiro do comandante demonstra-se como um mau administrador | Uma aliança entre os reinos civilizados reúne um enorme exército |
9 | Um dos generais comete suicídio por razões misteriosas | O comandante é seduzido por uma das suas escravas, que coloca ideias perigosas em sua cabeça | Um rei aliado à horda é destronado por tropas dos reinos civilizados | Um comandante incompetente assume o controle da horda |
10 | Os guerreiros da horda voltam a lutar uns contra os outros em disputas tribais | Um grupo de heróis aventureiros limpa os cofres da horda em um roubo durante a noite | Um grupo de heróis lendários enfrenta a horda e consegue uma grande vitória | Uma rixa entre generais termina em massacre quando suas alas do exército lutam entre si |
Valete | O herdeiro do comandante é assassinado! | Toda uma região próspera é retomada pelos reinos civilizados! | O comandante é visto como um fraco pelas tropas | O filho do comandante é convertido à uma fé estrangeira e passa a lutar pelos reinos civilizados |
Dama | A esposa do comandante é assassinada em seu lugar! | As mulheres do harém do comandante seduzem os guardas e fogem com grande parte do tesouro! | A esposa do comandante é roubada por aventureiros debaixo do nariz dele! | A esposa do comandante na verdade é uma espiã dos reinos civilizados planta há décadas na horda! |
Rei | O comandante é assassinado! | O comandante é capturado e todo o tesouro da horda é gasto no seu resgate! | A amante do comandante assassina a esposa para tomar o lugar dela | A antiga profecia se cumpriu, uma enorme derrota militar termina com a morte do comandante |
Extendendo criativamente as posibilidades e potencial de replay do jogo básico. Realmente grande sacada de adaptação Nume!
Valeu! Tenho mais umas ideias para continuar deixando o jogo cada vez mais divertido, aguarde! =D