Vem aí: Concurso Alphaversos de Criação de Cenários para 3D&T Alpha

O Carnaval está chegando, e seguindo uma tradição iniciada pela galera da Secular Games, resolvemos movimentar as coisas por aqui e organizar um concurso de mini-cenários para 3D&T Alpha durante a folia! Vem aí o Concurso Alphaversos! Conheça o regulamento.


Esse é mais um projeto piloto do blog. A ideia é estimular a comunidade a criar e compartilhar mini-cenários entre si, e se divertir no processo. Um pouco de competição amigável também não faz mal. O que pode resultar disso? Além da diversão? Só vamos descobrir fazendo!

PS: A ideia inicial foi do Tek.
PS2: As regras apresentadas abaixo podem sofrer alterações até sexta-feira (09/02), quando o concurso será iniciado com a liberação dos temas a serem usados.

Participação e inscrição

No dia 09/02 serão revelados seis temas para o concurso, iniciando o período de inscrições. Os participantes devem escolher três destes temas para compor seu mini-cenário. O prazo para inscrição se encerra na quarta-feira de cinzas (dia 14/02, 23:59, horário de Brasília).

EDIT (09/02, 9:30): Conheça os temas do Concurso Alphaversos.

Os mini-cenários devem ser enviados em documento em anexo para [email protected], com o assunto “Concurso Alphaversos”. O documento deve constar em anexo (formatos .DOC, .DOCX, .PDF ou .RTF), organizado no formato do Manual do Defensor (detalhado no fim deste artigo).

Os participantes poderão concorrer com somente um cenário em seu nome, seja ele de criação individual ou coletiva, portanto não importa se você vai criar sozinho ou coletivamente, desde que se concentre no seu melhor ataque especial!

Escritores (ativos ou não) do blog RPGista podem participar da brincadeira e submeter seus mini-cenários para avaliação, mas não serão classificados, nem estarão concorrendo ao prêmio.

EDIT (09/02, 01:30): O blog RPGista é fruto da fusão sucessiva de vários blogs (incluindo seus conteúdos). Porém, nem todos os colaboradores destes antigos blogs se juntaram a nossa equipe. Podem concorrer e participar normalmente do concurso, autores cujos artigos porventura estejam em nosso banco de dados, mas foram escritos antes do nascimento do RPGista, em 27 de setembro de 2011 (com a fusão dos blogs Roleplayers e .20).

Sempre Bom Lembrar

O cenário enviado para o Concurso Alphaversos continua sendo seu, sempre será. O blog RPGista possui basicamente duas intenções em relação a ele: que seu mini-cenário faça parte de um esforço para estimular a criação e compartilhamento de material para 3D&T Alpha; e que o maior número possível de jogadores conheça e jogue seu cenário. Essas pessoas partirão do pressuposto que o jogo é seu, foi criado por você, então não deixe ninguém na mão!

O texto submetido ao concurso deverá ser inédito. A submissão do seu cenário implica automaticamente que você afirma que todo o material dele é inédito e de sua autoria, e nos exime de qualquer responsabilidade por haver, eventualmente, copiado no todo ou em parte outro cenário.

Mais que isso, tem coisa mais cretina que copiar descaradamente um cenário em um concurso no qual o objetivo é ser criativo? Usar elementos de outros jogos/cenários é legal, copiar a parada toda é só mongol.

EDIT (10/02 18:00): Nossa maior preocupação é com o plágio ou uso de obras já publicadas e amplamente divulgadas por ai. Não há problema em reaproveitar (total ou parcialmente) ideias que tenham sido publicadas em blogs e fóruns, desde que o participante seja o autor destes materiais e cumpra todos os demais regulamentos (incluindo o uso dos 3 temas).

Avaliação

Primeira fase: após recebermos os mini-cenários, uma banca formada por mim (Edu) e CF irá avaliar se os cenários cumprem os requisitos para concorrer (basicamente, se estão no formato pedido e usam minimamente os temas escolhidos). Na semana seguinte ao carnaval, todos os textos que passarem por este primeiro filtro serão disponibilizados em formato PDF (cru, apenas o texto, sem qualquer formatação extra), para serem apreciados pelo público.

Segunda fase: todos os cenários serão avaliados pelo júri, que decidirá o vencedor. Dentre os critérios usados na avaliação, estará a originalidade, o uso dos três temas escolhidos para compor o cenário, bem como o uso de quaisquer regras apresentadas.

Os jurados convidados serão: Alexandre Lancaster (autor de Brigada Ligeira Estelar), Marlon “Armageddon” Teske (autor da linha Tormenta Alpha), Tiago “Oriebir” Ribeiro (autor do Manual dos Monstros) e Bruno “BURP” Schlatter (autor do Manual do Defensor) .

O prazo para terminarmos as avaliações dependerá do número de participantes (lembrem-se, isto aqui é um piloto e estamos aprendendo a fazer). De qualquer modo, esperamos concluir o concurso antes da Páscoa.

Premiação:

Além de toda a diversão de produzir um mini-cenário num espaço curto de tempo e depois compartilhá-lo com o mundo; o vencedor do concurso ganhará alguma premiação como incentivo. Ainda estamos trabalhando para viabilizar essa premiação, que será divulgada na sexta, junto com os temas do concurso.

EDIT (09/02, 09:30): Teremos uma singela premiação aos primeiros colocados em forma de PDFs de 3D&T Alpha da Loja Nerdz. Considerem isso um pequeno estímulo para que vocês continuem criando.
1º Lugar: Livros digitais em PDF: Tormenta Alpha + Manual do Defensor
2º Lugar: Livro digital em PDF: Manual do Defensor

Além disso, o CF prometeu fazer uma compilação diagramada em PDF com os mini-cenários melhor classificados.


Manual do Defensor - Concurso Alphaversos

O Manual do Defensor contém vários mini-cenários em seu último capítulo. Vocês podem usá-los como referência.

Formato de apresentação do mini-cenário

Seguindo o formato dos mini-cenários apresentados no Manual do Defensor. O documento em anexo deve conter as seguintes seções:

Cabeçalho:
  • Nome do cenário
  • Nome, e-mail, cidade e estado do(s) autore(s)
  • Indicação dos três temas escolhidos
  • Resumo do cenário e sua proposta em até 120 palavras.
Texto principal:

Deve possuir até 1500 palavras, contendo as seguintes seções (nesta ordem):

Descrição: uma breve descrição do cenário. Após uma breve introdução, você pode adicionar sub-seções ressaltando os elementos mais importantes (lugares, organizações, ameaças, etc.).

– NPCs importantes: não deve possuir fichas desses NPCs. Apenas uma descrição curta. Algo como “Fulano: Um dos imperadores piratas. É um glutão e cobra imposto de seus súditos na forma de doces. Pode ser um terrível inimigo ou um possível aliado”.

– Regras: Deve informar a pontuação recomendada para personagens jogadores, bem como quaisquer restrições de vantagens, desvantagens e perícias do Manual 3D&T Alpha.

É permitido referenciar vantagens, desvantagens, perícias, itens, kits e quaisquer regras alternativas dos suplementos de 3D&T Alpha publicados pela Jambô, indicando o livro (e se possível, a página).

Quaisquer outros materiais e regras alternativas devem ser descritos apropriadamente (independentemente de serem inéditas ou oriundas de material feito por fãs). Se for descrever regras publicadas por outros fãs, dê os créditos (com hyperlinks, se houverem), e garanta que você possua permissão para tal.

Lembre-se que o espaço gasto com regras diminui o espaço para falar de outras coisas. Recomendamos que só faça referências a suplementos ou descreva novas regras que realmente sejam importantes para a idéia central do cenário, e contribuam para seu apelo.

– Sugestão de personagens jogadores: apenas ideias, nada de fichas ou mecânicas. Recomendamos que sejam descrições curtas, como “Um jovem ninja que deseja vingar sua família assassinada”.

– Ganchos de aventuras: Ideias para aventuras são sempre importantes. Recomendamos que descreva dois ou mais ganchos, escritos com até três sentenças cada um.

– Antagonistas: APENAS NOME E FICHAS. Essa seção normalmente é reservada para inimigos genéricos do cenário, e não NPCs específicos (embora a ficha deles possam constar aqui, e a descrição na seção de NPCs ou mesmo na parte sobre o cenário).

– Para Inspirar: seção opcional com referências de quadrinhos, animes, games, etc. para entrar no clima do mini-cenário.

EDIT (09/02: 13:02): Algumas observações

– Acho que está claro, mas não custa repetir. Com exceção de “Para inspirar”, TODAS as seções listadas aqui são obrigatórias. O número de NPCs, sugestões de personagens, ganchos, e antagonistas fica por sua conta, mas deve haver ao menos um ou dois para justificar cada seção.

– Esse é o primeiro concurso, e estamos todos aprendendo. É normal que eu esteja recebendo textos com irregularidades (exemplos: uso de apenas um tema ao invés de três, ausência de seções obrigatórias, texto acima do limite de 1.500 palavras). Nestes casos, eu tentarei enviar um e-mail de alerta pedindo para re-submeterem com correções o quanto antes. Prometo dar o melhor de mim, mas não sou obrigado a enviar estes alertas (o que quer dizer que posso fazê-lo ou não, de acordo com minha disponibilidade). EVITEM PROBLEMAS: LEIAM O REGULAMENTO COM ATENÇÃO.


A ilustração usada na abertura pertence a Jambô Editora.
Este concurso é de inteira responsabilidade da equipe do blog RPGista.

Agradecimentos especiais a Secular Games, cujo concurso Faça Você Mesmo 2013 não apenas serviu de inspiração, como teve vários trechos de seu regulamento copiados/adaptados para cá.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Daniel Figueroa disse:

    Boa a iniciativa. Até dá vontade de participar.

  2. Estou realmente bem animado com a ideia desse concurso. Fico no aguardo dos temas.

Deixe uma resposta