Kongohki: Poder e Destruição

Kongohki são mais um elemento do cenário de Tenra Bansho Zero, que eu tenho adaptado em uma dúzia de artigos diversos aqui no blog. Eu já havia mencionado-os momentaneamente no artigo principal da adaptação; no entanto, achei que haviam algumas coisas neles que mereciam ser trabalhados de forma mais aprofundada, sem contar que pode ser uma adição legal até mesmo para outros cenários, como uma vantagem única nova.
kongohkiO kongohki é a grande maravilha advinda da mistura de magia e tecnologia no mundo de Tenra: uma máquina construída para o combate, porém animada por poderes sobrenaturais e contendo uma alma corrompida presa dentro de si. O seu nome é uma junção das palavras kongoh – a palavra japonesa equivalente ao sânscrito vajra, que pode ser entendida tanto como relâmpago como diamante, no sentido de ser uma força irrefreável e indestrutível – com kimáquina, basicamente.
Em outras palavras, um kongohki seria uma máquina indestrutível. Talvez nem todos sejam realmente invencíveis como o nome faz parecer, mas não ele está tão longe assim da verdade – todo kongohki é uma criatura impressionante, um grande construto criado para o combate, repleto de placas metálicas, protuberâncias afiadas e músculos de ferro. Ele é capaz de acelerar seus mecanismos internos para aumentar a sua força e velocidade; e muitos deles contam com equipamentos únicos e desproporcionais.
A contrapartida, é claro, é que ele não poderia se mover não fosse a existência no seu interior de um espelho meikyo, o mesmo usado para mover as poderosas armaduras yoroi. Este espelho meikyo possui presa dentro de si a alma de um asura, um indivíduo consumido pelo karma, mas que teve sua memória anterior apagada para que pudesse dar nova vida ao construto. Em outras palavras, um kongohki é um guerreiro indestrutível comandado pela alma reformada de alguém que foi consumido pelos próprios desejos e ambições. O que poderia dar errado?
Muita coisa, aparentemente. Mesmo que tenha sido apagada, as memórias da sua vida anterior continuam a rondar o kongohki. Pode ser uma visão casual, um nome súbito que vem à sua mente, uma cena completa despertada ao rever uma pessoa importante do seu passado… Elas ainda estão lá, apenas adormecidas. Como ele reagirá uma vez que as recupere? Aceitará a nova chance que teve, uma oportunidade para recomeçar a vida e esquecer os pecados do seu passado? Ou enlouquecerá outra vez, entrando em um frenesi assassino até que alguém destrua o monstro horripilante se tornou?
Se você usa as regras de Karma descritas na aventura O Caminho ao Altar de Flor de Lótus, você pode considerar que, para um kongohki, a característica representa justamente isso: o quão próximo ele está de recuperar as memórias do que foi no passado. Um kongohki que chegue a Karma 6 terá sido consumido pela alma da sua vida anterior, despertando novamente a sua persona de asura.
MHZ_tasteVocê também pode usar kongohki em outros cenários além de Tenra, é claro. Em Tormenta são necessárias pouquíssimas adaptações: já se trata de um cenário de fantasia, então ele será apenas mais um tipo de construto mágico, porém com um background dramático bastante particular. Também não são necessárias muitas mudanças para adicioná-los a Mega City – há um lado místico latente na Cidade das Cidades, e os kongohki se adequam muito bem a um cenário que misture a tecnologia do mundo moderno com elementos sobrenaturais. Já em Brigada Ligeira Estelar pode ser preciso fazer uma adaptação maior do seu conceito: eles podem ser algo como a personalidade de soldados mortos em combate, que foram gravadas digitalmente e transformadas em templates e modelos de inteligência artificial para robôs e veículos. Então talvez aquele hussardo inimigo incrivelmente habilidoso que os personagens estão enfrentando não seja pilotado por um humano, afinal… Ou não um humano vivo, pelo menos.
Kongohki (5 pontos)

  • Mecha. Para todos os efeitos, o kongohki é considerado um Mecha: segue todas as regras específicas para Construtos, pode adquirir Forma Alternativa por um custo reduzido, e possui Modelo Especial como desvantagem inata (embora possa recomprá-la por 1 ponto).
  • Força +2, Resistência+2, Armadura +2. Sendo criados para a guerra, kongohki são mais fortes, robustos e resistentes do que qualquer humano comum.
  • Poder Oculto. O kongohki pode acelerar os seus mecanismos internos para receber bônus em suas características, seguindo as regras da vantagem Poder Oculto.
  • Assombrado. Um kongohki é assombrado pelas memórias da alma que possui presa dentro do seu espelho meikyo.

(Nota: Se você ainda pretende jogar a aventura O Caminho ao Altar de Flor de Lótus, pode adicionar os elementos desta vantagem ao vilão Navalha Voadora. Apenas não se preocupe em adicionar os bônus de características – considere que eles já foram incluídos nas suas características normais).
O Punho do Kongohki Celestial
O Punho do Kongohki Celestial é uma doutrina marcial desenvolvida exclusivamente para kongohki e outros tipos de construtos. Ela utiliza as próprias características físicas e mecânicas únicas deles para atacar os inimigos, resultando em movimentos completamente imprevisíveis.
As técnicas descritas abaixo devem ser adquiridas através da vantagem Técnicas de Luta, vista no livro Mega City. No entanto, apenas kongohki são capazes de aprendê-las.
Asas Mecânicas
O kongohki pode girar seus braços e mãos a grandes velocidades, causando um pequeno tufão sob o seu corpo que o levanta do chão e o permite voar. Ele pode usar o feitiço Voo (Manual 3D&T Alpha, p. 1d+ 116) em si mesmo como uma habilidade natural, pagando o seu custo normal em PMs. No entanto, manter-se no ar requer grande esforço e concentração, de forma que ele não pode realizar nenhuma ação enquanto está voando, apenas movimentos.
Juntas Mecânicas
O kongohki é capaz de contorcer e dobrar suas juntas de formas impossíveis para um humano comum, fazendo com que seus golpes sejam imprevisíveis e difíceis de desviar. Ele pode gastar 2 PMs para eliminar a Habilidade da rolagem de FD de um inimigo – ou seja, ela será considerada como apenas 1d+A.
Uma Morte Gloriosa
Como último recurso antes de uma derrota, o kongohki pode destruir o motor-coração que o move para causar uma grande explosão, na esperança de que ela seja o suficiente para acabar com seus inimigos. Fazer isso funciona como o feitiço Explosão (Manual 3D&T Alpha, p. 1d+94), centrado no próprio kongohki mas considerando como PMs gastos a quantidade de PVs que ele possui no momento – se ele possui 6 PVs, por exemplo, o dano causado pela explosão seria de H+3d. O próprio kongohki é destruído no processo, obviamente, sendo imediatamente reduzido a 0 PVs e devendo fazer um Teste de Morte.
Overdrive
O kongohki pode sobrecarregar os seus mecanismos internos ao usar o seu Poder Oculto, aumentando ainda mais o seu poder mas causando dano ao seu corpo como resultado. Sempre que ele usar 2 PMs para receber um bônus de +1 em alguma característica através da vantagem Poder Oculto, ele pode gastar também 2 PVs para aumentar esse bônus para +2. Então se você, por exemplo, gastar 2 PMs para aumentar a sua Força em +1, poderia gastar mais 2 PVs para aumentá-la em +2 no lugar. O bônus máximo que você pode receber também passa a ser de +10, mas apenas se você estiver gastando os seus PVs para atingi-lo (gastando apenas PMs, o bônus máximo continua sendo +5).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta