Literatura Fantástica na 58º Feira do Livro de Porto Alegre

Mais um ano em Porto Alegre, e mais uma Feira do Livro. Fãs de literatura fantástica, RPGs e tudo o que se encontra no meio podem se interessar por alguns […]

Mais um ano em Porto Alegre, e mais uma Feira do Livro. Fãs de literatura fantástica, RPGs e tudo o que se encontra no meio podem se interessar por alguns lançamentos e palestras especiais que deverão acontecer durante o evento. Selecionei as mais interessantes a seguir.

Para começar, temos o Ciclo Farenheit 451, inspirado na famosa obra de Ray Bradbury, que retrata um futuro distópico em que os livros são proibidos e queimados quando encontrados. Graças a uma comunidade de “homens-livro”, as obras do passado eram decoradas e retransmitidas às novas gerações; o ciclo parte desse princípio e seleciona convidados especiais para serem estes homens-livro, cada dia selecionando uma obra para dividir com os presentes. Entre as obras selecionadas estão livros de Amós Oz, Mia Couto, Machado de Assis e mesmo a Odisseia de Homero.

Na quinta-feira, dia 1.º de novembro, às 16h na ASSEC (Trav. Francisco Leonardo Truda, 40 / 21º andar), temos a palestra Literatura fantástica e adaptações: Game of Thrones do Livro para a TV, cujo título é bastante auto-explicativo, minstrada pelos escritors Duda Falcão, Christopher Kastensmidt e César Augusto Oliveira de Almeida. No mesmo dia, às 17h, na Sala Leste do Santander Cultural, temos a palestra Cinema e História: versões do apocalipse, que deve fazer um panorama do ciclo de cinema e História realizado este ano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tinha como tema o fim do mundo e incluia diversos filmes de fantasia e ficção científica clássicos e alternativos. Será ministrada por Charles Sidarta Machado Domingos, Fatimarlei Lunardelli, José Orestes Beck, Rafael Hansen Quinsani e Cesar Augusto Barcellos Guazzelli.

No sábado, dia 3 de novembro, teremos toda uma programação especial voltada para as histórias em quadrinhos A partir das 9h, na Casa do Pensamento, acontecerá a 7.ª Mutação na Feira: HQs, Zines e outras histórias, com palestras o dia todo incluindo mesas redondas sobre a filosofia dos quadrinhos de Super-Heróis, os universos Marvel e DC, e outros tipos de quadrinhos. Outros eventos do dia incluem a mesa-redonda As histórias e os quadrinhos, reunindo diversos quadrinistas gaúchos, às 16h na Sala dos Jacarandás do Memorial do Rio Grande do Sul;  a exibição do documentário Fanzineiros do Século Passado, às 17h30 na Sala de Vídeo (é neessário se inscrever previamente); ums oficina de produção de fanzines com o Grupo Quadrante Sul, às 18h30 no Ateliê da Imagem; e um bate-papo sobre A nova cultura dos quadrinhos alemães, às 19h novamente na Sala dos Jacarandás do Memorial do RS, incluindo a presença dos autores internacionais convidados Isabel Kratz e Mawil com tradução simultânea.

Se o sábado é o dia dos quadrinhos, o domingo, 4 de novembro, é o dia da literatura fantástica na Feira. Convidados do dia incluem os autores Giulia Moon e André Vianco, conhecidos por suas histórias de vampiros; além de best-sellers como Eduardo Spohr. O grande evento pro público RPGista deve ser a palestra A fantasia na literatura nacional, com a presença do Spohr, Raphael Draccon, Leonel Caldela e Carolina Munhóz, às 19h na Sala dos Jacarandás do Memorial do RS. Outras palestras interessantes incluem uma discussão sobre a obra de Edgar Allan Poe, às 16h na Tenda de Pasárgada, e um balanço sobre a primeira Odisseia de Literatura Fantástica, no mesmo horário na Sala dos Jacarandás; mas sério, o dia está tão cheio de coisas legais que eu recomendo mesmo visitar o site oficial da programação para quem quiser se informar. Para completar o dia, temos lançamentos como Autores Fantásticos, organizado por Cézar Alcázar e Duda Falcão, em que grandes autores da literatura mundial se veem envolvidos em situações que parecem saídas das suas próprias obras; Protetores, de Duda Falcão, romance de horror steampunk; e o Duplo Fantasia Heróica 3, trazendo histórias de Christopher Kastensmidt e Simone Sauesserig.

Depois do domingo a coisa esfria um pouco para o público nerd, mas ainda há coisas legais a se procurar. O dia 5 de novembro, na próxima segunda-feira, é todo dedicado ao centenário dos Contos Gauchescos e Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto, obra que fundamenta boa parte da cultura gaudéria do Estado e inclui diversos elementos fantásticos muito legais para quem gosta de variar o clima nos seus jogos (especialmente recomendado para fãs de Namalkah em Tormenta, aliás…). Confiram no site os diversos eventos programados. Dia 7 de novembro, na quarta-feira da próxima semana, temos o Animamute, a partir das 15h30 na Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior, 375), com a exibição de diversos curtas bacanas de animação. E no dia 8 de novembro, quinta-feira da próxima semana, temos a Master class sobre a história do jazz e do blues – tá, isso não tem nada a ver com RPG ou fantasia, mas blé, eu sou fã de jazz e blues e acho um programa legal pra quem também gostar.

Enfim, tem bastante coisa legal acontecendo, e não só o que eu indiquei aí. Recomendo que deem vocês mesmo uma olhada na programação oficial atrás de coisas legais para fazer. E, é claro, aproveitem bem todos os saldões e descontos tradicionais também…

About BURP

Buenas, sou Bruno Schlatter, conhecido por alguns como BURP. Sou gremista, gaúcho, professor de História, RPGista, HQéfilo, gamemaníaco, anarquista desencantado, guitarrista frustrado, blueseiro apaixonado, leitor obsessivo, pseudo-escritor amador e outras coisas menos interessantes.