Valkyria Chronicles 3D&T

Valkyria Chronicles é uma das franquias originais mais bacanas desta última geração de consoles de videogames, contando já com três jogos – o primeiro, para Playstation 3, já foi resenhado por aqui antes; e os outros dois foram lançados para o Playstation Portable. Sua direção de arte inspiradíssima e com clara ascendência de animes e mangás, inclusive, levou o primeiro jogo a ser adaptado como uma série de animação. Some-se ainda um elenco de personagens muito carismático e um cenário de fantasia único, inspirado no contexto da Europa entre as duas guerras mundiais, e você tem uma série muito bacana de acompanhar, além, é claro, daquelas que lhe dá vontade de sair jogando RPG em meio a trincheiras e tanques de guerra. Este é o tema desta adaptação para 3D&T, enfim.
A Segunda Guerra Europeia
A história de Valkyria Chronicles acontece no continente de Europa, que, é importante destacar, não é a nossa Europa, uma vez que ele é chamado assim mesmo nos diálogos em inglês, onde o nome correto seria Europe. Mesmo assim, é claro, a sua fonte de inspiração é bastante óbvia, como você pode ver pelo mapa abaixo:

Valkyria Chronicles 3D&T 1

Em Europa vivem seres humanos não muito diferentes daqueles que você encontra na nossa Terra ou em qualquer outro cenário de fantasia típico. Eles se dividem em algumas etnias específicas, e formam países, nações e outras entidades políticas diversas. Destas, as duas principais são a Federação Atlântica, formada por diversos países da sua região ocidental; e a Aliança Imperial da Europa do Leste, que domina praticamente toda região oriental do continente. As tensões entre as duas constantemente leva a conflitos armados, sejam diretos, como o que aconteceu na Primeira Guerra Europeia cerca de vinte anos antes do primeiro jogo; ou indiretos, buscando domínio sobre os poucos países que não fazem parte de nenhuma delas.
Entre estes está a pequena Gallia, localizada exatamente entre a Federação e o Império. Ela é conhecida pelas suas paisagens idílicas, o seu sistema de governo monárquico, e também as enormes reservas de ragnite que possuem, um minério raro de grande potencial energético, que é usado como base de quase toda a tecnologia do continente. É também o cenário principal dos jogos da série, mas é claro que você não precisa se limitar a ela se não quiser.
Além dos elementos acima, Gallia ainda é conhecida por outra característica peculiar: a sua grande quantidade de ruínas de um passado remoto, quando as nações atuais ainda não haviam se formado, e a humanidade se dividia em dúzias de etnias e tribos menores. Segundo a história conhecida, uma destas etnias, conhecida como darcsen e identificada pelos seus cabelos negros, teria guerreado e dominado todas as outras por séculos, até ser vencida pela lendária civilização das valquírias. Ainda hoje o Deserto de Barious, localizado a leste de Gallia, é tomado de marcas e crateras que dizem ter sido causadas por um poder misterioso usado pelos darcsen como último recurso para vencer seus inimigos, no evento conhecido como a Calamidade Darcsen.
Existem muitas controvérsias sobre esta história, é claro, com historiadores e pesquisadores constantemente encontrando evidências que a refutam ou confirmem. Independente da sua veracidade, no entanto, ser reconhecido como um descendente dos darcsen ainda é visto como uma mácula social, gerando preconceito e discriminação. Rumores falam sobre campos de concentração mantidos pelo Império, e mesmo na Federação e outros países supostamente mais liberais eles são sempre vistos com desconfiança.
É justamente a Gallia, enfim, que eventualmente poderá intensificar as tensões entre as duas forças do continente, levando-as novamente à guerra.
Valkyria Chronicles 3D&T 2Personagens de Valkyria Chronicles
Uma campanha de Valkyria Chronicles pode começar com 5 pontos, como uma campanha normal de 3D&T. Personagens com esta pontuação serão provavelmente recrutas recém-admitidos ao exército de alguma nação. Se quiser, no entanto, o mestre também pode permitir o uso de pontuações maiores pelos jogadores.
Europa também não é um mundo de fantasia muito exagerado, destes onde os personagens possuem dúzias de poderes únicos e inexplicáveis. Não há poderes mágicos de qualquer tipo, e vantagens mais exageradas e/ou que necessariamente envolvam alguma relação com o sobrenaturai – como Separação, Xamã e outras – também devem ser proibidas. Demais vantagens são possíveis se o jogador apresentar com uma boa descrição e o mestre autorizar, transformando o seu Poder Oculto em um esforço sobre-humano para realizar uma ação, ou o seu Ataque Especial em um tiro mirado contra a cabeça de um inimigo, por exemplo.
As vantagens únicas do Manual 3D&T Alpha também devem ser proibidas, visto que raças não-humanas não são exatamente comuns no continente. Para jogar com um personagem darcsen, basta adquirir a desvantagem Má Fama. E além destes, a única etnia realmente importante de diferenciar são as valquírias, descritas em detalhes a seguir.
Valkyria Chronicles 3D&T 3Valquíria (2 pontos)
As valquírias são descendentes de uma civilização perdida que, segundo diversas lendas, teriam salvo a população do continente dos ataques darcsen no passado, antes de desaparecerem misteriosamente. A verdade, é claro, é bem mais complicada do que isso, e envolve um poder ancestral capaz de mudar os rumos da Segunda Guerra Europeia. Entre outras, acredita-se que a rainha de Gallia seja uma das suas últimas descendentes vivas.
Ser uma descendente das valquírias é considerado uma vantagem única de 2 pontos disponível apenas para mulheres. Ela concede à personagem as vantagens Poder Oculto e Energia Extra 1, que representam os poderes latentes da sua descendência. As suas verdadeiras habilidades, no entanto, só despertam realmente quando ela toma posse de um conjunto de escudo e lança especiais advindas da sua antiga civilização.
De posse dessas armas, o poder da valquíria é imediatamente desperto, em uma espécie de aura azulada que envolve o seu corpo: ela eleva a sua escala imediatamente para Sugoi, se tornando praticamente uma arma viva de destruição em massa; e pode utilizar a sua lança para disparar rajadas de energia contra inimigos distantes, que causa dano baseado no seu Poder de Fogo normalmente. Mesmo pertencendo a uma escala superior, ainda, seus golpes não concedem bônus de esquiva a personagens Ningen (veja sobre isso mais adiante).
Por fim, o poder máximo de uma valquíria envolve o seu próprio sacrifício pela vitória no combate. Quando faz isso, ela gera uma grande explosão capaz de derrubar mesmo uma poderosa fortaleza: siga as regras de Sacrifício Heróico (Manual 3D&T Alpha, pg. 1d+74), mas considere que o ataque resultante possui uma escala superior ainda à da valquíria (ou seja, pertence à escala Kiodai), além de seguir as regras da vantagem Amplo para Ataques Especiais (ver no Manual 3D&T Alpha, pg. 1d+31).
Desnecessário dizer, a lança e o escudo das valquírias são itens extremamente raros, que não são dados gratuitamente a qualquer garota que demonstre a descendência correta. São considerados tesouros nacionais, guardados em cofres em museus e protegidos com segurança máxima. Com sorte, algumas vezes podem ser encontrados em ruínas perdidas de civilizações antigas.
Assim, cabe unicamente ao mestre decidir se um conjunto delas pode cair nas mãos do grupo ou não. Não há valor em PEs que possa pagar por um item desta importância.
Valkyria Chronicles 3D&T 4Combate Tático
Valkyria Chronicles é, originalmente, um jogo de RPG estratégico, o que significa que é todo focado em combates táticos entre os dois lados de uma batalha. Para pegar o clima certo para o jogo, assim, é recomendado que você utilize um sistema semelhante nas suas partidas, que marque o posicionamento e movimentação dos personagens no campo de batalha.
O sistema que eu sugiro aqui, assim, parte das regras normais do próprio 3D&T, e adiciona o elemento de movimentação tática através do uso de miniaturas. As regras fundamentais do combate seguem as mesmas – você rola iniciativa, tem direito a um movimento e uma ação por rodada, calcula FA e FD de maneira normal, etc. -, mas você deve adicionar as regras a seguir em conjunto com algumas miniaturas representando cada personagem presente.
Diferente de outros sistemas de combate tático para RPG mais conhecidos, no entanto (leia-se: d20), optei por não utilizar um tabuleiro para marcar a movimentação das miniaturas pelo campo. Ao invés disso, você precisará apenas de uma régua – sim, a movimentação e alcance do ataque dos personagens será medida em centímetros, de forma que qualquer superfície plana, do chão da sala à mesa da cozinha, pode se transformar instantaneamente em um campo de batalha!
Isso é feito principalmente emular melhor o sistema de combate do próprio Valkyria Chronicles. Diferente de outros jogos do gênero, como Final Fantasy Tatics ou a série Disgea, que põem de fato os ditos tabuleiros quadriculados na tela para marcar a posição de cada personagem, ele permite que você os movimente em tempo real durante cada turno. Esse tipo de jogabilidade parece ser melhor representado pela movimentação mais livre que o uso de uma régua permite, ao invés de limitá-lo pela quantidade de quadrados disponíveis no mapa.
Ao contrário do que parece, esta é também uma jogabilidade muito mais clássica para os wargames mais antigos, além daqueles que normalmente tentam se voltar mais para jogadores iniciantes, como o jogo de miniaturas oficial de O Senhor dos Anéis, por exemplo. Acima de tudo, é muito mais simples e fácil de preparar: qualquer superfície plana pode virar o seu campo de combate, bastando que você adicione obstáculos e elementos de cenário pelo caminho, que servirão de esconderijos, trincheiras e barricadas. (Droga, você pode mesmo montá-los com Legos se quiser!) Como simplicidade e rapidez sempre foi o mote do 3D&T, de repente me pareceu que seria uma boa idéia de modelo de combate tático para ele.
Um comentário importante, em todo caso, diz respeito à escala. Não montei este sistema tendo em vista qualquer escala específica de miniaturas; em tese, você pode utilizar deste as miniaturas tradicionais de D&D, passando pelas recortáveis e montáveis de RPGQuest, até os clássicos soldadinhos verdes de plástico, se quiser manter o clima da Segunda Guerra Mundial. Recomendo apenas que todas as miniaturas usadas sigam o mesmo padrão, para evitar confusões de jogo. Não me preocupei também em definir exatamente uma escala de quantos centímetros em jogo equivalem exatamente a quantos metros para o personagem, pois o próprio 3D&T raramente é muito é muito exato sobre isso – o importante, antes do que este tipo de exatidão matemática, é ter noção de quanto ele é capaz de se mover taticamente em cada rodada, o que é estabelecido nos valores a seguir. Se isto o incomodar, claro, parta do princípio de que, em média, 1cm = 1,5m; se quiser mudar estes valores, ajuste-os a partir daí.
Abaixo, enfim, estão as regras fundamentais do sistema. Sinta-se à vontade para ajustá-las e alterá-las para funcionar melhor na sua mesa.
Movimentação. Gastando um movimento, um personagem pode se mover até 4cm, mais 1cm por ponto de Habilidade. Um personagem com H1, assim, poderia se mover até 5cm; enquanto um com H5 se moveria até 9cm com cada movimento! O movimento não precisa ser em linha reta, é claro; é possível fazer curvas e voltas durante ele, mas a distância final percorrida somando todas as mudanças de rota não pode ultrapassar este valor.
Ataques Corporais. Ataques com Força podem ser feitos contra inimigos a até 1cm de distância. Esta é a distância máxima que é possível percorrer em um último impulso antes de desferir um golpe de espada, no seu pulo final para acertar o seu Punho do Tigre, etc. Lembre-se que estamos jogando 3D&T, então você pode ser bem livre na sua descrição!  A vantagem Membros Elásticos aumenta essa distância máxima para 5cm.
Ataques à Distância. Ataques com Poder de Fogo possuem um alcance de 10cm com o seu valor máximo. Para cada 10cm a partir daí, o Poder de Fogo do personagem sofre um redutor de -1. Para acertar um inimigo a 22cm de distância, por exemplo, o personagem teria um redutor de PdF-2. Caso o PdF chegue a zero devido a esse redutor, o limite de alcance máximo do seu ataque foi alcançado.
Tiro à Queima-Roupa. Um tiro à queima-roupa (ou seja, um ataque com PdF feito a 1cm ou menos) possui uma chance de acerto crítico maior do que um tiro comum: acontecerá em caso de um 4, 5 ou 6 na rolagem de dados. Isso é cumulativo com outras habilidades que aumentem a chance de crítico – um Ataque Especial Perigoso feito à esta distância, por exemplo, teria um acerto crítico com 2, 3, 4, 5 ou 6 no dado!
Trincheiras e barricadas. No fim do seu turno, se estiver atrás de algo que possa lhe dar alguma cobertura, o personagem pode declarar que o está usando para melhor se defender. Isso dobra a sua Armadura contra ataques feitos com PdF, desde que, é claro, venham de uma direção protegida por ela; não adiantará nada se esconder em uma trincheira se o seu adversário também estiver dentro dela!
Ataques Sugoi. Muitos ataques no jogo podem ser considerados de escala superior – feitos com os canhões de tanques ou com as lanças dos lanceiros, por exemplo. Estes ataques podem ser usados contra personagem de escala inferior, e serão devastadores se acertarem; no entanto, devido à maior mobilidade das tropas no chão, também é mais fácil evitar um ataque assim. Desta forma, um personagem Ningen recebendo um ataque Sugoi ou superior provindo destas fontes possui um bônus de H+4 na sua rolagem de esquiva.
Opcional: Campo de visão. Esta é uma regra opcional que pode tornar o jogo um pouco mais complicado, mas também mais detalhado e aprofundado. Sempre tome nota do lado para o qual o personagem está voltado ao fim do seu turno. De maneira geral, ele possuirá um campo de visão de 120º a partir da sua frente; utilize um transformador ou compasso para medir este ângulo, ou recorte-o de uma folha de papel para tornar mais fácil a consulta em jogo. Qualquer ataque vindo de fora desta área pega o personagem surpreso e, por conseqüência, indefeso. O mestre pode permitir, no entanto, um teste adequado para perceber a aproximação do inimigo e se voltar a tempo, podendo se defender normalmente; veja as regras para Alvo Surpreso no Manual 3D&T Alpha, pg. 1d+71.
O campo de visão do personagem também pode influir no uso de ataques de oportunidade. Se qualquer inimigo realizar um movimento ou ação, exceto atacar você, dentro do seu campo de visão à uma distância de onde você pode acertá-lo, você poderá realizar um ataque simples, com FA = PdF+1d, contra ele. Este ataque conta como uma esquiva, ou seja, você só pode realizar uma quantidade deles por rodada igual à sua Habilidade. Você também pode usar as regras de alvo surpreso para perceber um inimigo se movimentando próximo a você fora do seu campo de visão, através do som dos seus passos ou algo parecido.
Novas Vantagens/Desvantagens
Ataque Amplo (1 ponto). O personagem possui um tipo de ataque à curta distância (ou seja, que utiliza a sua Força como base) – por exemplo, um lança-chamas  – que pode usar para atingir todos os inimigos que estejam ao seu alcance dentro do seu campo de visão. Não é possível se esquivar completamente deste ataque, mas um teste bem sucedido concede um bônus de +2 na rolagem de FD. Cada ataque destes custa 2 PMs.
Ataque Longo (1 ponto). O alcance máximo dos ataques com PdF do personagem é dobrado – ou seja, ele passa a sofrer um redutor de -1 no seu PdF a cada 20cm, ao invés de 10. Vantagem obrigatória para franco-atiradores.
Dano Gigante (2 pontos). Os ataques do personagem com uma das suas características (Força ou PdF, escolha apenas uma) são considerados como de uma escala superior – por exemplo, Sugoi se o seu personagem for Ningen. No entanto, eles também possuem uma versão especial da desvantagem Munição Limitada: você só pode utilizá-lo uma vez por combate para cada ponto de PdF que possuir (por exemplo, três vezes se você possuir PdF3). Este ataque também concede normalmente o bônus de esquiva para alvos de escalas inferiores.
Mobilidade (1 ponto). O personagem possui grande mobilidade, e pode andar até 2cm a mais do que o normal por movimento que utilizar. Esta vantagem pode ser comprada mais de uma vez, cada uma delas aumentando em 2cm a sua distância máxima percorrida por movimento.
Explosão (2 pontos). Ao atacar com o seu Poder de Fogo, o personagem pode causar uma pequena explosão com um raio de 2,5cm do ponto de impacto. Não é possível se esquivar completamente deste ataque, mas um teste bem sucedido concede um bônus de +2 na rolagem de FD. Cada ataque destes custa 2 PMs para o personagem.
Visão Periférica (1 ponto). O personagem possui uma visão aprimorada, capaz de perceber a movimentação de inimigos a uma distância maior. Ele passa a enxergar até 45º a mais para cada lado, totalizando uma visão de 210º.
Mobilidade Reduzida (-1 ponto). O personagem possui uma mobilidade diminuída em relação aos outros. Ele possui uma movimentação básica de 2cm, ao invés de 4, mais a sua Habilidade – por exemplo, 3cm se possuir H1, ou 7cm se possuir H5.
Tanques
Um dos elementos mais marcantes do cenário de Valkyria Chronicles são os tanques de guerra. A aviação ainda é muito precária neste mundo (só começa a se desenvolver realmente após o final do jogo original), de forma que eles são talvez os grandes astros da história – muitas batalhas de fato são resolvidas pela habilidade de cada lado em se aproveitar das características dos seus veículos blindados!
Valkyria Chronicles 3D&T 5Em regras, você pode considerar um tanque como um Construto, possuindo todas as características normais da vantagem única Mecha (apesar de que transformers não são exatamente comum neste mundo). Eles obrigatoriamente pertencem à escala Sugoi, o que quer dizer que tanto suas defesas como ataques estão em grande vantagem quando enfrentam meros soldados à pé; os únicos bem preparados para enfrentá-los, além de outros tanques, são os lanceiros, um tipo de tropa de infantaria especial, que porta um pequeno canhão de mão para poder causar danos massivos aos tanques inimigos, através da vantagem Dano Gigante descrita acima.
A mobilidade dos tanques, por outro lado, é bastante reduzida em relação ao de soldados comuns. Eles se movem a apenas 4cm por movimento, independente da Habilidade do piloto, e podem aumentar este valor apenas através de vantagens como Aceleração e Mobilidade. Tanques também nunca podem ter Habilidade maior do que 0; eles são úteis apenas quando pilotados por outro personagem, seguindo as regras de Comando de Aliado.
Os ataques com o canhão do tanque são limitados, conforme as regras normais de Munição Limitada. Por outro lado, ele costuma possuir também uma pequena metralhadora para atacar oponentes que não precisem de tanto Poder de Fogo. Esta metralhadora causa dano em escala Ningen, de forma que os alvos não recebem qualquer bônus na esquiva, e não é limitada pela desvantagem Munição Limitada. Ambas as características se equilibram, de forma que ela não influi no custo final do tanque.
Por fim, todo tanque de Valkyria Chronicles também deve obrigatoriamente comprar a desvantagem Ponto Fraco, pois o seu motor de ragnite deve ficar exposto na sua parte traseira para que ele funcione adequadamente. Qualquer ataque vindo desta direção é defendido pelo tanque como se ele pertencesse à escala Ningen, ao invés de Sugoi.

Valkyria Chronicles 3D&T 6

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. hackbarth disse:

    Agora gostei de ver! Adaptado para 3D&T!

  2. Di Benedetto disse:

    Isso sim é ideia pra uma campanha legal.
    Alguém sabe se o anime que fizeram é legal? Vale a pena ir atrás?

  3. Quando à franquia, não conheço; mas adorei estas regras de “3D&T ‘wargame’ “, hahaha!
    Só uns detalhes:
    – a margem de crítico de Tiro à Queima-Roupa não está muito grande não? Acho que um “5 ou 6” já basta; mas se nos games for assim, okay.jpg…
    – “Para acertar um inimigo a 20cm de distância, por exemplo, o personagem teria um redutor de PdF-2.” Não deveria ser -1? Dez dos 20 centímetros estariam cobertos pelo alcance sem penalidades, e apenas os 10 cm restantes contariam.
    – Ataque Amplo (1 ponto): adorei esse ataque, perfeito pros “tanques” (não os dos games de VC, o papel de combate de 3D&T mesmo, hahaha), e mais simples de se lidar que um Ataque Múltiplo.

    • BURP disse:

      Bom, mudei o exemplo pra 22cm pra ficar mais claro =P
      E a margem de crítico do tiro à queima-roupa tá bem grande sim, em parte pq no próprio jogo acontece dessa forma – um ataque realizado de muito perto tem 100% de chance de acerto, o que causa bastante dano quando você tem uma metralhadora capaz de dar 20 tiros por rodada! Em 3D&T, acho que a melhor forma de simular isso é com essa chance aumentada de crítico. Mas se quiser, claro, pode diminuir ela, e deixar o crítico como 5 ou 6 no resultado do dado mesmo.

  4. Mataro disse:

    Juro que li Valkaria Chronicles 3D&T ao invés de Valkyria Chronicles 3D&T, pesei que seria algo sobre a estátua de Valkaria, mas a postagem agradou mesmo assim, genial o sistema tático de movimentação.
    Grande Abraço.

  5. Bob Nerd disse:

    Bela adaptação. Sempre achei interessante o game, apesar de nunca ter jogado. O mais interessante é o clima wargame. Ficou muito bom. Parabéns!

  6. Nivo disse:

    Ja estou há 3 anos tentando comprar esse jogo de PS3, nem nos EUA eu achei…

Deixe uma resposta