Colorindo Miniaturas de Papel

A parte mais trabalhosa do hobby de miniaturas de metal tradicionais é a pintura da miniatura. Muitas pessoas que estão nesse hobby na verdade realmente só querem mesmo é pintar e customizar suas minis, sem nem considerar usá-las para o jogo. Pintar minis de RPG chega a ser um hobby totalmente separado do hobby do RPG, tão envolvente que é deixar uma mini exatamente como se deseja.
Uma grande vantagem das minis de Papel é que elas já vêm pintadas. Você não precisa gastar horas pintando os detalhes da face, o brilho da armadura, as pecinhas minúsculas de equipamento, a textura do pelo… A menos que você queira.
Não existe nenhum motivo para não deixar as miniaturas de papel exatamente como você quer. Melhor ainda, não é preciso comprar tintas especiais, pinceis delicados e passar por dezenas de miniaturas aprimorando sua técnica. Basta um programa de edição de imagem. Eu uso o GIMP que é gratuito e perfeito para esse tipo de tarefa. Ele é software livre e está disponível para Windows, OS X e Linux. Só baixar e instalar.
Para começar, vamos pegar um conjunto de miniaturas em preto e branco. Jim, do Onemonk miniatures disponibiliza suas minis em versão PB também, então vamos pegar uma mini do conjunto de Herois para colorir.
Abra o arquivo PDF no GIMP, mude a resolução para 300 dpi, para preservar os detalhes.
Abra a imagem a 300 dpi
Agora vamos duplicar a camada, para preservarmos o traço na camada superior e trabalhar as cores na camada inferior.
Duplique a camada
Para trabalhar em duas camadas é preciso tornar a camada superior transparente, preservando apenas o traçado das figuras,selecione essa camada e vá para Layer > Transparency > Color to Alpha. Isso tornara tudo que é branco transparente na camada superior, permitindo que as cores na camada inferior sejam vistas.
Torne a cama superior transparente
Selecione a camada inferior, pegue a ferramenta Magic Wand e selecione com ela a área da figura que vamos pintar. Aumente um pouco a área selecionada para não deixar riscos brancos perto das bordas. Vá para Select > Grow e aumente em um ou dois pixeis a área.
Selecione a área desejada
Agora vamos colorir: escolha a cor na palheta de cores, e vá para Edit > Fill with FG color. Isso pintará toda a área selecionada com a cor escolhida. Como a pintura está por baixo do traçado, não precisa ser muito preciso.
Preencha a seleção com a cor desejada
Veja como a pintura fica por baixo, quando tiramos a camada superior com o traçado da frente, dá para ver que são apenas grandes áreas pintadas, sem a preocupação de ser muito exato, por que o traçado na camada superior esconde a maior parte das imperfeições, qualquer correção necessária pode ser feita com a ferramenta Pencil.
Olhe como a pintura fica na camada inferior
Agora podemos colocar de novo a camada superior novamente para ver o resultado final:
Olhe como a pintura fica com a camada superior
Repita o trabalho no verso da figura e pronto!
Repita o processo no verso

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Tecnowancer disse:

    Muito bom Thiago, adoro suas matérias sobre minis de papel, já tenho umas 100.
    he he he
    Avante com o próximo artigo

  2. Armageddon disse:

    Pô, achei show o programinha. Algumas coisas eu faço na unha desde o início, com o pincel. Essa da máscara foi legal, vou tentar =D

  3. Tiago Hackbarth disse:

    Caramba, no pincel!? O GIMP é muito legal, e não se limita a colorir minis, no próximo artigo eu ensino como manipular as minis para trocar as armas, colocar props e editar mais a fundo as figuras.

  4. Talita disse:

    Muito bom, adorei este teu passo a passo.

  5. Alex disse:

    Boas dicas Thiago, lembro que quando era mais jovem fazia meus rpgs no RPG movie maker você ja chegou a utilizar?

Deixe uma resposta