Iniciativa 3D&T Alpha – Artes Marciais

Dando sequência a minha perseguição pessoal ao grupo de autores que participam da Iniciativa 3D&T Alpha, chegamos ao tema da segunda quinzena de Setembro do ano passado, Artes Marciais. Este, como antes, é um tema tão amplo, mas tão amplo, que eu fiquei encucado por 12 milésimos de segundo antes de decidir pelo “hit” do momento, a divulgação de cenas do novo Mortal Kombat que tem tudo pra ser um jogaço.

Iniciativa 3D&T Alpha – Artes Marciais 1

Mortal Kombat para 3D&T Alpha

Se você não estava neste planeta nas duas últimas décadas, vou explicar resumidamente o que foi Mortal Kombat para os jogadores do ano de 1992. Até então, violência nos games era algo que praticamente não existia. Pelo menos, não aos níveis que Mortal Kombat chegou. Já haviam outros jogos de luta muito bons, não resta dúvida.Porém, ao serem derrotados, em geral os inimigos ficavam exaustos, ajoelhados num canto, desmaiados… nada além disso. Até que Ed Boon e Jhon Tobias resolveram que cada inimigo vencido poderia, à escolha do jogador, ser dilacerado, cortado, queimado, estripado e correlatos. Foi um sucesso automático.

Acredite, pelo menos no meu tempo, nada era tão legal para um menino de dez anos do que bonecos que levam socos que espirram litros de sangue, ou que soltam duas dúzias de pernas quando caem em um moedor de carne gigante. Lembro de ficar no fliperama por horas depois da aula assistindo os caras que eram feras e que tinham dinheiro usando seus Fatalitys, Babalitys e todos os outros finais de batalha dos personagens. Bem, chegou a hora de transportar essa emoção para o 3D&T.

O Universo de Mortal Kombat

Basicamente, o mundo de Mortal Kombat é formado por cinco planos de existência, sendo três deles os mais importantes: Earthrealm, que seria o nosso próprio mundo, de onde vieram os lendários heróis Johnny Cage, Sonya Blade, Liu Kang e Jax, protegido pelo Deus do Trovão, Raiden. Netherrealm, o reino dos mortos e dos demônios, que na mitologia de nosso próprio mundo equivale ao inferno; e Outworld, dominada pelo imperador Shao Khan, o plano que deseja invadir Earthrealm.

Além destes, temos os dois clichês Realm of Order e o Realm of Chaos, que como o nome já diz são dominados por criaturas ordeiras e caóticas. Por fim havia Edenia, o paraíso, que no passado foi lar do Rei Jerrod e da Rainha Sindel. Shao Kahn dominou este reino matando Jerrod e tomou o trono; enfeitiçou  Sindel e adotou a princesa Kitana. Atualmente, Edenia é a própria Outworld.

Há deuses vivendo em todos estes planos, e acima deles estão os deuses ancestrais, ou Elder Gods. Provém deles a lei de que um plano só poderá ser dominado por outro se os maiores guerreiros de cada lado forem derrotados dez vezes consecutivas em um torneio chamado Mortal Kombat. A boa notícia é que este torneio ocorre apenas uma vez a cada geração. A má notícia é a que a Terra já perdeu nove vezes…

Preparando seu Kombatente

Basicamente, Kombatentes são personagens feitos com 10 pontos, que deverão enfrentar as forças de Outworld defendendo a Terra dos invasores servos de Shao Khan

Todas as vantagens e desvantagens do manual 3D&T Alpha são válidas para partidas no universo de Mortal Kombat. O número e a variedade de personagens possíveis provenientes de algum dos planos é quase infinita. Porém, para manter certa fidelidade ao game, as Vantagens Únicas disponíveis para jogadores são: Humanos, Semi-Humanos, Alien, Centauro, Licantropo, Andróide e Ciborgue, além da raça única Shokan.

Shokan (5 Pontos)

Os Shokan são oriundos de um reino menor em Outworld chamado Kuatan, cujo grande regente é o Rei Gorbak, pai de Goro. Os Shokan já chegaram a lutar contra as forças de Shao Kahn, por meio de uma negociação com Kitana. Sua característica mais conhecida é a anatomia corporal de quatro braços (sendo três dedos para cada mão por dois dedos para cada pé) que mistura traços humanos com características de dragão, além de olhos com escleróticas vermelhas como sangue e ausentes de pupilas, imensa força física e pele em tom laranja ligeiramente escuro.

Força + 3, PVs Extras x 1 – Shokans são fortes e resistentes, geralmente empregados como guardiões ou guarda-costas por criaturas mal intencionadas.

Membros Extras x 2:  Shokans tem quatro braços, e desta forma são capazes de realizar três ataques por turno, um normal (FA=F+H+1d) e dois para seu segundo par de braços (FA=F). Por isso, também recebem Modelo Especial e Monstruoso. Se bem que… convenhamos, eles mereceriam tais desvantagens de qualquer maneira.

Inimigo: os Shokans são inimigos naturais dos Centauros e recebem um bônus de +1 ao lutarem contra uma destas criaturas.

Inculto: se, algum dia, existiu um shokan esperto, este dia já passou.

Má Fama, Insano – Homicida: os shokan são famosos por sua crueldade e perversidade, sendo temidos e odiados em praticamente todos os reinos de Mortal Kombat.

Praticamente todas as vantagens e desvantagens são permitidas, com exceção de Arcano, Imortal, Paladino, Clericato e Xamã, pela ausência deste tipo de fé através dos mundos. Além disso, todos os personagens recebem gratuitamente a vantagem Arena, escolhendo um lugar onde são especialmente eficazes em combate e o poder Ataque Mágico, que funciona exatamente como a magia é descrita, mas sem a necessidade de adquirir uma escola mágica.

Todo personagem também recebe a vantagem Ataque Especial, com a restrição Perto da Morte, porém relativa ao adversário. Explicando: quando o seu oponente está com um número de PVs inferior a sua Resistência, você poderá utilizar-se de seu Fatality para encerrar a luta. O dano é garantido, e a descrição fica por sua conta!

Iniciativa 3D&T Alpha – Artes Marciais 2

Jogando num mundo de Kombates

Desnecessário dizer, mas já dizendo: MK serve como pano de fundo para jogos num clima de invasão futurista e não está restrito apenas a uma interminável seqüencia de batalhas um contra um até o fim dos tempos. Tudo bem, até que uma arena é legal de vez em quando na mesa pra espantar o tédio, mas sugerimos que sua campanha de jogo leve um grupo de defensores de Earthrealm a enfrentar os muitos desafios provenientes das tropas de Shao Khan, até o fim de uma luta épica contra o próprio, em seus domínios no outro mundo.

Shao Khan (35 Pontos)

Há muito tempo, Outworld era regida pelo rei dragão Onaga, e seu temível conselheiro e general chamava-se Shao Kahn. Onaga planejava invadir os outros reinos e fundi-los com Outworld, mas antes disto, tencionava descobrir uma maneira de tornar-se imortal para governar para sempre. Shao Khan, porém, estava cansado de obedecer aos ditames do Rei decidiu envenená-lo e assim se auto proclamau Imperador de Outworld.

Iniciativa 3D&T Alpha – Artes Marciais 3

Durante dez mil anos, comandou apenas Outworld, até retomar os planos de Onaga. Passou a expandir o seu império invadindo o reino vizinho: Edenia. Lá, matou o rei e tomou a rainha Sindel como esposa. Também adotou Kitana como filha, treinando-a para ser sua guarda pessoal e assassina. Depois de conquistar muitos reinos, sua atenção voltou-se para Earthrealm, mas os Elder Gods criaram o Mortal Kombat para protegê-la.

Shao Khan mandou para o primeiro torneio o feiticeiro Shang Tsung. Depois de nove vitórias consecutivas, Shang foi derrotado por Liu Kang, que se tornou o protetor de Earthrealm. Com a derrota de seu lutador, Shao formulou um novo torneio do qual participaria pessoalmente. Este, enfim, definiria o destino do mundo para todo o sempre: o vencedor estaria livre para agir conforme seus próprios desejos. Desta vez, o próprio Shao Kahn foi derrotado por Liu Kang. Então, não respeitando as próprias regras, fez o que todo vilão faria: invadiu a Terra do mesmo jeito…

F5 H7 R5 A3 PdF4

FA:12+1d6
CR: 23
FD:
10

PMs: 25
PVs:  55

Vantagens: Riqueza, Pontos de Vida Extras X 3, Aceleração, Reflexão, Resistência a Magia e Sentidos Especiais (Todos), Toque de Energia, Paralisia, Imortal.

Desvantagens: Insano – Megalomaníaco e Homicida, Má Fama, Monstruoso.

5º Tema: Artes Marciais (a partir de 15 de setembro de 2009)

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Armageddon disse:

    Matéria meio condensada, não sei se valia a pena aprofundar demaaaais o negócio como um todo. A ficha do Shao Khan está meia boca também =

  2. Alexandre disse:

    Não jogo 3D&T, mas gostei muito do apanhado da ambientação.

Deixe uma resposta