Adaptações – Parte 04

Idéias Para Campanhas

Por alguma razão, a maioria das campanhas baseadas em animes e mangás segue quase que fielmente o roteiro da série original, apenas substituindo os protagonistas pelos personagens dos jogadores. Claro que não é nem um pouco errado jogar assim, mas isso é só uma das muitas possibilidades. Praticamente todos os cenários oferecem algo a mais para ser explorado pelos mestres e jogadores. Vou citar alguns exemplos de animes bem conhecidos.

a) Dragon Ball Z: Além da série normal, existem outras opções como a guerra dos Sayajins contra o Grande Freeza, a “grande catástrofe” em Namekusei, o futuro de Trunks (onde Goku morre e os andróides dominam) ou até mesmo duzentos anos no futuro – cenário onde se passará o game Dragon Ball Online.

b) Fullmetal Alchemist: Além de existirem duas séries, (Fullmetal Alchemist e o novo Fullmetal Alchemist: Brotherhood) há a guerra de Ishval e todas as demais guerras que aconteceram anteriormente.

c) Cavaleiros do Zodíaco: É sugerido que desde os tempos imemoriais os cavaleiros de Athena lutam contra os Espectros de Hades. É também a idéia básica de mangás como Saint Seiya: Lost Canvas e Saint Seiya: Next Dimension. Cavaleiros da Athena na idade média ou até na pré-história poderiam render alguma coisa!

Além disso, mudanças no próprio clima podem render ótimas campanhas. Imagine Sakura Card Captors com um clima bem sombrio, quase de terror, com as cartas Clow causando verdadeiras catástrofes na cidade, e vilões cruéis e assassinos atrás delas…

Adaptações Impossíveis

Coisas que eu nunca consegui jogar e não tenho nem idéia de como adaptar. Aceito sugestões!

a) Serial Experiments Lain: Um anime completamente surreal, beirando o incompreensível. Praticamente impossível criar o clima correto.

b) Death Note: Embora as regras em relação ao próprio Death Note sejam facilmente adaptáveis, Seria praticamente impossível que seres humanos comuns (como a maioria dos jogadores e mestres) conseguissem seguir a lógica abstrata de Raito e L. Todavia, pode ser interessante para quem estiver a fim de seguir um rumo diferente. (o Death Note no mundo de Arton? Talvez, quem sabe…)

c) Gundan Wing: Ok, muitos podem achar que não, mas toda a atmosfera política que existe em Gundan Wing está longe de ser facilmente administrável por um único mestre. Confesso que já tentei, mas era um empenho tremento preparar uma aventura.

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Rocket Rider disse:

    Bem, comentando suas adaptações “impossíveis”…
    São difíceis mesmo.
    Lain eu conheço bem pouco, mas acho que ia ser algo mais de drama interpretativo, como Vampiro.
    Death Note também pode seguir a linha Vampiro, mas acho que o trunfo da série é a investigação Sherlockiana. Complicado mesmo, pro mestre e pros jogadores, mas um começo é descrever cenas, personagens, objetos e lugares com muuuuitos detalhes. Alguns poucos são pistas, muitos outros, não.
    Também é legal não dar todas as informações e deixar os jogadores criarem em cima. Aí o mestre se apodera do que quiser. Como um personagem misterioso. Os jogadores sabem que ele é dono de uma joalheria e que pertence a um clube misterioso. Faça que eles discutam sobre o cara e roube as melhores ideias. Poupa trabalho do mestre e faz os jogadores se sentirem espertos por terem descoberto algumas coisas.
    Ah, sim. E o caderno Death Note é apelativo demais. Acho que só funciona se tiver outras forças contrárias tão apelativas quanto. Ou em um cenário como o do mangá, onde o Raito tem que se manter escondido e agir com cuidado.
    Sobre Gundam eu conheço pouco também. Sério que politicamente é assim? Me instigou.. =)
    Mas talvez uma alternativa seja deixar “buracos” pros jogadores preencherem, como numa investigação sherlockiana de Death Note. Será que funcionaria?

  2. Eu adaptei Death Note (para 3D&T, Highlights e meu Diferencial) e não acho que seja injogável. Se quiser dar uma olhada: http://livreroleplay.blogspot.com/2009/12/death-note-para-delta-diferencial-e.html

  3. Para jogar um RPG de Death Note seria realmente dificil. Levando em consideração o selecionado pelo ‘Rocket Rider’, teríamos um jogo bastante interpretativo, o que requer jogadores de alto nível, e mestre de mais alto nível ainda.
    Vou dar uma olhada no material do Ricardo e comento alguma coisa!

  4. Raulzito disse:

    “Faça que eles discutam sobre o cara e roube as melhores ideias.”
    Cara, faço isso direto! XD
    Melhor dica possível para quem quer mestrar histórias de investigação.

  5. Hends disse:

    Gostei muito das adaptações, podiam ver a possibilidade de adaptar Avatar a Lenda e Aang.

  6. Olá Hends, bem vindo ao Defensor3.
    Bem, uma adaptação de Avatar (anime) não é TÃO complicada, mas não vamos nos esforçar AGORA, pois já existe uma adaptação em vigor no Fórum da Jambô Editora, e também estamos meio sem tempo. E acredito que a segunda opção seja todo o diferencial!
    Abraços!

  7. Serial101 disse:

    Sobre as adaptações impossiveis.
    Lain eu não conheço.
    Death Note é o mais facil de fazer, mas tem apenas 2 historias que eu consiga imaginar. a primeira é os jogadores não terem o death note.e tentarem, cada qual com por seus motivos (egoistas, nobres ou algum outro tipo) encontrar um death note em uso. a grande complicação dessa aventura é investigar sem ser “você”, como você não pode ser visto é um jogo de gato e rato em que não se pode haver contato entre o culpado e o detetive até a cena final.
    a segunda é pegar um grupo já formado e simplesmente jogar um death note nas mãos deles. esse tipo de aventura seria muito mais interpretativa já que, com apenas um death note bastaria uma palavra pra um jogador matar outro. o clima de paranoia entre eles deveria ser o grande foco. essa eu já usei em um live action, não sei se funcionaria bem em uma mesa.
    Sobre Gundam, Robos gigantes. se vc não tiver personagens que queiram ser politicos mantem na boa e velha ultra violencia q funciona muito bem.
    vc ainda pode usar politica para as lideranças das tropas. assim os jogadores poderiam chegar ao final da aventura e descobrirem que destruiram não rebeldes de uma estação espacial, mas sim os ultimos sobreviventes de um massacre espacial e se voltar contra seus superiores. logicamente com mechas de 20 metros de altura.

  8. Olá!
    O problema com Lain é que vc tem que estar drogado antes de jogar. Sério, é um ótimo anime, mas é louco demais.
    Death Note é fácil demais de adaptar, sendo mais um jogo de pura interpretação que criação de novos conceitos de regras.
    Já Gundan é um RPG que requer muita cautela e dedicação por parte do Mestre. Uma vez que a série tem como foco principal as intrigas militares, o Mestre precisa planejar bem o papel e influência de cada NPC, seja personagem ou organização militar. No mais, os robos gigantes se encarregam das boas lutas, e 3D&T já tem boas regras para isso.
    Quanto a CDZ a parte mais complicada são as regras. A história pode ser o clichê clássico de resgatar a Athena, mas complica mesmo na hora de definir bem as regras que serão usadas. Os Cavaleiros estão muito além do que é citado no Manual Alpha na parte de escalas de poder, sendo preciso levar em consideração a força de vontade do personagem como um fator relevante na campanha. Eu mesmo já me enrolei demais tentando criar uma boa regra pra CDZ.
    Até and Bye…

Deixe uma resposta