Adaptações – Parte 01
Conhecendo técnicas para fazer uma boa adaptação. Começamos aqui uma série de postagens que vai nos trazer esse conhecimento.
É bem comum entre os jogadores de RPG – especialmente de 3D&T – tentarem adaptar um cenário proposto por outra mídia, como filmes, quadrinhos, séries de TV, mas especialmente animes e mangás.
A antiga revista Dragão Brasil costumava trazer em suas páginas diversas adaptações prontas, mas ainda assim era impossível atender a todos os pedidos (e ameaças) dos leitores.
Minha intenção aqui é mostrar algumas dicas simples para que os jogadores e mestres consigam adaptar suas séries preferidas, sem ficar dependendo de revistas especializadas e coisas assim.
1 – Conhecendo o Cenário:
A parte mais importante de uma adaptação é conhecer o cenário. Geralmente, a melhor maneira de fazer isso é assistindo uma boa quantidade de episódios, ou lendo uma boa quantidade de capítulos. É recomendado também tomar notas sobre algumas coisas que influenciarão na criação de regras especiais e kits, como por exemplo:
a) Cenário: Coisas que influenciam o cenário como um todo, por exemplo: em Fullmetal Alchemist, seria interessante entender como funciona a alquimia (a lei da troca equivalente) e a hirearquia militar (bastante presente no cenário).
b) Tipos de personagem: Geralmente, há determinado tipo de personagem “padrão”, os protagonistas do anime, como Ninjas em Naruto, Alquimistas em Fullmetal Alchemist, Lutadores em Dragon Ball Z, e assim por diante. Ainda assim, geralmente existem outros personagens disponíveis para jogadores, como Militares em Fullmetal Alchemist, cientistas em Dragon Ball Z… ok, em Naruto só existem ninjas.
c) Poderes: É natural que em alguns animes os personagens tenham poderes diferentes dos poderes que são apresentados nos livros de regras. Em Dragon Ball Z, por exemplo, voar é muito comum. Em Naruto, cada clã tem uma habilidade própria muito particular. É importante tomar notas sober essas coisas para oferecer opções para os jogadores na hora deles montarem seus personagens.
Semana que vem veremos a mecânica de adaptações para formação de regras.
Olá!
Adorei a postagem, simples e prática. Só não gostei mesmo da foto do Dourado aí em cima, mas isso se ignora. XD
Lerei agora a parte dois do texto e comento mais por lá.
Até and Bye…
Hehe! As imagens não são minha responsabilidade, mas valeu!