Porto Livre terá versões 4E e para Pathfinder RPG

Sim, isto mesmo. Apesar da proibição de um mesmo produto usar ambas as licenças GSL e OGL, Chris Pramas e a Green Ronin Publishing parecem ter encontrado um jeitinho tipicamente Brasileiro para contornar a regra.
A Expeditious Retreat Press lançou a versão 4E do cenário de pirataria de Chris Pramas como um produto licenciado, enquanto a própria Green Ronin de Pramas anunciou que lançará a versão para Pathfinder.
4E Freeport Conpanion traz uma nova classe básica, o Corsário, um sistema de insanidade para a 4E, uma aventura introdutória, itens mágicos, NPCs e tudo o mais que se espera de um livro assim.
Quanto à versão para Pathfinder, ainda não há uma previsão exata de lançamento, mas a editora de Seattle espera que o produto esteja no mercado antes da próxima GenCon.
No Brasil, Porto Livre teve a trilogia de aventuras que deu origem ao cenário lá fora publicadas pela Jambô Editora, depois disto houve um grande hiato na publicação por aqui.

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Leandro disse:

    Adorei!! Eu comprei Pathfinder assim que lançou e superou em muito minhas espectativas. Também tenho o material de 4E, mas infelizmente esse nao superou em nada minhas espectativas. Um otimo jogo de mesa, mas nao tão bom RPG.
    Espero ancioso esse cenario de RPG para o pathfinder!

  2. Shin disse:

    Não tinha sido removido essa parte?
    Até onde lembro na ultima revisão da GSL era permitido lançar um produto em AMBAS.
    Claro, não sou o expert no assunto e posso estar bem errado.

  3. Urathander disse:

    Essa restrição caiu sim.

  4. Gruingas disse:

    A restrição caiu? Que coisa… mas ainda assim, pelo menos nas versões antigas, a GSL começava dizendo que as regras poderiam mudar a qualquer momento, nesse caso é sempre melhor ir pelo caminho mais prevenido…
    Mas que bom isso! Ao menos agora podemos esperar que outros cenários possam seguir o mesmo caminho.
    O que é um alívio pra mim, que não gostei da 4E…

Deixe uma resposta