Classes de Prestígio: Tormenta para Pathfinder

Daê rapaziada!
Eu havia comentado no post sobre o Ranger Alternativo que após o Pathfinder algumas CdPs ficaram fracas demais em relação às novas classes básicas. Bem, estou adaptando todas as CdPs da Área de Tormenta para as regras do Pathfinder. A idéia é fazer um PDF bacanudo com todas as CdPs (incluindo aí as do Guia do Jogador e do Piratas e Pistoleiros), mas sem os textos descritivos ou menções à regras vistas nos livros-base, para não torná-los desnecessários.
Já tenho algumas prontas, então nada melhor que postar uma delas e ver o que que o pessoal acha. A CdP escolhida é o Explorador da Tormenta, classe obrigatória para qualquer ranger que queira usar suas capacidades em áreas de Tormenta de forma útil, e que teve muitas mudanças significativas.

EXPLORADOR DA TORMENTA

Requerimentos

Tendência: Qualquer Caótica
Talentos: Rastrear, Resistência à Tormenta e Sentidos Rubros
Perícias: Conhecimento (Tormenta) e Sobrevivência 8 graduações
Qualidades: Inimigo Predileto (Aberrações) e Terreno Predileto (Tormenta)
Especial: Precisa ter Insanidade Suave e já ter visitado uma área da Tormenta.

Características

Dado de Vida: d10
Perícias: 6 + Int por nível
Perícias de Classe: Adestrar Animais, Cavalgar, Conhecimento (Geografia, Natureza e Tormenta) (Int), Escalar (For), Furtividade (Des)*, Identificar Magia (Int), Intimidar (Car), Nadar (For), Ofícios (Int), Percecpão (Sab)*, Profissão (Sab), Saltar (For), Sobrevivência (Sab) e Tratar Ferimentos (Sab)
*Novas Perícias: Furtividade (Stealth) e Percepção (Perception)

NívelBBAFort.Refl.Vont.Especial
1+1+1+1+0Qualidades de Ranger,
Insanidade Controlada,
Terreno Vermelho
2+2+1+1+0Inimigo das Aberrações,
Preservação da Vida
3+3+2+2+1
4+4+2+2+1Compartilhar Proteção
5+5+3+3+1
6+6+3+3+2Sem Rastros no Inferno
7+7+4+4+2
8+8+4+4+2Camuflagem do Terror
9+9+5+5+3
10+10+5+5+3Mestre Explorador

Qualidades

O Explorador da Tormenta recebe as seguintes qualidades de classe.
Insanidade Controlada (Sob): Acostumado a presenciar os horrores indizíveis dos lefeu, o Explorador adiciona um bônus igual ao seu nível aos testes de Vontade contra efeitos de medo e loucura. Entretanto, se por algum potivo, o Explorador ficar com sua Insanidade recuperada, ele perde suas qualidades de classe (substitua seus níveis de Explorador por níveis de Ranger).
Qualidades de Ranger: O Explorador continua adquirindo seus talentos de Estilo de Combate como se adquirisse níveis de ranger. Se você estiver usando as regras para o Ranger Alternativo do nosso blog, os níveis de Explorador acumulam com os níveis de ranger para a qualidade Conhecimento de Ranger. Além disso, o Explorador adquire magias como um ranger de mesmo nível. Seus níveis acumulam com os níveis de ranger para tais efeitos.
Terreno Vermelho (Ext): O Explorador foca toda a sua capacidade para conhecer as áreas da Tormenta. A partir do 2º nível, ele adiciona o seu nível ao bônus de Terreno Predileto (Tormenta).
Inimigo das Aberrações (Ext): Através de seu estudo complexo sobre os lefeu, o Explorador adiciona seu nível ao bônus fornecido pela qualidade Inimigo Predileto (Aberrações), a partir do 2º nível. Este bônus também é válido para criaturas do sub-tipo Lefeu.
Preservação da Vida (Ext): A partir do 2º nível, quando o Explorador consegue prever um fenômeno climático da Tormenta, ele adiciona metade do seu nível aos testes de Resistência contra estes efeitos. Além disso, ele sofre menos quando exposto aos efeitos da Tormenta, reduzindo os efeitos de Enfraquecimento em 1 nível negativo para cada 2 níveis de Explorador. No 10º nível, o Explorador torna-se imune ao efeito de Enfraquecimento.
Compartilhar Proteção (Ext): Ao alcançar o 4º nível, o Explorador concede o seu bônus fornecido por Preservação da Vida para todos os aliados a até 9 metros, através de orientações e gestos. Os aliados precisam ver ou ouvir o Explorador para receber este bônus.

Sem Rastros no Inferno (Ext): Ao atingir o 6º nível, o Explorador domina todos os aspectos e particularidades dos terrenos Lefeu. Esta habilidade funciona como o Caminho da Floresta de druidas e rangers, mas funciona apenas em áreas da tormenta.

Camuflagem do Terror (Ext): A partir do 8º nível, o Explorador passa a usar os horrores presentes em áreas da Tormenta para mesclar-se ao ambiente, recebendo a qualidade Camuflagem, como a do Ranger, mas pode usá-las apenas em áreas da Tormenta.


Mestre Explorador (Ext): Ao atingir o 10º nível, o Explorador torna-se supremo ao enfrentar os lefeu e seu terreno alienígena. Ele pode usar a habilidade de ranger Esconder-se em Plena Vista, apenas em áreas da Tormenta. Além disso, ele confirma automaticamente suas ameaças de decisivos contra aberrações.

CONTINUANDO…

Estou trabalhando nas CdPs tendo em mente que elas não devem fornecer mais qualidades especiais que as classes básicas, e sim focá-las em tarefas específicas. Todas as CdPs terão uma qualidade realmente interessante ao atingirem o 10º nível, e serão disponíveis para personagens a partir do 6º nível. Se você tem alguma CdP pronta (para o Pathfinder, claro), ou gostaria de ver alguma em especial, manda um sinal de fumaça, belê?

ATUALIZAÇÃO

Conforme sugestões do pessoal, eu atualizei o Explorador. Agora, ele recebe as habilidades que garantem sua sobrevivênvia logo nos primeiros níveis. Eu reslvi separar a camuflagem e os passos sem rastros em habilidades diferentes, pois a CdP ficaria “vazia” nos níveis mais altos. Obrigado ao o Ziderich, o Neno X e o Shido, que notaram a falha.

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Ziderich disse:

    Bacanudo. Eu tava pensando em fazer a mesma coisa com as classes Samaritano, Samurai e Swashbuckler.
    Mas o Explorador não começa a ganhar preservação da vida a partir do primeiro nível ?

  2. Nameless disse:

    Eu achei bacana, mas faz parecer que o player não precisa mais evoluir a classe Ranger por causa das características especiais "puxadas" do Ranger.
    O Ranger Alternativo também é legal, mas acho que essa classe já é forte… E o alternativo parece fazê-lo ficar mais forte, e acho que isso não é necessário. Apesar de ter gostado.
    Na minha opinião, no Tormenta D20, as Classes de Prestígio são mais fracas que as classes básicas apresentadas… Ou será que as classes básicas é que são MUITO mais fortes que as de prestígio? – A exemplo está o Samurai, que é bem apelão.
    Vou ficar aguardando a classe Nômade. Acho que vai ficar muito boa.
    Boa sorte e abraços, Adão!

  3. Adão Pinheiro disse:

    @ Ziredich
    Eu tive de trocar o nível em que o Explorador recebe algumas qualidades, para "distribuir" melhor suas qualidades de classe, fazer com que todos os níveis valham a pena.
    @Nameless
    o Explorador é, de fato, um Ranger focado num tipo de oponente e terreno, nada além disso. Ele é bem mais vantajoso que o Ranger quando enfrentando a Tormenta, pois essa é a sua finalidade. Mas, num grupo que enfrenta de tudo um pouco, ele fica devendo (e bastante).
    Eu não acredito que o Ranger Alternativo que mostramos aqui seja mais forte que o do Pathfinder. Com ele, você pode trocar Evasão por Esquiva Sobrenatural, e recebe o Conhecimento de Ranger (a única adição à classe). Os talentos são apenas opções, pois existem poucos voltados apenas ao Ranger. E as magias foram tiradas direto dos Completes da vida.
    E eu também achei que as CdPs do Tormenta D20 ficaram devendo em relação às classes. Mas bem, é OGL, podemos melhorar o trabalho dos caras! (que já é show de bola)

  4. Ziderich disse:

    @Adão
    Achei que ficou muito distante do original certas habilidades. O foco do Explorador é combater e sobreviver dentro de uma AdT, então se ele não começa a ganhar esse tipo de habilidade no começo, acho que perde meio o foco.
    Terreno vermelho por exemplo só aparece no quarto nível e Compartilhar Proteção no oitava. Elas vem num "boom", mas até chegar aí o Explorador e seu grupo penaram um bocado.

  5. Shido disse:

    Adão, o Ziderich tem um ponto. O foco do explorador é a ação dentro de áreas de Tormenta e, por já ter sobrevivido a incursão em uma, se espera que ele já seja "calejado" em algum grau. Como a Preservação da Vida é graduada com base no nível, não parece tão problemático que ganhe a habilidade logo de início — onde o nível é um número pequeno, logo, os benefícios não são lá grande coisa (e adquirir níveis na classe continua sendo algo vantajoso, visto que o benefício cresce com ele).

  6. Nino X. disse:

    Só deixando a dica para o Adão, não existe o talento Rastrear na Pathfinder. Qualquer um com Sobrevivência pode fazê-lo, mas o ranger recebe 1/2 do nível de ranger nos testes de Sobrevivência feitos para rastrear.
    Fora isso, eu concordo plenamente com o pessoal. Dava pra colocar as habilidades relativas à sobrevivência na Tormenta logo no começo (apesar de que um sujeito de nível 6 numa área de Tormenta não vá durar muito). Sinceramente, eu sugiro fazer uma reestruturação a partir da idéia original, transformar em uma classe de prestígio de 5 níveis, acessível só a partir do 8° nível, por aí.

  7. adao_pinheiro disse:

    Ok, vou postar uma correção aqui mesmo.

Deixe uma resposta