Lançamento polêmico

Fortaleza no Pendor das Sombras é o primeiro título da 4E a ser publicado no Brasil, no dia 14 de janeiro de 2009. Essa frase parece simples e direta, mas a Devir conseguiu um feito inacreditável: não anunciar o lançamento.

Pasmo? Pois é. Agora vejam só, teoricamente eles “anunciaram” no site. Mas fiquei vinte minutos lendo o “anúncio” de quatro linhas e juro que não consegui saber se o livro foi ou não lançado. O jeito foi mandar um e-mail para o Douglas D3 e confirmar o lançamento e o preço (que não se encontrava em lugar nenhum). Graças à resposta rápida do sempre gente boa D3 pude confirmar o lançamento ontem de madrugada.

Mas entendam, foi só porque eu tinha o e-mail pessoal de um dos responsáveis por D&D no Brasil. O leitor comum do site da Devir pode estar até agora sem entender se deve ou não ir até a livraria comprar a primeira amostra da 4E. Poxa, ai fica complicado vender livros, né? Por sorte, os blogs fizeram o trabalho de anúnciar o lançamento para a Devir, pelo menos até certo ponto.

Eu não sei quem é o responsável pelo site da Devir e nem me importo mas, acho que a questão do marketing deve ser reavaliada pela empresa. Do jeito que está, há prejuízo para as vendas.

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

24 Resultados

  1. Romullo disse:

    Nume, ñ sei se vc já reparou, mas… a loja virtual da Devir está offline dsd antes do Natal!!! O prazo para o funcionamento era o dia 05 de janeiro… e até agora nd!!! Resumindo, ñ dá para comprar bulhufas na Devir…
    Abraços!
    http://gaiaspriest.blogspot.com

  2. Cassiano disse:

    Recebi um tiwtt, de 140 caracteres, diretamente do D3 e foi bastante esclarecedor..
    Engraçado como eficiência é outra coisa..

  3. Filipi disse:

    É verdade! Entrei no site da Devir ontem e não entendi isso! Tipo, eles fizeram o tal lançamento… sem datas!? sem preço!?
    Achei bem estranho.

  4. Woodstock disse:

    Um amigo (Sembiano) alertou-me da mensagem no site da Devir na madrugada de 13 de janeiro, quando a notícia foi colocada no ar. Quase divulguei no RPGArautos, mas preferi esperar. No dia seguinte contatei Otávio, gerente de importados da Devir, e ele que me passou os dados que serviram de base para a nossa divulgação (acredito que fomos os primeiros a divulgar a notícia).
    Ontem (15.01) liguei para a Terramedia e reservei um exemplar para o Sembiano, que viaja no momento. Segundo o atendente, eles receberam a aventura ontem mesmo.
    No fim, essa longa história apenas para confirmar tudo o que dito aqui! A divulgação no site da Devir foi horrível. Nem mesmo revisaram o texto para excluir a data de “fim de dezembro” como estimativa do lançamento.

  5. Armageddon disse:

    No entanto, o Nibelung comprou um exemploar ontem a tarde, e ontem a noite quando tentou encomendar outro para um amigo já estava esgotado.
    Seria legal confirmar isso também =)

  6. Filipi disse:

    A loja virtual da devir esta funcionando sim…
    Comprei um livro esta semana, só estou esperando chegar aqui.

  7. D3 disse:

    Corringindo a notícia de lançamento. Valeu a bronca.

  8. Paulo Segundo disse:

    Pessoal, um colega me informou pelo orkut que quem se interessar em adquirir a aventura logo pode fazer a compra pelo site da Devir.net, com frete grátis via sedex, sem nenhuma taxa adicional.
    Promoção de taxa de frete R$ 0,00.
    Valor: R$ 43,00
    Eu acabei de comprar o meu!!!
    Será que eu deveria cobrar a Devir por essa propaganda que o Dep. de Marketing deles deveria estar fazendo e não fez???

  9. phil souza disse:

    Ainda acho estranho lançar a aventura antes do livro básico. Pior é que demorou tanto que sinto que o impacto do lançamento de D&D4E vai cair bastante…

  10. valberto disse:

    Pior é que demorou tanto que sinto que o impacto do lançamento de D&D4E vai cair bastante… [2]

  11. Moreau do Bode disse:

    Nume, eu vi sobre o lançamento na RedeRPG.

  12. Gilson disse:

    Eu acharia bastante divertido esses livros em pdf caindo na rede, os traduzidos.
    Gilson, sádico e Espírito da Vingança

  13. Gilson disse:

    Boa mancada mecadológica. Se o produto é uma amostra do produto principal, deveria ser bem mais barato, com uma margem de lucro menor.
    Gilson

  14. D3 disse:

    Gilson, eles vão cair na internet em PDF. É ilusório achar que não. E a margemd e lucro é bem pequena, os mapas e a plastificação encarecem bastante o preço de custo.

  15. Gilson disse:

    Mas vão cair em jpg.
    Eu já imaginava que a margem de lucro fosse pequena, mas como produto “para conhecer” deveria ter sido mais reduzida ainda. Isso cai mais para empresas ousadas que arriscam muitas fichas, mas não sei se é o cado desta editora.
    Gilson

  16. Gilson disse:

    A propósito, a desinformação daquela editora me venceu. Não quero mais saber daquele RPG que tanto gostava. Como disse ao longo de vários meses eu só queria uma única informação, qualquer que fosse “não vai sair”; “vai sair talvez em trinta e sete anos. Aguarde.”
    Gilson

  17. valberto disse:

    Não precisa ficar assim também. A gente brinca e tudo mais, mas o D3 é super competente com esse tipo de coisa. Infelizmente ele não escreveu o sistema do 4e e nem mesmo manda em porra alguma na devir. Se a banda podre da Devir 9sapos e campanheiros) fosse eliminada e colocassem mais D-qualquer coisas a devir seria outra.

  18. Shin disse:

    Eu tenho uma opnião diferente.
    Marketing? Acho que a editora não é a unica que deve fazer isso. Alem do mais o RPG é o menor foco da editora, ela faz muitos outros lançamentos, então o RPG é meio que secundário, e os lucros são poucos.
    O Marketing deve ser feito (assim como a noticia de “estamos vendendo”) é por parte das Livrarias.
    E como muitos falaram que o D&D 4th não iria pegar, acho que o “esgotamento” desse “preview” é uma mostra que o mercado está funcionando, e que tem gente comprando (eu também irei comprar o meu).

    • Pois é, Shin, RPG não é o maior mercado onde a Devir atua. Mas eu acredito que o correto nesta situação é tentar expandir o mercado, trabalhar para que as vendas e os lucros aumentem. E nem é preciso muito trabalho para melhorar as coisas, para mim a Devir só precisa aproveitar mais as oportunidades para promover seus livros. As promoções com a RPG Online já são um bom caminho. Os virais do d3system e a honestidade do Contatos Imediatos também são bons sinais.
      A minha impressão é que uma parte da Devir quer trabalhar e a outra tá pouco se fodendo se os livros vendem ou não. Isso parece problema de gerência, por que eu acho que não deveria ser permitido esse desnível de motivação entre os funcionários de um setor.

  19. Concordo com você Nume, exceto em uma coisa. O Gurps ainda é da Devir e quando você fala “honestidade do Contatos Imediatos” já me dá um nó na garganta, pois eles colocaram na capa do blog que ele seria uma porta de comunicação da empresa com seus consumidores, mas eles deveriam ter colocado um pequeno trecho em sublinhado e negrito nesse mesmo texto: “Exceto sobre o que trata de Gurps”

  20. Gilson disse:

    Nume e Alexandre, nos comentários 20 e 21, dizem tudo.
    Não me refiro à alguém, nem ao D3, que fico feliz pelo público do DeD que tem a sorte de tê-lo para contato. Me refiro àquela editora com política bizarra.
    Ainda acharia bem engraçado livros caindo na rede em pdf sem ser em imagem, mas serviria também.
    Gilson, ação e reação

  21. Frank disse:

    A minha indiginação não nem essa é a falta de informação sobre o livro real como estavamos esperando, o que realmnete importa, pois parece que eles lançaram um livro de aventuras ; e todos esqueceram do livro do jogador e dos montros; aff sera que so eu enxerga; o descaso nas imformações. Pra mim esse livro ae é uma piada com a cara da gente.

  22. Kadaj disse:

    A Devir não sabe usar o próprio site. Nunca soube.
    Aliás, acho que eles não sabem usar a Internet em si, pq não avisaram nem pela newsletter Recado Devir Online.

Deixe uma resposta